Arquivo Mensal:: janeiro 2024

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante a atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado - Foto: Cleia Viana / Aneel

Foto: Cleia Viana / Aneel

Líder do PSD no Rio Grande do Norte, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, afirmou nesta quarta-feira (17) que vê com naturalidade o fato de o PSD e o PT caminharem para estar em palanques opostos em várias cidades potiguares nas eleições de 2024.

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime declarou que é um “aliado” da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não um “subordinado”. Ele citou que PSD e PT deverão ser adversários em cidades importantes, mas estarão juntos em várias outras. E pediu respeito às decisões do seu partido.

“O nosso PSD não tem federação com nenhum partido. É um partido de centro e pode ter aliança num município com a direita, noutro município com o centro e noutro com a esquerda. A sociedade é assim, plural. Eu vejo as pessoas que querem fazer a intriga mostrando os 6 maiores municípios onde a gente está em palanque diferente. Agora, e os outros 30 em que a gente está junto?”, afirmou Jaime, em entrevista à Rádio Cidade.

Uma das cidades onde PT e PSD deverão ser adversários é justamente São Gonçalo do Amarante. Jaime Calado é pré-candidato a prefeito e deverá enfrentar Eraldo Paiva (PT), que vai disputar a reeleição.

Para aplainar as críticas de que está “traindo” o governo, o secretário citou exemplos de prefeitos filiados ao PSD que apoiaram a reeleição de Fátima em 2022, como Marianna Almeida (Pau dos Ferros) e Júlio César Câmara (Ceará-Mirim). Além disso, citou casos em que o grupo político dele foi adversário do PT em 2020.

“É respeito. Isso é uma aliança. Não se trata aliado como subordinado. A presidente do PSD é a senadora Zenaide Maia. Ela respeita a governadora Fátima, e a governadora respeita a senadora. E é assim que a gente vai fazer”, enfatizou o secretário.

Marido da senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no RN, Jaime Calado acrescentou: “Nós não queremos inventar a roda. Nosso pensamento é esse. O PSD tem uma missão nacional de tentar trazer a política para o centro. Em nenhum lugar do mundo as extremas deram certo. As mais duradouras foram Hitler e Mussolini. As outras nem aquele tempo ficam. Por isso temos alianças e temos um olhar do jeito que a sociedade é: heterogêneo. Nós respeitamos todos e não tratamos aliados como subordinados”.

Para 2024, a meta do PSD, segundo Jaime, é ter candidaturas competitivas para o Executivo em mais de 30 cidades.

Jaime Calado rebate João Maia: “Gosto do poder, mas não vendo a alma”

Na entrevista, Jaime Calado também rebateu declarações do deputado federal João Maia (PP), seu cunhado. Em entrevista à mesma rádio na semana passada, João declarou que Jaime Calado não apoia a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT) em São Gonçalo do Amarante porque “gosta do poder”.

O ex-prefeito alfinetou o cunhado e registrou que João Maia não foi oposição nos últimos governos, se mantendo como aliado dos presidentes Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

“Foi dito aqui que eu gosto de poder. Gosto. Quem é o político que não gosta de poder? Não é político. Agora, tem uma diferença. Eu não vendo minha alma pelo poder. Nos últimos anos eu e Zenaide fomos contra o governo Temer. Rejeitamos cargos e tudo. Fomos contra também o governo Bolsonaro. Não tivemos nenhum cargo. Quem gosta de poder é quem fica em todo governo. É quem gosta mais. Quem fica no poder em qualquer governo não pode estar criticando alguém porque gosta do poder”, declarou Jaime Calado.

Em outro trecho, o ex-prefeito assinalou que gosta mesmo do poder, mas que não “vende a alma” por isso.

“Não nego para ninguém. O político que disser que não gosta do poder está mentindo explicitamente. Agora, depende do que você precisa do poder. Se é pra servir ao povo ou se é para se servir do poder. Essa é a diferença. Eu não nego que gosto do poder. Agora, não vendo a alma por isso. Mais da metade de minha vida foi na oposição. Não gosto. Quem gosta de ficar na oposição, de perder? Mas, se for para vender a alma, prefiro ficar na oposição”, finalizou.

