Arquivo Mensal:: dezembro 2023

Adolescentes tentaram fugir do Ceduc Pitimbu - Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Adolescentes em medida socioeducativa do Centro Educacional (Ceduc) do Pitimbu fizeram duas educadoras reféns na unidade.

A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira (19). Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar foram acionados, e em seguida homens do Batalhão do Policiamento de Choque (BPChoque) também foram chamados à unidade para tentar negociar a liberação das professoras, mas antes de chegarem a unidade, a ocorrência já havia sido finalizada e as professoras libertadas.

No momento da ação, um dos menores pegou o celular de uma das professoras e realizou uma transmissão ao vivo, mostrando o que estava acontecendo e alegando que os menores estariam sofrendo “opressão” por parte da direção do Centro Educacional.

“O diretor está oprimindo nós aqui. Olha aqui, refém aqui ó”, diz um menor filmando uma das professoras feita refém, enquanto outros dois adolescentes, com cadeiras em mão, ameaçavam agentes que negociavam a liberação das professoras.

A ocorrência foi finalizada por volta das 16h30, quando os menores libertaram as educadoras.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), por meio de nota, confirmou a ocorrência e explicou que “os agentes socioeducativos e policiais militares conduziram a mediação quanto aos três adolescentes que mantiveram uma professora refém na tarde desta terça-feira (19), no Case Pitimbu, em Natal. A professora foi liberada e ninguém ficou ferido.”

A Fundase acrescentou que “presta apoio à educadora e enaltece a conduta dos agentes públicos que atuaram para garantir o desfecho da situação”. “Os adolescentes envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil e responderão pelo ato. Eles tomaram posse do aparelho celular da professora para gravar vídeo. Todas as informações serão remetidas também ao Ministério Público do Estado do RN e ao Poder Judiciário”, foi explicado, na nota.

Novo Notícias

Depoimentos aconteceram no Fórum Miguel Seabra, me Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Um homem pulou da passarela de entrada do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, no momento em que era conduzido por policiais após ser detido suspeito pelo crime de atentado ao pudor. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (19).

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira, o homem, que é morador de rua, foi detido após uma mulher entrar no fórum e acusar ele pelo crime de atentado ao pudor na área de entrada da unidade.

denúncia da mulher foi confirmada por meio de imagens das câmeras de segurança. Ele estaria fazendo gestos obscenos para mulheres. O homem foi detido pela segurança do fórum e a Polícia Militar foi acionada.

Ao chegarem ao local, os policiais conduziam o suspeito para a viatura quando ele tentou fugir e pulou de cima da passarela da entrada do fórum, que tem uma altura de aproximadamente 4 metros. Ao cair, ele fraturou o braço.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Após atendimento, ele será encaminhado para a delegacia.

G1 RN

Imagem noticia-detalhe

O Centro Acadêmico do curso de Engenharia Florestal da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, denunciou que uma barata foi encontrada dentro do prato de uma estudante no restaurante universitário. O post publicado no perfil do Instagram do Centro Acadêmico (Caflor) afirma que esta não foi a primeira vez que casos similares acontecem na instituição, além disso, reforça pedindo medidas que garantam a segurança alimentar dos estudantes.

A Escola Agrícola de Jundiaí emitiu nota sobre o ocorrido, confira:

O Restaurante Universitário da EAJ tem por objetivo fornecer refeições de qualidade para nossa comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores e outros servidores. Reforçamos nosso compromisso com a qualidade nutricional e higiênico sanitária no preparo de todas as nossas refeições, conscientes de nossa missão e grande responsabilidade na saúde e qualidade de vida de nossos prezados usuários. Neste sentido, informamos que zelamos pelo cumprimento das normas sanitárias vigentes, temos procedimentos operacionais padronizados para os processos de higiene e as outras etapas da cadeia de preparo de nossos alimentos, ainda no que diz respeito a procedimentos preconizados pela legislação também realizamos os processos de dedetização e desratização, objetivando prevenção de pragas. Todas estas medidas adotadas são para oferecer o melhor serviço possível aos nossos usuários, com qualidade e dedicação. Reiteramos de forma enfática que esta continuará sendo nossa principal missão e compromisso.

