Política Arquivo

Foto: Ulisses Lucas

Cobranças na saúde

Nesta última terça-feira (02), a secretária de Saúde de Macaíba, Roberta Guilhermina, esteve na Câmara Municipal participando de audiência pública para prestar contas da pasta. Sua passagem pela Câmara foi marcada por cobranças, até mesmo dos vereadores da base governista.

É sabido por todos, que a saúde em Macaíba vem enfrentando uma série de criticas da opinião pública, pois são diversas as reclamações, da falta de medicamentos básicos como dipirona, falta de raio X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a longa demora para a população fazer exames. Tudo isso refletiu na audiência.

Um dos pontos cobrados a secretária foi a prestação de contas da saúde referente aos anos de 2021 e 2022. De acordo com José Alcântara, vice-presidente do conselho de saúde, até o presente momento não houve prestação de contas ao conselho, já o vereador Igor Targino cobrou a aplicação da emenda de 1 milhão do senador Styvenson para cirurgias eletivas, desde 2022 os recursos estão na conta da prefeitura e não vem sendo utilizado.

Encontro 

Semada passada, lideranças de diversos grupos de oposição estiveram reunidos. O encontro teve como objetivo análise visando a disputa eleitoral de 2024 em Macaíba, nos revelou uma fonte que esteve presente. Hoje, existe dentro dos mais diferentes grupos da oposição a percepção que será necessário haver a união para enfrentar o Palácio Auta de Souza.

Os líderes desses diferentes grupos já falam em união. Pesquisas e outros aspectos deverão se levados em conta na definição do nome para encabeçar a chapa. Ainda de acordo com a fonte, um dos presentes no encontro foi o vice-prefeito Netinho França, o vereador Luizinho, o empresário e ex-candidato a prefeito Jassen Motos, Dr. João, líder do grupo Aliança por Macaíba e suplentes de vereadores.

Foto: Reprodução

Mudanças 

Na tarde desta quinta-feira (04), recebemos ligação de uma fonte nos informando que o prefeito Emídio Júnior (PL) irá promover mudanças na prefeitura. De acordo com a informação, o prefeito estaria analisando mudanças nas secretarias de Educação, Segurança Pública e no MacaíbaPrev.

Hospital de Macaíba realiza uma média de 200 partos por mês - Secretaria de Estado da Saúde Pública

Novo comando 

O Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho de Macaíba está sob nova direção. A enfermeira Sâmara Bridget assumiu o cargo de diretora da unidade. Antes de assumir o hospital, Sâmara estava trabalhando na secretaria de Saúde de Macaíba, no cargo de secretária adjunta.

 

Por Mário Victor

Grande Ponto - Jornalismo de verdade

O comunicador Bruno Giovanni, apresentador do Meio Dia RN, da 96 FM, confirmou nesta quinta-feira (4) que vai caminhar junto com o senador Styvenson Valentim (PODE) para as eleições de 2024 em Natal. A informação foi confirmado no próprio programa, ao comentar os rumores da possível aliança. “Faz tempo que tenho atração por Styvenson”, brincou BG.  

Pré-candidato a prefeito de Natal, Bruno Giovanni e Styvenson já haviam trocado alguns análises a respeito do cenário eleitoral natalense e ensaiado uma aliança. A diferença é que, agora, houve o acerto para a realização de algumas agendas em conjunto. “Vou visitar a escola dele, a Maria Ilka”, citou BG, dizendo que vai começar a andar ao lado do senador.

Bruno Giovanni também explicou que a dupla será a aliança dos excluídos pelos partidos de esquerda e pela administração municipal. Deverá ir junta para um novo partido, inclusive, uma vez que Styvenson já anunciou que não ficará no PODEMOS e BG não tem partido.

Portal 96 FM

Deputado Souza Neto em sessão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte — Foto: Eduardo Maia/Assessoria AL

Foto: Eduardo Maia/Assessoria AL

O ex-deputado estadual Souza Neto deixou o PSB e filiou-se ao União Brasil. O anuncio foi através do presidentes estadual da sigla, José Agripino. Souza Neto poderá entrar na disputa eleitoral de 2024,  colocando seu nome à disposição da população de Areia Branca, cidade no qual ele já foi prefeito.

A governadora Fátima Bezerra empossa, nesta quinta-feira (04), a médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela assume o cargo que foi ocupado por Cipriano Maia durante os quatro anos do primeiro mandato.

Também tomam posse Leidiane Fernandes de Queiroz (adjunta); Kátia Maria Queiroz Correia (subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção) e Talita Araújo de Souza (chefe de Gabinete).

