Política Arquivo

Alvaro Dias Foto Alex Regis

Foto: Alex Regis/PMN

Já no segundo mandato e sem possibilidade de disputar a reeleição, o prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) tem sua gestão desaprovada por 43,14% dos natalenses, conforme a pesquisa divulgada por EXATUS/AGORA RN.

Ainda de acordo com a amostragem, 41,14% dos natalenses aprovam a gestão do prefeito. Outros 15,71% não souberam ou não responderam.

Foram entrevistadas 1.500 pessoas em todas as zonas administrativas da capital potiguar. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

2

Com informações do Agora RN

Foto: Reprodução

Pesquisa Exatus divulgada hoje (24) pelo portal Agora RN mostra a disputa pela Prefeitura de Natal. O cenário é bastante promissor para o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, onde lidera com folga. Foram entrevistadas 1.500 pessoas em todas as zonas administrativas da capital potiguar. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Confira os números da pesquisa estimulada:

Carlos Eduardo (PSD), 29,43%

Natália Bonavides (PT), 12,10%

Candidato de Álvaro, 8,67%

Styvenson Valentim (Podemos), 7,71%

Paulinho Freire (União Brasil), 4,57%

Eudiane Macedo (PV), 2,86%

Irapõa Nobréga (MDB), 1,71%

Rafael Motta (PSB), 1,71%

General Girão (PL), 1,43%

Bruno Giovanni BG (Sem partido), 1,33%

Eriko Jácome (MDB), 1,33%

Robério Paulino (PSOL), 0,29%

Ninguém, Nenhum, Branco, Nulo, 16%

Não sabe, 7,81%

Não respondeu, 3,05%

Foto: Eduardo Maia / ALRN

A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) apresentou aos deputados estaduais uma proposta para pagamento das emendas parlamentares a que cada um tem direito no Orçamento do Estado de 2023.

A proposta, confirmada pelo líder do governo, Francisco do PT, durante sessão da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24), é que os pagamentos comecem a ser feitos até o fim do próximo mês (junho). Cada um dos 24 deputados tem direito a R$ 3,5 milhões em emendas, das quais R$ 300 mil precisam ser para a saúde.

O governo propõe pagar R$ 500 mil até o dia 30 de junho e mais R$ 700 mil entre 1º de julho e 30 de agosto, totalizando R$ 1,2 milhão. Nesta data, pela proposta, seria apresentado um cronograma para o pagamento dos R$ 2,3 milhões restantes. “Quem quiser adiantar os R$ 300 mil da saúde já pode”, afirmou o líder do governo.

A oposição protestou contra o calendário. O deputado Tomba Farias (PSDB) disse ser contra a proposta. “Essa proposta que aí está eu não concordo. Cadê os nossos R$ 300 mil do dia 30 de abril que não se fala?”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar enfatizou que, caso as primeiras emendas sejam pagas apenas no fim de junho, festas juninas podem ser prejudicadas no interior do Estado. “Colocando as emendas até 30 de junho, vai de água abaixo todas as festas juninas do Estado”, destacou Tomba.

Ele reclamou, ainda, que a tradicional festa de Santa Rita de Cássia, realizada em Santa Cruz, no Agreste, não pode receber sua emenda parlamentar em função do atraso no repasse de verbas pelo Governo do Estado.

“Eu coloquei uma emenda de R$ 80 mil para a festa de Santa Rita de Cássia. O governo nem olhou, não teve a menor vontade de fazer e pagar. Mas a governadora foi para lá. Entrou no meio da procissão, bateu foto, mas esqueceu de mandar a emenda para Santa Rita de Cássia”, ressaltou o deputado estadual.

Também da oposição, o deputado José Dias (PSDB) afirmou que as emendas dele são essencialmente para a saúde, e que o setor tem urgência no recebimento de recursos. Ele cobrou uma “atitude severa” da Assembleia Legislativa para cobrar o direito dos deputados estaduais.

