Arquivo Mensal:: dezembro 2023

Fátima Bezerra: Querem colocar uma mordaça na boca dos professores

Foto: Everton Dantas/Divulgação

A pesquisa AgoraSei/96FM divulgada nesta terça-feira (12), durante o Jornal das 6, mostra números da avaliação da população natalense sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).

A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e ouviu 800 eleitores em todas as regiões e bairros de Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Aprovação 33,6%

Desaprovação 55,8%

Sem opinião/Não respondeu 10,6%

Ibope em Natal: Álvaro Dias lidera com 62% dos votos válidos

Foto: Reprodução

A pesquisa AgoraSei/96FM divulgada nesta terça-feira (12), durante o Jornal das 6, mostra números da avaliação da população natalense sobre a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e ouviu 800 eleitores em todas as regiões e bairros de Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Aprovação 50,2%

Desaprovação 29,8%

Sem opinião/Não respondeu 20%

Uma adolescente de 16 anos reagiu a um assalto e lutou com um dos criminosos na tentativa de impedir a ação. O crime que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na rua Marquês de Olinda, bairro de Candelária, foi flagrado por uma câmera de segurança.

A vítima voltava da academia quando foi abordada pelos suspeitos que estavam em uma motocicleta. Os homens anunciaram o crime. Um deles desceu da moto em direção a vítima. Foi neste momento que a adolescente reagiu e chegou a agarrar um dos suspeitos.

Apesar do esforço, a adolescente teve o celular levado pela dupla de criminosos. Durante a ação, a vítima foi jogada no chão pelos criminosos e acabou queimando as pernas no cano de escapamento da moto.

Depois do crime, a adolescente foi até uma unidade hospitalar. Em seguida, ela se deslocou a Delegacia de Plantão da zona Sul da capital para registrar um Boletim de Ocorrência. A imprensa, a vítima informou que agiu por impulso.

Novo Notícias

20231212-150 quilos Cocaína Macaíba

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na noite desta terça-feira, no km 295 da BR 304, em Macaíba/RN, aproximadamente 162 quilos de cocaína e prendeu um casal por tráfico de drogas. A carga do entorpecente é estimada no valor de 27 milhões de reais.

Durante abordagem a um caminhão policiais rodoviários federais encontraram escondidos no compartimento de carga 150 tabletes de cocaína. O casal que transportava a droga foi preso por tráfico e a ocorrência foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal em Natal/RN.

O Fórum de discussão “LIBRAS: GESTOS, OUVIR E EDUCAR”, organizado pela turma do segundo período do curso Tecnólogo em Gestão Pública da DIATINF, acontecerá no dia 19/12, das 19h às 21h30, no miniauditorio do Bloco C, do Campus Natal-Central do IFRN.

As inscrições para o evento, que iniciaram no dia 20/11, seguem abertas até 19/12. Será fornecido certificado de atividade complementar aos participantes do evento. Os interessados podem se inscrever através do link: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/5264/ .

A iniciativa objetiva a inclusão da disciplina de Libras na matriz curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, para alunos surdos e ouvintes da rede pública municipal de Natal/RN.

Para tanto, o projeto conta com a participação de atores políticos, governamentais e não governamentais, além de organizações da sociedade civil, com vistas à proposição de uma agenda pública que envolva a temática da educação inclusiva e da inclusão social.

O evento é voltado para a comunidade acadêmica, que está convidada a participar, a explorar a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a entender a importância da escuta ativa e descobrir estratégias educacionais inclusivas. A iniciativa surgiu através do projeto proposto pelo professor Jassio Pereira, da disciplina de Politicas Públicas.

Foto cedida/PMRN

Um homem matou a própria mãe e esfaqueou o pai durante a noite de terça-feira (12) em Lagoa Salgada, cidade da região Agreste do Rio Grande do Norte. As vítimas foram identificadas como Joselia Paulino de Oliveira, de 50 anos, e Francisco de Sena, de 54 anos.

