Arquivo Mensal:: dezembro 2023

DNIT alerta para alterações de tráfego na BR-304/RN

Intervenções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no trecho urbano da BR-304 em Macaíba gera discussões. As intervenções estão relacionadas as futuras obras de duplicação da rodovia. As principais críticas as intervenções estão voltadas em relação aos cruzamentos. O DNIT desativou o semáforo do cruzamento da BR-304 e a RN-160, a partir de agora, os motoristas que estão saindo da avenida Jundiaí precisam ir até a entrada do pórtico para fazer o retorno, já os motoristas que utilizavam a rua Ovídio Pereira (Rua do Fórum) para conseguir chegar a entrada dos bairros Campinas e Lagoa Grande, precisam se deslocar até a rotatória do Vilar.

Esta sexta-feira (22), primeiro dia da intervenção foi marcado por um longo engarrafamento tanto na rodovia quanto no centro da cidade, o fato repercutiu nas redes sociais. Internautas criticaram os bloqueios de acesso à rua Ovídio Pereira e o retorno distante para quem vai sair da avenida Jundiaí.

Um dos motivos que gerou críticas foi a falta de comunicação antecipada por parte do DNIT. Faltou o órgão ter divulgado antes que faria essas intervenções.

A duplicação da BR-304 é necessária, fundamental para melhoria do tráfego de veículos neste trecho urbano, mas suas intervenções devem ser bem analisadas e os impactos mitigados.

Qual sua opinião sobre as intervenções?

Brasília (DF) - Os veículos de comunicação do Senado lançam campanha contra as fake news. A intenção é conscientizar cada cidadão da importância de não divulgar notícias falsas. Foto: Pedro França/Agência Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Ministros do governo federal defenderam a regulação das redes sociais para combater a disseminação de notícias falsas, após a morte de uma jovem de 22 anos. As declarações foram dadas neste sábado (23) pelo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Na sexta-feira (23), Jéssica Canedo, moradora de Araguari (MG), foi encontrada morta. Jéssica passou a ser alvo de ataques virtuais nas redes sociais após o perfil de notícias de celebridades Choquei divulgar que a jovem teria um relacionamento amoroso com o humorista Whindersson Nunes.

O suposto relacionamento foi negado pelo artista e pela jovem, mas a desinformação não foi retirada das plataformas. Segundo a família, ela sofria de depressão.

Em postagem nas redes sociais,  o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, declarou que a regulação das redes sociais é um “imperativo civilizatório”.

“A irresponsabilidade das empresas que regem as redes sociais diante de conteúdos que outros irresponsáveis e mesmo criminosos nela propagam tem destruído famílias e impossibilitado uma vida social minimamente saudável”, escreveu.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que a morte de Jéssica foi causada pela “irresponsabilidade” de perfis que lucram com a misoginia e a disseminação de mentiras.

“É inadmissível que o conteúdo mentiroso contra Jéssica, que fez crescer uma campanha de difamação contra a jovem, não tenha sido retirado do ar nem pelo dono da página nem pela plataforma X ao longo de quase uma semana, mesmo depois dos apelos da própria Jéssica e de sua mãe”, completou a ministra.

Em nota, o perfil Choquei afirmou que não houve “qualquer irregularidade” nas informações publicadas  e que as postagens foram feitas com os “dados disponíveis no momento”.

“O perfil Choquei, por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”, declarou.

Atual gestão do Ministério dos Transportes entregará 10 quilômetros da Reta Tabajara em 2023

Foto: Márcio Ferreira/MT

Neste sábado (23), percorremos todo o trecho da BR-304 conhecido como Reta Tabajara, em Macaíba. A duplicação da rodovia federal foi entregue no trecho compreendido entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal até o viaduto  próximo a entrada da comunidade Lagoa dos Cavalos. Com as obras de duplicação concluída naquela região, o tempo para chegar a zona rural da cidade ficou mais rápido e seguro.

Esta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início a intervenções no perímetro urbano da cidade, o que isso significa? a obra vai começar a avançar sobre o trecho do centro, onde restam a fazer a duplicação da rodovia, construção de três viadutos e a melhoria das marginais.

O apresentador de TV, Salatiel de Souza, é pré-candidato a prefeito de Parnamirim. Foto: José Aldenir/Agora RN.

Foto: José Aldenir/Agora RN

“Sim, claro”. É o que disse o apresentador Salatiel de Souza (União Brasil) ao ser questionado sobre se sua pré-candidatura a prefeito de Parnamirim está mantida. Oficialmente, o projeto deve ser lançado já no início de 2024, conforme declaração dada ao AGORA RN nesta sexta-feira 22. A data oficial do lançamento deve ser comunicada antes do Carnaval.