Prefeito entrega 30 toneladas de alimentos a instituições socioassistenciais cadastradas na Semtas

Crédito: Foto: Joana Lima / Redação: Secom

Em continuidade às ações que visam proporcionar uma alimentação mais digna às famílias que enfrentam a vulnerabilidade social e risco alimentar no município, a Prefeitura do Natal, entregou nesta segunda-feira (18), cerca de 30 toneladas de alimentos as 29 instituições socioassistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas). Os alimentos doados foram arrecadados durante a realização da Superliga de Vôlei, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte (SEL) e por meio da parceria com a Clap Entretenimento LTDA, que faz parte do grupo Dial Natal, através do projeto ingresso solidário realizado durante o Carnatal e o Samba Brasil Natal, em que o ingresso foi adquirido pela metade do valor mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Durante a solenidade de entrega realizada na Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade, o prefeito Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama, Amanda Dias, ressaltou a importância de políticas públicas que garantam a inclusão social fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

“É com muita satisfação que hoje estamos repassando cerca de 30 toneladas de alimentos às instituições filantrópicas e municipais que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alimentos estes arrecadados através do nosso programa Banco de Alimentos com o apoio de diversas empresas parceiras, visando contribuir para que mais pessoas e famílias tenham acesso a uma alimentação digna, saudável, garantindo continuamente a inclusão social no município de Natal”, disse o prefeito que, na ocasião, entregou o prêmio “Parceiro do Programa Banco de Alimentos” ao empresário da Clap, Felinto Filho, ao representante do Vôlei Natal, Fagner Gesteira e à secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Jódia Melo.

O apoio técnico e o financiamento de serviços destinados ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em Natal é de suma importância porque promove o desenvolvimento de atividades físicas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania nas quatro regiões da capital, como explica a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

“A rede de Assistência Social do município de Natal é constituída por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos. Essas parcerias, como a da Clap, da SEL, são fundamentais porque ampliam a quantidade de pessoas e famílias beneficiadas com os nossos serviços socioassistenciais”, ressalta a titular da Semtas.

Dados do Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Semtas revelam que, atualmente, são beneficiadas cerca de cinco mil pessoas mensalmente com o programa Banco de Alimentos da Prefeitura do Natal. Entre as instituições beneficiadas estão: Lar da Vovozinha, Legião da Boa Vontade (LBV), Lar Fabiano de Cristo, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Rio-grandense Pró-Idoso – ARPI,  Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos, Centro Educacional Dom Bosco e Casa de Idosos Jesus Misericordioso.

“É sempre muito importante aproveitar a oportunidade de exercitar a solidariedade e o senso de responsabilidade em uma ação como essa. Que sirva como motivação para que outras pessoas também possam despertar a solidariedade pelo próximo não só no Natal, mas em todos os meses do ano”, ressaltou um dos sócios da Clap, Felinto Filho.

A Semtas aproveita para lembrar aos interessados em participar do programa Banco de Alimentos que devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (whats), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na Rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.

Interdição.png

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que, a partir desta sexta-feira (22), está prevista uma alteração de tráfego no km 292,8 da BR-304/RN, no cruzamento com a rodovia estadual Humberto Pessoa, no sentido dos motoristas que se dirigem ao Aeroporto/Natal. Nesse trecho, o trânsito será alterado definitivamente.

Como alternativa de retorno, o DNIT sugere a utilização da alça do viaduto localizada a 3,5 km de distância, no km 289,3 da rodovia, no sentido Natal/Mossoró.

É importante destacar que o fluxo de acesso no sentido Natal/Aeroporto, pela rodovia estadual Humberto Pessoa, permanecerá inalterado.

Fernando Cosme teria se engasgado com a dentadura metálica que ele usava e que deveria ter sido retirada na intubação - Foto: Reprodução

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) investiga o caso de um idoso de 68 anos, identificado como Fernando Cosme da Silva, que morreu no último domingo (17) no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, após 12 dias de internação.

