Arquivo Mensal:: novembro 2023

Padre Reginaldo Manzotti  — Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba/Divulgação

O padre Reginaldo Manzotti foi internado novamente nesta última quarta-feira (22), em Curitiba, após complicações de uma cirurgia.

Segundo a assessoria de imprensa do sacerdote, no dia 30 de outubro ele realizou um procedimento na coluna, porque estava sentindo dores há mais de um ano. Porém, após a cirurgia, Manzotti continuou sentido dores.

Nesta sexta-feira (24), por meio das redes sociais, o padre afirmou que a equipe médica que o atende descobriu a causa das dores após uma série de exames.

A ele, foi recomendado que permaneça internado e, depois, siga com repouso prolongado.

“Como vocês têm acompanhado, tive complicações após a cirurgia, mas graças a Deus e às orações de todos, estou me recuperando lentamente”, afirmou no comunicado.

Na nota, o padre afirmou também que estará ausente das atividades por um tempo, agradece as orações e pede que os fiéis continuem rezando por ele.

Nos comentários, diversos admiradores do padre desejaram melhoras a ele.

“O Senhor Deus está sempre ao seu lado, segurando sua mão e cuidando do seu bem-estar”, afirmou um internauta.

Conforme a assessoria do sacerdote, ainda não há previsão de alta.

G1 PR

O deputado estadual Adjuto Dias esteve em Macaíba na noite deste sábado (25). Adjuto Dias veio prestigiar a festa de aniversário do vice-prefeito Netinho França, comemorada em praça pública. Ao lado de Netinho França, o deputado prestigiou o show Oração de Cura do cantor Ivaldo Dias e tirou fotos com lideranças e populares.

O evento lotou o Largo da Igreja Matriz, em uma noite marcada pela fé e adoração.

 

Assaltantes de moto voltaram a atacar em São Mateus e Jaguaré - TC Online

Foto: Reprodução

Na noite deste sábado (25), mais um assalto foi registrado na zona urbana de Macaíba. O fato desta vez aconteceu na rua Olímpio Maciel, quando moradores estava sentados na calçada, uma dupla em uma motocicleta tipo Broz rapidamente surgiu e anunciaram o assalto.

As características dos bandidos e a forma de atuação são as mesmas descritas por moradores do bairro Campo das Mangueiras, que esta semana também sofreram um arrastão na porta de casa.

Neste caso da Olímpio Maciel, dois celulares foram roubados, mais gente não foi vítima porque ao perceber a atitude suspeita dos bandidos, entraram para dentro da residência.

Enquanto…

A Central de Videomonitoramento que foi construída dentro do estacionamento da prefeitura segue sem utilidade. Passado mais de um ano de sua construção, o que existe de fato é apenas um prédio, sem equipamentos para fazer o monitoramento e assim agir preventivamente contra o crime. Outro problema que a cidade enfrenta é em relação a guarda municipal, onde existe apenas o comandante, mas não tem guardas para serem comandados.

 

 

Cantores Mari Fernandez e Nattanzinho em entrevista a podcast - Foto: Reprodução

A cantora Mari Fernandez revelou que é bissexual e também expôs a intimidade de Nattanzinho, ao afirmar que ele já teve experiências tanto com mulher quanto com homem.

Em entrevista ao PodCats nesta terça-feira (21), a artista cearense foi questionada se já ficou com pessoas do mesmo sexo.

“Acho que essa é a pergunta que o Brasil inteiro quer saber. É uma pergunta que recebo muito, as pessoas perguntando se eu já fiquei com mulher e se já fiquei com homem. Muita mulher dá em cima de mim, muito homem também. E eu já fiquei com os dois”, disse Mari.

O cantor Nattanzinho, convidado do podcast, e amigo de Mari, questionou: “Então você é bissexual?”. Mari respondeu prontamente: “Isso”.

Nattan fez uma reação de surpreso e Mari disparou: “Tu já provou os dois também. Eu lembro aquele seu caso”. O artista ficou sem graça e desconversou.