O crime, conforme as informações policiais, ocorreu por volta das 21h, na zona rural de Sítio Lameiro, uma área do município que fica próxima a cidade de Monte Alegre. O autor do crime, de 28 anos, havia consumido bebidas alcóolicas e passou a discutir com os pais logo ao chegar na casa onde vivia com eles. Durante a briga, ele atacou os pais com uma faca peixeira e matou Josélia no quarto.

Francisco estava na sala quando foi socorrido, sendo encaminhado em estado grave ao Hospital Deoclécio Marques. Até a publicação desta matéria não há atualizações sobre o seu estado de saúde. De acordo com a PM, o pai do homem chegou a ficar com as vísceras para fora de seu corpo, devido a gravidade dos ferimentos. Após o crime, o autor fugiu.

Os policiais foram acionados ao local e realizaram buscas para encontrar o autor do crime, mas ele não foi localizado até a publicação desta matéria. Segundo a PM de Lagoa Salgada, o assassino possui um histórico de problemas psicológicos e brigas constantes com os pais.

Tribuna do Norte

Governadora Fátima Bezerra é eleita presidente do Consórcio Nordeste para 2024. Foto: Carmem Felix.

Foto: Carmem Felix

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vai presidir em 2024 o principal colegiado regional de gestores estaduais do País. A eleição foi por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), realizada nesta quarta-feira 13 no Recife.

O Consórcio Nordeste, lembrou a governadora, foi a principal instância de resistência ao negacionismo durante a pandemia da Covid-19, com atuação decisiva em defesa da aquisição de vacinas e da assistência às vítimas da doença. No período mais letal da pandemia – março e abril/21 -, quando a vacinação ainda estava engatinhando, a média de mortes por covid-19 no Brasil era de 17 mil por semana, mais do que o acumulado entre janeiro e novembro de 2023 – 14.168 óbitos, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Agora, os desafios são outros e num ambiente político diferente de anos atrás. As prioridades da nova presidente da entidade são a implantação das obras do PAC, o combate à fome, os projetos de energias renováveis no Nordeste, que somam investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos, 50 mil empregos e R$ 1,5 bilhão de ISS para os municípios.

Agora RN

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Foto: Raiane Miranda

Uma jovem foi assaltada em Macaíba, na manhã desta última segunda-feira (11). De acordo com informações da Conecttv, a vítima estava a caminho do curso quando foi abordada no bairro Auta de Souza e teve o celular roubado. O assaltante estava em uma motocicleta quando abordou a vítima. Logo em seguida, o bandido fugiu.

O bairro vem registrando com frequência assaltos, principalmente quando os moradores estão chegando em suas residências.

 

 

Paróquia de Macaíba: Festa de Santa Luzia

Paróquia de Macaíba

A Festa da Padroeira Santa Luzia se encerra nesta quarta-feira (13), com a tradicional procissão. A partir das 15h30, sob condução do padre Silvio Brito, os fiéis sairão da igreja Matriz a pé até a comunidade de Jundiaí. Lá, acontecerá a missa na capela que fica dentro da Escola Agrícola de Jundiaí. Todos os anos milhares de fiéis cumprem promessas e vão caminhando até Jundiaí.

 

Uma das principais ruas do centro de Macaíba, a rua Coronel Maurício Freire, conhecida como Pernambuquinho, está tomada por buracos, motoristas estão tendo que fazer “malabarismo” para desviar dos buracos e os pedestres da lama. Atenção Caern e Prefeitura!

Brasília (DF) 21/07/2023 -  A CAIXA abrirá todas as agências com uma hora de antecedência, nesta sexta-feira, para ação voltada ao público do Desenrola Brasil. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O programa Desenrola foi prorrogado até 31 de março de 2024, três meses além do prazo inicial, que seria o fim deste ano. Medida provisória foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União., que altera a Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, para prorrogar a duração do programa. 