O caso foi divulgado inicialmente pela TV Tropical e confirmado pela 98 FM.

A suspeita da família é que o quadro de saúde do idoso piorou significativamente por causa de um erro médico. Fernando Cosme teria se engasgado com a dentadura metálica que ele usava e que deveria ter sido retirada durante o processo de intubação no primeiro hospital onde ele foi internado.

De acordo com os registros médicos, Fernando Cosme da Silva foi internado no dia 5 de dezembro no Hospital Municipal de Ceará-Mirim, onde morava, com um quadro de infecção nas pernas. Com o agravamento da situação, ele foi intubado e depois transferido para o Hospital Regional de Macaíba.

Quando o idoso chegou no Hospital de Macaíba, os médicos perceberam que havia um corpo estranho na boca do paciente: a dentadura. O objeto havia provocado uma lesão e estava gerando um grande sangramento na boca de Fernando. A suspeita é que a intubação anterior foi feita sem retirar a dentadura.

Diante da situação, a equipe médica de Macaíba fez uma traqueostomia, intubando o paciente diretamente pela traqueia, já que não era possível passar o tubo pela boca de Fernando. Na última segunda-feira, o paciente foi a óbito.

Um laudo produzido pela equipe médica do Hospital Alfredo Mesquita Filho indica que o paciente chegou à unidade com a dentadura na boca e as lesões.

À TV Tropical, a Secretaria de Saúde de Ceará Mirim informou que está investigando os fatos relacionados ao caso. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, esclareceu que o paciente foi recebido na unidade vindo do hospital de Ceará-Mirim no último sábado (16). Uma tentativa de intubação foi realizada no local, identificando a prótese na boca. Em Macaíba, a situação foi constatada e o atendimento foi ajustado, incluindo o acesso respiratório por uma traqueostomia, e não por intubação. O desdobramento dos eventos continua sendo investigado pelas autoridades de saúde.

O Itep foi notificado do caso nesta segunda-feira e está produzindo um laudo.

Informações do Portal 98 FM

Lula Soares está na frente, mas vê adversários fortes em Assú

Foto: Reprodução/Carlos Santos

Pesquisa AgoraSei divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Blog do BG mostra o cenário político na disputa pela Prefeitura de Assú. Foram testados três cenários, um com nome do governista Lula Soares, secretário de Assistência Social e dois nomes da oposição, Fabielle Bezerra, atual vice-prefeita da cidade e do ex-prefeito Ivan Júnior. Nos demais cenários foram avaliados um confronto polarizado, entre o nome do sistema e um da oposição.

Confira os números.

Cenário 1 

Lula Soares, 32,8%

Fabielle Bezerra, 22,6%

Ivan Júnior, 20,6%

Sem opinião/Não respondeu 11,6%

Nenhum/Branco/Nulo 12,4%

Cenário 2

Lula Soares, 39,4%

Ivan Júnior, 26,6%

Sem opinião/Não respondeu 16,2%

Nenhum/Branco/Nulo 17,8%

Cenário 3

Lula Soares, 36,8%

Fabielle Bezerra, 35,2%

Sem opinião/Não respondeu 12,2%

Nenhum/Branco/Nulo 15,8%

A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro deste mês e ouviu 500 eleitores nas zonas urbana e rural do município de Assu. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

 

 

 

As três maiores companhias aéreas do Brasil – Azul, Gol e a Latam – anunciaram, nesta segunda-feira (18), em Brasília, oferta passagens entre R$ 699 e R$ 799 por trecho viajado em 2024. Juntas, irão disponibilizar mais de 25 milhões de bilhetes aéreos.

A medida faz parte da primeira etapa do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, detalhado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, aos lados dos diretores das três empresas, como estratégia para redução dos preços de passagens aéreas e queda dos custos de operações no país, em 2024.

Outras ações apresentadas pelas empresas estão: valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência da data da viagem, inclusão de serviços de remarcação sem cobrança de taxa adicional, oferta de tarifas mais acessíveis para compras realizadas em determinados dias da semana; aumento no número de oferta de voos; ampliação da frota aérea, gratuidade no despacho de bagagens e marcação de assento para compras feitas em cima da hora e aumento na oferta de assentos.