Portal da 98 FM

Gabriela Larissa de Souza Gurgel, 20 anos, tirou nota 1 mil na redação — Foto: Arquivo pessoal/Cedida

 

Entre os seis potiguares nota mil na redação do Enem 2023, Gabriela Larissa de Souza Gurgel, de 20 anos, é a concluinte do ensino médio em uma escola pública: o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Em todo o país, 60 estudantes conseguiram a nota máxima na prova e apenas quatro são de instituições públicas, segundo o Ministério da Educação.

A estudante já vinha se preparando para a prova há alguns anos e conta que dedicava pelo menos seis horas diárias aos estudos para o Enem, além das atividades escolares. Essa foi a quarta participação dela no Enem – as três primeiras foi como “treineira”.

“Demorou bastante para eu conseguir acessar as minhas notas, mas quando eu consegui, foi uma surpresa muito grande, foi muito inesperado, chorei muito. Minha mãe estava ao meu lado nesse momento. Foi uma recompensa depois de muito esforço, muita dedicação, muita renúncia também”, afirmou.

Gabriela é concluinte de Administração – curso técnico integrado ao ensino médio – no IFRN Central, em Natal. Antes de entrar no ensino médio, ela estudava em uma escola particular da capital potiguar.

A estudante conta que pretende aproveitar a nota do Enem para tentar ingressar no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Sisu.

“Eu estudava para o ENEM em casa. Não tinha exatamente uma quantidade de horas fixa, mas costumava ser, no mínimo, 6 horas. Ia para o IF pela manhã durante a semana e estudava à tarde e à noite. Durante o fim de semana, estudava o dia inteiro”, contou.

Gabriela considerou que acertar o tema exato do Enem é difícil, e, portanto, resolveu não me preocupar com isso. Por isso, buscou estar preparada para qualquer tema. No dia da prova, a redação foi a primeira questão à qual ela se dedicou.

Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual no litoral Sul potiguar — Foto: CPRE/Divulgação

Foto: Reprodução

A apreensão de carros e motos quase dobrou nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi de 88%, segundo os dados levantados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) a pedido do g1.

De 1º de janeiro, até a última segunda-feira (15), 529 carros e motos foram apreendidos e levados para o pátio do Detran, gerido por uma empresa privada. A média é de 35,2 veículos por dia.

No mesmo período, em 2023, foram 281 veículos apreendidos, média de 18,7 por dia. Ao longo de todo o ano passado, foram cerca de 8,5 mil apreensões – uma média de 23,5 diariamente.

O aumento das apreensões é atribuído ao reforço das fiscalizações realizada pela Polícia Rodoviária Estadual, principalmente na região metropolitana de Natal. Imagens de fiscalizações realizadas nas praias do litoral potiguar justamente no período de veraneio repercutiram nas redes sociais.

Segundo o coronel Eduardo Franco, do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, além da situação de conservação dos veículos, os militares verificam se há queixa de roubo ou licenciamento atrasado. A falta de licenciamento, inclusive, é uma das principais causas de apreensão.

Um levantamento do Detran, realizado no dia 11 de dezembro de 2023 apontou que 41,82% da frota de veículos do estado estava com o com certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) atrasado.

No dia 15 de janeiro de 2024, o percentual era de 39,1%. O Detran atribuiu a redução do percentual “não somente as fiscalizações, mas também o trabalho educativo que vem sendo realizado nas vias e redes sociais para que o proprietário do veículo regularize o CRLV”.

Fiscalizações

 

Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, quando se trata de documentação, os policiais não observam se o carro tem impostos como IPVA atrasado, ou multas em aberto, mas verificam se o licenciamento está em dia, como determina o código de trânsito.

Por outro lado, o coronel Franco reforçou que o pagamento dos impostos e multas é necessário para que o Detran emita o CRLV.

O comandante ainda afirmou que, embora a polícia tenha recebido algumas críticas, pelo trabalho realizado, os militares estão cumprindo um dever legal.

“Existe uma determinação legal sobre a atuação do CPRE, sobre a atuação dos agentes de autoridade de trânsito. Nossa função é de fiscalização. Nós temos obrigação de fiscalizar, ou estaremos cometendo crime. Estamos fazendo a fiscalização por dever funcional, que é fiscalizar e salvar vidas no trânsito”, complementou.

