Política Arquivo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que abre previsão orçamentária para o pagamento do piso nacional da enfermagem.

O texto a ser enviado ao Congresso Nacional abre crédito especial no Orçamento da União no valor de R$ 7,3 bilhões. O projeto destina os recursos ao Ministério da Saúde para possibilitar o atendimento de despesas com o piso nacional de enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Segundo o ministro da Secretaria da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o projeto deve ser analisado pelos parlamentares na próxima semana.

A pesquisa Datavero realizada de 13 a 16 de abril com 400 eleitores em Extremoz avaliou o cenário estimulado para eleições de 2024.

A disputa rende a ser acirrada com a atual prefeita Jussara Sales a frente com 18%, seguida de Klaus Rego com 15% e Capitão Vinícius e Enilton Andrade com 14%.

A pesquisa DATA VERO/BG EXTREMOZ foi realizada nos dias 15 e 16 de abril e ouviu 400 eleitores. A margem de erro é de 3% e a confiabilidade é de 95%.

Com informações do Blog do BG

Foto: Reprodução

O presidente do PTB e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, Getúlio Batista deverá ser indicado para o cargo de superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte. A indicação ao cargo caberá ao grupo do vice-governador Walter Alves (MDB).

Administrador e empresário, Getúlio Batista já ocupou cargos públicos anteriormente e chegou a ser primeiro suplente de deputado estadual. Apesar da proximidade pessoal com Walter Alves, de quem é amigo, Getúlio Batista foi apoiador de Jair Bolsonaro na campanha de 2022. Com relação ao Governo do Estado, porém, ele permaneceu “neutro”.

A indicação de Getúlio Batista já está em Brasília, mas ainda não houve a nomeação.

Tribuna do Norte

O deputado Arthur Lira discursa durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Partido Progressista (PP), liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (AL) , anunciou a criação do maior bloco partidário da Casa com 175 parlamentares .

“superbloco” é composto pelo PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB .

A movimentação foi uma reação do grupo liderado por Lira à formação de outro blocão com partidos alianhados também ao centro do tabuleiro — MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC – no final do mês passado, que ocupava o topo da cadeia como o maior da Casa, com 142 integrantes, pelo menos até então.

Com a criação do novo bloco, o grupo de Lira terá prioridade para indicações nos colegiados, inclusive os mistos que analisam medidas provisórias .

A negociação é uma prova do tamanho da força de Arthur Lira, que  surpreendeu os colegas do Palácio e cumpriu a promessa da se manter no controle da casa.

Informações do IG

Lado a lado 

Neste domingo (16) quem esteve em Macaíba foi o deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil). O encontro aconteceu no bairro Ferreiro Torto, na residência de Dr. João, líder do grupo de oposição Aliança por Macaíba. Um fato que chamou atenção foi a presença dos ex-candidatos a prefeito Janssen Motos (Podemos) e José Aldenir (Rede), ambos estão alinhados com o grupo Aliança por Macaíba.

Além dos citados, também estiveram presentes diversos nomes que estarão na disputa por uma vaga no legislativo macaibense em 2024.

Definição 

O prefeito Emídio Júnior  fechou com o deputado federal João Maia que disputará a reeleição pelo Partido Liberal (PL), destaca o Portal Agora RN.  João Maia além de ser presidente do PL no Rio Grande do Norte, vem de uma aliança com Emídio desde que ele ainda era vereador.

Outra escolha a ser definida pelo atual grupo que administra o Palácio Auta de Souza é sobre quem será o vice na chapa de Emídio Júnior. De acordo com informações que circulam nos corredores do palácio, o vice deverá sair da Câmara ou do secretariado.

Diálogo e União 

O vice-prefeito Netinho França (PSB) tem dialogado com as demais forças política de oposição em Macaíba. De acordo com uma fonte que tem trânsito livre na granja do bairro Alfredo Mesquita, lideranças de outros grupos de oposição tem conversado com Netinho com objetivo de unir a oposição em um único bloco para enfrentar o atual prefeito.

Na avaliação de diferentes setores da oposição, Netinho França é hoje o nome mais citado para enfrentar o prefeito Emídio Júnior nas urnas.

Participação no pleito

Muitos nos perguntam como será a participação do ex-prefeito Dr. Fernando no pleito de 2024. Essa é uma pergunta ainda sem resposta, ao questionar pessoas que tem contato direto com a família Cunha, eles apenas afirmam que o grupo do ex-prefeito Fernando participará da campanha, mas não dizem como, se haverá uma candidatura dele ou não.

Apenas o tempo dirá como o grupo de Dr. Fernando participará da eleição de 2024.

