Política Arquivo

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (31) a Medida Provisória 1154/23, que prevê a estrutura de ministérios do governo Lula. O placar foi de 337 votos a favor e 125, contra.

Os deputados analisam agora os destaques ao texto.

A MP segue para apreciação do Senado e precisa ser aprovada até meia-noite de hoje, ou perderá a validade.

Os deputados federais aprovaram o projeto de lei de conversão feito pelo deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), relator na comissão mista que analisou a MP. O relatório trouxe mudanças nas funções de alguns ministérios, alterando a proposta original apresentada pelo governo federal.

Em mais de duas horas, os parlamentares se posicionaram a favor e contra a MP. Os favoráveis argumentaram que o atual governo tem direito a organizar a estrutura pública da forma que desejar. Os contrários manifestaram que a reestruturação representa o inchaço da Esplanada dos Ministérios, por prever a criação de 37 pastas.

Durante todo o dia, o governo Lula mobilizou-se para a aprovação mais rápida da MP na Câmara. No início da noite, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de articulação do governo com o tema e chegou a colocar em dúvida se a votação ocorreria.

prefeito dr tadeu

Foto: Reprodução

Pesquisa do instituto Exatus divulgada pelo Portal Agora RN mostra o cenário político da disputa pela Prefeitura de Caicó. O atual prefeito, Dr. Tadeu (PSDB), lidera com folga as intenções de votos, confira a pesquisa estimulada. A pesquisa foi realizada no último dia 26 de maio e questionou sobre as intenções de voto dos eleitores de Caicó a respeito das eleições municipais de 2024. Foram entrevistadas 521 pessoas em todas as regiões do município. A margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Dr. Tadeu, 58,93%

Diego Vale, 11,9%

Roberto Germano, 7,29%

Arthur Maynard, 5,18%

Coronel Brilhante, 4,2%

José Rangel, 1,54%

Ningué, Branco ou Nulo, 8,64%

Não sabe ou não respondeu, 2,3%

Fátima e Zenaide recebem prêmio nacional por atuação em defesa dos  municípios - Saiba Mais

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) e a senadora Zenaide Maia (PSD) emplacaram indicações em cargos da estrutura federal no Rio Grande do Norte.

Fátima indicou Jaqueline Costa do Nascimento para a Superintendência dos Correios do Rio Grande do Norte. Ela é funcionária de carreira com 22 anos de trabalho na estatal. É a primeira mulher a assumir a direção da empresa no RN desde sua criação.

Já Zenaide indicou Manoel de Freitas Neto, o “Neto da Emater”, ex-prefeito de Portalegre, para a Superintendência Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Norte.

Blog do Barreto

Eraldo Paiva, prefeito de São Gonçalo do Amarante, no RN — Foto: Divulgação/Site da prefeitura de São Gonçalo o Amarante

Foto: Reprodução

A Pesquisa BRÂMANE/BLOGDOBG também perguntou aos eleitores de São Gonçalo sobre a avaliação da gestão atual da Prefeitura. O atual prefeito Eraldo Paiva é desaprovado por 73,5% dos entrevistados.17,8% aprovam e 8,6% não responderam.

O levantamento ouviu 600 entrevistados nos dias 27 e 28 de maio, com margem de confiança de 95%.

Informações do Blog do BG

A Pesquisa BRÂMANE/BLOGDOBG realizada com 600 eleitores de São Gonçalo do Amarante também avaliou o cenário estimulado com o nome do ex-prefeito Jaime Calado que alcançou a marca de 50,5% como o mais lembrado para a Prefeitura.

O atual prefeito Eraldo Paiva aparece com 10,5% seguido de Poti Júnior com 8,8% e Geraldo Veríssimo com 4,5%.

O levantamento ouviu 600 entrevistados nos dias 27 e 28 de maio, com margem de confiança de 95%. Com informações do Blog do BG.

O Instituto Brâmane e o BLOGDOBG realizaram pesquisa em São Gonçalo do Amarante para avaliação administrativa e de intenções de voto para as eleições municipais de 2024. O levantamento ouviu 600 entrevistados nos dias 27 e 28 de maio, com margem de confiança de 95%.

No primeiro cenário estimulado para Prefeitura, a deputada estadual Terezinha Maia lidera as intenções de voto com 39%, seguida do atual prefeito Eraldo Paiva com 12% e Poti Júnior com 10,83%. Com informações do Blog do BG

Foto: Reprodução

MDB sai do comando da ex-prefeita 

O MDB sairá do comando da ex-prefeita Marília Dias e já tem novo destino. Diferente de anos anteriores que a sigla vinha no campo de oposição, passará a compor o arco de partidos aliados do Palácio Auta de Souza. Uma fonte nos revelou que já está acertado com o vice-governador Walter Alves, presidente estadual, que o MDB terá um novo dirigente.

MDB poderá inclusive a compor a chapa governista.

No meio político ainda é desconhecido qual será o partido que a ex-prefeita Marília Dias irá se filiar.