“O que está faltando uma atitude nossa. Nós não podemos nos omitir. O governo é incompetente, é falido sob o ponto de vista gerencial. Falência total. Se esta Casa tomasse uma atitude, não precisava discussão para liberação de emendas nossas não. Nós temos força para responsabilizar o governo, para levar o governo a uma situação que ela não vai querer. Mas precisamos tomar consciência. Vou continuar gritando aqui, mesmo que seja um grito no deserto, mas o único caminho para resolver o problema dessa incompetência e responsabilidade é uma atitude severa da Assembleia”, acrescentou.

Portal 98 FM

A vereadora Ana Catarina (PSDB) aderiu à base do governo Emídio Júnior (PL) na Câmara Municipal. Conforme o Macaíba no Ar vinha antecipando, o Palácio Auta de Souza vem numa articulação forte para ampliar a base de aliados. Com a entrada de Ana Catarina na situação, Emídio Júnior passa a ter 16 vereadores governistas e a oposição ficou com 1.

Aliados do prefeito dizem que as adesões não vão parar, haverá novos apoios, inclusive de ex-vereadores e lideranças que disputaram o pleito de 2020.

CEA

Foto: Arthur Nascimento

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) afirmou nesta segunda-feira 22 que não vê problema em ser adversário do PT nas eleições de 2024 – o que representaria o fim de uma aliança firmada no ano passado, quando ele foi candidato ao Senado apoiado pelos petistas. Em entrevista à 98 FM, Carlos Eduardo disse que, se for candidato a prefeito no próximo ano, entrará na campanha “para vencer”.

“Se amanhã eu decidir ser candidato a prefeito e se o PT já tiver candidato formalizar essa candidatura, enfrentaremos o PT. Respeitaremos, mas vamos derrotá-los nas urnas. Você entra numa campanha para vencer, sem medo de perder também. Se, ano que vem, o partido (PSD) e eu chegarmos à conclusão de que eu posso ser o candidato a prefeito, serei candidato e serei candidato contra o candidato do PT”, afirmou Carlos Eduardo.

Apesar de já prever um rompimento, Carlos Eduardo enfatizou que segue aliado da governadora Fátima Bezerra (PT) e que buscará o apoio do PT em 2024. Ele declarou que conversará com todos os partidos que quiserem dialogar, “da extrema esquerda à extrema direita”. “Vou buscar o apoio de todos”, acrescentou.

Ele também rechaça a pecha de “traidor”, que os adversários tentam impor a ele. “Eu não tenho isso. Esse negócio de traição é coisa de jornalista regiamente pago para difamar e tentar caluniar”, afirmou.

Pela primeira vez desde que perdeu a disputa para o Senado em 2022, Carlos Eduardo admitiu que pretende disputar a Prefeitura do Natal no próximo ano. “Eu desci as escadas do Palácio Felipe Camarão, em 2018, com gostinho de quero mais. Eu gostava de ser prefeito de Natal. Para mim, era um estado de espírito. Eu dormia e acordava nesse estado de espírito, preocupado com a cidade, realizando as obras”, assinalou.

Recém-filiado ao PSD, após passar 14 anos no PDT, o ex-prefeito de Natal disse ter recebido da direção do novo partido o compromisso de que ele terá autonomia para comandar a legenda em Natal. “Terei toda a liberdade e independência de fazer as alianças necessárias para disputar a eleição”, destacou. Ele citou que tudo já foi acertado com a presidente estadual do partido, a senadora Zenaide Maia, o marido dela, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Entre as possíveis alianças para 2024, ele não descarta uma composição com o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que foi seu sucessor na prefeitura. “Não existe nenhum diálogo entre Álvaro e eu. Mas interlocutores dele já conversaram comigo. Já conversaram e eu disse que era um político sem retrovisor. Eu não tenho retrovisor. Acho que você tem que examinar o cenário e agir com pragmatismo”, pontuou.