Uma portaria do Ministério da Fazenda, também publicada hoje, autoriza que contas nível Bronze do portal Gov.br possam acessar a plataforma do Desenrola. Antes, somente as contas nível prata ou ouro tinham essa autorização.

O Desenrola começou em outubro deste ano para ajudar os brasileiros a limpar o nome. Ele abrange dívidas feitas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

Segundo dados do Ministério da Fazenda, o Desenrola renegociou até agora R$ 29 bilhões em dívidas. Quase 11 milhões de pessoas foram beneficiadas.

Em média, o valor renegociado foi de R$ 250 para pagamento à vista e de R$ 790 para pagamento parcelado.

Os setores com o maior número de renegociações foram o financeiro, de securitizadoras, empresas que compram as dívidas de consumidores com outras empresas, e contas de luz.

Foto; Assessoria ALRN

O governo Fátima Bezerra (PT) sofreu uma grande derrota na Assembleia Legislativa. Fátima encaminhou um projeto de lei para que o Imposto sobre Circularia de Mercadoria e Serviços (ICMS) aumentasse a partir do próximo ano para 20%. A atual alíquota vai até 31 de dezembro deste ano, a partir de janeiro, o ICMS baixa para 18%, conforme havia sido acordado ano passado entre o governo e a Assembleia.

Na Comissão de Finanças, o projeto de lei não teve maioria, hoje (12) foi analisado um recurso da bancada do PT para que o PL tivesse continuidade na Casa Legislativa, mas a maioria dos deputados derrotaram o recurso e consequentemente o projeto de lei.

Fátima tentou de todas as forma ter maioria para aprovar o projeto, mas somado os votos da oposição, bloco independente e também de um dos deputados da base, o projeto foi derrotado por 14 a 2. Foram 14 deputados contra o aumento de ICMS, 2 se abstiveram e outras 6 estavam no plenário, mas não votaram.

Saiba como votou cada deputado

Contra o aumento

Adjuto Dias (MDB)

Coronel Azevedo (PL)

Cristiane Dantas (SD)

Dr. Kerginaldo (PSDB)

Galeno Torquato (PSDB)

Gustavo Carvalho (PSDB)

Hermano Morais (PV)

José Dias (PSDB)

Luiz Eduardo (SD)

Neilton Diogenes (PP)

Nelter Queiroz (PSDB)

Taveira Júnior (União Brasil)

Terezinha Maia (PL)

Tomba Farias (PSDB)

Se abstiveram

Francisco do PT (PT)

George Soares (PV)

Não votaram

Divaneide Basílio (PT)

Dr. Bernardo (PSDB)

Ubaldo Fernandes (PSDB)

Isolda Dantas (PT)

Eudiane Macedo (PV)

Ezequiel Ferreira (PSDB) Presidente da ALRN

Ausentes

Kleber Rodrigues (PSDB)

Ivanilson Oliveira (União Brasil)

O vice-prefeito Netinho França publicou através das redes sociais um vídeo, nesta segunda-feira (11), demonstrando sua preocupação com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que aponta Macaíba com terceiro pior saldo de emprego nos últimos 2 anos e 10 meses. Cidades como Assu, Caicó e Extremoz geraram mais importunidades de trabalho para a população, enquanto que a quinta maior cidade do Rio Grande do Norte além de ficar abaixo de cidades menores, ficou distante do desempenho de cidades vizinhas como Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Netinho França afirmou durante sua fala que a atual política de desenvolvimento econômico não vem dando certo, pois, o município deveria está atraindo novas empresas, para gerar oportunidade para que a população macaibense tenha emprego e renda.

Confira o saldo de emprego das 10 maiores cidades do estado, nos últimos 2 anos e 10 meses, de acordo com dados do CAGED, do ministério do Trabalho.