Banda Grafith - Carnaval De Macau 2002 - YouTube

Foto: Reprodução

Maior bloco carnavalesco de Macaíba, o Bloco das Virgens inovou este ano e sairá duas noites no mês do carnaval. A notícia teve grande repercussão não somente em Macaíba, mas em toda Grande Natal. No dia 02 de fevereiro, o Bloco das Virgens fará o tradicional percurso saindo da rua Olímpio Maciel em direção ao centro da cidade em uma prévia que promete. A noite de 02 de fevereiro marcará a história do bloco, pois, os foliões irão se divertir com a Banda Grafith.

O tradicional desfile do Bloco das Virgens na sexta-feira de carnaval está confirmado, acontecerá no dia 09 de fevereiro e os foliões irão curtir a noite puxado por um dos maiores paredões do Brasil. O Bloco das Virgens faz parte da história de muitos foliões e a expectativa na cidade está grande, pois, será o primeiro ano que o bloco sairá duas noites.

Organize sua galera e curta o Bloco das Virgens.

Programação

Prévia Bloco das Virgens, 02 de fevereiro (Local: Quadra de esporte da Lagoa das Pedras, rua Olímpio Maciel), concentração às 19h.

Bloco das Virgens, 09 de fevereiro (Local: Quadra de esporte da Lagoa das Pedras, rua Olímpio Maciel), concentração às 19h.

Smartphone. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A promulgação da Lei Nº 11.674 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira 17 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A nova legislação estabelece a proibição do uso de smartphones durante o horário de aulas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Rio Grande do Norte.

Segundo o texto, a lei passa a vigorar a partir da data de sua publicação, e o uso do aparelho será permitido exclusivamente para fins pedagógicos, sob orientação e supervisão do profissional de ensino.

A definição de “smartphone”, conforme estipulado pela lei, abrange todos os tipos de aparelhos celulares com sistema operacional e programas (aplicativos) que possuam funções de telefone, câmera, acesso à internet, relógio, tocador de músicas, vídeos, estações de rádio e quaisquer outros recursos característicos de computadores pessoais.

Agora RN

Foto: Reprodução

O Batalhão de Operações Especias (Bope) da Polícia Militar foi acionado após a descoberta de um artefato explosivo ter sido encontrado no bairro de Capim Macio, localizado na zona Sul de Natal, durante o fim da manhã desta segunda-feira (15). De acordo com as informações da Polícia Militar, o artefato estava ativo e datava da Segunda Guerra Mundial.

Ainda de acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 11h30. O objeto, classificado como Ativo segundo os policiais, foi encontrado por homens que trabalhavam em uma construção entre a rua Luciano Saldanha e a avenida Odilon Gomes.

A munição para morteiro, artefato utilizado a décadas atrás pelas forças militares, foi removida do local de forma segura pelo Bope. A ação também teve o apoio do 5º Batalhão da PM.

Tribuna do Norte

Brilha Natal: Fecomércio RN lança projeto para impulsionar vendas;  programação terá Elba Ramalho – Wllana Dantas

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta última quinta-feira (11) a programação oficial para o Carnaval 2024, abrangendo blocos, desfiles, troças e shows musicais. O evento acontecerá nas quatro regiões da cidade. As principais atrações deste ano serão Carlinhos Brown, Chico César, Ricardo Chaves, Alexandre Pires, Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém e MV Bill.

“Estou confiante de que alcançaremos um consenso para realizar um dos maiores Carnavais da história de Natal. Assim como na última edição, esperamos uma presença de público notável, superando as expectativas e impulsionando a economia criativa e gerando empregos”, disse o prefeito.

As festividades, que atendem às regiões Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Rocas e Ribeira, Nazaré e Centro Histórico, contarão com a participação de pré-troças, bandas de frevo, bonecos gigantes e variadas atrações, proporcionando uma experiência diversificada para os foliões.

O Carnaval natalense terá ainda eventos como o Desfile das Kengas, a Escolha do Rei Momo e da Rainha, entre outros momentos de celebração carnavalesca. Em 2024, o Carnaval em Natal presta homenagem à Banda Independente da Ribeira, símbolo de luta e tradição do carnaval de rua na capital.

