Política Arquivo

Câmara de Natal retoma trabalhos nesta terça-feira (18) | Câmara Municipal  de Natal

Foto: Elpidio Júnior

A abertura da “janela partidária” em março de 2024 vai permitir a troca de partidos por vereadores que pretendem concorrer à reeleição. Mas em Natal alguns vereadores começam a antecipar decisões políticas, levando em conta, inclusive, a disputa majoritária na campanha de sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

O vereador Dickson Júnior confirmou, ontem, que “não será candidato à reeleição”, porém deverá sair do PDT e irá para um partido que esteja no projeto político do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), a quem substituiu na Câmara Municipal de Natal em 2022.

“Acho que já dei minha contribuição na Câmara, e vou dar espaço para pessoas mais novas. Vou continuar fazendo politica e mais na frente decido meu caminho”, afirmou Dickson Júnior, que acrescentou: “Fui convidado por Paulinho para ajuda-lo na pré-campanha de prefeito em Natal e, dando tudo certo, vou contribuir na campanha dele”.

A vereadora Nina Souza também está de saída do PDT e segue a liderança do deputado Paulinho Freire: “Preciso de uma sigla que certamente passe a apoiar a pré-candidatura dele a prefeito, pois o PDT é da base aliada do PT, o que inviabilizaria esse apoio a Paulinho no momento, então estaria fora dos meus planos”, explicou.

“De toda sorte, a minha migração partidária só ocorrerá quando se abrir o prazo permitido pela lei eleitoral, ai saberei para qual legenda irei e que esteja na base de apoio a Paulinho”, reforçou Nina Souza, que ficou no PDT em 2022 com a chegada de Dickson Júnior, depois que o partido perdeu três vereadores na Câmara Municipal decorrente do novo quadro político – Aldo Clemente foi para o PSDB e Felipe Alves e Robson Carvalho mudaram para o União Brasil, acompanhando Paulinho Freire, que em seguida seria eleito à Câmara dos Deputados.

Sem partido, Klaus Araújo é outro vereador a confirmar que “aguarda orientação política” do deputado Paulinho Freire, porque “precisa de três ou quatro partidos para fazer aliança”, disse.

No seu caso, Klaus Araújo esclareceu que não precisa esperar pela “janela partidária” para ingressar em outro partido, porque já no ano passado havia garantido sua saída do partido Solidariedade na Justiça Eleitoral. “Metade dos vereadores deve mudar de partido”, apitou.

Já o vereador Eribaldo Medeiros (PSB) obteve a anuência do presidente estadual do partido, ex-deputado federal Rafael Motta e já ingressou com ação de desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a fim de evitar punição pela troca de partido.

Eribaldo Medeiros informou que antecipou o pedido de desfiliação partidária na Justiça Eleitoral para evitar que fique preso a criação da federação partidária em curso entre PDT, PSB e o Solidariedade, ao qual já fundiu-se o Pros.

Medeiros explica que esses três partidos não fazem o seu perfil ideológico, mas alinhado com as questões ambientais e em defesa dos animais, e embora já tivesse o convite do Partido Verde (PV), decidiu se filiar ao Rede Sustentabilidade, que fez federação já no ano passado com o PSOL.

“Fui convidado pelo presidente do Rede, ex-vereador João Gentil, de Mossoró, e aceitei”, disse Medeiros, que vai presidir o Rede em Natal. “Entrei e saio do PSB pelas portas da frente e nossa ideia, se não tivermos candidato próprio a prefeito, é eleger uma bancada de três vereadores”, estimou ele, que se considera um vereador “independente” na Câmara Municipal, mas se integra a uma bancada que conta com o vereador psolista Robério Paulinho, opositor do prefeito Álvaro Dias.

Com a saída de Eribaldo Medeiros, a bancada do PSB na Câmara ficará reduzida à cadeira do vereador Nivaldo Bacurau.

