Arquivo Mensal:: dezembro 2023

Foto: Assessoria/CMM

Na manhã desta segunda-feira (11), ocorreu a sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba para entrega de moções honrosas aos delegados do município.

A entrega de Moção de congratulação foi feita à delegada Priscilla Guerra, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), e ao delegado Cidorgeton Pinheiro, Titular da Delegacia de Polícia de Macaíba pelos serviços prestados à população de Macaíba ao longo de duas atividades policiais.

A menção honrosa também faz parte do dia do Delegado, comemorado em 03 de dezembro.

Informações do Senadinho

Na manhã desta segunda-feira 11, um motorista foi preso em flagrante por policiais militares da 4ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) após tentar subornar os agentes com a quantia de R$ 200 para evitar autuações por irregularidades em seu veículo. O episódio ocorreu na RN-177, no município de Encanto, na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Após a tentativa de suborno, o condutor foi detido em flagrante pelo crime de corrupção ativa, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros, também na Região Alto Oeste, para o devido processo legal.

O crime de corrupção ativa, previsto no art. 333 do Código Penal, caracteriza-se pelo ato de “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”. A legislação estabelece pena de 2 a 12 anos de prisão, além de multa para essa conduta ilícita.

Agora RN

Cantor Briola Sales Oficial - YouTube

Na segunda-feira, 18, começam os shows, com um louvor com a artista gospel Lauriete e participação do Ministério Uemac. Já na terça, é a vez da comunidade católica, com show do padre Nunes e o grupo macaibense Alfa e Ômega.

Na quarta-feira, 19, haverá os shows de Renan Miranda, Arnaldinho e Ferro na Boneca. Na quinta-feira, sobem ao palco no Natal em Macaíba, Diego Pilha, JP Forrozão e Farra de Rico. Encerrando a programação, na sexta-feira, 22, fazem a festa o cantor e sanfoneiro Erlon Bezerra, Pegada de Coyote e Bonde do Brasil.

 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança.

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito apenas um processo seletivo por ano.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano é que conta com a maior participação de instituições e também a que tem a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023  disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Padre Fábio de Melo se apresenta em Ribeirão Preto no sábado (16) — Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Com espaço para todos os gostos e estilos musicais, a programação oficial de shows do Natal em Natal foi anunciada nesta segunda-feira (11) pelo prefeito Álvaro Dias. O pacote de atrações conta com grandes nomes do cenário artístico local e nacional. O público vai poder aproveitar shows de nomes como Alceu Valença, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Cavaleiros do Forró, Marina Elali, Padre Fábio de Melo, Carlinhos Brown, Saia Rodada e Circuito Musical. As apresentações vão ocorrer na área externa da Arena das Dunas entre os dias 21 e 30 de dezembro. A entrada será gratuita.

“Com muita alegria, anunciamos esse leque de grandes atrações para o natalense e os turistas celebrarem esse período natalino em grande estilo. Abrimos espaço para diversos gostos e estilos musicais, para agradar todos os públicos. O Natal em Natal possui uma importância enorme para a cidade, pois proporciona lazer e entretenimento, bem como traz um impacto muito positivo para a economia local”, pontuou o prefeito.

Sobre a movimentação econômica advinda da realização do evento, o chefe do Executivo municipal lembra que, segundo pesquisas, a cada R$ 1,00 investido em cultura e na economia criativa outros R$ 13,00 retornam aos cofres públicos. “Esse dado demonstra o quão necessário é realizar esse tipo de política pública. Estamos falando dos ganhos da nossa rede hoteleira, dos restaurantes e bares, sem esquecer da economia informal, que também tem sua parcela de movimentação. Enfim, todo o setor produtivo sente os impactos positivos do Natal em Natal”, destacou Álvaro.

A programação vai começar no próximo dia 21, uma quinta-feira, com shows de Asé Delas, Serginho Pimenta e Cavaleiros do Forró. Na sexta-feira (22), será a vez das apresentações de Valéria Oliveira, Circuito Musical e Alexandre Pires. No sábado (23), quem sobe ao palco é a Orquestra Greiosa, seguida das apresentações de Irahn Barreto, Marina Elali e Saia Rodada.

