Política Arquivo

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (27) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Se o voto do ministro, que é relator do caso, for acompanhado pela maioria da Corte, Bolsonaro não poderá disputar, pelo menos, das eleições gerais de 2026.

Após o posicionamento do relator, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (29). Faltam os votos dos ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes.

O TSE julga uma ação na qual o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A legenda contesta a legalidade da reunião realizada pelo ex-presidente com embaixadores em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

Voto

Em sua manifestação, Benedito Gonçalves entendeu que Bolsonaro difundiu informações falsas para desacreditar o sistema de votação, utilizando a estrutura física do Palácio da Alvorada. Além disso, houve transmissão do evento nas redes sociais do ex-presidente e pela TV Brasil, emissora de televisão pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“A prova produzida aponta para a conclusão que o primeiro investigado [Bolsonaro] foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento objeto desta ação”, afirmou o relator.

O ministro citou que Bolsonaro fez ilações sobre suposta manipulação de votos nas eleições de 2020 e alegações de falta de auditoria das urnas eletrônicas. “Cada uma dessas narrativas possui caráter falacioso”, acrescentou.

Benedito também validou a inclusão no processo da chamada “minuta do golpe”, documento encontrado pela Polícia Federal durante busca e apreensão realizada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento apócrifo sugeria a decretação de Estado de Defesa no TSE para contestar a vitória de Lula nas eleições de 2022.

“A banalização do golpismo, meramente simbolizada pela minuta que propunha intervir no TSE e dormitava sem causar desassossego na residência do ex-ministro da Justiça, é um desdobramento grave de ataques infundados ao sistema eleitoral de votação”, afirmou.

Gonçalves citou ainda que Bolsonaro fazia “discursos codificados” para encontrar soluções “dentro das quatro linhas da Constituição” para impedir o que chamava de manipulação do resultado do pleito.

“O primeiro investigado [Bolsonaro] violou ostensivamente os deveres de presidente da República, inscritos no artigo 85 da Constituição, em especial zelar pelo exercício livre dos poderes instituídos e dos direitos políticos e pela segurança interna, tendo em vista que assumiu injustificada antagonização direta com o TSE, buscando vitimizar-se e desacreditar a competência do corpo técnico e a lisura dos seus ministros para levar à atuação do TSE ao absoluto descrédito internacional”, completou.

O relator também votou pela absolvição de Braga Netto, candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro. Para o ministro, ele não participou da reunião e não tem relação com os fatos.

Defesa

No primeiro dia de julgamento, a defesa de Bolsonaro alegou que a reunião não teve viés eleitoral e foi feita como “contraponto institucional” para sugerir mudanças no sistema eleitoral.

De acordo com o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, a reunião ocorreu antes do período eleitoral, em 18 de julho, quando Bolsonaro não era candidato oficial às eleições de 2022. Dessa forma, segundo o defensor, caberia apenas multa como punição, e não a decretação da inelegibilidade.

A ex-prefeita Marília Dias assinou a ficha de desfiliação do MDB nesta terça-feira (27), partido ao qual presidiu desde que ocupou o cargo de prefeita de Macaíba. Ao blog de Rudimar Ramon, a ex-prefeita deu sinais claros que não deixará a política local.

“Tenho uma história política enraizada em Macaíba e acompanho atentamente os fatos da cidade. Meu ciclo no MDB foi encerrado e devo me filiar em breve a um novo partido para contribuir ainda mais com o município”, finalizou Marília.

 

 

Foto: Reprodução

Pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Perfil traz os números da corrida pré-eleitoral em Parnamirim, 3ª maior cidade do Rio Grande do Norte. O levantamento entrevistou 600 pessoas nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Foram avaliadas as intenções de votos para a prefeitura da cidade em dois cenários: um com 10 possíveis candidatos e outro com apenas 5. Em ambos, a liderança é da ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade), que foi candidata a prefeita em 2020 e ficou em 2º lugar. Aparecem na sequência o apresentador e ex-vereador de Natal Salatiel de Souza (União Brasil), a vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil) e o ex-deputado estadual Marciano Júnior.