Relatora da ação de justificação de desfiliação partidária impetrada por Eribaldo Medeiros, a fim de não perder o mandato por infidelidade partidária, a juíza da Corte Eleitoral, Maria Neíze Fernandes já pediu a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral.

Tribuna do Norte

 

Covid-19: Município da Grande Natal determina fechamento de comércios não essenciais e órgãos públicos por 7 dias | Rio Grande do Norte | G1

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O instituto Consult divulgou hoje (13) pesquisa de intenção de voto em parceria com o Blog do BG sobre a disputa pela Prefeitura de Ceará-Mirim. O levantamento foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, com a participação de 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com taxa de confiança 95%.

Pesquisa estimulada

Antônio Henrique, 24%

Jumaria Mota, 16,6%

Márcilio Dantas, 14,4%

Renato Martins, 3,2%

 Não sabe, 33,2%

Nenhum, 9,6%

Ex-presidente do PT em Macaíba, professor João Marques deixa a sigla - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Tom crítico

O ex-presidente do PT de Macaíba, professor João Marques, publicou neste final de semana um texto crítico, no Blog Ação Popular, onde afirmou “A oposição chega a situação usando como pano de fundo, os erros administrativos da situação. Um buraco na rua. Uma escola abandonada. Um lixo não coletado.  A situação se defende alegando que está fazendo mais que quando o outro grupo se encontrava no poder administrativo. E aí vai se efetivando quem fez mais ou menos. Não existe um debate que eleve o papel da política. Não existe um projeto em questão. Existem projetos pessoais em jogo”.

O tom adotado pelo professor João Marques mostra que ele não anda satisfeito com o caminhar do cenário político em Macaíba.

Não existe consenso 

A oposição em Macaíba trabalha para ter apenas um candidato a prefeito na disputa de 2024, mas ainda não conseguiu chegar a um consenso, pois até aqui ninguém quer abrir mão de seu projeto político. Essa falta de indefinição tem irritado alguns pré-candidatos ao legislativo, enquanto outros acreditam que ainda é cedo para bater o martelo.

Estão pré-candidatos pela oposição, Dr. João (Sem partido), Netinho França (PSB), Poeta (PSOL) e o nome de Dr. Fernando Cunha (PSD) é cogitado, pois ainda não houve nenhuma manifestação pública da parte dele sobre o assunto.

Prefeito Emídio Jr. destaca avanços e reforça compromissos da gestão em leitura da mensagem anual 2023 - Prefeitura Municipal de Macaíba

Foto: Edeilson Morais

Definição do vice

Cresce nos bastidores o movimento para que o novo vice na chapa que será encabeçada pelo prefeito Emídio Júnior (PL) saia da Câmara dos vereadores. Segundo uma fonte nos revelou, inclusive o chefe do Poder Executivo já teria realizado algumas pesquisas visando analisar esse cenário e quais nomes estariam mais bem colocados para ocupar esse espaço na chapa.

O prefeito Emídio Júnior não terá dificuldades para definir quem será seu vice, pois existe diversos nomes na base a disposição.

Balão Bexiga Látex Todas as Cores 6,5 O Melhor Balão do Mercado

Balão de ensaio

No decorrer dos próximos meses novos nomes serão “lançados” pré-candidatos a prefeito de Macaíba, mas na realidade o que se tem por trás disso é a composição da chapa de oposição. Alguns nomes serão “testados” publicamente, mas ao final um deles estará na chapa na condição de vice e alguém sobrará no final dessa história.

 

Emendas 

Quem esteve nos últimos dias em Macaíba foi o deputado federal Fernando Mineiro (PT). O parlamentar veio ouvir do grupo que lhe apoiou, quais áreas ele deve destinar emendas para a cidade. Diferente dos políticos tradicionais que logo após ser eleito não consulta quem votou com ele, Mineiro fez o inverso, primeiro veio consultar o grupo para depois anunciar as emendas.

