Arquivo diário: sexta-feira, janeiro 5, 2024

Crédito: Aldair Dantas/Arquivo TN

O primeiro fim de semana de 2024 no Rio Grande do Norte deverá ser de Sol com nuvens em grande parte do Estado, de acordo com as informações coletadas no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O destaque de maior temperatura vai para Caicó, com máxima de 41ºC ainda nesta sexta-feira (5) e de 40ºC no domingo (7).

Natal

Na capital do RN, o sábado (6) e feriado municipal de Santos Reis será de Sol com muitas nuvens durante todos os horários do dia. Já no domingo, o Sol se mantém, mas com poucas nuvens e umidade entre 55 e 95%. As temperaturas variam entre a mínima de 27ºC e máxima de 32ºC.

Mossoró

Para os moradores da Região Oeste, o Inmet aponta a previsão de sábado e domingo de Sol com muitas nuvens e intensidade do vento de fraco a moderado. As temperaturas devem ficar entre 24ºC e 26ºC durante o fim de semana.

Caicó

No Seridó, a expectativa é que o fim de semana seja repleto de Sol com nuvens, com umidade entre 20 e 80%. A mínima deverá ser de 24ºC e a máxima de 39ºC para o sábado, e variando de 23ºC a 40ºC durante o domingo, a maior temperatura do Rio Grande do Norte deste fim de semana.

Jucurutu

Para o Vale do Açu, o sábado deverá ser de Sol com poucas nuvens, enquanto o domingo deverá registrar aumento de nuvens. A mínima deverá ser de 24ºC e máxima de 39ºC.

São Paulo do Potengi

Na Região Agreste, para o sábado está previsto Sol com muitas nuvens. Enquanto isso, o domingo será de Sol com poucas nuvens. Temperaturas variando entre 22º e 34ºC, com intensidade de ventos fracos.

Tribuna do Norte

Pescadores capturaram um peixe de aproximadamente 50 kg em uma praia na cidade de Caiçara do Norte, no litoral do Rio Grande do Norte. A pesca aconteceu no dia 29 de dezembro, mas as imagens do animal ganharam repercussão nas redes sociais nos primeiros dias de 2024.

O peixe é da espécie Camurupim e foi capturado pelos pescadores Alison Ricardo, de 23 anos, e Pedro Henrique, de 19.

Segundo Alisson, esse tipo de peixe não é raro na região, mas é difícil de pescar.

“Deu trabalho, passamos uns 40 minutos lutando com ele”, completou.

O peixe foi vendido por cerca de R$ 300, nesse caso, por ser a peça inteira. As famílias dos pescadores se sustentam dessa atividade e costumam vender o quilo do peixe por aproximadamente R$ 7.

A história foi inicialmente registrada pelo blogueiro da cidade Simário Morais. Ele contou que meses atrás um outro peixe da espécie Camurupim chegou a ser capturado em Caiçara do Norte e pesava cerca de 70 quilos.

Com informações de G1 RN

Portal da 96 FM

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os criminosos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro planejavam prendê-lo e, posteriormente, enforcá-lo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A declaração foi feita em entrevista divulgada pelo jornal “O Globo” nesta quinta-feira (4).

“Eram três planos. O primeiro previa que as Forças Especiais [do Exército] me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio”, disse Moraes.

“E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes. Para sentir o nível de agressividade e ódio dessas pessoas, que não sabem diferenciar a pessoa física da instituição”

Ministro Alexandre de Moraes, do STF

“Houve uma tentativa de planejamento. Inclusive, e há outro inquérito que investiga isso, com participação da Abin, que monitorava os meus passos para quando houvesse necessidade de realizar essa prisão. Tirando um exagero ou outro, era algo que eu já esperava. Não poderia esperar de golpistas criminosos que não tivessem pretendendo algo nesse sentido. Mantive a tranquilidade. Tenho muito processo para perder tempo com isso. E nada disso ocorreu, então está tudo bem”, detalhou o magistrado.

No decorrer da entrevista, Moraes indica ter se chocado com a inação da Polícia Militar do Distrito Federal em conter os vândalos que depredavam as sedes dos Três Poderes.

“Afirmo sem medo de errar: não precisaria de cem homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo”. O ministro foi secretário da Segurança Pública de São Paulo durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin e, posteriormente, ministro da Justiça de Michel Temer, que o indicou à Suprema Corte após a morte do ministro Teori Zavascki, em 2017.

Ainda de acordo com Moraes, permitir que eleitores insatisfeitos com o resultados das urnas nas eleições de 2022 acampasse em frente a quartéis do Exército foi um grande erro das autoridades.

“O Supremo Tribunal Federal recebeu mais de 1.200 denúncias contra quem estava acampado pedindo golpe militar, tortura e perseguição de adversários políticos. No dia do segundo turno, também tivemos um problema grave com a Polícia Rodoviária Federal, objeto de inquérito, que inclusive gerou a prisão do ex-diretor [Silvinei Vasques]. Houve a greve dos caminhões tentando parar o país. A violência estava numa crescente”, relatou o ministro.

Moraes conclui então seu raciocínio: “O grande erro doloso foi permitir a entrada [dos golpistas] na Esplanada dos Ministérios. O 8 de janeiro foi o ápice do movimento: a tentativa final de se reverter o resultado legítimo das urnas.”

CNN Brasil