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 1

  • Professora Nilda (Solidariedade): 23,83%
  • Salatiel de Souza (União Brasil): 10,33%
  • Kátia Pires (União Brasil): 5,33%
  • Marciano Júnior: 4,83%
  • Irani Guedes (Republicanos): 3,5%
  • Wolney França (PSC): 2,17%
  • Gabriel César (PL): 1,83%
  • Vavá Azevedo (PP): 1,5%
  • Airene Paiva (PCdoB): 0,5%
  • Homero Grec: 0,17%
  • Indeciso: 32,84%
  • Branco/nulo: 13,17%

Prefeitura de Parnamirim – Estimulada – Cenário 2

  • Professora Nilda (Solidariedade): 29,83%
  • Kátia Pires (União Brasil): 7,5%
  • Marciano Júnior: 5,67%
  • Wolney França (PSC): 3,5%
  • Homero Grec: 0,83%
  • Indeciso: 35,84%
  • Branco/nulo: 16,83%

Portal 98 FM

 

exatus

Foto: José Aldenir / Agora RN

Pesquisa do instituto Exatus divulgado pelo Portal Agora RN traz mais um retrato do momento quanto a disputa pela Prefeitura de Natal. A nova pesquisa entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Pesquisa estimulada

Carlos Eduardo (PSD),  32,65%

Natália Bonavides (PT), 18,48%

Candidato apoiado por Álvaro Dias, 10,85%

Styvenson Valentim (Podemos), 4,01%

Irapoã Nóbrega (MDB), 3,13%

Rafael Motta (PSB), 2,93%

Paulinho Freire (União), 2,74%

Eudiane Macedo (PV), 2,54%

Bruno Giovanni (Sem partido), 1,96%

Ériko Jácome (MDB), 1,17%

Robério Paulino (Psol), 0,88%

General Girão (PL), 0,59%

Carlson Gomes (União), 0,39%

Ninguém/Branco/Nulo, 11,14%

Não sabe/Não respondeu, 6,55%

 

 

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar

O prefeito Emídio Júnior (PL) promoveu mais uma mudança em sua gestão. Desta vez, a mudança aconteceu na secretaria de Segurança Pública, onde o secretário adjunto Mário Henrique deixa o cargo e assume a função de Diretor de Transporte Público e Fiscalização, vinculado à secretaria de Infraestrutura.

Para o cargo de secretário adjunto de segurança pública, foi nomeado o senhor José Lielson Neves. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta última terça-feira (20).

 

Foto: Reprodução

A deputada estadual Terezinha Maia (PL) celebrou a sanção da Lei Nº 11.464, de 20 de junho de 2023, que denomina Prefeito Paulo Emídio de Medeiros a Rodovia Estadual RN-310, que interliga a sede do Município de São Gonçalo do Amarante aos distritos de Serrinha (entroncamento do acesso sul ao Aeroporto e ao entroncamento da RN-312) e o ramal que vai até o Distrito de Bela Vista, com extensão total de 12,91 km.

“Quero comemorar o ato do Governo do Estado de reconhecimento a um gestor que tanto se dedicou para que aquela via fosse construída, beneficiando tantos homens e mulheres”, registrou a deputada na sessão plenária da Assembleia Legislativa do RN desta quarta-feira (21).

Encerrando o pronunciamento, Terezinha Maia registrou a quarta edição da Copa São Fernando de Futsal, realizada no município localizado na região Seridó do estado. “Reuniu mais de 30 equipes de todo RN e PB que movimentou toda a região. É uma grande iniciativa de valorização e incentivo ao esporte amador”, registrou.

Novo Notícias

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior (PL) fez mais uma mudança na secretaria de Saúde. Desta vez, Emídio transferiu o secretário adjunto William Cordeiro para o cargo de chefe de atenção à saúde. Quem assume o cargo de secretária adjunta é Kelly Maia.

Esta é segunda mudança na pasta, em 45 dias. Em 05 de maio, a então secretária Roberta Guilhermina deixou o cargo e foi nomeada diretora-geral da Unidade de Pronto Atendimento, quem assumiu seu lugar na secretaria foi Júnior Rêgo.

A rede municipal de saúde tem sofrido bastante críticas, principalmente devido a falta de medicamentos básicos, como dipirona e também os de uso controlado.

Retrato do momento 

Faltando um pouco mais de um ano para a eleição municipal de 2024, em Macaíba, as movimentações visando a disputa pela Prefeitura de Macaíba estão ocorrendo. Uma das ferramentas importante num período que antecede a campanha eleitoral são as pesquisas de intenção de voto, em nossa cidade algumas já foram realizadas este ano, tanto pela situação quanto pela oposição, todas para consumo interno.