 

Erika Hilton: "Vamos preparar o Brasil para uma presidenta travesti"

Foto: Reprodução/Twitter

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) discursou na abertura da 27ª Parada LGBTQIA+ de São Paulo, neste domingo (11), e destacou a importância de poder sonhar com um LGBT no cargo político mais importante do país. “Vamos preparar o Brasil para que ele tenha, sim, uma presidenta travesti”, disse Erika Hilton.

Com um look rosa, Erika Hilton foi ovacionada como uma estrela pop ao subir em um dos 19 trios elétricos na abertura da marcha, que segue até o final da tarde, na Avenida Paulista. “Nós estamos na rua por um novo projeto de país. O nosso corpo e as nossas bandeiras são múltiplas, plurais e já não aceitamos um projeto de país sem as LGBTQIA ”, disse.

Ao fim do discurso, a deputada federal celebrou a história do movimento. “Viva os nossos passos, que vem de muito longe. E nós chegaremos muito mais longe ainda, porque estamos ocupando todos os lugares na sociedade. O Brasil é preto, é viado, é sapatão, é bissexual. O Brasil é nosso”, disse.

Novo Notícias

Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1

Foto: Igor Jácome/G1

O ex-prefeito Jaime Calado (PSD) durante entrevista ao Agora RN foi questionado sobre a possibilidade de aliança com o atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva.  Jaime Calado respondeu que não descarta, mas prevê dificuldades para que essa união seja estabelecida. “Está muito cedo, só no ano que vem é que a gente vai ver isso. A preço de hoje está difícil, muito difícil”, declarou.

O prefeito Eraldo Paiva (PT) deu declarações na imprensa estadual cobrando apoio do ex-prefeito, mas a relação dos grupos não andam boas. Além do mais, recentemente Eraldo se aliou a Poti Neto (PSB), adversário da família Calado.

Governo do RN sanciona mais três leis de autoria do deputado Ubaldo  Fernandes - Ubaldo Fernandes

Foto: Divulgação

O futuro do mandato do deputado Ubaldo Fernandes está em jogo, após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, convocar uma sessão para decidir quem será o substituto de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados. A informação foi dada com exclusividade pelo jornalista da 96 FM, Gustavo Negreiros.

O plenário virtual da Corte ainda vai julgar a liminar do ministro Dias Toffoli, que determinou que a vaga do deputado cassado seja ocupada por seu suplente, Luiz Carlos Hauly, também do Podemos.

Após a cassação do mandato de Deltan pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) declarou o pastor Itamar Paim (PL-PR) eleito, argumentando que nenhum dos suplentes havia atingido a votação nominal de 10% do quociente eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes votou a favor de não retotalizar os votos no caso de Dallagnol. Consequentemente, o suplente do Podemos assume a vaga.

Essa decisão pode representar uma possível reviravolta no caso entre Ubaldo Fernandes e Wendel Lagartixa, uma vez que Ubaldo poderá perder sua vaga para o Tenente Cliveland (PL). A sessão no STF será crucial para determinar o desfecho desse embate político.

Portal 96 FM

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo aponta que 37% dos brasileiros classificam a terceira gestão do presidente Lula (PT) como ótimo ou bom. Os que a classificam como regular são 37%, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 28%. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não se reelegeu. Os dois primeiros mandatos de Lula foram em 2002 e 2006.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 39% para 37%. Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 26% para 28%.

No primeiro levantamento, divulgada em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%. Já a reprovação era de 24%. 30% avaliavam como regular na época.

G1

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Diante do fato do Superior Tribunal Federal (STF) ter homologado a compensação financeira para os Estados, que perderam receitas por conta da redução do ICMS sobre os combustíveis desde meados de 2022, a bancada de oposição na Assembleia voltou a exigir do governo do Rio Grande do Norte a cobrança do imposto ao mesmo nível praticado até 31 de março  – 18%, ao invés de 20%, alíquota em vigor desde 1º de abril.