Natal 22.220

Mossoró 16.529

Parnamirim 7.114

São Gonçalo do Amarante 2.811

Assu 2.683

Caicó 1.645

Extremoz 1.130

Macaíba 1.018

Ceará-Mirim 996

São José de Mipibu 924

Foto; Assessoria ALRN

A retomada das atividades legislativas em plenário, na manhã desta terça-feira (12), pode servir de teste para o cumprimento do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que por três dias consecutivos deixou de realizar sessões ordinárias por falta de quórum para abertura das sessões – a presença mínima de oito deputados.

Assim, aguarda-se a votação em plenário – o quórum exigido para deliberação é de 13 deputados – do parecer terminativo da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) pelo arquivamento do projeto de lei do governo sobre o aumento em 20% do ICMS para os consumidores do Rio Grande do Norte, com expectativa de derrota do Executivo, pois até agora, nenhum dos 14 deputados que já se manifestaram contra a matéria, demonstraram intenção de mudar o voto. Até o fechamento dessa edição, por volta das 20h30 desta segunda-feira (11), a postura era a mesma.

Em razão de não contar com votos suficientes para discutir e votar recurso dos três deputados do PT a bancada da situação, principalmente, manobrou politicamente para que o recurso não fosse encaminhado a plenário nas sessões dos dias 5, 6, e 7.

Em seu artigo 121, parágrafo 8%, o Regimento Interno determina que “persistindo a falta de quórum por três sessões ordinárias, o recurso estará definitivamente prejudicado”.

O deputado Coronel Azevedo explica que como presidente da da CFF, passou todo o ano de 2023 sem relatar nenhum processo, mas em virtude da relevância do tema sobre aumento da carga tributária para o consumidor do Rio Grande do Norte, “decidi eu mesmo relatar”.

O deputado Coronel Azevedo ressaltou que o seu parecer foi aprovado por cinco a dois, e mesmo assim, prontifica-se a defender o seu relatório em plenário “de rejeição e decisão terminativa pelo arquivamento dessa matéria”.

Azevedo mantém sua postura contra o aumento da alíquota de 18% para 20% ou mesmo para 19%, conforme emenda modificativa que foi protocolada pelo líder do governo, deputado Francisco do PT, somente depois de concluída e aprovado o relatório terminativo na CFF. “Isso foi demonstrado oficialmente, com dados estatísticos, que foi muito ruim para o Rio Grande do Norte”, disse Azevedo.

Parlamentares que já vinham se posicionando contra a alteração da alíquota, dizem manter declarações de votos feitas anteriormente, como a deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) disse que é contra a mudança de aliquota do ICMS: “ Sou a favor de manter a alíquota em 18% para incentivar a economia e investimentos, trazendo empresas para o Rio Grande do Norte para gerar emprego e renda”.

O deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) afirma que “não vota a favor do aumento da alíquota modal do ICMS em aspectos nenhum”.

A deputada Terezinha Maia (PL) declarou que “segue contra o aumento da alíquota para 20% por tempo indeterminado, o mesmo posicionamento desde o início”. Da mesma forma, o deputado Taveira Júnior disse que “mantém o posicionamento contrário a manutenção da alíquota em 20%”.

Mesmo posicionamento tem o deputado Adjuto Dias (MDB), ”totalmente contrário ao aumento do ICMS de 18% para 20% ou 19%”.

Já o deputado Galeno Torquato (PSDB) declara que “é a favor de se manter a alíquota no patamar dos 18%”, como já previsto em lei a partir de janeiro de 2024.

Também são contra o aumento do ICMS os deputados José Dias, Dr. Kerginaldo, Gustavo Carvalho e Tomba Farias (PSDB) e Hermano Morais (PV).

Caso ocorra sessão hoje, pelo menos três deputados não devem estar presentes – Kleber Rodrigues (PSDB), continua se restabelecendo de um procedimento cirúrgico em casa, o deputado Nelter Queiroz (MDB) viajou a São Paulo e Ivanilson Oliveira encontra-se em Recife (PE), também se convalescendo de uma cirurgia.