Arquivo Mensal:: janeiro 2024

Foto: Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) foi apontado na pesquisa AtlasIntel Brasil como o sexto prefeito mais bem avaliado das capitais, com uma aprovação de 74% dos entrevistados. A notícia animou o gestor da capital potiguar, que apontou suas realizações ao longo da gestão como principal motivo e diz que esse resultado tem peso importante nas escolhas para a eleição municipal, para as qual deverá indicar um candidato à sucessão. Porém, o prefeito afirma que a escolha desse nome só deve acontecer entre os meses de abril e maio.

Com uma taxa de rejeição em 15%, Álvaro entra o ano eleitoral otimista para concluir o seu segundo mandato com a popularidade em alta, o que pode contribuir para eleger um sucessor. “Acredito que vai se refletir no lado político porque a população acompanha passo a passo o trabalho acontecendo e Natal se desenvolvendo, como com a aprovação do novo plano diretor, que permite não só ao poder público investir. Temos hoje em torno de R$ 1,4 bilhões sendo investidos pela iniciativa privada, principalmente em novos prédios, novas moradias”, apontou.

Entre os nomes cogitados, estão do ex-deputado e atual secretário de esportes do município, Rafael Motta (PSB) e dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; e de administração, Joana Guerra. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) é outro nome ainda não descartado. Contudo, Álvaro Dias ainda não revelou quem irá lançar à Prefeitura para sucedê-lo.

“Até porque também acho que o momento é inoportuno. Deveremos fazer isso lá para o mês de abril, quando as obras que estamos fazendo estarão melhor definidas, a gestão vai estar mais consolidada e aí será um momento mais propício para se analisar”, afirma.

Isso porque, sua preocupação no momento, segundo diz, está sendo totalmente administrativa. “Eu não estou me preocupando, nem discutindo nem falando sobre política porque para mim, agora, é uma questão secundária. Nós estamos focados e voltados para a gestão, para a administração, para o andamento de todas essas obras, fiscalizando e exigindo das empresas para concluir o quanto antes”, declarou o prefeito.

Para Dias, o resultado da pesquisa se deve ao trabalho da gestão em equipe em todas as áreas, especialmente pelas obras em execução. “Na mobilidade urbana temos investimentos de R$ 70 milhões em asfalto novo.

Recapeamos várias ruas e avenidas e vamos continuar recapeando para modernizar nossa malha viária que é antiga. Na saúde, estamos construindo o hospital municipal, obra importante, prioritária e essencial”, disse ele.
Boa parte das obras estão ligadas ao turismo, a exemplo do complexo turístico da Redinha, da revitalização da Pedra do Rosário, da Ribeira e da orla, fato que, segundo o prefeito, contribui para a geração de emprego e renda no presente e também futuramente. A engorda da Praia de Ponta Negra, é outro ponto que ele diz estar contribuindo para a popularidade da gestão. O enrocamento, obra anterior a essa, foi concluído e a licitação da engorda deve ocorrer no próximo mês e durar cerca de quatro meses, sendo concluída ainda antes que termine o mandato.

A pesquisa que avaliou sua gestão foi realizada pelo Instituto Atlas Intel, organização que atua em países da América Latina e nos Estados Unidos, desenvolvendo soluções de big data que capacitam a tomada de decisões, planejamento estratégico e gerenciamento de riscos. Pelo levantamento que foi divulgado no último dia 31 de dezembro, além dos 74% de aprovação e 15% de rejeição, outros 12% não souberam ou não quiseram responder. Isso o colocou como segundo melhor nas capitais nordestinas.

O instituto ouviu 14.295 pessoas em todas as capitais e apontou o prefeito de Recife, João Campos (PSB), com o melhor desempenho, tendo 81% de aprovação. Enquanto isso, João Pessoa Leal (Republicanos), prefeito de Teresina, ficou em último lugar, com uma aprovação de apenas 9% dos entrevistados.