O deputado estadual José Dias (PSDB) afirmou, no plenário da Casa, que “se não tiver para quem apelar, vai tentar todas as soluções possíveis no campo jurídico”, a fim de reduzir os 2% de impostos cobrados a mais dos consumidores do Estado, “para ter o mínimo o minimo de defesa dos interesses do povo, o que na campanha eleitoral prometemos fazer”.

José Dias recorreu à lei 11.314 aprovada em 23 de dezembro de 2022, cujo artigo 2º, em seu parágrafo único, estabelece que a cobrança de alíquota de 20% até dezembro deste ano, “não produzirá efeitos na hipótese de implementação das compensações” previstas originalmente no art. 14 da Lei Complementar Federal nº 194, de 23 de junho de 2022, que limitou o valor da alíquota do ICMS relativos aos combustíveis.

Segundo Dias, a compensação foi feita e assinada pela governadora Fátima Bezerra (PT), e como havia questionamento no STF, que “para isso efetivou de maneira plena e incontestável”, manifestando-se pela homologação do acordo com 11 estados, inclusive o Rio Grande do Norte.

Mesmo a partir do procedimento,  Dias afirma que “o Estado a ter recordes de arrecadação”, enquanto o secretário estadual da Fazenda cogita em aplicar a lei. “Não existe nada que possamos agarrar pra ter segurança jurídica no país, é um acinte e uma imoralidade, principalmente no Poder Legislativo, que faz uma lei que não é cumprida e não toma providência”, lamentou.

José Dias relatou, ainda, que a oposição tentou derrubar o decreto do Executivo, regulamentando a cobrança do ICMS de 20% até o fim do ano, mas a bancada da situação na Casa “não permitiu sequer votar, nós que assinamos o projeto para cassar o decreto, cumprimos com o dever, mas não somos maioria”.

O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) cobrou do Governo do Estado a redução de 20% para 18% da alíquota de ICMS sobre combustíveis, depois que o Superior Tribunal Federal (STF) homologou acordo pelo governo federal com o estados sobre a recomposição de perdas de receitas ocorridas entre agosto de 2022 e março de 2023.

“Isso traz um peso para a cadeia produtiva do Rio Grande do Norte, que precisa de mais leveza, diminuir a carga tributária para aqueles que querem empreender no Estado tenham menor custo nos produtos e ter mais competitividade no mercado”, alertou o deputado Luiz Eduardo.

Luiz Eduardo voltou a destacar que o Estado já havia aderido ao acordo com a União, que destinou R$ 270 milhões para o Governo do Rio Grande do Norte, de um montante de R$ 26,9 bilhões a serem repassados aos Estados.

“É importante que o Governo do Estado já comece a desonerar essa cobrança que não é só minha, mas dos demais deputados e da cadeia produtiva do nosso Estado”, reforçou.

Segundo ele, esse reajuste de 2% no percentual do ICMS que começou a vigorar em abril e vai até dezembro “pesa no dia-a-dia das empresas e do comércio do Rio Grande do Norte”, inclusive no setor de turismo, que também passa por situação difícil, pois como cadeia produtiva tão importante “e mais rápido reage na geração de emprego e rende”, não tem tido atitudes do  Governo do Estado “no sentido de melhorar a imagens de nossos destinos turísticos” em níveis regional, nacional e no exterior.

O deputado Gustavo Carvalho tentou sustar a cobrança do ICMS majorado em 2%, em face de lei aprovada em dezembro do ano passado, caso houvesse recomposição das receitas, mas o projeto não passou em plenário: “Estamos cobrando aos deputados da bancada de governo, o compromisso que assumiram publicamente sobre a não oneração em caso de homologação”.

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) considera “um absurdo” a continuidade da cobrança da aliquota majorada de ICMS: “Conforme foi acordado com os parlamentares e inserido na lei, deveria haver a redução a partir do momento que fosse chancelada a recomposição de receitas pelo governo federal”.