Os shows retornam na segunda-feira (25). O aniversário de 424 anos da cidade de Natal será celebrado de forma especial com Cida Lobo,  Waldonnys e Tanda Macedo, além de Padre Fábio de Melo. Na quinta-feira (28), é a vez de Ribeira Boêmia, Banda Grafith e Diogo Nogueira. Na sexta-feira (29) tem Rosas na Cartola, Juliana Linhares e Alceu Valença. E no sábado (30), fechando a grade de shows em alto estilo tem Mobydick, Perfume de Gardênia e Carlinhos Brown.

O Natal em Natal, maior projeto cultural do Rio Grande do Norte, reúne mais de 200 ativações culturais nas quatro regiões da cidade. Cultura, lazer e forte incremento à economia criativa da cidade são marcas do projeto promovido pela Prefeitura do Natal, com programação reunindo música, dança, gastronomia, artes visuais, cinema e artesanato.O calendário já está em andamento desde o início de novembro com projetos realizados através de editais de fomento integrados, através dos incentivos da Lei Djalma Maranhão e de 34 seleções públicas e editais lançados ao longo do ano atendendo todos os segmentos culturais e produtivos.

“Temos muita diversidade, democracia e todas as regiões da cidade estão sendo contempladas na programação do Natal em Natal. Um dado interessante a se destacar é que 90% dos profissionais envolvidos no evento são da cidade entre músicos, produtores e equipes de apoio. Isso é muito significativo. É valorização pura da nossa produção artística cultural”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Réveillon e show pirotécnico

O prefeito Álvaro Dias também anunciou a programa para a virada do ano. O tradicional Réveillon reúne atrações musicais na praia da Redinha, além do show pirotécnico em Ponta Negra (balsas em alto mar) e na Ponte Newton Navarro. A programação começa às 23h com Dom Cardoso e seus Metais, Frevo do Xico, Luizinho Nobre, Banda Umaré e Banda Detroit.

Confira a programação dos shows nacionais aqui

Confira aqui a programação geral do Natal em Natal

Foto: Ricardo Stuckert

Em fala em tom de autocrítica do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o partido precisa “aprender a construir um discurso” para falar com evangélicos e empresários, de olho nas eleições municipais de 2024.

“Nós temos que nos perguntar por que um partido que, muitas vezes nos discursos, pensa que tem toda a verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados. Por que tão pouco se a gente é tão bom? Por que tão pouco se a gente acha que poderia ter muito mais? É preciso que a gente tente encontrar a resposta dentro de nós”, afirmou o presidente.

A fala ocorreu na sexta-feira (8) na Conferência Eleitoral PT 2024, realizada em Brasília.

Em seu discurso, Lula questionou se o partido está “falando aquilo que o povo quer ouvir de nós”. “Será que nós estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades? Ou será que nós temos que aprender com o povo como é que a gente fala com ele?”

Ele, então, perguntou como é que o PT “vai chegar aos evangélicos”. “É uma narrativa, temos que aprender para conversar com essa gente, essa gente trabalhadora, gente de bem”, disse. “Precisamos aprender a construir um discurso para falar com essa gente”.

Pessoas mais ricas

Lula também falou que o partido precisa convencer “pequeno e médio empresário” a votar no PT. “Você pega as pesquisas de opinião pública, e a gente está percebendo que quem voto majoritariamente no PT são pessoas que ganham até dois salários mínimos. O metalúrgico de São Bernardo que ganha R$ 8 mil já não quer mais votar na gente”.

“Quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade em votar na gente. É porque essa pessoa ficou ruim? Não. É porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro o padrão de vida dela, de aprendizado dela, e nós não aprendemos a conversar com ela”, declarou o líder petista.

Para Lula, as eleições municipais vão servir para que o partido discuta a política nas cidades. Ele também falou que, se o partido não tiver candidatura competitiva, que o PT deve procurar um aliado.

Portal 96 FM

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior (PL) declarou situação de emergência em Macaíba, através do decreto nº 2.152, publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (07). O decreto foi publicado em virtude da obstrução de tubulações de passagem do rio Pitimbu, no bairro Bela Macaíba.

Três dias após o referido decreto de declaração de emergência no município, o prefeito Emídio Júnior anunciou que haverá as festividades do natal.