Tribuna do Norte

Calcinha e cueca com bolso para celular viram moda para evitar assaltos

Uma nova moda do verão está dando as caras no Rio de Janeiro: calcinhas e cuecas com bolso para celular. Seria mais um item de roupa íntima diferente, mas por um motivo peculiar: evitar assaltos.

O item inusitado viralizou após a psicóloga Mara Gomes, moradora de Porto Alegre, mostrar em um perfil em uma rede social o presente que ganhou para passar a virada do ano. A tradicional escolha de cores ganhou um “elemento” para evitar surpresas desagradáveis logo no começo do ano – e nos outros dias também.

A “calcinha à prova de assaltos” pode ser encontrada por valores entre R$ 25 e R$ 35, tanto em centros comerciais quanto em lojas online.

A peça é semelhante às underfits, peças desenvolvidas para quem faz exercícios físicos com compartimentos para colocar o celular ou outros acessórios durante a atividade. A diferença é que o “novo” item tem um zíper para proteger os objetos. O carnaval, daqui a menos de um mês, já tem um novo hit.

SBT News

 

Na edição do último dia 22 de dezembro de 2023, foi publicado no Diário Oficial do Município de Macaíba, mudanças administrativas. Uma delas é a criação do cargo de secretário adjunto de Licitações e Contratos, além da criação de um cargo de chefe de setor e dois de assessor especial. Na mesma lei complementar 22/2023, foram extintos os cargos de Presidente de CPL, Pregoeiro, e Chefe do Setor de Licitações, Contratos e Convênios, estabelecidos na Lei Municipal nº 2.247/2021.

Divulgadas regras de gestão do novo Bolsa Família - Novo cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline / MDS

Foto: Roberta Aline/ MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.

As ações de inclusão bancária fazem parte nas novas regras para a administração de pagamento e de cartões do Bolsa Família, publicadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Onde também foram estabelecidas as práticas proibidas na relação com os beneficiários, como imposição ou indução de compra de serviços ou produtos bancários que condicionem ou sejam vinculados ao recebimento do Bolsa Família.

Além de manter uma rede de canais de pagamento compatível com as necessidades do Bolsa Família também é atribuída à Caixa a definição anual do calendário de pagamentos.

A publicação trata das atribuições de outros atores envolvidos na administração e pagamento do benefício, como o próprio MDS, que além de estabelecer normas complementares ao programa também tem a responsabilidade de orientar estados e municípios, além de promover a articulação entre os entes participantes do Bolsa Família.

Foto: Adriano Abreu

Foto: Adriano Abreu

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a publicar, nesta terça-feira (2), aviso de chuvas e ventos intensos na região Oeste Potiguar. O alerta seguem com vigência até às 10h da próxima quarta-feira (3).

De acordo com o Inmet, há possibilidade para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) nas cidades de Coronel João Pessoa, Luís Gomes, São Miguel e Venha-Ver. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, recomenda-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tribuna do Norte

Foto: Senadinho

De acordo com boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), em Macaíba, o acumulado foi de 113 milímetros de chuvas nas 24h, no período dos dados das 01/01/2024 às 07hs de 02/01/2024).

No Leste do RN, Macaíba foi a cidade da Grande Natal com o melhor registro de chuva, em seguida foi São Gonçalo do Amarante com 80 milímetros.

Senadinho

Homem é suspeito de estupro de vulnerável e agressão contra os enteados. Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Macaíba (DEAM/MACAÍBA) deram cumprimento, nesta terça-feira 02, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, 53 anos, suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável e lesão corporal contra os enteados. Ele foi detido no centro, em Macaíba, na Grande Natal.

Os familiares da criança e adolescente compareceram na delegacia a fim de noticiar que em 29/07/2023, o padrasto dos menores havia lesionado o enteado e estuprado a enteada. Em seguida, as vítimas foram encaminhadas ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para realizar os exames periciais, os quais concluíram pela existência de violência física e sexual.

O inquérito foi concluído, oportunidade em que foi representada pela prisão preventiva do investigado no início de dezembro, porém não foi concedida a prisão.

