Arquivo Mensal:: novembro 2023

Conselho de Mobilidade Urbana aprova reajusta da tarifa de ônibus em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal autorizou, nesta quinta-feira (9), o reajuste da tarifa do transporte público da capital para R$ 4,50. O aumento é de 14,47%.

A proposta segue para análise do prefeito Álvaro Dias, que poderá vetar ou acatar e publicar o reajuste no Diário Oficial do Município nos próximos dias.

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a previsão é que o reajuste passe a valer a partir da próxima segunda-feira (13).

“Vou fazer o encaminhamento hoje (quinta, 9) ao prefeito Álvaro Dias e muito provavelmente a partir da próxima segunda-feira (13) valerá a nova tarifa em Natal, de R$ 4,50, tanto na bilhetagem eletrônico quanto para pagamento em espécie”, afirmou Daliana Bandeira, titular da pasta.

A nova tarifa deverá ser a mesma para pagamento em dinheiro ou com cartão do sistema municipal. Atualmente a tarifa custa R$ 3,90 para pagamento com cartão e R$ 4 para pagamento em dinheiro.

A proposta de reajuste foi aprovada com 25 votos sim, incluindo a cadeira da Câmara Municipal, e cinco votos não, entre eles, de representantes estudantis.

último reajuste da tarifa do transporte público da capital potiguar aconteceu em maio de 2019. Em fevereiro de 2020, o Conselho chegou a aprovar um novo reajuste para R$ 4,35, porém o prefeito voltou atrás e revogou o aumento.

Pela primeira vez, a tarifa pública, paga pelos usuários será diferente da tarifa técnica – que é o quanto as empresas devem receber do município pelos usuários. A tarifa técnica ficou definida em R$ 4,95. A diferença deverá ser compensada com o abatimento de dívidas e débitos das empresas com o município.

Segundo a prefeitura, as dívidas das empresas com o município somam cerca de R$ 35 milhões.

Em dezembro de 2022, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) apresentou à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) uma proposta de reajuste da tarifa de ônibus para R$ 4,85, alegando aumento das despesas e redução do número de passageiros ao longo dos últimos anos.

“Chegou um momento em que estava insustentável. Um pneu entre 2019, que foi o último cálculo tarifário, e 2023, sofreu um reajuste de mais de 90%. O óleo diesel, foi em torno de 50%. Então estava impraticável os valores das tarifas de 2019 com os valores de agora de 2023”, afirmou Daliana.

G1 RN

Foto: Reprodução/ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de lei de autoria do deputado Coronel Azevedo que propõe a proibição para o uso da linguagem neutra em salas de aula das escolas públicas no RN. Nove deputados votaram a favor do projeto: Coronel Azevedo, Tomba Farias, Cristiane Dantas, Luiz Eduardo, Ivanilson Oliveira, José Dias, Terezinha Maia, Adjuto Dias e Neilton Diógenes.

Quatro deputados votaram contra: Eudiane Macedo, Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas. “Em suas relações pessoais, qualquer cidadão pode usar as expressões que quiser. Somos livres e vivemos em uma democracia, e eu respeito e trabalho pela liberdade. Mas o uso da linguagem neutra em escolas ou ambientes da administração pública em geral fere a linguagem formal brasileira e essa lei protege o avanço desses modismos contra os alicerces da cultura de um povo. A língua brasileira formal é um alicerce da cultura do povo brasileiro”, justificou o autor.

Durante a sustentação oral do seu projeto no plenário da Assembleia, o deputado citou argumentos contra a linguagem neutra. “A Academia Brasileira de Letras é contra a linguagem neutra. O Brasil é signatário de um tratado para a defesa do idioma oficial português. O idioma é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social do Brasil”, argumentou.

Ele disse ainda que ‘a linguagem neutra prejudica os cegos, prejudica os surdos, prejudica os disléxicos, prejudica o funcionamento dos aplicativos de celular”. “A França proibiu a linguagem neutra. A Espanha, o Uruguai e a Argentina proibiram o uso da linguagem neutra. Os modismos e a lacração não podem acabar com uma ferramenta tão importante de desenvolvimento econômico como é o nosso idioma.”, enfatizou o coronel.