 

Anitta no corredor da folia no Carnatal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

A sexta-feira (8) em Natal foi tomada de folia, com a estreia do Carnatal. O carnaval fora de época vai até o próximo domingo (10) com muita festa comandada por grandes nomes da música nacional.

Abrindo o primeiro dia, Anitta puxou o ‘Bloco da Anitta’, com todos os ingressos esgotados. A artista levou o público a loucura com seus hits ‘Vai Malandra’, ‘Bang’ e ‘Meiga e Abusada’, além de suas novas músicas como ‘Ballakeo’ parceria com Peso Pluma, ‘Mil Veces’ e ‘Back for More’.

Ainda teve surpresa para o público. Pedro Sampaio subiu no trio para cantar, junto com Anitta, ‘No Chão Novinha’, ‘Dançarina’ e ‘POCPOC’, com direito a coreografia.

Logo atrás, Alinne Rosa com o bloco ‘O Vale’, arrastou os foliões ao som de ‘Vai Sacudir, Vai Abalar’, ‘Cheiro de Amor no Ar’ e ‘Canto ao Pescador’ em uma apresentação que durou mais de 1h30.

Encerrando a noite dos trios, o rei do carnaval Bell Marques, foi quem invadiu a avenida do Carnatal. ‘Diga Que Valeu’, ‘Menina Me Dá Seu Amor’, ‘Selva Branca’ e ‘Voa Voa’ foram algumas das músicas que o soteropolitano cantou e fez todo mundo sair do chão. Como de costume, o artista deu mais de duas voltas no circuito ao lado dos filhos Rafa e Pipo, no trio do bloco ‘Vumbora’.

E para os que são inimigos do fim, os shows continuaram no camarote do Carnatal. Espaço reservado teve ingressos esgotados. As 10 mil pessoas assistiram o primeiro show da noite com Durval Lélys. O baiano relembrou sucessos como ‘Dança do Vampiro’, ‘Pequena Eva’ e ‘Beleza Rara’ na apresentação de um pouco mais de uma hora.

Já o segundo show foi comandado por Tiaguinho, que estreou no Carnatal e mostrou que quer voltar. O pagodeiro fez todo mundo cantar em uma só voz hits como ‘Falta Você’, ‘Ousadia e Alegria’ e ‘Desencana’. Entrando no clima do carnaval, ele ainda fez uma versão de ‘Eva’ e encerrou sua primeira participação no festival.

O terceiro a se apresentar foi Nattan, que fez o povo cair no forró. Abrindo sua apresentação com ‘Comunicação Falhou’, sucessos como ‘Localiza Não’, ‘O Sonho’ e ‘Litrão’ não faltaram no repertório. Quem invadiu o palco de Nattanzinho foi Pedro Sampaio que juntos, cantaram ‘POCPOC’ em uma versão no forró e ‘Galopa’.

Assumindo as pick-ups, Pedro Sampaio deu um verdadeiro show, entregou performance, coreografia, fogos de artifícios, bailarinos e muito funk carioca. O artista foi a penúltima atração a se apresentar na primeira noite do camarote da 32° edição do Carnatal.

Os sucessos ‘Carinha de Bebê’, ‘Joia Rara’ e ‘Nem Aí’ colocaram os festeiros que se recusavam ir embora pra dançar e pular. Entrando na farra, os influenciadores Lucas Guedes e Álvaro, participaram do desafio do ‘Ensaio das Maravilhas’ no palco do artista.

Fechando com chave de ouro, Felipe Amorim entrou no palco já com o sol nascendo. Energia foi o que não faltou, pois com ‘Toca o Trompete’, ‘Love Gostosinho’, ‘No Ouvidinho’ e seus grandes sucessos Amorim entregou o primeiro dia de shows do Carnatal.

A festa continua no final de semana e ainda passarão pela avenida: Ivete Sangalo, Léo Santana, Claudia Leite, Jorge e Matheus, Zé Vaqueiro e muito mais.

G1 RN

Nova sede da Semtas é entregue pelo prefeito Álvaro Dias

Crédito: Foto: Alex Régis / Redação: Secom

A nova sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), localizada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, foi entregue nesta sexta-feira (08) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pela titular da Semtas, Ana Valda Galvão. A solenidade contou com uma bênção ecumênica realizada pelo padre Sávio, pároco da Paróquia de São José de Anchieta, e pelo pastor Marcos Andrade.