A disputa eleitoral de 2024 começou desde que a eleição do ano passado terminou e foi divulgado o resultado dos votos. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que disputou o cargo de senador e ficou em segundo lugar, já deixou claro que tentará voltar a governar a cidade. Carlos Eduardo está sem mandato desde abril de 2018, quando renunciou ao mandato de prefeito para tentar ser governador, mas foi derrotado por Fátima Bezerra, na época a petista estava no mandato de senadora.

Após sofrer duas derrotas (governo e senado) seguidas, Carlos tentará voltar a ser prefeito. Importante destacar que o momento atual, Carlos Eduardo enfrentará um outro cenário diferente de 2012, quando sucedeu a ex-prefeita Micarla de Sousa. Em seu instagram, na manhã de hoje, Carlos disse “Ainda tenho muito a fazer”, para bom entendedor, meia palavra basta.

DeFato.com - Politica

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Assú Ivan Júnior (União Brasil) está cotado para assumir a Codevasf, porém, desde que surgiu tal notícia, o nome de Ivan tem sido alvo de críticas. Vice na chapa de Fábio Dantas (Solidariedade) na disputa pelo governo contra Fátima Bezerra (PT) em 2022, até aí não haveria problema, a questão que Ivan Júnior fez fortes críticas ao presidente Lula durante a campanha.

A militância petista encontrou o vídeo das críticas e começou a compartilhar nas redes sociais, com objetivo de queimar o nome de Ivan. De acordo com o jornalista Heitor Gregório, a indicação de Ivan teria sido dos deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocardio, resta saber se o PT local irá aceitar um adversário no comando de um cargo estratégico como a Codevasf.

Através da articulação do grupo Tudo Pela Pátria Macaíba, o deputado federal Generão Girão (PL) destinou uma emenda de 500 mil reais para obras de asfaltamento do Park Village, em Macaíba. Ex-candidato a vereador e um dos fundadores do grupo, Romildo Mendes agradeceu a emenda destinada por Girão.

A obra será executada pelo município.

MPF processa União e deputado General Girão por estímulo a protestos antidemocráticos - Folha PE

Foto: Reprodução/Facebook

O deputado federal General Girão (PL) comunica que uma emenda de R$ 300 mil destinada para Macaíba já encontra-se na conta da prefeitura. O valor foi destinado para restauração do antigo Casarão do Guarapes.

“O valor já está em posse da Prefeitura de Macaíba e contamos com a execução das melhorias em prol do patrimônio histórico da população” disse Girão.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em manifestação enviada nessa quarta-feira (12) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha seus direitos políticos suspensos, tornando-se inelegível.

O parecer, assinado pelo procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, foi enviado às 23h de ontem (12), no âmbito do ação de investigação judicial eleitoral (Aije) em que Bolsonaro é investigado por atacar o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, sem provas críveis, durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em junho de 2022.

A posição da PGE é uma das últimas etapas da Aije. Com isso, a expectativa é que o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, libere o caso para julgamento em plenário nas próximas semanas, após elaborar seu voto. Caberá ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, marcar o julgamento.

Na peça, Gonet destacou que a apresentação de Bolsonaro às representações diplomáticas reunião um compilado de informações e boatos reiteradamente já desmentidos por diversos órgãos oficiais.

Caso o pedido da PGE seja acolhido pelo plenário do TSE, Bolsonaro poderá se tornar inelegível pelos próximos oito anos.

Por determinação de Gonçalves, a ação sobre os embaixadores corre sob sigilo no TSE. Entre as provas colhidas no processo, encontra-se a chamada minuta do golpe, documento apócrifo que foi encontrado na casa do último ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, em diligência de busca e apreensão conduzida pela Polícia Federal (PF).

Tal minuta de decreto previa uma espécie de intervenção militar na Justiça Eleitoral, de modo a impedir a concretização do resultado das urnas. O documento foi incluído no processo a pedido do PDT, autor da Aije.

Torres prestou depoimento sobre o documento no TSE. Também foram ouvidos o ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência.

Esta é mais avançada das 17 Aijes abertas durante as eleições gerais de 2022 e que tem Bolsonaro como alvo. A defesa de Bolsonaro nega reiteradamente qualquer irregularidade na reunião, que diz ter se tratado de “um debate de ideias”, sem cunho eleitoral.

Agência Brasil

eudiane natalia

Foto: Reprodução

A federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PCdoB ganhou uma concorrência interna na disputa pela Prefeitura do Natal em 2024. Com a deputada federal Natália Bonavides (PT) já tendo colocado seu nome à disposição para pleitear o cargo no ano que vem, agora a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) assume que também poderá ser a candidata do grupo no próximo ano. A escolha, no entanto, dependerá de decisão que será tomada pela federação partidária diante dos nomes que estiverem postos.