“A pré-candidatura vai ser lançada no início do próximo ano. Os partidos, os vereadores, os pré-andidatos que estão já nos apoiando, que já são seis vereadores e 30 pré-candidatos, e a gente ainda vai decidir quais são os partidos, né?! Eles é que estão organizando isso. Eu deixei, deleguei a eles para que eles organizem o dia, para que eles organizem o local, para que no próximo ano aí, depois de passar esse período de festas, né?! Geralmente viajam, vão veranear e tal. Então antes do Carnaval isso vai acontecer”, diz o comunicador.

Ainda nesta semana, Salatiel participou de um culto de aniversário, onde recebeu vários amigos e apoiadores, incluindo políticos simpáticos à sua pré-candidatura. Questionado sobre como vai se desenvolver seu projeto político, o comunicador respondeu que está fazendo pesquisas para identificar problemas na cidade, visitando bairros e se reunindo com moradores.

Agora RN

O estudante do curso de graduação em Engenharia Agronômica da EAJ, Lucas Palhares, desenvolveu o protótipo robótico EAJet 1.0. Orientado pelo professor Gerbson Mendonça, o projeto foi realizado como trabalho de conclusão de curso, e busca auxiliar e facilitar o trabalho de produtores rurais.

O EAJet 1.0 tem como intuito substituir o pulverizador agrícola costal e distanciar o trabalhador dos pesticidas durante o trabalho de pulverização, realizando aplicações de inseticidas, fungicidas, herbicidas ou fertilizantes foliares. Com este robô, o trabalhador não precisa levar o pulverizador nas costas, além de manter distância dos produtos pulverizados. O trabalho continua igualmente eficiente e torna-se menos cansativo e insalubre para o produtor.

“A minha ideia surgiu a partir da metade do curso. No início, eu queria trabalhar com tecnologia voltada para hidroponia, onde até fiz alguns aplicativos, mas durante a pandemia acabou não dando certo. Quando retornamos, tive a ideia de fazer o protótipo. É um pulverizador robótico que substitui o pulverizador costal/manual. A gente sabe que é um trabalho pesado e que pode colocar o trabalhador em risco, pois manusear elementos químicos é complexo, e o pulverizador robótico vem para auxiliar”, explica o estudante Lucas.

O projeto começou desde o ano passado com rabiscos no papel, depois passou por uma modelagem em 3D para observar como funcionaria, mas o desenvolvimento foi intensificado no segundo semestre deste ano. “Comecei a colocar em prática o que eu tinha planejado. Primeiro fiz a parte de programação, juntamente com cérebro do projeto, que é o arduino, para poder controlar os sensores, módulos e motores. Depois veio a parte física: fiz a estrutura em metalon, os cortes, os enquadramentos e a soldagem”, comenta sobre as etapas do trabalho.

O protótipo tem seis pontas de pulverização que podem ser utilizadas em diversas combinações, sendo conduzido de forma remota, contando ainda com um aplicativo para smartphones, onde é possível ligar e desligar o robô e acompanhar as informações de temperatura e umidade do ar coletadas pelos sensores, além do acionamento do agitador de calda. O microcontrolador Arduino é o cérebro do protótipo, o qual a função consiste em controlar todos os sensores e módulos através da programação realizada e inserida na placa.

“Esse projeto traz uma importância grandiosa para pequenos e médios produtores, porque tecnologia de ponta existe, mas para os grandes produtores. Os pequenos e médios produtores ficam desassistidos, então que tal a gente oferecer tecnologia para que eles possam ter maior qualidade e precisão em campo?! O EAJet 1.0 vem com esse intuito”, fala o discente. E a perspectiva é desenvolver ainda mais o trabalho. “Produzir algo em grande escala e melhorar bastante ele [o protótipo] colocando uma tecnologia de GPS para deixá-lo ainda mais autônomo, onde só precise traçar os pontos e ele realizar a pulverização de forma autônoma”, finaliza.

Comunicação EAJ

Reta_Tabajara.jpg

Foto: DNIT/Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) liberou a duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, obra que teve seus trabalhos iniciados no início de 2014. No mês passado, o órgão já havia liberado cerca de 6,9 km de trecho, concluindo nesta quinta-feira (21) a liberação de 14km dos 16,6km da rodovia. O próximo passo agora é fazer a duplicação da BR-304, uma das principais demandas em relação a estradas no Rio Grande do Norte. O orçamento total da obra é de R$ 376 milhões, com R$ 245,8 milhões aplicados.

Nessa semana, o Dnit informou a alteração de tráfego no km 292,8 da BR-304/RN, no cruzamento com a rodovia estadual Humberto Pessoa, no sentido dos motoristas que se dirigem ao Aeroporto/Natal. Era justamente este trecho que foi liberado definitivamente. Como alternativa de retorno, o Dnit sugere a utilização da alça do viaduto localizada a 3,5 km de distância, no km 289,3 da rodovia, no sentido Natal/Mossoró.