Novo Notícias

Foto: Reprodução

A equipe da Escola Estadual Dr. Severiano de Macaíba, na categoria juvenil, irá disputar a final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) na modalidade futsal, após vencer a equipe do Êxito nesta quinta-feira (9) pelo placar de 6 x 0.

Os jovens fizeram uma campanha impecável vencendo seus jogos com autuações brilhantes e goleando seus adversários. Foram seis jogos até à final, que será disputada na tarde desta sexta-feira (10) no ginásio do Ded, em Natal, contra a equipe do Salesiano São José.

Senadinho

Foto: Via Blog do Silvério Alves

O missionário e cantor Ivaldo Dias fará um show religioso de cura e libertação no próximo dia 25 de novembro, em Macaíba. A apresentação de Ivaldo Dias acontecerá em comemoração ao aniversário de Netinho França em parceria com a pastoral da família.

O vice-prefeito Netinho França conversou com o Macaíba no Ar sobre o evento. “Estou muito feliz, iremos comemorar a vida, nossos aniversários, meu e de minha esposa Luciana, e também do nascimento do meu filho José Hugo, não tem presente melhor do que comemorar ao lado das famílias macaibenses, será uma noite de muita alegria e adoração, estão todos convidados” afirmou.

O evento é aberto ao público e gratuito, acontecerá na lateral da igreja Matriz, no centro de Macaíba, a partir das 19h.

Obrigado, Papa Francisco! - YouTube

Foto: Reprodução

Perguntas de um bispo brasileiro fizeram com que o Vaticano respondesse, de forma direta, sobre uma pessoa transexual poder ser batizada na Igreja Católica. E a Congregação pela Doutrina da Fé, órgão da Santa Sé, afirmou positivamente ao assunto.

Na verdade, não tão diretamente assim. Afinal, padres e religiosos mais conservadores podem encontrar uma brecha devido a uma observação nas respostas. A pergunta do bispo José Negri, de Santo Amaro (SC), era assim: “Uma pessoa transexual pode ser batizada?”.

A resposta: “Um transexual – mesmo alguém que tenha sido submetido a tratamento hormonal e cirurgia de redesignação de sexo – pode receber o batismo nas mesmas condições que outros fiéis”, afirma o documento (veja aqui em italiano).

Mas há um adendo: “Se não houver situações em que haja risco de gerar escândalo público ou desorientação entre os fiéis. No caso de crianças ou adolescentes com problemas naturais transexuais, se bem preparados e dispostos, podem receber o batismo”, completa.

O documento foi assinado em 31 de outubro pelo papa Francisco e pelo Cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do congregação. A publicação, no site do Vaticano, explica que aquelas orientações eram uma resposta a uma carta enviada por Negri em julho, “contendo algumas dúvidas sobre a possível participação em batismos e casamentos de pessoas transexuais e homoafetivas”.

Mais dúvidas para a Igreja Católica

Sim, há mais dúvidas. Por exemplo, se pessoas trans ou outras pessoas LGBTQA+ poderiam ser testemunhas num casamento católico. Novamente, uma resposta direta dizendo que “não há nada na atual legislação canônica universal que proíba” servir como testemunha em um casamento católico.

Por ser um sacramento, as perguntas sobre batismo mereceram explicações maiores, mais balizadas pelo direito canônico, pelos documentos históricos e, claro, pelo Catecismo da Igreja Católica. Em todas, há o pedido de prudência para salvaguardar o sacramento e prevenir escândalos.

“A devida prudência pastoral exige que cada situação seja ponderada com sabedoria, a fim de salvaguardar o sacramento do Batismo e, especialmente, a sua recepção, que é um bem precioso a ser protegido, pois é necessário para a salvação”, aponta o documento, ao se referir à decisão de batizar ou permitir que uma pessoa trans seja padrinho/madrinha.