A mudança de endereço do órgão oferece mais conforto, segurança e comodidade para os servidores, bem como possibilita ampliar e melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que diariamente se deslocam a Semtas em busca dos serviços. O prédio possui seis andares e conta com estrutura moderna e funcional.

“Já estávamos recebendo apelos incessantes da população e dos servidores para efetivar essa mudança, há muito tempo. Agora a Semtas funciona em um local digno, preparado, bem equipado e a altura da qualidade de todo o corpo de competentes servidoras e servidores que possui”, disse o prefeito.

Álvaro aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do serviço desempenhado pela equipe da Semtas e deixar uma mensagem de esperança e gratidão em virtude das festas de final de ano: “Quero aproveitar para agradecer a vocês por todo empenho, dedicação e esforço para levar a efeito nossas políticas públicas de Assistência Social. Esse trabalho faz a diferença na vida das pessoas carentes e situação de vulnerabilidade da nossa cidade. Quero desejar um Natal de muita paz e bênçãos ao lado de quem amamos e um 2024 de muitas realizações e prosperidade”, concluiu.

Ana Valda Galvão disse que a mudança para a nova sede já refletiu na produção diária de trabalho dos servidores: “A mudança de ambiente impactou positivamente na qualidade do trabalho, nos serviços prestados. Atendemos essa demanda antiga dos funcionários e usuários”, falou a secretária da Semtas.

Segue sendo assunto nos bastidores político a futura composição da chapa do prefeito Emídio Júnior (PL) nas eleições de 2024. O PT vem demonstrando querer ampliar seu espaço no Palácio Auta de Souza, pois, hoje ocupa apenas o comando da secretaria de Agricultura, sob condução de Cícero Militão. O desejo do PT de ampliar espaço é legítimo, não somente em cargos na administração, mas no campo político.

O PT tem total interesse na composição da chapa, mas esse espaço já vem sendo disputado silenciosamente desde que o prefeito rompeu com o vice. Uma fonte com trânsito livre entre os vereadores, nos afirmou “PT pode querer indicar o vice, mas o nome sairá da Câmara”.

A cada dia que passa o nome do vice-prefeito de Macaíba, Netinho França, cresce na opinião pública como sendo o nome natural e em melhores condições para enfrentar o atual prefeito. Observadores da política local apontam que Netinho cravou na eleição de 2022 uma expressiva votação que lhe credencia para a disputa municipal de 2024.

Mesmo sem ainda tem oficializado seu nome como pré-candidato a prefeito, nas ruas o nome da oposição mais bem colocado e lembrado é do vice-prefeito Netinho França.

Aliados do próprio prefeito em conversas de bastidores reconhecem que o vice-prefeito Netinho França é uma liderança muito forte e a disputa será polarizada, mesmo que haja uma tentativa de terceira via na eleição.

 

 

 

Foto: Reprodução

Esta semana, a banda Bonde do Brasil anunciou sua agenda e nela consta show em praça pública no próximo dia 22 de dezembro, em Macaíba. Até este momento, a Prefeitura de Macaíba não divulgou nenhuma programação natalina. Diante deste cenário, nos vem a seguinte pergunta, quem vai pagar o show de Bonde do Brasil?

 

O deputado estadual Adjuto Dias esteve nesta sexta-feira (08), em Macaíba. A convite do vice-prefeito Netinho França, o deputado veio prestigiar o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.

A tradicional festa teve início no último dia 28 de novembro e encerrou neste feriado municipal, onde os fiéis devotos de Nossa Senhora da Conceição saíram pelas ruas do centro da cidade em peregrinação com a imagem da santa, logo após o término da procissão, teve uma missa campal celebrada pelo pároco Silvio Brito, ocasião que Adjuto Dias assistiu à missa.

De acordo com Netinho França, em breve Adjuto Dias estará novamente em Macaíba para anunciar ações do mandato em favor do desenvolvimento da cidade. “Em breve, nosso deputado Adjuto Dias estará conosco trazendo boas notícias de ações do mandato em prol do desenvolvimento de Macaíba” comentou Netinho.