Portal 98 FM

 

 

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Foto: Raiane Miranda

Um homem foi esfaqueado na manhã deste sábado (25), em Macaíba. O fato aconteceu no mercado municipal da cidade. Segundo informações iniciais, o homem ainda não identificado foi atingido no tórax e ficou sobre o solo com uma faca em uma das suas  mãos. O ferimento na vítima foi grave.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e foi o socorro para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Ainda não há informações sobre o paradeiro do homem que atingiu a vítima.

Enquanto isso.

Macaíba é hoje a única cidade do pais onde existe apenas o comandante da guarda municipal, mas não tem “soldados” para serem comandados. A Prefeitura de Macaíba criou este cargo e nomeou o comandante, mas sequer fez o concurso público para montar a guarda municipal. Um prédio público como o mercado, se faz necessário a presença da guarda para passar uma sensação de segurança para a população que frequenta o local e também para garantir a segurança dos comerciantes.

Foto: Ascom Pedro Régis

Macaíba aguarda para a grande noite de fé e adoração que será realizada neste sábado (25). O evento promovido pelo vice-prefeito Netinho França e a Pastoral da Promoção Humana, vai proporcionar uma noite de cura e libertação com o cantor e missionário Ivaldo Dias. O show religioso de Ivaldo Dias tem reunido grandes públicos, principalmente da comunidade cristã.

Uma outra atração do evento é o Ministério de Música Renovados pelo Espirito Santo.

A Pastoral da Promoção Humana, setor da igreja, estará fazenda arrecadação de alimentos para famílias carentes durante os shows. Você que tiver interesse de doar algum alimento, pode levar para o evento que uma equipe da pastoral estará de prontidão para receber.

O evento é aberto ao público e gratuito!

 

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Foto: Raiane Miranda

Uma mulher e alguns estudantes foram vítimas de criminosos nesta sexta-feira (24), em Macaíba. O fato aconteceu na comunidade rural Riacho do Sangue. Segundo o blog Conecttv, os assaltos foram cometidos por uma dupla motorizada. A primeira vítima foi a mulher, logo em seguida, estudantes que estavam a caminho da escola foram abordados pelos criminosos.

Macaíba tem sofrido nos últimos dias uma onda de roubos a veículos e os assaltos voltaram a ocorrer na cidade.

Enquanto isso…

A Prefeitura de Macaíba é a única no estado, onde a guarda-municipal tem apenas o comandante. Você já imaginou, um exército sem soldado? pois, Macaíba inovou!.

 

 

O vice-prefeito Netinho França gravou um vídeo nesta sexta-feira (24) para desmentir boatos e tranquilizar amigos e correligionários. Logo cedo da manhã, diversos grupos de whatsap amanheceram recheados de matérias falando das contas de campanha de Netinho França nas eleições de 2022. As contas de Netinho França serão julgadas, assim como ocorre com todos que foram candidatos, é normal que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) faça solicitações sobre os gastos, se utilizando disso, alguns cargos comissionados da gestão Emídio Júnior tentaram plantar o terror, mas até um estagiário de direito sabe disso.

Noite de fé e adoração

Aproveitando o vídeo, Netinho França reforçou o convite para a noite de fé e adoração, que acontecerá na noite deste sábado (25). O cantor Ivaldo Dias é a principal atração da noite, com o show Oração de Cura. O Ministério de Música Renovados Pelo Espírito Santo também está confirmado na programação do evento.

 

Carteiras de Identidade Nacional (CIN)  — Foto: Divulgação/SSP-AM

Foto: Divulgação/SSP-AM

O Rio Grande do Norte vai começar a emitir a nova carteira de identidade nacional a partir do dia 11 de dezembro, segundo anunciou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), responsável pelo serviço no estado.

A emissão da primeira via da identidade nacional será gratuita, até para quem já possui RG no modelo antigo.

De acordo com o Itep, por causa dos processos necessários para a adoção da nova carteira, os agendamentos para emissão do documento serão suspensos no dia 1º de dezembro.

A previsão é de que a migração do sistema ocorra entre os dias 4 e 8 de dezembro, com previsão do retorno para a emissão dos RGs no dia 11.