A abertura oficial do Carnaval está agendada para a quinta-feira, 8 de fevereiro, no Polo Petrópolis (lateral da Praça Pedro Velho), com apresentações de Spok Frevo, Banda Do Giba e Convidados, Lia de Itamaracá e Elba Ramalho. Este momento tradicional marcará a entrega das chaves da cidade ao Rei e Rainha, realizado pelo Prefeito Álvaro Dias.

A programação continuará ao longo do período carnavalesco nos diversos polos, simultaneamente aos blocos de rua e orquestras de frevo, incentivados por meio de editais, seleções públicas e projetos da Lei Djalma Maranhão.

Novo Notícias

Prefeito Emídio Jr. destaca avanços e reforça compromissos da gestão em leitura da mensagem anual 2023 - Prefeitura Municipal de Macaíba

Foto: Edeilson Morais/Prefeito Emídio Júnior (PL)

O município de Macaíba deverá iniciar o ano de 2024 em uma situação complicada nas finanças. O motivo é o rombo orçamentário superior a 42 milhões de reais.

O fato que a gestão do prefeito Emídio Júnior liquidou (reconheceu) entre janeiro a dezembro de 2023, o valor de 330.7 milhões de reais, mas conseguiu pagar apenas 287.8 milhões, deixando um déficit orçamentário na casa dos 42.895,199 milhões.

Os dados foram consultados neste domingo (14) no Portal da Transparência da Prefeitura de Macaíba, confira.

 Valor das despesas liquidadas em 2023

Valor das despesas pagas em 2023

 

 

Blitz do CPRE pode apreender veículos. Foto: José Aldenir/Agora RN

Foto: José Aldenir/Agora RN

O atraso no pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do licenciamento ou da Taxa de Bombeiros pode resultar na apreensão de um veículo. Isso ocorre porque o pagamento das três taxas é requisito para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o CRLV, que é um documento de porte obrigatório. Em falta, pode ocasionar a apreensão do veículo durante as ações de fiscalização do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) ou da Polícia Rodoviária Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o coronel Eduardo Franco, chefe do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a população costuma acreditar que somente o atraso no IPVA pode ser a causa da apreensão de um veículo, no entanto, é necessário que também sejam realizados os pagamentos do licenciamento anual e da taxa do Corpo dos Bombeiros. Com esses documentos em dia, se garante que o CRLV possa ser emitido.

Para a emissão do documento, é necessário fazer o pagamento de todos os débitos registrados no veículo. O licenciamento anual, uma taxa de competência do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) tem um valor fixo de R$90 para todos os veículos do país, sem considerar ano ou modelo. No caso do IPVA, o custo varia a depender do ano e o valor total do veículo, além de ser de acordo com o percentual estabelecido no estado. No RN, a porcentagem para a alíquota é de 3%. Já a taxa do Corpo de Bombeiros tem como objetivo prevenir e combater incêndios, além da busca e salvamento de veículos que estão licenciados em todo o estado. O pagamento de multas que o veículo possa ter também é um requisito para que seja emitido o CRLV, de acordo com o CTB.

Agora RN

Prefeito Álvaro Dias divulga a programação oficial do Carnaval 2024

Crédito: Foto: Alex Régis /Redação Secom

Ao som do tradicional frevo e chuva de confetes, o prefeito Álvaro Dias divulgou oficialmente a programação do Carnaval 2024, no Sesc da avenida Rio Branco. A manhã festiva desta última quinta-feira (11), contou com a presença de artistas locais, nacionais, secretários, representantes do legislativo municipal, imprensa e convidados. Este ano a festa homenageia a Banda Independente da Ribeira, símbolo de luta e tradição do carnaval de rua de Natal.

O carnaval será aberto oficialmente com o tradicional Baile de Máscaras, na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, no Polo Petrópolis (que este ano será na lateral da Praça Pedro Velho) com shows da Banda Independente da Ribeira, Spok e Banda do Giba e Convidados, Lia de Itamaracá e Elba Ramalho. É o tradicional momento em que o prefeito Álvaro Dias faz e entrega das chaves da cidade ao Rei e à Rainha, dando início oficial ao período de folia.