Agora RN

 

Incomodando 

Circula nos bastidores que algumas lideranças de mandato estariam incomodadas com o crescimento do suplente de vereador Rodrigo do Tapará. Rodrigo evita afirmar que disputará a eleição de 2024, mas sua candidatura é dada como certa, pois ele tem mantido um trabalho social contínuo na região do Tapará, além de ter pessoas em outras comunidades, inclusive na zona urbana, que estão engajadas em ter Rodrigo sentado em uma das 17 cadeiras da Câmara Municipal em 2025.

Especulação ou verdade?

Nos últimos dias tem circulado no meio político que a vereadora Ana Catarina (PSDB) vai integrar a bancada da situação. Conforme o blog vem antecipando, o Palácio Auta de Souza vem numa articulação forte para ter novos aliados.

De postura neutra na Câmara, caso se confirme sua ida para a base governista, não haverá ruído, pois ela sempre teve boa relação com todos os campos políticos.

Passa direto

Tem um deputado que foi eleito em 2022, mas desde que tomou posse, nunca mais pisou os pés em Macaíba. Dizem aliados que ele só passa em Macaíba pela BR-304 com destino ao Seridó. Será que ele vai passar 4 anos ausente nas terras de Auta de Souza? Em breve a gente revela quem é esse deputado.

Cotado 

O advogado Aelson Ferreira, conhecimento popularmente por Aelson de Rose, é um dos nomes cotados para disputar uma vaga na Câmara Municipal. Aelson é bastante conhecido, principalmente na comunidade católica, além de sua atuação na área do direito.

Em conversa com Aelson, ele nos revelou que analisa a possibilidade, mas antes irá ouvir familiares, amigos e simpatizantes do projeto.

 

 

Foto: ALRN

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias (PSDB), disse hoje que o parlamento estadual está chegando ao “fundo do poço”, diante da falta de respeito que a governadora Fátima Bezerra (PT) tem com o Poder Legislativo. O parlamentar municipalista se referiu ao fato de o governo estadual sonegar o repasse das emendas impositivas que os deputados têm direito para atender as demandas das prefeituras do interior, inclusive na área da saúde.

Tomba Farias fez uma cobrança direta ao deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), para que ele, na condição de presidente da Assembleia Legislativa, se empenhe para que o governo efetive o repasse das emendas.

“A Assembleia caminha para o fundo do poço, pois os deputados estão perdendo o respeito e a atenção que merecem por parte do governo. Já passamos da metade do mês de maio e até hoje não temos resposta do governo sobre as emendas que são para os municípios”, disse.

O parlamentar municipalista disse que ninguém do governo resolve o problema. “Vêm na Assembleia o secretário Raimundo Alves e o secretário Carlos Eduardo Xavier (Cadú), mas ninguém resolve nada. O “engana-engana” nessa Casa está muito grande. Precisamos que respeitem essa Casa, respeitem os deputados e os municípios. Do jeito que está não pode continuar”, protesta.

Tomba Farias enfatizou que a luta pela liberação de emendas não diz respeito apenas aos parlamentares de oposição, mas também aos colegas que fazem parte da bancada governista. “A situação também tem os seus municípios, tem seus prefeitos”, destacou.

Tomba assinalou que a Assembleia Legislativa se encontra amordaçada, enquanto, da parte do governo, não aparece ninguém para dar uma resposta sobre o pagamento das emendas.

“Até quando vamos aceitar essa situação aqui? Deixo aqui o meu repúdio e reforço que o governo precisa olhar com bons olhos essa Casa. Não estamos pedindo nada para a gente, o que queremos é atender aos municípios”, finalizou.