Após o feriado de Natal, a delegacia recebeu denúncias de que o investigado estava ameaçando a vida das vítimas, além de suprimir abastecimento alimentar dos enteados, razão pela qual a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado.

A prisão preventiva foi concedida pelo plantão judiciário em 29/12/2023. Após receber informações, a Polícia Civil conseguiu prender o homem hoje no centro de Macaíba.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do RN solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Agora RN

Nattan esclarece razão pela qual se afastará dos palcos temporariamente — Foto: Reprodução

Nattan se afastará do palco para cuidar da saúde. O cantor cearense deu a notícia por meio de um comunicado nas redes sociais e também de um vídeo — que você pode assistir na íntegra no início deste conteúdo — no qual explicou a razão pela qual fará a pequena pausa na carreira.

“Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde”, informa trecho da nota compartilhada nas redes sociais do artista de 24 anos, na noite desta segunda-feira (1º).

Já no vídeo, o cantor explicou ter feito tratamento com antibióticos por três meses após sofrer infecção causada pela H-Pylori. A bactéria que se aloja no trato digestivo pode resultar em inflamação da mucosa gástrica e levar a sintomas como: dor, azia, indigestão estomacal e queimação. Em casos extremos, quando não tratada, a infecção pode evoluir para um câncer no estômago.

Nattan esclareceu que a pausa se torna necessária, porque devido à frequência de shows, ele não conseguiu fazer o tratamento para refluxo, um efeito colateral causado pela infecção. Dessa forma, as cordas vocais dele acabaram prejudicadas assim como a voz do artista que, segundo ele, chegou a faltar nos últimos shows, mesmo estando acompanhado constantemente por uma fonoaudióloga.

“Chegava com a voz perfeitamente boa e com 30 minutos de show minha voz sumia totalmente. Não conseguia cantar”, lamentou Nattan. “É muito doloroso para um cantor querer cantar, se expressar no palco num momento tão feliz, e não conseguir cantar. Saí muito triste de um show e não consegui fazer o outro [que seria em Arcanjos (AL)]. Saí sem voz”.

Ele justificou que fez o que estava ao alcance para cantar em Recife no dia 30/12, mas não teve condições vocais. “Pode ter certeza que, se tivesse 5% de voz, teria tentado fazer o show em Recife, como fiz no Rio de Janeiro, que era um sonho para mim, desde moleque, me apresentar no Réveillon de Copacabana“, justificou o cantor, revelando que depois da terceira música da apresentação na Cidade Maravilhosa sentiu a voz fraquejar.

Gshow

 

As fortes chuvas que caíram sobre Macaíba nesta segunda-feira (01) deixou alguns bairros sem energia elétrica. Moradores dos bairros Campinas, Ferreiro Torto e Bom Sossego reclamavam através das redes sociais que estavam sem energia em suas residências. Na avenida Enock Garcia, um fio de alta tensão caiu e a via teve que ser bloqueada até a equipe da Cosern chegar ao local para realizar o reparo do io no poste.

Carnatal: Álvaro foca em Joanna e Rafael e Fátima em Natália

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é o sexto gestor de capital mais aprovado do Brasil, de acordo com o levantamento da AtlasIntel. A pesquisa foi realizada em dezembro em todas as capitais e divulgada neste domingo (31).

O ranking apresenta a percepção da população sobre a atual gestão. De acordo com o levantamento, o prefeito de Natal tem 74% de aprovação e 15% de rejeição. Outros 12% não souberam responder.

Em primeiro lugar ficou João Campos, prefeito de Recife/PE, seguido de Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista/RO. No terceiro lugar, está David Emanuel, prefeito de Manaus/AM e em quarto Antônio Furlan, chefe do executivo municipal de Macapá/AP. Em quinto lugar, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Confira abaixo:

Com informações da Tribuna do Norte

Rua de acesso a ponte do centro de Macaíba ficará interditada por 12 dias  para veículos - Macaíba no ArMacaíba no Ar

A Caern retoma nesta terça-feira (2), a obra de ampliação do esgotamento sanitário de Macaíba, com intervenção na rua Professor Caetano, entre as ruas Governador José Varela e Alan Kardec. Dessa forma, a via ficará parcialmente interditada e o fluxo de veículos funcionará somente no sentido Centro/Avenida Jundiaí.