A programação divulgada pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) vai até a quarta-feira de cinzas (14), com blocos, desfiles de escolas de samba e de índios, shows locais e nacionais distribuídos nas quatros zonas da cidade. A programação segue a partir da sexta-feira (9) nos polos, de forma simultânea, além dos blocos de ruas e orquestras de frevo incentivados pela Prefeitura através de Editais, Seleções Públicas e projetos da Lei Djalma Maranhão.

O prefeito Álvaro Dias celebrou o lançamento do carnaval e projetou que esta será a maior e melhor edição dos últimos anos na cidade. Para o chefe do executivo municipal, a implementação de investimentos na área cultural representa a valorização dos artistas locais e suas produções, bem como gera um forte impacto positivo na economia criativa da cidade: “O carnaval de Natal é uma realidade e cresce a cada ano. Como prefeito, tenho orgulho de proporcionar essa festa para a população da nossa cidade que merece. Não tenho dúvidas que a edição deste ano de 2024 será um sucesso e a maior de todos os tempos”, afirmou.

O Carnaval 2024 reúne em torno de mil artistas que vão se apresentar nos sete polos espalhados da cidade: Petrópolis, Ribeira, Redinha, Rocas, Ponta Negra, Centro Histórico e Nazaré, e conta com dez palcos nas quatros zonas da capital. Além da questão econômica, o Carnaval de Natal levou em consideração o estímulo à valorização da cultura local. “A maioria da grade do nosso Carnaval tem a presença e o talento musical dos nossos artistas”, relembra o prefeito.

A Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, incentiva projetos de Prévias e Blocos no Carnaval 2024. As Prévias começam no dia 2 de fevereiro com Kd Xoxó e seguem no dia 3 com Nem se Acaba nem Fica Pouco, Bloco Cheia de Manias, Enquanto Campos Corre, Sales Só Caminha, Patuscada e Troça do K-1.  No domingo (4) tem Me Leva Mamãe e Patotinha. Na terça-feira, dia 6, é a vez de Se Parar eu Caio e na quinta-feira, dia 8, Segura que Deu Onda.

Os Blocos incentivados pela Lei Djalma Maranhão começam no sábado dia 10 com Submarino Amarelo, Petrópolis Folia (segunda-feira, dia 12) e na terça-feira (13) seguem com A Banda e Muitos Carnavais.

Segundo o secretário de cultura do município, Dácio Galvão, o Carnaval é realizado, por intermédio de recursos da Lei Djalma Maranhão, para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. O carnaval segue mantendo o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público a Pólos e do artista à cadeia produtiva dos recursos utilizados”, disse o secretário de Cultura.

Um desses artistas que irá se apresentar é o músico Anderson Foca, integrante da Orquestra Greiosa e ressaltou a importância do carnaval quando falou da expectativa da estreia do bloco infantil “A Greiosinha”. “Criamos a banda em 2016 para e pelo carnaval que é um grande encontro de outros artistas da cidade que apresentam a sua arte. Este ano estamos preparando um EP que será lançado antes do carnaval e vamos trazer de novidade o bloco infantil “A Greiosinha”, que irá desfilar na Praça Pedro Velho em seu primeiro ano. Estamos animados e este ano o carnaval promete”, comentou Anderson Foca.

A Prefeitura do Natal oferece toda a estrutura, logística e coordena o Carnaval em todos os Polos e palcos. Os filões terão à disposição 5 postos médicos, 5 ambulâncias com UTI e 8 ambulâncias básicas, além de 60 brigadistas, 350 seguranças, estrutura de 350 banheiros químicos, áreas com PCD, intérpretes de Libras, sonorização e projeto de iluminação cênica.

Confira a programação completa nos Polos culturais:

PETRÓPOLIS

A folia em Petrópolis segue na sexta-feira (9) com show de Carlinhos Brown, Roberta Sá no sábado (10), Chico César se apresentando no domingo (11) e Almir Rouche na terça-feira, dia 13. O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua. Na quinta-feira (8) o Cortejo Carnavalesco, na sexta (9) a novidade projeto Full Chico (Jorge Negão e Gilberto Cabral) que sai do Bar 294 em direção ao Palco Petrópolis, no domingo tem Bloco da Greiosa, segunda-feira (12) Vão me Levando-Frevo do Xico e na terça-feira (13) Muitos Carnavais.