O blog já teve acesso aos números de ambos os lados, e podemos adiantar, o retrato do momento é uma disputa competitiva. Hoje, estão pré-candidatos Emídio Júnior (atual prefeito), Netinho França (atual vice-prefeito), Dr. João e Wedson Poeta. O ex-prefeito Fernando Cunha é a incognita do cenário, ninguém sabe se ele disputará a eleição ou apenas participará da campanha apoiando um candidato.

Histórico de polarização

Macaíba tem um histórico de disputas polarizadas, basta observar o resultado das eleições nos últimos dez anos. Mesmo tendo pleitos com três ou mais candidatos, quando a campanha se inicia a cidade se divide em duas.

No momento, o cenário posto é que se a oposição caminhar com duas candidaturas competitivas, haverá a divisão do eleitorado opositor e isso favorecerá o atual prefeito. Mas caso a oposição tenha apenas um nome competitivo, a eleição tende a ser polarizada.

Arco de aliança

No momento,  o prefeito Emídio Júnior já iniciou a articulação visando 2024, a começar pelos vereadores, dos 17 edis da Câmara, hoje ele conta com 16 parlamentares. Emídio Júnior também começou a articular a formação dos partidos que irão compor seu arco de aliança, onde terá ao menos duas nominatas, sendo uma delas pelo MDB.

Já pela oposição, o atual vice-prefeito Netinho França também tem dialogado com lideranças políticas visando formatar a nominata de vereadores, que terá nomes que disputaram o pleito de 2020 pelo PSB, Podemos, PT e outras siglas. Sob a presidência estadual de Álvaro Dias, prefeito de Natal, o partido Republicanos poderá compor o arco de aliança no entorno de Netinho França.

Ainda na oposição, outro grupo que se articula é o Aliança por Macaíba. Esse grupo tem alguns suplentes de vereadores que saíram bem das urnas em 2020 e tem buscado a cada dia somar mais nomes para formar uma nominata competitiva para o legislativo. O grupo é liderado por Dr. João.

O grupo ainda vai decidir por qual sigla irá disputar a eleição, onde essa definição partidária será decidida em conjunto com o deputado estadual Ivanilson Oliveira, atualmente no União Brasil.

Outro nome posto no xadrez político é do ex-candidato a prefeito Wedson Poeta. Ele articula formar uma nominata para o pleito de 2024, porém seu nome estaria voltado para o Executivo.

União 

Ex-candidato a prefeito de Macaíba, José Aldenir (Bolinha da Federal), nos comunicou que não irá disputar a eleição de 2024 para o cargo de prefeito. Bolinha tem defendido que a oposição deve caminhar com apenas um nome na disputa.  Hoje, Bolinha tem seu nome cotado para disputar uma vaga ao legislativo.

Outro nome que tem defendido a união da oposição é Janssen Motos, ex-candidato a prefeito pelo Podemos. O empresário tem feito fortes críticas ao Palácio Auta de Souza e o seu nome é dado como certo na disputa de 2024, seja para vereador ou na composição de uma chapa, inclusive o nome de Janssen foi especulado para ser o vice.

Cálculo 

Ouvindo lideranças da oposição e também da situação, a disputa para Câmara dos vereadores é considerada uma das mais difíceis. O fato é, em 2024 não haverá novas vagas como ocorreu nas eleições de 2016 e 2020. O que isso quer dizer? Macaíba tem um histórico de alto indice de reeleição no legislativo e as renovações que houveram nos últimos anos foram causadas pelas vagas novas.

Porém…

Houve mudanças nas regras eleitorais e o número de candidatos por partido diminuiu. Em 2020, cada partido podia disputar com até 26 candidatos, em 2024 será apenas 18. Isso quer dizer o quê? quer dizer que será mais difícil eleger um número maior de mandatários em um único partido. Exemplo disso, em 2022, o PSDB disputou a eleição com 12 deputados, conseguiu eleger apenas 8, mesmo essa regra não vigorando.

O desafio da situação é definir em quantas nominatas dividirá a base de 16 vereadores, essa escolha será fundamental para o resultado final, já a oposição tem o desafio de aglutinar mais lideranças competitivas eleitoralmente falando.

Por Mário Victor

Petrobras aprova Jean Paul Prates como novo presidente da companhia |  Metrópoles

Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, admitiu a possibilidade de disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2026. Apesar de tentar se distanciar de uma resposta objetiva, Jean Paul citou que tudo fica a critério do partido e afirmou que o futuro está em aberto. As declarações foram dadas em entrevista ao Jornal 96, na manhã desta segunda-feira (19).