Já o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) que integra a bancada da maioria, disse “ter certeza” que quando esses recursos da compensação entrarem no Tesouro Estadual, “o Governo terá a hombridade de poder suspender a aliquota de 20%, igual passará a ser de 18%, como era cobrado anteriormente”.

Para Ubaldo Fernandes, que integra a base de apoio à governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia, espera-se que superada a burocracia e essa parte de logística do governo federal, “de poder fazer essa transferência o mais rápido possível para o Tesouro Estadual e o Executivo possa suspender a aliquota de 20%, conforme aprovamos na Assembleia”.

Tribuna do Norte

Foto: Reprodução

O deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome esteve na manhã desta quarta-feira (07) cumprindo agenda em Macaíba. Ao lado do ex-candidato a vice-prefeito Edi do Posto, o deputado visitou o Hospital Regional Alfredo Mesquita, onde solicitou a secretaria estadual de Saúde alguns equipamentos para UTI adulto e também para a maternidade.

Ainda em Macaíba, o deputado esteve na rádio 87 FM e concedeu entrevista, onde tratou dos projetos pautados pelo mandato na Assembleia Legislativa (ALRN), destacou também que Edi do Posto e Sub  Santiago tem levado as demandas da cidade para o gabinete na ALRN.

Foto: Reprodução

Novo aliado 

O ex-vereador Antônio França, conhecido popularmente por Dr. Antônio, subiu em Riacho do Sangue no palco do São João e ficou ao lado do prefeito Emídio Júnior. Ali era a confirmação que Antônio França já não estava mais caminhando na oposição. Até o início deste ano, o grupo político Aliança por Macaíba dava como certo que teria o ex-vereador em seus quadros, mas como a política é dinâmica, o cenário mudou.

Encontro 

A noite desta terça-feira (06) foi marcada por um encontro da oposição macaibense. Em contato com três lideranças políticas, elas nos confirmaram que receberam ligação do ex-candidato a prefeito Janssen Motos e foram participar da reunião, segundo os relatos, o encontro teve como objetivo “alinhamento da oposição”. A reunião foi realizada no conjunto Bom Sossego e contou com a presença de pré-candidatos ao legislativo e pré-candidatos a prefeito.

Prefiro disputar novamente 

Ex-candidato a prefeito e presidente do PSOL em Macaíba, Wedson Nunes (Poeta) nos relatou que foi convidado para o encontro da oposição, mas que recusou o convite ao saber que membros da gestão anterior estariam presente. “Pode anotar, não irei participar de qualquer projeto que seja encabeçado pelos Cunhas, prefiro disputar a eleição novamente” afirmou Poeta.

Nomes lembrados 

No meio político, a disputa ao legislativo sempre entra em discussão devido a sucessão de 2024. Entre as lideranças políticas sem mandato, os nomes de Edi do Posto, Ceyça Lima e Jota Júnior são sempre citados como potenciais para o próximo pleito.

 

Jogo de xadrez Staunton Profissional - peças e tabuleiro

Foto: Reprodução

Conforme o Macaíba no Ar vinha antecipando, as peças do tabuleiro político estão se movimentando, cada jogador utiliza as armas que tem, enquanto o movimento da oposição nas últimas semanas vem esfriando, aliados da situação vem agindo, buscando diálogo com divergentes e articulando adesões ao governo.

O reflexo disso são os anuncios que estão ocorrendo, pois a política é dinâmica, enquanto um lado esfria, o outro lado age.

pré candidatos Copia

Foto: Reprodução

Nova pesquisa do Instituto Exatus realizada a pedido do AGORA RN mostra uma mudança no quadro sucessório em Parnamirim.

O levantamento mais recente, realizado nos últimos dois dias, mostra um crescimento da vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil) na preferência do eleitorado. Ela agora é a 2ª colocada, trocando de lugar com o apresentador Salatiel de Souza (União Brasil), que caiu para a 3ª posição. Na liderança, continua a ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade).