O órgão estadual destacou que, no período de 4 a 8 de dezembro, as entregas dos RGs já solicitados e confeccionados acontecerá normalmente.

Unificação

 

A ideia é que todos os estados passem a emitir um documento único válido em todo o país e que use o CPF do cidadão como identidade. O documento também terá sua versão digital, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação.

Antes, um cidadão poderia ter, por exemplo, um número de RG diferente em cada estado do país.

O prazo para os estados passarem a emitir o novo documento era 6 de novembro, porém, o governo federal adiou a data limite para 6 de dezembro. Pelo menos 11 estados já utilizam o novo sistema.

Perguntas e respostas sobre o novo documento

  • O que muda com a nova identidade?

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

  • Qual motivo da unificação entre RG e CPF?

Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.

Foto: Reprodução

O menino de 11 anos que comeu lagartixa frita precisou ser internado pela terceira vez, na noite de quarta-feira (22), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo Raquel de Souza, o filho está com diarreia, fraqueza e dores de cabeça. Ainda de acordo com a mãe, o garoto já perdeu 3 kg desde que comeu lagartixa junto com a madrasta dele e a mãe dela.

“Já faz três dias que ele não come direito. Na terça, ele passou mal, levei ele para a UPA e ele foi liberado. Na quarta, teria que voltar para uma nova consulta, e o médico achou melhor deixá-lo internado”, diz a mãe.

A reportagem tentou contato com a unidade de saúde em que o menino está internado, mas foi informada que não pode divulgar informações sobre pacientes. O g1 entrou em contato com a madrasta e a mãe dela na terça-feira (22), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O caso aconteceu no dia 6 de novembro. O menino havia passado o final de semana na casa do pai e, quando o homem foi trabalhar na segunda-feira, ele ficou com a madrasta e a mãe dela. Enquanto brincava, ele quase matou uma lagartixa.

“A atual sogra do pai era uma pessoa muito simples, parece que já passou fome no passado e comentou com a criança que antigamente as pessoas comiam aquilo, porque passavam necessidade”, explicou o delegado Paulo Henrique Santos.

Em depoimento, a mãe da madrasta disse que o menino ficou curioso com a história e demonstrou interesse em também comer o animal. Ela, então, disse que, se ele conseguisse caçar mais lagartixas, ela iria preparar.

De acordo com a polícia, a criança aceitou o desafio e caçou cerca de quatro lagartixas. Com isso, a mãe da madrasta afirma ter limpado, temperado, frito e servido os animais para o menino comer. O caso segue em investigação.

G1

Foto: José Aldenir

Na última quarta-feira 22, a Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, por unanimidade, a concessão do título de “Cidadão Parnamirinense” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi apresentada pelo vereador Gabriel César (PL) e, agora a homenagem está agendada para ser entregue durante a visita do ex-presidente ao Rio Grande do Norte, nos dias 1º e 2 de dezembro.

Até o momento, a agenda de Bolsonaro inclui compromissos em Natal, não havendo, por enquanto, confirmação de atividades específicas em Parnamirim.

O vereador propositor expressou sua satisfação em participar dessa homenagem, destacando a importância da cidade nos investimentos realizados pelo presidente e sua significativa votação nas últimas eleições. “Me sinto muito honrado em fazer parte dessa tamanha honraria de uma cidade que se destacou, tanto nos investimentos feitos pelo presidente como na expressiva votação nas últimas eleições”, afirmou o vereador Gabriel César em suas redes sociais.

Agora RN

Árvore em Ponta Negra é acesa e dá início à edição de 2023 do Natal em Natal

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

Com 30 metros de altura e sob olhares atentos de centenas de pessoas, foi acesa nesta quarta-feira (22), pelo o prefeito Álvaro Dias, a Árvore de Natal de Ponta Negra, localizada na Av. Praia de Ponta Negra, Zona Sul da capital. Este ano, uma das novidades é a estrutura que conta com cerca de três mil pixels em toda a sua extensão sendo monitorada através de equipamentos em RGB, tecnologia implementada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que permite a troca das mais variadas formas e efeitos. Além disso, a decoração conta ainda com um túnel de 60 metros de extensão, um presépio, carruagem do Papai Noel e outros adereços alusivos ao período natalino.