Fonte: Portal Grande Ponto

Prefeitura de Macaíba garante novo piso salarial aos professores do município - Prefeitura Municipal de Macaíba

Articulação

Aliados do Palácio Auta de Souza nos últimos meses começaram a se movimentar quanto a disputa de 2024. Membros da gestão e até ex-vereadores estão se articulando para atrair novos aliados para a situação. Seja através de telefonemas ou pessoalmente, os aliados estão convidando ex-candidatos para compor o bloco governista.

Nas conversas, estão sendo colocadas opções quanto a possibilidade para disputar a eleição de 2024.

Edi do Posto da Maré pede exoneração - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Pé na estrada 

Quem foi visto pela zona rural de Macaíba neste último final de semana foi o ex-candidato a vice-prefeito Edi do Posto. Nome cotado para disputar uma vaga de vereador, Edi tem feito o trabalho de casa, visitar amigos e simpatizantes do projeto.

Edi do Posto ainda não tem definido por qual partido irá disputar a eleição para o legislativo, mas nos revelou que tem sido procurado por outras lideranças políticas para tratar sobre o pleito de 2024.

 

 

Foto: Reprodução

Em suas redes sociais, o policial militar reformado Wendell Lagartixa publicou uma foto com a filha, Wesliane, e aproveitou para “lançar” a candidatura da jovem como vereadora de Natal no pleito do próximo ano.

Na legenda da foto publicada, Lagartixa, que obteve mais de 88 mil votos para deputado estadual, completou: “Será a mais votada como o pai. Nessa eu posso confiar. Se vascilar (sic) vai para a sandália”, em uma clara referência aos desentendimentos que já teve com outros políticos.

Em 2022, Lagartixa foi candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) e foi o mais votado do pleito com 88 mil votos. No entanto, o policial militar reformado não pode tomar posse na Assembleia Legislativa. A decisão foi tomada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o registro de candidatura indeferido. Foram 6 votos a 1 em favor do relatório do ministro Ricardo Lewandowski, que defendeu a inelegibilidade do ex-policial.

Wendel Lagartixa foi condenado a três anos e três meses de reclusão por posse de arma ou munição de uso restrito, sem autorização, com base na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A sentença transitou em julgado em maio de 2019 e teve a extinção da punibilidade declarada em junho de 2021.

Novo Notícias

Repercutiu 

Neste domingo (14), a cirurgiã dentista e ex-secretária de Saúde de Macaíba, Ederlinda Dias, desejou através de mensagem no Instagram, feliz dia das mães. O post com sua imagem gerou especulações no meio político, no privado algumas pessoas nos enviaram mensagens, “Essa imagem aí quer dizer alguma coisa sobre 2024?”, já em outra mensagem dizia “Será ela a candidata de Dr. Fernando?”.

Até aonde a gente sabe, se houver candidatura por parte do grupo do ex-prefeito Fernando, o candidato será ele, pelo menos é o que dizem fontes próximas a família.

Em Macaíba, a política está a todo vapor que um simples post repercute.

Revelação

Luciana Barbosa, esposa do vice-prefeito Netinho França, revelou que o bebê que está esperando é do sexo masculino. Através de um vídeo publicado no Instagram, o casal revelou o sexo da criança, assim como também o novo membro da família França já tem nome definido, será José Hugo.

Ainda no final de semana, Netinho França participou da festa de Nossa Senhora de Fátima, no Vilar.

Nas comunidades

O prefeito Emídio Júnior esteve neste último final de semana participando de diversas festas comemorativas ao dia das mães. Entre as comunidades visitadas estavam Lagoa do Sítio I, Lagoa do Mato, na zona urbana esteve na Morada da Fé.

Em Lagoa do Sítio I, participou da festa das mães ao lado da vereadora Erika Emídio, em Lagoa do Mato prestigiou a festa ao lado do vereador João de Damião. Além de visitar outras comunidades.