Em dezembro de 2022, Fátima confirmou a substituição de Cipriano Maia por sua adjunta na Sesap, Lyane Ramalho, em sua nova gestão. A mudança estava prevista para ocorrer em abril passado.

Tribuna do Norte

A disputa eleitoral começou em Macaíba e está bastante movimentada nos bastidores. Hoje (03), mais um instituto de pesquisa está nas ruas  fazendo levantamento sobre a opinião dos macaibenses quanto à disputa pela Prefeitura de Macaíba. Este é o terceiro levantamento nos últimos 15 dias.

Além do levatamento quanto a eleição do próximo ano, o instituto também está ouvindo a população como ela avalia as gestões do prefeito Emídio Júnior (PL) e da governadora Fátima Bezerra (PT).

Entre as perguntas do questionário, constava “Quem o senhor (a) votaria para prefeito (a) caso a eleição fosse hoje?” Pesquisa estimulada, constava os seguintes nomes: Emídio Júnior (PL), Netinho França (PSB), Dr. Fernando (PSD) e Marília Dias (MDB).

Foto: Reprodução

Em sua fala na Audiência Pública da Saúde, realizada nesta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Macaíba, o vereador Igor Targino cobrou a aplicação da emenda parlamentar do Senador Styvenson Valentim no valor de R$ 1 milhão para realização de cirurgias eletivas no município.

Igor argumentou que esse dinheiro se encontra na conta da Prefeitura desde 15/06/22. Ainda segundo o parlamentar, não há justificativa para não aplicação até o momento.

Igor acrescenta que faz parte da gestão Emídio Júnior e sabe da força de vontade que o prefeito tem em buscar recursos para o município, mas que existe a falha na gestão da saúde e precisa ser concertada urgente.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Polícia Federal faz buscas na manhã desta quarta-feira (3) na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Os policiais também prenderam o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa.

Jair Bolsonaro não foi alvo de mandado de prisão, mas deve prestar depoimento ainda nesta quarta na Polícia Federal em Brasília.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes dentro do inquérito das “milícias digitais” que já tramita no Supremo Tribunal Federal.

Até as 8h20, policiais seguiam no condomínio onde o ex-presidente mora desde que voltou ao Brasil, em março.

Quais dados foram forjados?

 

A TV Globo e a GloboNews apuraram que teriam sido forjados os certificados de vacinação:

  • do hoje ex-presidente Jair Bolsonaro;
  • da filha de Bolsonaro, Laura Bolsonaro, hoje com 12 anos;
  • do ex-ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa, da mulher e da filha dele.

 

Essa suposta falsificação teria o objetivo de garantir a entrada de Bolsonaro, familiares e auxiliares próximos nos Estados Unidos, burlando a regra de vacinação obrigatória.

A PF ainda investiga a situação de outros membros da comitiva, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Quem foi preso?

Até as 7h, todas as prisões já tinham sido cumpridas. A TV Globo apurou os nomes de quatro dos seis presos:

  • o coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro;
  • o policial militar Max Guilherme, que atuou na segurança presidencial;
  • o militar do Exército Sérgio Cordeiro, que também atuava na proteção pessoal de Bolsonaro;
  • o secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha.

Os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

G1

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu, nesta terça-feira (2), retirar de pauta a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News. Lira atendeu um pedido do relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB -RJ). A proposta estava prevista para ter seu mérito analisado nessa sessão. O pedido do relator acontece após uma sequência de polêmicas envolvendo o texto da proposta.

O texto está apto para ser analisado desde a semana passada, quando o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para agilizar a tramitação da proposta. Também na última semana, Silva apresentou novo parecer retirando trechos polêmicos do texto. No entanto, ao iniciar a sessão, ele argumentou que precisaria de mais tempo para incorporar novos pontos ao projeto.

“Não tivemos tempo útil para examinar todas as sugestões, por isso gostaria de fazer um apelo para, consultados os líderes, que pudéssemos retirar da pauta de hoje a proposta e pudéssemos consolidar a incorporação de todas as sugestões que foram feitas para ter uma posição que unifique o plenário da Câmara dos Deputados em um movimento de combater a desinformação e garantir a liberdade de expressão”.

Segundo o relator, a principal dificuldade de consenso entre os congressistas está na definição sobre a quem caberá fiscalizar o cumprimento e as sanções impostas pela lei. “Ganhou muita força hoje a ideia da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], mas, ainda assim, muitos parlamentares resistem à hipótese. Esse é um tema em que é necessário um diálogo com o governo, pois da parte do governo há críticas com a possibilidade de a Anatel ser esse órgão responsável. O que era um impasse na semana passada, segue sendo um impasse”.