O ministro acredita que as medidas anunciadas tornarão os voos domésticos mais acessíveis aos passageiros. “Um conjunto de pacotes que vai beneficiar o consumidor final brasileiro. E a primeira etapa [do Programa de Universalização do Transporte Aéreo], ao longo de 2024, vamos, cada vez mais, ao lado das aéreas, ao lado de todo o governo, perseguir para que a gente possa ter uma redução nas tarifas no Brasil e fazer com que, ao final, o consumidor brasileiro viaje mais.”

Para Silvio Costa Filho, os planos das aéreas são fruto do constante diálogo entre o governo federal e as empresas. “O governo não pode fazer qualquer intervenção, até porque são empresas privadas e nós temos o livre comércio. O que nós estamos fazendo é um trabalho de sensibilização.”

Preço médio

Os preços dos bilhetes aéreos com tarifas máximas, de R$ 699 e R$ 799 por trecho, ficaram, no entanto, acima da tarifa aérea real média em voos domésticos, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No último levantamento da agência reguladora, em setembro de 2023, o preço médio chegou a R$ 748, o maior do ano. O painel da Anac apresenta os dados das tarifas aéreas comercializadas desde 2002.

Questionado sobre como as tarifas anunciadas pelas companhias acima do recorde apurado pela Anac tornariam as passagens mais baratas, o ministro de Portos e Aeroportos entende que, ainda assim, a população poderá ser beneficiada. “A gente está perseguindo esse valor para que possa haver uma redução, mas sem dúvida alguma, a gente vai ter, sobretudo, comprando com antecedência, passagens mais baratas, nessa agenda que a gente tem trabalhado,” avalia o ministro.

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar/Ilustrativa

A Prefeitura de Macaíba publicou na edição da última sexta-feira (15), do Diário Oficial, os extratos dos contratos com as bandas e artistas que irão se apresentar no evento “Natal em Macaíba”, confira os cachês.

Bonde do Brasil, 100 mil reais

Pegada do Coyote, 50 mil reais

Lauriete, 48 mil reais

Ferro na Boneca, 25 mil reais

Farra de Rico, 25 mil reais

Banda Padre Nunes, 15 mil reais

Artistas locais, cada cachê varia entre 1 mil a 3 mil reais.

 

 

Pré-candidato a prefeito de Natal, comunicador Bruno Giovanni vai se filiar  ao PSDB - Tribuna do Norte

O comunicador Bruno Giovanni (BG) afirmou durante o programa Meio Dia RN, na 96 FM, sua saída do PSDB. Pré-candidato a prefeito de Natal pela sigla, BG se viu numa situação desconfortável ao saber que os cinco vereadores que integram o partido estiveram reunidos com a pré-candidata Natália Bonavides (PT). BG afirmou que na próxima sexta-feira (22) fará o anuncio se mantém a pré-candidatura ou desiste de disputar a eleição do próximo ano.

 

Marcelinho Carioca

Polícia Civil de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (18/12), que o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca, 51 anos, foi sequestrado. Ele havia desaparecido no domingo (17/12), após ir ao show de Thiaguinho na Neo Química Arena, o Itaquerão, na zona leste da cidade.

O carro do atleta foi encontrado em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo. A Delegacia Antissequestro (DAS) foi acionada.

Nesta segunda-feira, a polícia prendeu dois suspeitos perto do local onde o carro do atleta foi localizado. A identidade da dupla não foi divulgada.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que o veículo foi encontrado abandonado nesta segunda-feira, em Itaquaquecetuba. “Um boletim de ocorrência está sendo registrado como desaparecimento de pessoa e localização de veículo na Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes”, diz a nota.

A SSP informou, ainda, que o Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais foi acionado para apurar as circunstâncias e identificar os envolvidos.

Metrópoles

No último dia 16 de dezembro de 2023, Ninho Bicicross foi destaque na Copa Natal Bicicross 2023, realizada no conjunto Ponta Negra. Ninho que está um certo tempo afastado do esporte devido às más condições da pista de bicicross de Macaíba, localizada na Lagoa das Pedras., mesmo diante das dificuldades, o grande campeão e sua experiência no bicicross o consagrou no primeiro lugar do pódio.

