O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) foi apontado na pesquisa AtlasIntel Brasil como o sexto prefeito mais bem avaliado das capitais, com uma aprovação de 74% dos entrevistados. A notícia animou o gestor da capital potiguar, que apontou suas realizações ao longo da gestão como principal motivo e diz que esse resultado tem peso importante nas escolhas para a eleição municipal, para as qual deverá indicar um candidato à sucessão. Porém, o prefeito afirma que a escolha desse nome só deve acontecer entre os meses de abril e maio.
Com uma taxa de rejeição em 15%, Álvaro entra o ano eleitoral otimista para concluir o seu segundo mandato com a popularidade em alta, o que pode contribuir para eleger um sucessor. “Acredito que vai se refletir no lado político porque a população acompanha passo a passo o trabalho acontecendo e Natal se desenvolvendo, como com a aprovação do novo plano diretor, que permite não só ao poder público investir. Temos hoje em torno de R$ 1,4 bilhões sendo investidos pela iniciativa privada, principalmente em novos prédios, novas moradias”, apontou.
Entre os nomes cogitados, estão do ex-deputado e atual secretário de esportes do município, Rafael Motta (PSB) e dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; e de administração, Joana Guerra. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) é outro nome ainda não descartado. Contudo, Álvaro Dias ainda não revelou quem irá lançar à Prefeitura para sucedê-lo.
“Até porque também acho que o momento é inoportuno. Deveremos fazer isso lá para o mês de abril, quando as obras que estamos fazendo estarão melhor definidas, a gestão vai estar mais consolidada e aí será um momento mais propício para se analisar”, afirma.
Isso porque, sua preocupação no momento, segundo diz, está sendo totalmente administrativa. “Eu não estou me preocupando, nem discutindo nem falando sobre política porque para mim, agora, é uma questão secundária. Nós estamos focados e voltados para a gestão, para a administração, para o andamento de todas essas obras, fiscalizando e exigindo das empresas para concluir o quanto antes”, declarou o prefeito.
Para Dias, o resultado da pesquisa se deve ao trabalho da gestão em equipe em todas as áreas, especialmente pelas obras em execução. “Na mobilidade urbana temos investimentos de R$ 70 milhões em asfalto novo.
Recapeamos várias ruas e avenidas e vamos continuar recapeando para modernizar nossa malha viária que é antiga. Na saúde, estamos construindo o hospital municipal, obra importante, prioritária e essencial”, disse ele.
Boa parte das obras estão ligadas ao turismo, a exemplo do complexo turístico da Redinha, da revitalização da Pedra do Rosário, da Ribeira e da orla, fato que, segundo o prefeito, contribui para a geração de emprego e renda no presente e também futuramente. A engorda da Praia de Ponta Negra, é outro ponto que ele diz estar contribuindo para a popularidade da gestão. O enrocamento, obra anterior a essa, foi concluído e a licitação da engorda deve ocorrer no próximo mês e durar cerca de quatro meses, sendo concluída ainda antes que termine o mandato.
A pesquisa que avaliou sua gestão foi realizada pelo Instituto Atlas Intel, organização que atua em países da América Latina e nos Estados Unidos, desenvolvendo soluções de big data que capacitam a tomada de decisões, planejamento estratégico e gerenciamento de riscos. Pelo levantamento que foi divulgado no último dia 31 de dezembro, além dos 74% de aprovação e 15% de rejeição, outros 12% não souberam ou não quiseram responder. Isso o colocou como segundo melhor nas capitais nordestinas.
O instituto ouviu 14.295 pessoas em todas as capitais e apontou o prefeito de Recife, João Campos (PSB), com o melhor desempenho, tendo 81% de aprovação. Enquanto isso, João Pessoa Leal (Republicanos), prefeito de Teresina, ficou em último lugar, com uma aprovação de apenas 9% dos entrevistados.