De acordo com o deputado, ainda não há prazo para que o projeto retorne para análise do plenário. Silva destacou que serão necessárias, pelo menos, duas semanas para que o projeto esteja pronto para ser submetido à apreciação.

Ao chegar à Câmara, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que o texto só seria colocado em votação caso houvesse votos suficientes para aprová-lo. “Se tiver, claro que vota. Se não tiver, o meu intuito é que não vote hoje”, disse.

PL 2630/20 institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas e mecanismos de transparência para provedores de redes sociais, ferramentas de busca e de mensagens instantâneas, bem como as diretrizes para seu uso.

Foto: Reprodução

O Instituto Seta divulgou nesta terça-feira (2), em parceria com o blog O Potiguar, sua primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura do Natal, faltando 1 ano e 5 meses para o pleito. A eleição marcará a escolha de um novo prefeito, já que Álvaro Dias (Republicanos), o atual gestor, não pode ser candidato à reeleição.

A pesquisa entrevistou 800 pessoas em Natal entre os dias 25 e 26 de abril (terça e quarta). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Foram testados dois cenários.

Confira o resultado:

Prefeitura do Natal 2024 – Cenário 1 – Estimulada

  • Carlos Eduardo Alves (PDT): 22,4%
  • Natália Bonavides (PT): 12,5%
  • Styvenson Valentim (Podemos): 12,4%
  • Rafael Motta (PSB): 7,5%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 7%
  • Bruno Giovanni (sem partido): 6,1%
  • Eudiane Macedo (PV): 1,9%
  • Kleber Fernandes (PSDB): 1,6%
  • Robério Paulino (PSOL): 0,8%
  • Candidato de Álvaro Dias (Republicanos): 0%
  • Não sabe/não respondeu: 4%
  • Ninguém/branco/nulo: 23,8%

Prefeitura do Natal 2024 – Cenário 2 – Estimulada

  • Carlos Eduardo Alves (PDT): 24,5%
  • Natália Bonavides (PT), candidata de Lula e Fátima: 15%
  • Rafael Motta (PSB): 8,3%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 7,9%
  • Candidato de Álvaro Dias: 0,3%
  • Ninguém/branco/nulo: 36,4%
  • Não sabe/não respondeu: 7,6%

Portal 98 FM

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual a avaliação sobre o novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Parnamirim, 53,64% dos entrevistados dizem aprovar o governo Lula; já 35,87% desaprovam. Outros 10,49% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN entrevistou 1.277 pessoas em 28 bairros de Parnamirim nos dias 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Pesquisa Exatus/Agora RN trouoxe avaliação da população de Parnamirim sobre a nova gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), 58,97% dos eleitores pesquisados em Parnamirim dizem desaprovar o governo. Já 32,65% afirmam que aprovam. Outros 8,38% não sabem ou não responderam.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN entrevistou 1.277 pessoas em 28 bairros de Parnamirim nos dias 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Informações do Agora RN

Prefeitura de Parnamirim

ASCOM

A pesquisa EXATUS/AGORA RN, além de trazer as intenções de voto para a disputa pela Prefeitura de Parnamirim em 2024, também mediu a avaliação do prefeito Rosano Taveira (Republicanos) junto à população. O atual gestor tem mais desaprovação do que aprovação. A pesquisa indica que 44,56% desaprovam a gestão Taveira. Já 36,73% dizem aprovar. Outros 18,72% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN entrevistou 1.277 pessoas em 28 bairros de Parnamirim nos dias 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Informações do Agora RN

Ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade), apresentador Salatiel de Souza (União Brasil) e vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil), primeiros colocados na pesquisa para prefeitura de Parnamirim - Foto: Instagram / Reprodução

Foto: Instagram / Reprodução

Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Exatus, a pedido do AGORA RN, aponta que a ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade) lidera a corrida pela Prefeitura de Parnamirim, faltando pouco mais de 1 ano e 5 meses para o pleito. Parnamirim é o 3º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com quase 137 mil eleitores.

Na pesquisa estimulada, quando os eleitores são apresentados a uma lista de possíveis candidatos, Nilda aparece com 28,82% das intenções de voto, na liderança isolada do levantamento.

Professora Nilda foi vereadora de Parnamirim entre 2016 e 2020, quando disputou a prefeitura e ficou em 2º lugar, perdendo para o atual prefeito, Rosano Taveira (Republicanos). Na época, Nilda obteve 32 mil votos, o equivalente a 39,61%. Taveira foi eleito com 40 mil votos, isto é, 49,43%.