O Dnit informou ainda que haverá uma segunda etapa da obra, que inclui construção de três viadutos e uma ponte e a implantação de aproximadamente 10 quilômetros de vias marginais em cada sentido da BR-304 entre Macaíba e Parnamirim.

Informações da Tribuna do Norte

No último domingo (17), uma foto registrada em uma confraternização no bairro Alfredo Mesquita andou mexendo com a política local. Convidados para o mesmo evento, Netinho França e o vereador Aroldo da Saúde, saíram lado a lado na foto. A foto em si retrata apenas um momento, onde os organizadores do evento pediram para fazer o registro dos convidados, nada demais até aí.

Mas o que tem se ouvido nos últimos dias, que a foto causou incômodo entre aliados do Palácio Auta de Souza.

Diferente de outros, Netinho e Aroldo são educados, ambos se cumprimentaram e como na política ninguém sabe o dia de amanhã, vale a boa convivência.

 

Imagens registradas pela reportagem da Inter TV Cabugi mostram o momento de uma confusão de trânsito em que um homem chegou a sacar uma arma no estacionamento do Shopping Midway Mall, na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (20).

Segundo informações de testemunhas, a confusão teve início na entrada do estacionamento, quando o motorista de um carro que entrava pela direita, teria parado em fila dupla. Em seguida, o condutor de um dos veículos que estava à esquerda teria avançado e trancado o da direita.

Uma discussão entre os dois motoristas foi iniciada. Ainda de acordo com os relatos, o motorista do carro que estava na faixa da esquerda desceu do seu automóvel e chutou a porta do outro veículo, momento em que começaram as agressões físicas.

Nas imagens, registradas pelo repórter Gustavo Brendo, um dos motoristas retorna ao seu veículo após a troca de socos, enquanto o outro sacou uma arma em sua direção, mas é contido por populares e um segurança do estacionamento. O homem se identificou como policial civil aposentado. Em seguida, ambos entram em seus veículos e saem do local sem relatar queixas.

Em resposta ao contato da reportagem da Inter TV Cabugi, a assessoria do Shopping Midway Mall afirmou que a confusão começou fora do estacionamento, tendo sido rapidamente controlada pelos seguranças.

A reportagem também tentou contato com a Polícia Civil, para saber se, na condição de aposentado, ele poderia estar com uma arma, mas até a última atualização dessa matéria não conseguiu contato. G1

Portal 96 FM

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar/Ilustrativa

De acordo com dados do portal da transparência, a Prefeitura de Macaíba tem 22 milhões em restos a pagar neste ano. De acordo com a consulta no período de janeiro a novembro de 2023, o montante supera em mais de 10 milhões de reais os restos a pagar do ano de 2022, comparando o mesmo período. Restos a pagar no serviço público são despesas que foram empenhadas, mas que ainda não foram pagas. Nos últimos meses, a prefeitura tem alegado frustação de receitas e queda de arrecadação. Em setembro, o município decretou contenção de despesas durante 90 dias, o término do decreto foi neste último dia 19.

O montante em restos a pagar reflete o cenário em que o município deverá fechar o ano de 2023, devendo a muitos fornecedores, pois, dificilmente a prefeitura terá caixa frente ao montante necessário para quitar esse volume de despesas.

A PESQUISA BRÂMANE/BG/PARNAMIRIM também avaliou o cenário estimulado com os nomes dos pré-candidatos à Prefeitura.

Professora Nilda lidera com 27,1%, seguida de Salatiel com 17%, Wolney França 11,3%, Katia Pires 8%, Gabriel 5,2%, Homero 4%, Irani 3,9%, Marciano 2%, Vavá 1,9%. Ainda 11% não sabem e 8,6% branco ou nulo.

A pesquisa entrevistou 800 pessoas entre os dias 14 a 17 de dezembro, com margem de erro de 5%.

Blog do BG

Foto: Reprodução

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (Macaíba) deflagraram, na tarde desta quarta-feira (20), a 3ª fase da “Operação Outlander”, que resultou no cumprimentos de dois mandados de prisão. Dois homens são apontados como autores de roubos ocorridos no município de Macaíba, na Grande Natal. A prisão aconteceu em Parnamirim.

A primeira prisão, no início da tarde, ocorreu nas proximidades do PEP (Presídio Estadual de Parnamirim), quando o suspeito chegava ao local para uma visita. O homem, de 40 anos, condenado por tráfico de drogas e usando tornozeleira, foi identificado como o piloto de fuga de outro criminoso que, no dia 16/10/2023, invadiu o Posto de Saúde de Mangabeira e rendeu os funcionários e pacientes, subtraindo aparelhos celulares, relógios, bolsas e outros pertencentes.