 

Snapinsta.app 346251338 1233628574192232 7386813554857259902 n 1080

Foto: Divulgação

Mais novo integrante do PSD no RN, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, assinou a ficha de filiação da sigla neste sábado 13, ao lado dos líderes partidários senadora Zenaide Maia e secretário Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), entre outras lideranças. Pré-candidato a prefeito da capital, Carlos afirma que chega para somar, ajudar no fortalecimento da legenda e disse que irá conversar com a população para tomar uma decisão em 2024 sobre uma possível candidatura a prefeito.

Apesar de dizer que a decisão ficará para o ano que vem, Carlos já discursa como pré-candidato, ao afirmar que assumiu o comando do PSD em Natal e não terá dificuldades na capital, uma vez que nunca perdeu uma disputa para prefeito.

“Assumi a presidência do partido a nível de Natal, não terei dificuldade, porque esta é uma cidade que desde que conheceu o gestor Carlos Eduardo sempre me deu vitórias seguidas. Aqui eu nunca perdi para prefeito, aqui eu nunca perdi para governador, aqui eu nunca perdi para senador. Em todas as eleições Natal reconheceu o nosso trabalho, a nossa experiência, os nossos compromissos, a nossa fidelidade, a nossa correção”, discursou o novo integrante do PSD.

Ainda em seu discurso, Carlos falou sobre algumas obras que realizou como prefeito, destacando sua experiência como gestor. “Eu gosto de falar, porque quem já tem um certo tempo de vida pública tem que prestar contas e tem que dizer o que fez, a que veio e o que pretende”, acrescentou.

Agora RN

Foto: Francisco Costa

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) voltou a afirmar nesta quinta-feira (11) que adotará outro estilo político de agora em diante. Antes contrário ao uso de verba pública em seu gabinete no Senado e em campanhas eleitorais, agora ele afirma que gastará “tudo o que tem direito”. Também antecipou que pretende ser candidato ao Governo do Estado em 2026.

“Mudei bem bonitinho. Agora eu estou o político que vocês sonhavam, que vocês queriam. Estou conversando com todo mundo. Vou usar fundo eleitoral, vou usar tudo que for possível. Estou gastando dinheiro de vocês com publicidade. E vou gastar mais. Não era assim que queriam? Não era desse jeito?”, afirmou o senador, em entrevista à 98 FM.

O senador diz que decidiu mudar o estilo após amargar o 3º lugar na disputa eleitoral de 2022, quando foi candidato a governador e viu Fátima Bezerra (PT) ser reeleita ainda no 1º turno.

“De que adiantou economizar R$ 8 milhões e devolver para os cofres públicos? De que adiantou eu fazer campanha sem fundo eleitoral, sem tempo de TV, sem nada? Para você dizer que eu não queria? Que eu não tinha tesão? Agora, então, vai ser desse jeito. E não tem do que reclamar de Styvenson”, destacou o parlamentar.

Styvenson ressalta, no entanto, que a mudança de estilo terá limites. “Não vou me corromper nem virar ladrão, mas eu vou utilizar as mesmas armas que todos estão usando. É tempo de TV? Quero o maior que tem. É fundo eleitoral? Quero o maior que tem. É para ir para rua? Vou para a rua, fazer tudo bonitinho. Se eu perder, vou perder em igualdade. Agradeço a quem compreendeu o tipo de política que eu fiz, mas, de que adianta, se os outros vivem numa alienação?”, enfatiza.

Styvenson admitiu, também, que pode sair do Podemos. Ele disse manter conversas com outras legendas, como União Brasil, PP e PL.

“Preciso de tempo de TV, rádio, fundo eleitoral. Preciso disso. Não era para mudar? Não era para fazer como a cartilha diz? Estou analisando União, PP e permanecer no Podemos. Estou analisando todas e não estou com pressa. No momento que eu decidir, vai ser um momento bem oportuno”, diz.