Em segundo lugar, está o ex-vereador de Natal e apresentador Salatiel de Souza (União Brasil), com 17,15%. Depois dele, vem a atual vice-prefeita, Kátia Pires (União Brasil), que foi lembrada por 12,06% dos eleitores.

Salatiel de Souza e Kátia Pires são apontados como os favoritos para receberem o apoio de Taveira na eleição de 2024. O prefeito disse que vai anunciar o escolhido durante o Carnaval do próximo ano.

Fecham a lista, segundo a pesquisa: o vereador Irani Guedes (Republicanos), com 3,45%; o ex-deputado estadual Marciano Júnior, com 2,82%; o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC), com 2,04%; o vereador Gabriel César (PL), com 1,8%; e o vereador Vavá Azevedo (PP), com 1,49%.

Além desses, outros três nomes foram citados: o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL); o ex-vereador Manoel Diniz (Cidadania); e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec. Eles, no entanto, aparecem com menos de 1%.

De acordo com a pesquisa EXATUS/AGORA RN, se as eleições fossem hoje, 16,84% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos apresentados. Outros 12,45% não souberam ou não quiseram responder.

Dados

A pesquisa EXATUS/AGORA RN entrevistou 1.277 pessoas em 28 bairros de Parnamirim nos dias 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Agora RN

Prefeitos presos na Operação Mensageiro — Foto: NSC TV/ Reprodução

Foto: NSC TV/ Reprodução

Deflagrada na manhã de quinta-feira (27), a 4ª fase da operação Mensageiro somou 15 prefeitos presos no Estado e colocou sob a mira um suposto esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades de Santa Catarina. Prisões equivalem, atualmente, a 5% de todos os prefeitos de Santa Catarina e envolvem sete partidos.

A investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começou há cerca de um ano e meio, após delações premiadas, rastreamento de celulares e apurações de documentos. Na 1ª fase, em 6 de dezembro de 2022, quatro prefeitos foram detidos.

Já na 2ª fase, em 2 de fevereiro de 2023, dois prefeitos foram presos. Na 3ª fase, o prefeito de Tubarão teve o mandado de prisão preventiva cumprido junto com o vice. Na 4ª fase, na quinta, foram presos oito chefes do executivo municipal.

Prefeitos presos

  1. Deyvison Souza (MDB), de Pescaria Brava;
  2. Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva;
  3. Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul.
  4. Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages, que agora está em prisão domiciliar;
  5. Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo;
  6. Marlon Neuber (PL), de Itapoá;
  7. Joares Ponticelli (PP), de Tubarão;
  8. Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Corupá;
  9. Armindo Sesar Tassi (MDB), de Massaranduba;
  10. Adriano Poffo (MDB), de Ibirama;
  11. Adilson Lisczkovski (Patriota), de Major Vieira
  12. Patrick Corrêa (Republicanos), de Imaruí.
  13. Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), de Três Barras
  14. Alfredo Cezar Dreher (Podemos), de Bela Vista do Toldo
  15. Felipe Voigt (MDB), Schroeder

Também alvo de mandado de prisão, o prefeito Luis Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim, não foi encontrado. Ele está na Europa, em viagem familiar, segundo a prefeitura.

O prefeito de Lages, Antônio Ceron, foi solto mediante ao uso de tornozeleira eletrônica por causa de problemas de saúde. O restante dos políticos está preso, sendo cinco réus no processo.

Deputada Terezinha Maia critica atual gestão de São Gonçalo do Amarante –  Blog Jair Sampaio

Foto: ALRN

A deputada estadual Terezinha Maia (PL) repercutiu na Assembleia Legislativa o vídeo que circula nas redes sociais e registra uma fala do atual prefeito da cidade de São Gonçalo do Amarante, Eraldo do PT.

“A mídia potiguar vem noticiando um discurso agressivo e desprezível que o atual gestor de São Gonçalo do Amarante fez. A fala e o gesto dele eram de deboche numa conduta chocante e de ameaças. Ele debocha de quem precisa de emprego para sustentar sua família”, disse. A deputada encerrou sua fala prestando solidariedade aos servidores e população do município da Grande Natal.

Do blog: O pronunciamento de Terezinha é sinal de distanciamento político cada vez maior do prefeito, que era vice de Paulinho, e assumiu a Prefeitura em decorrência do falecimento do marido da deputada.

Blog Heitor Gregório