PONTA NEGRA

O tradicional palco na praça do Gringo’s (Praça Ecológica) terá shows a partir da sexta-feira (9) indo até a terça (13). Ricardo Chaves sobe no palco no sábado (10), Alexandre Pires se apresenta no domingo (11), Geraldo Azevedo na segunda-feira (12) e Paralamas do Sucesso fechando a programação na terça-feira (13). O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua.

CENTRO HISTÓRICO

O tradicional ponto de encontro da boemia da cidade, o Centro Histórico de Natal receberá programação variada de shows de sexta (9) a terça-feira (13). No sábado (10) tem Majur, no domingo (11) o lendário Desfile das Kengas com show de Fafá de Belém, na segunda-feira (12) é a vez de Mv Bill e fechando a grade no Centro tem Sergynho Pimenta na terça-feira, dia 13.

O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua durante todos os dias. No sábado, dia 10, tem Transfolia, no domingo (11) As Kengas e na terça-feira (13) o Galo dos Perturbados.

POLO RIBEIRA ESCOLAS E TRIBOS

A avenida Duque de Caxias (Passarela do Samba), na Ribeira, recebe o desfile das Escolas de Samba e Cortejo das Tribos de Índios na semana seguinte ao Carnaval. Na sexta-feira (16), das 18h às 20h, tem a apresentação das tradicionais Tribos de Índios. Das 20h até 1h o público terá o desfile das Escolas de Samba de Acesso e do Grupo B. No sábado (17), é a vez do desfile das Escolas do Grupo A.

POLO NAZARÉ ZONA OESTE

O bairro de Nazaré recebe um dos polos mais animados do Carnaval de Natal. Na rua lateral do Terminal Rodoviário de Natal, se apresentam a partir de sábado (10) Léo Patrício, Circuito Musical, Thiago Freitas e Thabata Medeiros. No domingo (11) é a vez de Luizinho Nobre, Sergynho Pimenta e Érika Silva. E na segunda-feira (12) tem Bira Santos, banda Grafith e banda Feras.

POLO REDINHA

O tradicional Palco do Buiú, na Redinha, tem programação musical variada a partir da sexta (9), com shows de Spok Frevo e Orquestra e Circuito Musical, com Fantasmão e Giannini Alencar no sábado (10); Sergynho Pimenta e Thabata no domingo (11); Banda Grafith e Érika Silva na segunda-feira (12) e fechando a programação na terça (13) tem Monobloco e Banda Feras.

POLO ROCAS

Berço do samba e do futebol, o bairro das Rocas tem folia na segunda-feira com o consagrado Segunda de Vagabundo (segunda, dia 12), desfile dos Blocos As Guerreiras, banda Carcará e bloco Os Grávidos.

EDITAIS E SELEÇÕES PARA O CARNAVAL

A Prefeitura do Natal disponibiliza editais públicos e seleções voltadas para o Carnaval de 2024. Artistas e produtores ligados à folia poderão participar do processo. Serão lançadas seleções públicas e editais voltados para todos os segmentos e este ano com homenagens especiais. A Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, Coordenador de Reinado e Corneteiro, cuja escolha acontece sempre no pátio da Funcarte com muita música e animação, vai homenagear Severino Galvão.
A Seleção Pública para Tribos de Índios irá homenagear o Mestre Raimundo Brasil e para as Escolas de Samba será Mestre Lucarino. Na seleção de bandas de frevo a homenagem será para o Maestro Neemias Lopes e de atrações musicais o compositor Dosinho. Haverá também edital para Blocos e Troças.

O edital para Reinado de Momo vai selecionar e premiar a Rainha e o Rei, Corneteiro, Figurinista e Coordenador do Reinado.

O edital para Orquestras de Frevo vai selecionar e apoiar financeiramente 50 Orquestras de Frevo. Já a Seleção Pública para Tribos de Índios vai premiar 9 tribos de índios de reconhecimento de Patrimônio Cultural do Município.