Parabéns!

O grupo Tudo pela Pátria Macaíba realizou neste domingo (17) sua confraternização. Quem esteve em Macaíba para prestigiar o evento foi o deputado federal General Girão (PL). A festa reuniu amigos do grupo e o prato principal foi o churrasco ao estilo gaúcho. O evento também teve música ao vivo. A confraternização foi organizada por Adriana Camargo e Romildo Mendes.

 

 

Conheça o grupo de amigos que distribui brinquedos para crianças carentes em Natal — Foto: Cedida

Foto: Cedida

O espírito natalino é o motivo para um grupo de quatro amigos vestidos de super-heróis realizar uma ação solidária há cinco anos, que entrega brinquedos, alimentos, roupas e outros materiais para transformar crianças em vários bairros de Natal.

ação, intitulada “heróis solidários”, foi iniciada para seguir a tradição realizada pelo pai do autônomo Matheus Santos, que por muitos anos organizou atividades sociais voltadas às crianças em comunidades da capital potiguar.

“Desde criança acompanhava ele fazendo ações solidárias. Isso serviu de exemplo para mim. Hoje ele não faz mais, porém, encontrei três amigos com o mesmo desejo no coração, de ajudar o próximo e continuo fazendo”, afirmou Matheus.

Além da contribuição com alimentos e outros materiais, Matheus explicou que a presença do grupo é uma verdadeira festa para o público nos bairros em que circulam, em razão dos trajes utilizados para chamar atenção da criançada. Os amigos costumam alugar fantasias e atuar com roupas e trejeitos de super-heróis.

“Essa ideia de nos vestirmos como super-heróis tem muita influência na infância, justamente pelas crianças, acreditamos que dessa forma levamos mais alegria e diversão”, contou.

Junto com Matheus, o motorista de aplicativo Wilian Matheus, o gerente de bar Arlyssandro Santos e o estudante André Guilherme, realizam as entregas e o momento de diversão e alegria nos bairros. Neste ano, a ação acontecerá no dia 26 de dezembro, com passagem pelos bairros de Lagoa NovaQuintasCidade da EsperançaFelipe Camarão e Bom Pastor.

“O objetivo de tudo isso é fazer o bem. Ajudamos como podemos, por meio de arrecadações e levamos alegria para as crianças, para os pais, que eles possam ver isso como um exemplo, assim como um dia foi para mim”, disse o autônomo.

O grupo segue em arrecadação para o dia D da ação social. Para contribuir com os “heróis solidários”, os amigos disponibilizam um contato via telefone ou WhatsApp (84 98850-9719) para combinar a entrega da doação, que pode ser por transferência via pix, ou até mesmo com donativos como brinquedos, roupas, fraldas e outros materiais.

G1 RN

Foto: Polícia Civil-SP/divulgação

O secretário-executivo do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Ricardo Cappelli, anunciou o lançamento do aplicativo ‘Celular Seguro’. A medida que visa combater o roubo de celular, tornando-o inutilizável depois do crime, estará disponível nas lojas virtuais de celulares e computadores a partir da 3ª feira (19.12.2023).

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, nas redes sociais nesse sábado, 16.

O aplicativo permitirá o bloqueio imediato da linha telefônica do aparelho e dos dados de acesso a contas de bancos e serviços cadastrados nele. O acesso pode ser feito em outro aparelho ou em um computador previamente cadastrado.

O serviço, no entanto, não substitui a comunicação do usuário com autoridades policiais, operadores de telefonia e instituições financeiras de pagamento em caso de roubo ou furto.

O serviço é uma parceria do MJSP com bancos e instituições de crédito e telefonia, que coordenarão pontos específicos da funcionalidade da iniciativa. O aplicativo será viabilizado com apoio de Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABR Telecom e os bancos Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob.

Segundo o ministério, outras empresas podem ser posteriormente integradas ao sistema.

Fonte: Poder 360