Concurso Público Macaíba-RN: previsões para o segundo semestre de 2022 | Direção Concursos

Foto: Reprodução

Depende 

Faltando um ano e meio para a eleição municipal de 2024, alguns pré-candidatos a vereadores estão fazendo contas, ou melhor, fazendo cálculos sobre em qual grupo ou partido disputar o pleito. Diferente das últimas eleições, em Macaíba não haverá vagas novas, o que torna a eleição difícil para quem não tem mandato, porém as escolhas de como estará as nominatas influenciará essa situação.

Na avaliação de alguns suplentes, a eleição de 2024 é difícil tanto para quem não tem mandato quanto para quem está sentado na cadeira. De acordo com avaliações que estão sendo feitas, esse “difícil” dependerá de como estará os grupos políticos. Pelo lado da situação, a escolha a ser feita é definir em quantos partidos a bancada governista irá disputar a eleição, uns apostam que para quem tem mandato é melhor toda a bancada disputar em um único partido, já outros acreditam que deve ser no máximo em dois, pois quanto mais dividir são maiores as chances de alguém ficar de fora.

Pela lado da oposição, o problema não estaria em quantidade de nomes, mas em nomes que que agreguem mais. De acordo com informações que apuramos, um dos grupos de oposição tem bastante nomes para entrar na disputa, porém, parte deles nunca disputaram uma eleição, por isso estão em busca de suplentes, pois são pessoas que já passaram pelo crivo das urnas e tiveram seus potenciais testados, mesmo que cada eleição tenha um cenário diferente.

Oposição caminha para ter de duas a três nominatas.

 

 

Foto: Reprodução

A política em São Gonçalo do Amarante vive fortes movimentações visando a disputa eleitoral de 2024. A mais recente novidade foi aliança entre o prefeito Eraldo Paiva (PT) e o ex-candidato a prefeito Poti Neto (PSB). É de conhecimento público e notório que Poti é um adversário antigo da família Calado, ou melhor, do ex-prefeito Jaime Calado (PSD).

A relação entre o atual prefeito Eraldo e do ex-prefeito Jaime caminha para rompimento. Jaime pretende voltar a governar São Gonçalo, enquanto isso, Eraldo busca se reeleger após assumir o comando da prefeitura.

Prefeitura de Parnamirim

Foto: ASCOM

A praticamente um ano e meio de concluir o segundo mandato, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), admite que não tem, por enquanto, nenhum nome que venha apoiar à sua sucessão em 2024. No entanto, impõe uma condição na hipótese desse pré-candidato do seu grupo político, vir a sair da administração municipal – deixar o cargo já em dezembro deste ano.

“Eu só vou indicar o meu candidato na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval”, chegou a dizer o prefeito, que adiantou: “Como agora tem muitos pré-candidatos, estou deixando que cada um se viabilize, quem sou eu pra dizer que o candidato é Chico ou Antonio, quem vai dizer é o povo”.
Mas, o prefeito Rosano Taveira declarou que autoriza pessoas ligadas a ele se viabilizarem politicamente, considerando que resultados de pesquisas de opinião público também vão balizar  indicação de pré-candidatura pela situação. “Mas tem dois pontos, lealdade e competência, isso não tem nem dúvida, que também vou olhar”, alertou.

Taveira considera que também é natural que avalie a questão política, porque tem um filho que é deputado estadual, Taveira Júnior (União) – “aquele candidato que vai se comprometer comigo em apoiar meu filho, lá na  frente, política é uma mão dupla”.

Outro critério para a escolha do pré-candidato a prefeito, segundo Taveira, é compromisso administrativo, a continuidade do programa de governo.

“Não tem nem dúvida, porque Parnamirim hoje é uma cidade toda saneada em termos de recursos financeiros,  as contas todas em dia, temos uma folha de pagamento de pessoal enxuta, plano de cargos e salários para todos os funcionários públicos, são poucas as prefeituras do Nordeste que tem isso”, destacou.

Então, argumentou Taveira, Parnamirim é uma cidade, hoje, onde todo empreendedor quer investir, em que 80% dos servidores são técnicos e 20% “são de políticos”, mas quem quiser ser candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador, terá de deixar o cargo em dezembro, embora nenhum auxiliar tenha indicado até o momento, que pretende disputar as eleições municipais de 2024. “Estou dizendo isso com 100% de garantia”.

O prefeito parnamirinense também acha natural surjam pré-candidatos a prefeito oriundos da Câmara Municipal, vez que ele mesmo saiu de lá para disputar e ganhar duas eleições majoritárias com 49,43% e 44,76%dos votos válidos em 2020 e 2016: “Normal, porque foi a primeira vez que teve um vereador eleito prefeito de Parnamirim. Então, todo vereador agora, acha que deve ser.  Não é fácil”.