O edital para Escolas de Samba premia e incentiva financeiramente as agremiações e  o credenciamento e apoio financeiro para atrações musicais atende grupos percussivos, dj’s, mc’s e rappers que se apresentam nos Polos e ruas, além do edital para Blocos e Troças que disponibiliza Orquestras  de Frevo que desfilarão nos Polos Carnavalescos, Avenidas e Ruas.

Os detalhes e documentação necessária estarão disponíveis no www.natal.rn.gov.br/dom e www.blogdafuncarte.com.br.

Foto: Rayane Mainara

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), vetou integralmente o projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro que estabelecia o sexo biológico como o “único critério para definição do gênero dos atletas” que quiserem participar de competições esportivas oficiais no estado.

Na prática, o texto impedia que mulheres trans participassem de competições na categoria feminina. Da mesma, homens trans não poderiam participar de eventos esportivos na categoria masculina. O texto foi apresentado pelo deputado Coronel Azevedo (PL).

O projeto de lei ainda previa aplicação de multa às federações, entidades ou clubes que descumprissem a norma. O valor estabelecido para a multa era de até 10 salários mínimos por atleta.

Foto: Magnus Nascimento

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, Eraldo Paiva (PT), vai disputar a reeleição e pode enfrentar um adversário de dentro do governo estadual, que é gerido por seu grupo político, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito da cidade, Jaime Calado (PSD). Contudo, diz que essa situação delicada não o incomoda porque a governadora Fátima Bezerra já fez sua escolha. O prefeito também se disse confortável com seu grupo porque teria diversas opções para compor a chapa majoritária.

“Eu não me incomodo nem um pouco. Eu acho que o incomodado não sou eu. O Governo já fez sua escolha”, respondeu em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan News Natal, na quarta-feira (10), quando foi questionado se ter um adversário ocupando um cargo de alto escalão dentro da gestão estadual lhe causava mal-estar.

Do outro lado, Jaime Calado não quer comentar publicamente o assunto. Disse que só deverá tomar uma decisão entre os meses de março e abril, no limite do prazo para servidores públicos desincompatibilizarem dos cargos, caso desejem concorrer nas eleições desse ano. A situação é sensível porque Jaime e sua esposa, a senadora Zenaide Maia (PSD), são aliados da governadora Fátima Bezerra, que apontou Eraldo como seu candidato em São Gonçalo. Além disso, o PSD já deverá confrontar a governadora em Natal ao lançar o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves à prefeitura, para onde Fátima trabalha a candidatura da deputada federal petista Natália Bonavides.

Outro adversário que Eraldo tem como certo é o presidente da Câmara Municipal são gonçalense, o vereador Geraldo Veríssimo, que está deixando o MDB por aceitar o convite do deputado federal João Maia, para se filiar ao PP, partido que Maia preside no estado. “O presidente da Câmara está na oposição. Ele lançou a candidatura a prefeito e cabe a mim ir para disputa. Eu acho que nós vamos fazer essa disputa e vamos ver como é que vai ficar. Vai tentar, eu acho, se consolidar e nós vamos fazer o trabalho de manutenção do nosso grupo político”, disse o prefeito.

Não haveria então nenhuma chance de aliança, no momento, de Geraldo com o grupo da situação na cidade. “Nós não temos diálogo nenhum com o presidente (da Câmara) no tocante à política partidária. O que nós temos é um diálogo administrativo, ele como presidente de um poder e eu como chefe de um outro poder, que é o executivo. Nós vamos continuar essa batida nessa pisada para construir o melhor para a cidade”, enfatizou Paiva.

Para a composição da chapa majoritária ainda não há definição, mas ele diz que há diversas opções de escolha para um nome que o acompanhará na disputa de vice-prefeito. “No momento, estamos conversando. Nós temos 15 vereadores, de 17. Nós temos um candidato segundo lugar nas duas últimas eleições que está do nosso grupo. Então, nós temos um leque de opções de candidato a vice muito grande. Eu estou conversando, estou construindo, estamos ouvindo todos os nossos aliados nessa composição da chapa. Por enquanto, o que nós temos é um prefeito pré-candidato a prefeito, que nós iremos trabalhar para consolidar”, declarou.