O trecho vai receber uma rede coletora de esgotos, parte do sistema de esgotamento da cidade e a suspensão da obra, em novembro, foi planejada para evitar maiores transtornos em período de festas e de grande movimentação comercial.

A Caern orienta que os motoristas busquem vias alternativas durante o trabalho, tais como a Rua dos Coqueiros/Joanete Ribeiro e Avenida Mônica Dantas.

Dinheiro

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (1º), o salário mínimo oficial será de R$ 1.412. O valor, que será pago a partir de fevereiro referente à folha de janeiro, é 6,97% maior que o salário de R$ 1.320, que vigorou de maio a dezembro de 2023.

Aprovado no Orçamento Geral da União de 2024, o valor de R$ 1.412 corresponde à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses terminados em novembro, que totalizou 3,85%, mais o crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. Enviada pelo governo em maio, a medida provisória com a nova política de valorização do salário mínimo foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em agosto.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste do salário mínimo beneficiará 59,3 milhões de trabalhadores e resultará em um incremento da renda anual no montante de R$ 69,9 bilhões. A entidade estima que o governo – União, estados e municípios – arrecadará R$ 37,7 bilhões a mais por causa do aumento do consumo atrelado ao salário mínimo maior.

Ganho real

Ao descontar a inflação pelo INPC, o salário mínimo terá ganho real de 5,77% em relação a maio de 2023, quando passou a vigorar o mínimo de R$ 1.320. Se considerar o salário mínimo de R$ 1.302, que vigorou de janeiro a abril, o ganho seria menor, de 4,69%. Isso porque o INPC, índice que mede a inflação das famílias de menor renda (até cinco salários mínimos), estava mais alto no início de 2023.

De 2007 a 2019, vigorava a política semelhante à atual, em que o salário mínimo era corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Caso o PIB encolha, havia a reposição apenas pela inflação. De 2020 a 2022, o salário mínimo passou a ser corrigido apenas pelo INPC, sem ganhos reais.

o ano passado, houve dois aumentos. De janeiro a maio, o salário mínimo foi reajustado para R$ 1.302, com ganho real de 1,41%. A partir de maio, quando o governo editou a medida provisória retomando a política salarial anterior, o salário passou para R$ 1.320, com valorização real de 2,8% em relação ao mínimo de 2022.

Homem morre após se deitar em rede e pilar cair em cima dele em casa de praia no RN — Foto: Cedida

Foto: Cedida

Um homem identificado como Pedro Jonathan de Souza Souto, de 26 anos, morreu na manhã deste domingo (31) após se deitar em uma rede e o pilar cair em cima dele na praia de Baixa Grande, no município de Areia Branca, na Costa Branca potiguar.

O caso aconteceu por volta das 7h30. Pedro estava em uma casa de praia com a família e amigos para passar o réveillon. Ele estava dormindo em uma rede no alpendre quando o pilar caiu em sua cabeça.

“O pilar que caiu sustentava três redes. Uma que eu estava com minha filha, outra com minha mãe e outra com meu esposo. As três redes ‘arriaram’, mas o pilar atingiu diretamente meu marido. Eu, minha mãe e minha filha só tivemos leves escoriações”, contou Taline Ferreira, esposa de Pedro.

O auxiliar administrativo ainda foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu vítima de um traumatismo craniano.

Ainda não se sabe o motivo da queda do pilar. Segundo Taline, a família sempre alugava essa casa de praia e o pilar estava aparentemente em boa condições, sem rachaduras.

Pedro Jonathan de Souza Souto deixa a esposa e uma filha de 5 anos.

G1 RN