Aliás, sobre uma pessoa trans ser padrinho/madrinha, a resposta é: sim, mas “sob certas condições”. Afinal, como essa função não é um direito, é necessária “prudência pastoral”, a fim de que não haja “perigo de escândalo” ou confusão entre os fiéis.

Metrópoles 

Foto: Reprodução

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba) deflagraram, nesta quinta-feira (09), a 32ª fase da Operação Parabellum, que tem como objetivo a desarticulação de grupos criminosos com atuação em Macaíba e em outros municípios do RN.

No decorrer das diligências, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, 24 anos, denunciado por roubo majorado. Ele também investigado por outros crimes. A prisão foi realizada em um condomínio fechado, localizado no município de São Gonçalo do Amarante.

Em setembro deste ano, o homem foi preso em flagrante enquanto transportava bezerros furtados no município de Itajá. Além disso, ele seria um dos autores do roubo cometido na madrugada do dia 03 de fevereiro de 2023 contra um casal de professores aposentados, em uma residência localizada em Macaíba.

O crime, cometido por cinco homens, foi registrado pelo sistema de monitoramento de câmeras do imóvel, causando grande comoção pela violência empregada contra as vítimas idosas. Dois outros suspeitos foram identificados e presos pela polícia anteriormente, no mês de junho.

O nome da Operação “Parabellum” remete ao provérbio latino “si vis pacem, para bellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as ações policiais coordenadas que visam o combate às organizações e grupos criminosos com atuação em Macaíba.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Macaíba, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Foto: Polícia Civil

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (9), em Macaíba, por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por receptação. De acordo com informações da Polícia Civil, ele também era investigado por tentativa de estupro cometida contra uma pessoa da própria família

A vítima da tentativa de estupro informou à Polícia que ele teria efetuado disparos de arma de fogo contra a frente de sua residência. Um revólver de calibre 38 e onze munições foram encontrados e apreendidos na posse do suspeito.

A ação foi realizada por policiais civis de Macaíba, em ação conjunta da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Macaíba (DEAM/Macaíba) e da 20ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Macaíba). O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Tribuna do Norte

A empresa Brisanet está com duas vagas de emprego para vendedor externo em Macaíba. Os interessados devem acessar o site da empresa (https://www.brisanet.com.br/), clicar na função “Trabalhe Conosco” e selecionar a cidade ” Macaíba” e cadastrar seu currículo.

O cadastro do currículo ocorre exclusivamente pelo site da empresa.

Requisitos:

Conhecimento em processos de vendas externas;

Experiência com negociação.

Experiência com técnicas de vendas e atendimento ao cliente;

Será um diferencial no seu perfil: 

Técnicas de Persuasão;

Funcionalidade dos serviços Brisanet;

Pacotes MS Office (Word, Excel, Power Point).

Imagem: Reprodução

Homem morre ao tentar atravessar a BR-304 em Macaíba, na noite desta quarta-feira (08). O fato aconteceu a poucos metros da passarela do Vilar. A vítima foi atingida frontalmente por um veículo tipo Pálio. De acordo com informações iniciais, a vítima reside no Vilar.

A Polícia Rodoviária Federal encontra-se no local, aguardando a chegada do Instituto Técnico-Cientificio de Perícia (ITEP) para remoção do corpo que ainda se encontra sobre a rodovia.

 

Na manhã dessa última segunda-feira (06), um morador teve a motocicleta roubada em frente a sua residência no conjunto Macaíba Parque, em Macaíba. A vítima tinha acabado de estacionar o veículo na calçada, quando um veículo tipo Gol com três bandidos surgiu rapidamente. Ao perceber a ação, a vítima soltou o capacete no chão e correu, logo dois bandidos saíram do veículo e tentaram abordar a vítima, mas não conseguiram.

Como a vítima tinha acabado de chegar na residência, a motocicleta ainda estava com a chave na ignição, e um dos bandidos a levou, enquanto os outros dois fugiram no Gol utilizado no crime.