Para fazer a escolha, fala em considerar aquele ou aquela que soma mais e que tenha maior aceitação do eleitorado. Contudo, a disponibilidade de recursos do fundo partidário e o tempo de propaganda também são fatores que influenciam nessa tomada de decisões.

Tribuna do Norte

Macaíba prepara comemoração de 144 anos de emancipação política

Foto: Reprodução

As definições partidárias tanto de lideranças da situação quanto da oposição  só terão desfecho após o carnaval. O senso comum do brasileiro diz, tudo começa após o carnaval, pois, então esse é o caminho que os grupos políticos de Macaíba já tem definido.

Na situação, o prefeito Emídio Júnior (PL) terá o desafio de montar duas nominatas que contemple a contento sua base de 16 vereadores e outras lideranças sem mandato. O x da questão está aí, alguns vereadores não abrem mão de estar no mesmo partido do prefeito, o motivo que estariam de olho nos votos de legenda. É comum que os partidos dos candidatos a prefeito tenham votos de legenda que acaba ajudando na soma para alcançar o coeficiente.

De acordo com nossas fontes, a princípio, a base de vereadores estará dividida em dois grupos de 8 vereadores cada, junto de mais 10 lideranças sem mandato em cada nominata. Nessa matemática, o grupo governista poderá ter  36 candidatos ao todo, além de nomes da federação PT/PV/PCdoB.

Na oposição, atualmente, existe três partidos (PSB, Avante e Podemos) articulando a formação de seus grupos para a disputa eleitoral. O PSB sob liderança de Netinho França é o mais competitivo. O grupo de Netinho França conta em seu favor a presença de Luizinho, vereador mais votado na eleição de 2020, além de contar com suplentes que saíram bem das urnas e outros nomes novos que entraram para a política. Outro fator que tem atraído lideranças que pretendem disputar o legislativo é que o partido terá candidato a prefeito, assim como na situação, na oposição as lideranças estão de olho nos votos de legenda.

Ainda na oposição, o Avante e o Podemos trabalham seus grupos para disputar o legislativo. A articulação para  agregar mais nomes as futuras nominatas segue até o final do prazo. Segundo informações de bastidores, não está descartada a união dos dois partidos para formar uma única nominata para o legislativo.

Como o prazo para filiação vai até 05 de abril para quem pretende disputar a eleição, até lá será muita articulação e convencimento. Importante destacar, nenhum grupo, seja da oposição ou situação tem a nominata fechada, todos seguem articulando nomes para a disputa.

Motociclista é baleado durante roubo em Itapira | Itapira News

Foto: Ilustrativa

Dois arrastões foram registrados em Macaíba, nessa sexta-feira (12). Segundo o blog Conecttv, o fato aconteceu em duas paradas de ônibus, o primeiro caso foi na entrada do conjunto Manoel Dias, às margens da BR-226, onde uma dupla em uma motocicleta abordou as vítimas que estavam esperando o transporte intermunicipal e roubou seus pertences.

O segundo caso também ocorreu nas margens da rodovia federal, dessa vez em Mangabeira. As vítimas também estavam numa parada de ônibus, quando foram surpreendidas pelos bandidos e tiveram seus celulares roubados.

 

Graduação-via-SiSU-2024Matéria

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) publicou o Edital nº 01/2024, que anuncia vagas em cursos superiores de graduação via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro e o segundo semestres letivos de 2024.

São 1.497 vagas, ofertadas pelos campi Apodi; Caicó; Canguaretama; Ceará-Mirim; Currais Novos; Ipanguaçu; João Câmara; Macau; Natal-Central; Natal-Centro Histórico; Natal-Zona Norte; Nova Cruz; Parnamirim; Pau dos Ferros; Santa Cruz; e São Gonçalo do Amarante. As oportunidades são destinadas a portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente.

Inscrições e seleção

As inscrições para o processo seletivo têm início no dia 22 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 25 deste mesmo mês. A ação deve ser realizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o processo de inscrição, a pessoa interessada deverá selecionar a concorrência de vagas à qual deseja se candidatar.

Conforme o Edital, o processo seletivo utilizará as notas obtidas na edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O resultado final será divulgado no dia 30 deste mês de 2024, no Portal IFRN e no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.