Prates frisou seu início de caminhada no PT e ressaltou que o futuro é indefinido, independente de para qual cargo vá se dispor. O presidente da estatal reforçou que é afiliado ao Partido dos Trabalhadores e a sigla deve definir um rumo no futuro.

Jean Paul foi sucessor da governadora Fátima Bezerra no Senado, onde ficou por quatro anos, após a saída da executiva para a disputa do primeiro pleito ao Estado. O petista ainda tentou a disputa pela Prefeitura de Natal, mas foi derrotado por Álvaro Dias.

Prates não disputou a reeleição para o cargo de senador e seu partido optou por apoiar Carlos Eduardo, que perdeu a disputa para Rogério Marinho. Após a eleição de Lula, Jean Paul foi nomeado presidente da Petrobras.

Portal 96 FM

A votação para a presidência do conselho comunitário do Recanto Verde, em Macaíba, terminou a poucos minutos. A disputa ocorreu entre as chapas formada por Odileide e Jô Locutor (presidente e vice) e Rauzinho e Marília do Churrasco (presidente e vice). Odileide que atualmente é presidente do conselho, venceu a disputa por 157 votos a 140 votos.

Foi uma eleição bastante acirrada e que movimentou toda a comunidade.

Parabéns à todos!

Foto: cedida

A senadora Zenaide Maia (PSD) emplacou o médico sanitarista Jalmir Simões da Costa no cargo de superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte.

A nomeação foi por meio da Portaria GM/MS n⁰ 1.076 de 14 de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15. O documento foi assinado pela ministra da saúde Nísia Trindade.

Jalmir já foi secretário Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante entre 2012 e 2021. Ele também exerceu esta função nas cidades de Santa Cruz/RN (2006-2011) e Caicó/RN (2005). Além de diretor do Hospital Regional Mariano Coelho na cidade de Currais Novos.

Ele tomou posse nesta sexta-feira.

Blog do Barreto 

Raniere Barbosa (Avante); vereadores articulam "chapão". Foto: Elpídio Jr/CMN

Foto: Elpídio Jr/CMN

Um grupo de 16 vereadores de Natal está se articulando para a formação de uma nominata visando a disputa do pleito municipal do ano que vem. Uma primeira reunião ocorreu na última quarta-feira 15, em Petrópolis, com a presença do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). O plano do chefe do Executivo é filiar esses parlamentares em busca de fortalecer o Republicanos, partido que ele preside no Rio Grande do Norte.

“A ideia já está consolidada. A intenção é ficarmos no mesmo bloco e partido do prefeito, porém se não for viabilizado em parceria com o prefeito já há outros partidos que têm interesse em integrar os 16 vereadores”, confirmou o vereador Raniere Barbosa (Avante), um dos idealizadores. Ele não quis informar que outros partidos estariam com a intenção de abarcar o grupo.

A ideia do “chapão”, ou “G16”, como está sendo apelidado o grupo, partiu do presidente da Câmara de Natal (CMN) Eriko Jácome (MDB), do 1º vice-presidente Hermes Câmara, do vereador Klaus Araújo (sem partido) e do próprio Raniere. Embora o bloco já viesse se reunindo semanalmente, essa foi a primeira vez que a reunião contou com a presença de Álvaro Dias.

Segundo Barbosa, todos os 16 parlamentares concordaram com a ideia. “Estamos unidos com este propósito, esse grupo decidirá até a eleição de prefeito. Um grupo que reunirá – com a extensão de mais 15 candidatos – um espólio eleitoral de 80 a 100 mil votos”, prevê Raniere.

Protagonismo dos vereadores

Além da reeleição do bloco, Raniere afirma que os vereadores buscam um “fortalecimento institucional” da Casa, além de um “protagonismo” na campanha para prefeito em 2024. Embora isso não esteja sendo discutido nesse momento, tudo indica que poderá haver algum acordo para que o bloco de vereadores indique o candidato a prefeito a ser apoiado por Álvaro Dias. A preferência da maioria dos vereadores que integram o “G16” é pelo deputado federal Paulinho Freire (União Brasil).