“Nenhuma cidade tem tanta representatividade para simbolizar o Natal como a nossa cidade, que foi fundada no dia 25 de dezembro. E por isso mesmo, empregamos toda a nossa energia para festejar essa data tão especial. A Árvore de Natal é um símbolo importante que representa um momento de harmonia e esperança de um futuro melhor. São 30 metros de altura, com três mil lâmpadas, que vão iluminar o Natal da nossa cidade, representando um momento de renovação, de fé cristã e a certeza de um Feliz Natal para todos nós”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

A Avenida Praia de Ponta Negra contará também com uma feira de artesanato para divulgar o trabalho dos artesãos e incentivar a economia criativa, atraindo visitantes e turistas. A iniciativa conta com um trabalho integrado entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semtas), Turismo (Sectur) e Cultura (Secult/Funcarte),

“Mais um Natal em Natal promovido pela gestão do prefeito Álvaro Dias aqui na avenida Praia de Ponta Negra que foi totalmente revitalizada, estruturada, principalmente, por ser um polo gastronômico que atrai um público bastante diversificado. Por isso mesmo, se torna o lugar ideal para a montagem dessa árvore de Natal que por sua beleza e encantamento já se tornou um símbolo importante da nossa cidade, que sem dúvida emociona os moradores, visitantes e turistas”, destacou o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega.

Entre o público que veio assistir a inauguração da Árvore de Natal de Ponta Negra teve família que preferiu chegar com bastante antecedência para aproveitar o espaço e assistir ao acendimento do símbolo natalino, como a professora Ana Maria Souza Lins, 55 anos, moradora de Ribeirão Preto, São Paulo. “Estamos aqui desde às 15h, e o espaço, a organização tudo está de parabéns. Costumamos vir aqui há pelo menos dois anos e para a nossa família o Natal é sempre um momento de muita alegria e emoção”, conta Ana Maria Souza acompanhada do marido e dois filhos de 6 e 7 anos.

A Árvore de Natal de Ponta Negra ficará acesa até 06 de janeiro, a partir das 18h, de segunda a domingo.

Com o tema: A Festa da Paz e Alegria, a edição de 2023 do Natal em Natal vai iluminar diversas ruas e bairros da cidade ao longo de dezembro, além de levar programação cultural com shows e diversos espetáculos nas regiões administrativas da capital.

Foto: ALRN

Formado pelos deputados Galeno Torquato (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Ivanilson Oliveira (União Brasil) e Terezinha Maia (PL), o Bloco Independente da Assembleia Legislativa fechou questão contra o projeto que visa manter a alíquota-modal do imposto estadual ICMS em 20% por tempo indeterminado a partir do ano que vem.

Embora já rejeitado pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) por 5 votos a 2, o projeto irá à Plenário através de recurso, segundo Regimento Interno da Casa. No entanto, o deputado Galeno Torquato atesta que o grupo também votará contra o recurso apresentado pelos deputados da situação.

“Adianto que nosso grupo também votará contra o recurso que solicita que o Projeto de lei do aumento do ICMS seja votado em plenário”, reforça Galeno Torquato.

Pelo projeto aprovado em dezembro do ano passado, que majorou a alíquota de 18% para 20%, o aumento se estenderia apenas até 31 de dezembro do corrente ano.

Portal Grande Ponto

O Ministério de Música Renovados Pelo Espirito Santo é mais uma atração confirmada para a grande noite de fé e adoração a ser realizada no próximo sábado (25), em Macaíba. O evento ainda terá o show Oração de Cura do cantor e missionário Ivaldo Dias. O evento será realizado pelo vice-prefeito Netinho França em parceria com a Pastoral da Promoção Humana, setor da igreja Católica.

O evento também tem um propósito social, as famílias que puderem doar um quilo de alimento, poderão levar para o show, pois, uma equipe da pastoral está de prontidão para receber.

A primeira atração da noite inicia o show às 19h, no Largo da Igreja Matriz.