Política: As definições vão ficar para depois do carnaval

Macaíba prepara comemoração de 144 anos de emancipação política

Foto: Reprodução

As definições partidárias tanto de lideranças da situação quanto da oposição  só terão desfecho após o carnaval. O senso comum do brasileiro diz, tudo começa após o carnaval, pois, então esse é o caminho que os grupos políticos de Macaíba já tem definido.

Na situação, o prefeito Emídio Júnior (PL) terá o desafio de montar duas nominatas que contemple a contento sua base de 16 vereadores e outras lideranças sem mandato. O x da questão está aí, alguns vereadores não abrem mão de estar no mesmo partido do prefeito, o motivo que estariam de olho nos votos de legenda. É comum que os partidos dos candidatos a prefeito tenham votos de legenda que acaba ajudando na soma para alcançar o coeficiente.

De acordo com nossas fontes, a princípio, a base de vereadores estará dividida em dois grupos de 8 vereadores cada, junto de mais 10 lideranças sem mandato em cada nominata. Nessa matemática, o grupo governista poderá ter  36 candidatos ao todo, além de nomes da federação PT/PV/PCdoB.

Na oposição, atualmente, existe três partidos (PSB, Avante e Podemos) articulando a formação de seus grupos para a disputa eleitoral. O PSB sob liderança de Netinho França é o mais competitivo. O grupo de Netinho França conta em seu favor a presença de Luizinho, vereador mais votado na eleição de 2020, além de contar com suplentes que saíram bem das urnas e outros nomes novos que entraram para a política. Outro fator que tem atraído lideranças que pretendem disputar o legislativo é que o partido terá candidato a prefeito, assim como na situação, na oposição as lideranças estão de olho nos votos de legenda.

Ainda na oposição, o Avante e o Podemos trabalham seus grupos para disputar o legislativo. A articulação para  agregar mais nomes as futuras nominatas segue até o final do prazo. Segundo informações de bastidores, não está descartada a união dos dois partidos para formar uma única nominata para o legislativo.

Como o prazo para filiação vai até 05 de abril para quem pretende disputar a eleição, até lá será muita articulação e convencimento. Importante destacar, nenhum grupo, seja da oposição ou situação tem a nominata fechada, todos seguem articulando nomes para a disputa.

Administrador