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Nilda lidera com 33,36% das intenções de voto, seguida de Kátia Pires, com 21,83% e Salatiel, com 12,99%.

Na sequência, aparecem quatro vereadores que são pré-candidatos a prefeito: Irani Guedes, do Republicanos (5,28%); Wolney França, do PSC (5,03%); Gabriel César, do PL (2,27%); e Vavá Azevedo, do PP (2,03%).

Outros quatro nomes não reuniram 2% das intenções de voto. São eles: o ex-deputado estadual Marciano Júnior, os secretários municipais Homero Grec (Gabinete Civil) e Rogério Santiago (Habitação) e o ex-vereador Manoel Diniz.

Ainda segundo a pesquisa, 8,52% pretendem votar em branco ou nulo ou em nenhum dos candidatos. Além disso, 5,44% não sabem ou não quiseram responder.

Agora RN

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o senador Rogério Marinho (PL-RN) no âmbito de uma ação de improbidade administrativa que investiga um suposto esquema de nomeação de cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal na época em que ele era vereador. O crime teria ocorrido em 2007.

O senador foi condenado à perda de qualquer função pública que esteja ocupando, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa e proibição de contratação com o poder público. Ele teria contratado uma médica para trabalhar em uma clínica popular e a incluído na folha de pagamentos da Câmara de Natal, de maneira irregular e sem o consentimento dela.

Em nota, o senador negou as acusações e afirmou que vai recorrer. Veja a nota abaixo.

A decisão foi proferida nesta quarta-feira (31) pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, em uma sentença de 58 páginas. Cabe recurso da decisão. Os efeitos não são imediatos.

Além de Rogério Marinho, foram condenados o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e outros cinco ex-vereadores de Natal: Adenúbio Melo, Aquino Neto, Sargento Siqueira, Dickson Nasser e Fernando Lucena. Foram absolvidos nesta ação os ex-vereadores Edivan Martins e Salatiel de Souza. O ex-vereador Renato Dantas também era acusado na ação, mas a ação quanto a ele não prosseguiu porque ele morreu em abril de 2021, vítima da Covid-19.

Portal 98 FM

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que indicará o advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país”, disse Lula em conversa com a imprensa no Palácio Itamaraty, após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

“Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin”, acrescentou Lula.

O advogado será indicado pelo presidente para assumir a cadeira que foi do ministro Ricardo Lewandowski, aposentado em abril deste ano. Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional.

Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Após a indicação, o advogado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado o nome de Zanin.

Segundo o senador, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), deve indicar um relator responsável por apresentar o parecer sobre o indicado. Em seguida, será fixada uma data para a sabatina de Zanin na CCJ e para votação do parecer do relator. Aprovado na comissão, o tema será imediatamente pautado no plenário do Senado, segundo informou Pacheco. Para conquistar a vaga no Supremo, o advogado Cristiano Zanin precisa dos votos de 41 dos 81 senadores da República.

“Ele será um excepcional ministro se aprovado pelo Senado e eu acredito que será”, afirmou Lula. “Acho que o Brasil vai se orgulhar em ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, acrescentou.

*Colaborou Lucas Pordeus Léon

Agência Brasil

O Instituto Brâmane em parceria com o BLOGDOBG foi às ruas de Extremoz em pesquisa com a população para avaliação administrativa e cenário político para 2024. Foram realizadas 700 entrevistas entre os dias 28 a 30 de maio. A pesquisa tem margem de erro de 3,29% para mais ou para menos e margem de confiança de 95%.

No cenário estimulado para a Prefeitura de Extremoz, em que os nomes dos candidatos são apresentados, quatro nomes empatam tecnicamente na margem de erro. Capitão Vinícius (19,1%), Jussara Sales (17,1%), Klaus Rêgo e Enilton Andrade com 14,2%.

Informações do Blog do BG