Tribuna do Norte

Foto: Marcos Corrêa/ Presidência

A imprensa estadual aponta que o senador Rogério Marinho deverá assumir nos próximos meses a presidência estadual do Partido Liberal (PL). Rogério quer organizar o partido visando o pleito de 2024, onde já declarou que o partido deverá ter candidatos nas principais cidades do Rio Grande do Norte, como Natal, Mossoró e Parnamirim.

Sigla que o ex-presidente Jair Bolsonaro disputou a eleição de 2022, é hoje o principal reduto do bolsonarismo no país.

 

Tony Cabelos foi um dos vereadores eleitos em Mossoró após retotalização de votos — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 34ª Região do Rio Grande do Norte retotalizou os votos das eleições municipais de Mossoró de 2020 e diplomou nesta sexta-feira (26) dois novos vereadores para a cidade.

Foram oficializadas as candidaturas de Tony Cabelos (PP) Ozaniel Mesquita (União Brasil). Primeiros suplentes, eles entram nas vagas de Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, ambos do PSC, que tiveram as candidaturas cassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de gênero.

Os dois foram diplomados pela juíza Welma Menezes. A Câmara Municipal de Mossoró deve realizar a cerimônia de posse dos dois novos parlamentares nos próximos dias. Ao todo, o município tem 23 vereadores.

“Vamos todos trabalhar juntos pra colocar Mossoró sempre no trilho do desenvolvimento”, disse Ozaniel Mesquista após a diplomação.

“Infelizmente a gente perdeu esse tempo todo, poderia estar trabalhando cada vez mais pela população mossoroense, mas a gente tem um ano e pouco pra trabalhar cada vez mais pela população”, falou Tony Cabelos.

Para cassar os outros dois mandatos, o ministro do TSE Carlos Horbach apontou “indícios claros de fraude”, o que resultou na anulação de toda a chapa integrada por Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira.

Segundo o TSE, oito mulheres que concorreram pelo PSC tiveram candidaturas fictícias apenas para cumprir a cota de gênero. Lamarque corre ainda o risco de ficar inelegível.

No dia 16 de maio, Mossoró passou por outra mudança na Câmara Municipal. Isso porque, dias antes, no dia 9, o TSE anulou – também por unanimidade – todos os votos recebidos pelo PSDB na eleições de 2020 também por fraude na cota de gênero e cassou o mandato de Larissa Rosado. Com a decisão, houve uma retotalização de votos e Marrom Lanches assumiu a vaga.

G1 RN

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em quase cinco meses de governo, mais de 60 postos espalhados pela Esplanada dos Ministérios seguem desocupados. São 39 cargos de segundo e terceiro escalão — entre secretarias, diretorias e departamentos dos 37 ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, e 27 entidades vinculadas (nas quais se enquadram empresas públicas, autarquias e outros).

Os números são de levantamento da consultoria Ética Inteligência Política, obtido pelo Metrópoles.

Pela relevância política ou orçamento robusto, as colocações atraem aliados e podem ser usadas para contemplar partidos do Centrão, através da indicação de afilhados políticos. As nomeações para esses postos estão sob análise do Palácio do Planalto, enquanto a articulação política do governo ainda patina dentro do Congresso Nacional.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) é o que possui mais cadeiras de segundo escalão vagas, com duas secretarias: de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, além de quatro departamentos vinculados. A pasta está sob comando de Luciana Santos, do PCdoB.

Metrópoles

Ministra destaca volta do país ao protagonismo de políticas ambientais | Agência  Brasil

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, admitiu nesta quinta-feira (25/5) que passa por um “momento difícil” após ter atribuições de seu ministério esvaziadas pelo Congresso Nacional.

“Nós estamos vivendo um momento difícil, para alguns mais difícil. Mas a boa madeira não cresce em sossego. Quanto mais fortes os ventos, mais fortes as árvores. E esse é o momento de as árvores fortes se colocarem à frente”, afirmou Marina.

A declaração foi dada durante a cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, que fez duras críticas aos congressistas.

Apesar da fase ruim, Marina defendeu que é preciso “resistir”. “Eles estão transformando a MP da gestão do governo vencedor na agenda do governo que perdeu, sobretudo na agenda ambiental e dos povos indígenas, mas nos temos que resistir”, pregou a ministra.

Júlia Portela – Metrópoles 

Foto: Ricardo Stuckert

A aprovação do trabalho realizado pelo presidente Lula cresceu nove pontos percentuais na avaliação dos natalenses em pouco mais de um mês. O petista viu sua aprovação subir de 52% (na pesquisa do AGORA RN divulgada em 19 de abril) para os atuais 61%. Já a desaprovação do petista caiu de 29,9% para 26,57%.

Foram entrevistadas 1.050 pessoas em todas as zonas administrativas da capital potiguar. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Com informações do Agora RN.

Foto: Rayane Mainara

O governo Fátima Bezerra (PT) encaminhou para Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria a secretaria da Fazenda. Com isso, a pasta reunirá as atribuições de Tributação, Planejamento e Finanças. Diante da mudança, a secretaria de Tributação é extinta.

O titular da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, irá comandar a nova pasta.