Portal 98 FM

Tribunal Superior Eleitoral mantém Wendel lagartixa (PL) inelegível | Rio  Grande do Norte | G1

O ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa, anunciou na tarde desta quinta-feira (11) que vai entrar com ação pedindo a anulação de sua votação na última eleição. Ele teve 88 mil votos e foi o mais votado para a Assembleia Legislativa, mas não assumiu o mandato porque seu registro foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Estou dando entrada com pedido de anulação para toda a minha votação no Rio Grande do Norte para que eles percam o mandato”, disse Wendel Lagartixa sobre a anulação de sua votação. O anúncio foi feito pela rede social do ex-candidato. “Se eu perdi todos tem de perder também”,

Wendel Lagartixa decidiu pedir a anulação de sua votação após discutir o assunto com seus advogados e chegou à conclusão que se não foi beneficiado pela sua votação, outros também não devem ser. “Estou dando entrada sim para fazer a anulação de toda a minha votação. E com isso tirar o mandato de quem entrou com meu nome”, disse.

E acrescentou: “Isso é injusto. Se eu perdi eles têm de perder também. Se não serviu para mim por que tem de servir para os outros?”. Wendell Lagartixa foi candidato pelo Partido Liberal (PL) e teve 88 mil votos, maior votação para deputado estadual no RN. Em março, o TSE julgou que ele não poderia assumir o cargo.

Foram 6 votos a 1 em favor do relatório do ministro Ricardo Lewandowski, que defendeu a inelegibilidade do ex-policial. A razão é que ele foi condenado a três anos e três meses de reclusão por posse de arma ou munição de uso restrito, sem autorização, com base na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A sentença transitou em julgado em maio de 2019 e teve a extinção da punibilidade declarada em junho de 2021.

Novo Notícias

O Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o Porto de Natal, elegeu na manhã desta quinta-feira (11), por unanimidade, o advogado Estéferson Ubarana Gomes da Silva para o cargo de diretor-presidente da Companhia. Ele tomou posse logo em seguida.

Estéferson Ubarana Gomes da Silva é advogado com domínio na área do direito administrativo e de gestão pública. É pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública e ainda em Direito e Processo do Trabalho.

O novo diretor-presidente da Codern foi indicado para o cargo pelo PSB do ex-deputado federal Rafael Motta. O cargo está ligado ao Ministério de Portos e Aeroportos, que tem Márcio França (PSB-SP) à frente.

Estéferson foi conciliador no Procon-RN, órgão de Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, assessor parlamentar municipal na Câmara Municipal de Natal e secretário parlamentar da Câmara dos Deputados.

O novo diretor-presidente teve o nome aprovado pelo Ministério da Casa Civil da Presidência da República e pela Comissão de Elegibilidade da Codern, atendendo a todos os requisitos exigidos. Portal 98 FM

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves confirmou nesta quarta-feira (10), ao PORTAL DA 98 FM, que vai se filiar ao PSD.

Segundo o ex-prefeito, que articula uma nova candidatura ao Palácio Felipe Camarão nas eleições de 2024, a filiação será realizada no sábado (13). O evento de filiação será na sede estadual do partido na rua Clementino Câmara, 2144, em Nova Descoberta, em Natal.

À reportagem, Carlos Eduardo também confirmou que vai assumir a presidência do diretório do partido em Natal. O cargo vinha sendo ocupado pelo vereador Preto Aquino, que deverá sair da legenda.

“Veja, sou um social-democrata, convicto de um Estado indutor do desenvolvimento em parceria com a iniciativa privada, assim vamos diminuir nossa desigualdade social, edificar uma sociedade mais justa de igualdade de oportunidades para todas e todos”, disse em conversa com o Blog do Barreto. “O meu perfil político e minhas convicções estão contemplados no PSD. Não quero é não vou polemizar com o PDT, onde deixei um bom relacionamento”, complementou.

Carlos Eduardo, que foi prefeito de Natal por quatro mandatos, se filiará ao PSD após 14 anos no PDT. No último sábado (6), ele anunciou a saída do partido em uma carta aberta ao presidente nacional da legenda, André Figueiredo.

Portal 98 FM