Após o crime, os dois seguiram para o bairro Planalto, no condomínio Vilage de Prata, onde moram, e colocaram imagens dos objetos subtraídos nas redes sociais para venda. Ao ser preso, o suspeito alegou ser mototaxista e que apenas fez uma corrida para o outro criminoso, mas ele foi identificado na fuga e também como um dos que veiculou os objetos na internet. Uma outra motocicleta, também vinculado ao suspeito preso foi apreendida recentemente, no bairro Felipe Camarão, após o piloto, usando colete de mototaxista, ser flagrado armado após tentar roubar um cidadão.

O segundo suspeito preso, de 40 anos, já estava recolhido no sistema prisional e foi apontado como o autor de um crime ocorrido no dia 06/11/2023, às 06:26h, no bairro Macaíba Parque, quando subtraiu uma motocicleta de um morador que chegava em casa após ter trabalhado por toda a madrugada. Os suspeitos estavam em um veículo gol prata e, com arma de fogo, abordaram a vítima que correu para se proteger. Toda a ação foi registrada pelo sistema de monitoramento de câmeras da região. Além desse, o preso foi apontado como autor de outros muitos roubos no mesmo período.

Operação Outlander

O nome Outlander significa forasteiro, e faz referência aos suspeitos de Natal e outros cidades vizinhas que estão se deslocando para a cidade de Macaíba com o objetivo de praticarem roubos e outros crimes. Eles estão sendo precisamente identificados, localizados e presos pela equipe da Polícia Civil da Delegacia de Macaíba.

PC/Assecom

Foto: Reprodução

A macaibense Maria Júlia Dantas Marinho Lima, de 15 anos, conquistou duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ou Privadas (OBEMEP). A OBMEP é uma competição dirigida aos alunos de escolas e universidades de todo o país, do ensino fundamental ao final da graduação. Maria Júlia conquistou a medalha de prata a nível regional e de bronze a nível nacional da competição.

A macaibense também vive a expectativa do resultado final do concurso de admissão ao Ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde conseguiu acertar 39 das 40 questões objetivas e conquistou a pontuação de 95 pontos na redação.

Acidente aconteceu na noite da última segunda-feira (18) em São José de Mipibu — Foto: PM/Cedida

Foto: PM/Cedida

Um acidente envolvendo uma colisão frontal entre pai e filho que transitavam em sentidos opostos – um de bicicleta e outro de moto – resultou na morte dos dois, na noite da última segunda-feira (18) em São José de Mipibu, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, testemunhas relataram que o idoso, identificado como Franciso Pequeno da Silva, 84 anos, havia saído de casa para procurar o filho, que teria demorado para voltar de uma festa.

No entanto, no caminho, o homem acabou batendo de frente na moto do filho, Pedro Henrique Sena da Silva, de 19 anos, que estava voltando para casa.

Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas ao local, uma estrada de terra no povoado Bom Jardim, por volta das 20h40. O acidente aconteceu em uma curva acentuada.

Pai e filho foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreram antes de chegar a uma unidade de saúde.

Os corpos foram recolhidos para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para passar por perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil em São José de Mipibu.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a suspeita é de que o filho havia ingerido bebida alcoólica e pilotava em alta velocidade.

G1 RN

A proximidade do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), não parece ter abalado a relação entre o atual secretário de Esportes de Natal e a governadora Fátima Bezerra (PT). Em uma “dança das cadeiras”, o ex-deputado segue com uma de suas principais indicações nos quadros do Executivo estadual.

Pré-candidato à Prefeitura do Natal, Rafael Motta foi indicado por Álvaro Dias para ocupar a secretaria de Esportes da capital. A proximidade a Álvaro, que é adversário político de Fátima Bezerra, e o fato de Motta se colocar como pré-candidato mesmo havendo a pré-candidatura de Natália Bonavides (PT), apoiada por Fátima, não fez com que o ex-deputado perdesse espaço no atual Governo do Estado.

Exonerado no início desta semana do comando do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), Jonielson Pereira de Oliveira, indicado de Motta, foi acomodado no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), no cargo de diretor técnico do órgão. Para a vaga do Detran, o indicado foi sugerido pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

Anteriormente comandando o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do norte (IPEM), Hugo Leonardo da Silva Araújo deixou a função em 8 de dezembro e, para sua vaga, o indicado foi João Henrique Maia de Farias, indicação do deputado estadual da bancada independente Ivanílson Oliveira (União Brasil). Hugo Leonardo, então, foi indicado na terça-feira (18) para o comando do Detran, que estava sob o comando do indicado de Rafael Motta.

Tribuna do Norte