“Sabemos que esse grupo, com quem estiver, é decisivo, porque ter de 80 a 100 mil votos para qualquer candidato na majoritária é um grande diferencial. Então o primeiro propósito agora é unir o grupo e estarem todos no mesmo partido para, num segundo momento, discutirmos a questão da majoritária”, destaca Barbosa.

O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome, afirma que a reunião teve como objetivo alinhas a possibilidade de se montar uma “nominata competitiva”.

“Como presidente da Câmara Municipal de Natal me preocupo muito com a condução desse processo. Venho buscando alternativas para que os vereadores possam estar em um lugar onde venham a concorrer sua reeleição de forma igualitária, sem nenhum tipo de perseguição”, afirma.

Agora RN

 

Os moradores do Recanto Verde, em Macaíba, estão votando neste domingo (18) para definir a direção do conselho comunitário. A disputa é formada por duas chapas. A chapa 01 é formada por Odileide e Jó Locutor (Presidente e vice), já a chapa 03 é formada por Raulzinho e Marília do Churrasco (Presidente e vice).

O resultado da eleição deverá ser divulgado no início da tarde de hoje.

Foto: Câmara Federal

O deputado federal pelo Rio Grande do Norte João Maia está de saída do Partido Liberal (PL). Segundo o parlamentar afirmou, em contato com a TRIBUNA DO NORTE, as tratativas junto à presidência nacional da legenda já foram iniciadas e a transição entre ele e o novo presidente do partido no RN, o senador Rogério Marinho, será “tranquila e às claras”.

“Está confirmado que Rogério vai assumir o comando do PL no dia 03 de julho. Estou conversando com a direção do PL o que politicamente é melhor, porque não é conflito. Estamos conversando para saber se é melhor eu ficar no partido ou se é melhor eu procurar outro destino para facilitar a vida de Rogério que está chegando. Isso está em discussão. Estou avaliando pedir minha desfiliação para ficar sem partido e decidir qual caminho tomarei. Mas deixo claro que não tenho conflito com Rogério. Comuniquei ao presidente, que pediu para eu ficar, Rogério também pediu, mas estou avaliando. Minha decisão interna é de pedir a desfiliação”,  disse João Maia.

“Comuniquei ao presidente, que me pediu para ficar, mas falei que não seria bom para mim, nem para eles. Rogério foi um ministro que fez muito pelo RN, mas temos outro governo e ele vai assumir o partido para dar a cara que ele acha que tem que ter. Eu nunca fui radical quando o PL era aliado de Lula nem quando foi de Bolsonaro, continuo sendo o mesmo João Maia”, acrescentou o deputado, se definindo como um político “municipalista”.

Com a saída de João Maia da presidência do partido, quem deverá assumir o comando da legenda no Rio Grande do Norte é o senador Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Acredito que é o momento de Rogério, ele tem uma identificação muito grande com o presidente Bolsonaro. Eu sou um municipalista, preciso ajudar as administrações municipais. Quero fazer uma transição para Rogério em paz, construtiva, mostrar a ele como nós somos, como estamos, mostrar nossos pontos fortes e fracos. Não estou saindo em conflito, é uma decisão política. A direção nacional me perguntou se eu concordava com o nome de Rogério e eu disse que concordava plenamente e que faria a transição da melhor maneira possível ”, disse.

Questionado sobre para qual partido irá se filiar no futuro, Maia disse que ainda não tem definições acerca do tema e que vai aguardar os tramites jurídicos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para decidir a nova legenda.

João Maia disse que está no PL (antes Partido da República (PR)) há 21 anos, exercendo a função de presidente do partido no Rio Grande do Norte. O deputado federal foi eleito para o cargo pelo segundo mandato em 2022 com 104.254 votos. Antes, já havia exercido o mandato de deputado federal entre 2006 e 2014, quando foi candidato a vice-governador na chapa formada pelo ex-ministro Henrique Eduardo Alves. É irmão da senadora Zenaide Maia.

O Partido Liberal possui três deputados estaduais (Neilton Diógenes, Coronel Azevedo e Terezinha Maia) e outros três deputados federais (General Girão, Robinson Faria e Sargento Gonçalves).

Tribuna do Norte

brasil – Página: 5

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Macaíba entrou em recesso nesta sexta-feira (16) e irá retomar os trabalhos legislativos a partir de 01 de agosto. Diante do recesso, o expediente da Câmara será de segunda a sexta, a partir das 8h às 12h, conforme portaria publicada no Diário Oficial, desta última quarta-feira (14).