A ação foi gravada por uma câmera de videmonitoramento e circula pelas redes sociais.

 

Foto: Reprodução

Um grupo de prefeitos do Rio Grande do Norte diverge da posição oficial da Federação dos Municípios (Femurn) sobre o projeto de lei do Governo do Estado que mantém a alíquota do ICMS em 20% por tempo indeterminado. Enquanto a Femurn é oficialmente a favor, esses prefeitos são contra.

No cerne da discussão, está o fato de que 25% de tudo o que é arrecadado com ICMS pertence aos municípios. Segundo o Governo, sem o ICMS em 20%, as prefeituras vão deixar de arrecadar R$ 175 milhões ao longo do próximo ano.

Pelo menos cinco prefeitos ouvidos pela 98 FM discordam da postura do presidente da entidade, Luciano Santos, alegando que não faz sentido a Femurn se manifestar a favor do projeto de lei já que a própria governadora Fátima Bezerra (PT), principal interessada na aprovação, não se manifestou publicamente sobre o assunto até agora, terceirizando a defesa da matéria para secretários e integrantes de sua base na Assembleia Legislativa.

Os gestores apontam, ainda, que a manutenção da taxa do ICMS poderá trazer mais repercussões negativas do que incremento efetivo de arrecadação. Eles pedem que a alíquota retorne aos 18% (taxa que valia até abril de 2023) a partir do próximo ano.

O movimento contrário é liderado pelo prefeito de São Tomé, Babá Pereira, que antecedeu o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, na presidência da Femurn. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Babá declarou que a manutenção do imposto em 20% “vai incidir nas costas da população”, encarecendo produtos e serviços e gerando desemprego.

Ele cobra um corte de gastos no Governo do Estado. “Temos um governo estadual inoperante que, quanto mais arrecada, mais gasta e não resolve os problemas da população. Temos o maior gasto com pessoal do País, as piores estradas, temos uma das piores saúdes do País. Não se consegue uma cirurgia eletiva. Uma das piores educações do País… Não é aumentando imposto que se resolve essa situação”, enfatizou Babá.

Outros prefeitos

Outro que é contra a manutenção do aumento do ICMS é o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho. Ele cobra que o Governo do Estado faça o “dever de casa”, reduzindo despesas. O prefeito destaca que a despesa com pessoal do governo potiguar é, proporcionalmente, a maior do País.

“O Estado não gasta com investimento. Toda receita é drenada com a despesa com pessoal. O governo não investe porque não sobra recurso para investimento”, enfatiza.

Daniel Marinho diz também que o aumento do ICMS penaliza o consumidor mais pobre. “A maioria do meu município é pobre, sente muito o aumento do ICMS. Compra combustível, compra cesta básica. A população não aguenta manutenção da carga tributária para um Estado que entrega pouco”, ressalta.

prefeito da cidade de Bom Jesus, Clécio Azevedo, afirma que o aumento do ICMS não vai representar ganho efetivo de arrecadação para as prefeituras.

“Sou contra da maneira como está sendo colocada. Tem de ser feito um estudo de impacto financeiro, para ver se tem vantagem ou não. Entendo que não resolve o problema financeiro do Estado e dos municípios. Aumentar imposto é muito fácil. Por que não reduz a máquina, por que não se torna mais eficiente? É mais fácil aumentar imposto? Para as prefeituras, será que vai adiantar? Entendo que não. Alguns estão pensando momentaneamente numa merrequinha que vai entrar a mais, e não no futuro”, afirma o prefeito.

A cobrança por uma redução da máquina pública é endossada pelo prefeito Alberoni Neri, da cidade de Encanto. Ele acusa o Governo Fátima de lotear cargos no governo com indicações políticas, em detrimento de um necessário arrocho fiscal. Ele lembra, ainda, que o aumento do ICMS só foi aprovado pela Assembleia para 2023 porque havia a promessa de que seria temporário e que seria anulado em caso de compensação das perdas de arrecadação resultantes da Lei Complementar nº 194, de 2022.

“Não temos estradas, saúde e agora as repartições estão lotadas de apadrinhados da governadora. Está criando cargos e mais cargos. Quem vai pagar a conta? Os municípios, de forma nenhuma, devem aprovar. O povo deve cobrar uma declaração pública dos prefeitos em relação a esse aumento. Ela (governadora) não fez o dever de casa e agora quer cobrar da população mais pobre”, destaca.

prefeito Babau, da cidade de Marcelino Vieira, também disse ser contra o projeto. Ele, no entanto, não expôs os motivos de seu posicionamento.

Portal 98 FM

A proposta de criação de um fundo para financiar atividades de preservação da Caatinga foi entregue ao governo federal. A minuta de decreto foi entregue à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, representando os estados que fazem parte do Consórcio Nordeste. 

A ideia é captar investimentos, inclusive no exterior, para investir em atividades de prevenção, monitoramento, combate à desertificação, ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável do bioma e seu reflorestamento.

O Fundo da Caatinga deverá funcionar como o Fundo Amazônia. A gestão dos recursos seria responsabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que poderia aplicá-los em ações de prevenção, monitoramento e combate à desertificação e ao desmatamento, além de iniciativas de conservação e uso sustentável do bioma.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ministra sugeriu que a proposta aborde a questão da segurança energética da região e defendeu a criação de um fundo mais amplo, que contemple os outros biomas brasileiros. “Vamos pensar em um Fundo Bioma mais potente, onde a lógica de cada bioma seja contemplada”, afirmou Marina.

A proposta dos governadores do Nordeste prevê que os doadores recebam um certificado em reconhecimento à contribuição. A responsabilidade de determinar anualmente os limites de captação para emissão do certificado seria do MMA, com critérios como a redução efetiva de emissões de carbono oriundas de desmatamento, atestada por um comitê técnico.

Agência Brasil

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (7), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por 5 votos a 2, o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado, que estabelece a manutenção da alíquota-modal do ICMS em 20% por tempo indeterminado, destaca o Portal 96 FM.

Saiba como votaram os deputados:

A favor do ICMS em 20%

Francisco (PT)

Ubaldo Fernandes (PSDB)

Hermano Morais (PV)

Dr. Kerginaldo (PSDB)

Kleber Rodrigues (PSDB)

Contra aumento do ICMS

Adjuto Dias (MDB)

Galeno Torquato (PSDB)

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Um homem de 38 anos matou a cunhada, o sobrinho e a filha do sobrinho, de 1 ano e 10 meses, na manhã desta quarta-feira (8), na zona rural de Jardim de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, segundo informou a Polícia Militar.

O caso aconteceu por volta das 8h no distrito Sítio Fazenda Nova. O suspeito fugiu após o crime e não foi localizado até a última atualização desta matéria. Segundo a Polícia Militar, ele estaria com duas armas de fogo.

As vítimas foram identificadas como:

  • Maria Betânia da Silva Lopes, 48 anos
  • Ruhan Christian da Silva Lopes, idade não informada
  • Esther Rebeca Ferreira Lopes, 1 ano e 10 meses

“Pelo que ouvimos por aqui, seria uma briga de família por herança. Ele não se dava bem com o irmão e é uma pessoa violenta”, disse o sargento José Francisco Lima, comandante do destacamento da Polícia Militar no município, que foi ao local do crime.

A Polícia Militar acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização da perícia do local de crime e recolhimento dos corpos.

Segundo o sargento, havia uma briga na família envolvendo herança, há meses. O suspeito morava perto da casa da cunhada, que estava recebendo a visita do filho e da neta de um ano e dois meses.

“Houve alguma discussão e ele matou a cunhada, o sobrinho e baleou a criança, que ainda foi socorrida, mas não resistiu. Ela morreu no hospital do município”, contou o sargento.

Ainda de acordo com a PM, o irmão do suspeito já tinha prestado queixa contra ele. O comandante ainda informou que o suspeito já tinha passagem na polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

G1 RN