“Não tenho vaidade nenhuma. Se for através da votação da federação e o nome da deputada Eudiane for escolhido, ótimo. Se não, quem vai perder são eles”, declarou a deputada estadual em entrevista à 98 FM na última quarta-feira 12.

Já em seu 2º mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Eudiane também foi vereadora de Natal e tem como reduto eleitoral a Zona Norte da capital potiguar. Ela diz que quer ser candidata a prefeita para apontar, discutir e apresentar possíveis soluções para os principais problemas da região administrativa mais populosa da cidade.

“A Zona Norte é uma área totalmente esquecida pelos poderes públicos. As obras lá têm começo e têm até meio, mas o fim sabe-se lá quando. Tudo na Zona Norte demora muito. Não significa que eu vou ser prefeita apenas da Zona Norte. Serei prefeita de Natal, mas a gente tem que entender o sentimento dos moradores, que se sentem recuados das outras zonas”, salienta Macedo.

A parlamentar estadual teceu críticas ao sistema de transporte público de Natal e cobrou melhorias para os usuários. A solução, na opinião dela, seria a tão sonhada licitação dos transportes, que definiria as regras e a vigência do sistema para empresários do setor e para quem utiliza o meio de transporte.

Além disso, a parlamentar criticou a saúde pública municipal, afirmando que pacientes precisam dormir na fila de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para conseguir uma ficha de atendimento. “Como legisladora a gente dá sugestões, a gente coloca leis, sendo que a gente não tem como executar, aí vai da sensibilidade de quem está na gestão, de quem está na prefeitura”, assinala.

Sabendo que o nome de Natália Bonavides já foi lançado como pré-candidata pelo PT à disputa em Natal, Eudiane afirma que brigará para que o nome dela seja escolhido e já descarta a opção de ser candidata a vice-prefeita na chapa.

“Nada com Eudiane é para brincadeira. Nada começou através de uma brincadeira. Faço parte de uma federação. Meu partido é o PV. Mas, assim como tem o nome de Natália na federação, pode-se ter o nome de Eudiane Macedo. Não vejo nada de errado. Como temos uma federação, tudo tem que ser dialogado e conversado”, declarou.

A deputada estadual também afirmou que já teve conversas iniciais com o presidente do PV no RN, vereador Milklei Leite, bem como com o presidente do partido em Natal, o ex-vereador Maurício Gurgel. A princípio, ela afirma que recebeu o respaldo dos dirigentes da sigla e adianta que a pretensão, a partir de agora, é ampliar a discussão para a legenda como um todo, a fim de, em um momento posterior, apresentar-se à federação como um nome possível para a disputa pelo Palácio Felipe Camarão.

Agora RN

Pesquisa do instituto Datavero divulgada nesta última segunda-feira (10), mostra como está o cenário político na disputa pela Prefeitura de Parnamirim. O instituto realizou a pesquisa entre os dias 1 e 3 de abril, com 1000 eleitores, acordo com informações do Blog do BG.

Cenário estimulado:

Professora Nilda, 23,6%

Salatiel de Souza, 17,5%

Kátia Pires, 14,4%

Irani Guedes, 6,9%

Gabriel César, 3,6%

Marciano Jr, 2,9%

Wolney França, 2,7%

Outros, 1,4%

Branco ou nulo, 16,1%

Não sabe, 10,9%

BOMBA: Wendel Lagartixa confirma rompimento com Sargento Gonçalves: “Mau  caráter” – Os Libertários por Tota Farache

Foto: Reprodução

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, mais conhecido como Wendel Lagartixa, usou as redes sociais para anunciar o rompimento político com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL). É a segunda vez em dois meses que Lagartixa e “Lagartão”, como se auto-denomina Gonçalves, rompem. Segundo Lagartixa, o deputado “é mais do mesmo” na política.

Eleito deputado estadual, mas considerado inelegível até 2029 pelo Tribunal Superior Eleitoral, Lagartixa disse que não tem mais contato com Gonçalves, que o deputado não dá retorno sobre suas demandas à população e que o agora ex-aliado é “covarde e desmoralizado”.

“E não tem nada a ver com cargo, com dinheiro, com nada disso, porque não tenho interesse nisso. Tem a ver com a forma com que ele trata as pessoas que o apoiaram”, disse Lagartixa.

Principal cabo eleitoral do deputado federal em 2022, quando fizeram uma “casadinha”, Lagartixa pediu desculpas à população por ter pedido votos para Gonçalves. O policial reformado, inclusive, afirma que não tem amizade ou intimidade com o parlamentar.

“Peço desculpas a todo povo do Rio Grande do Norte (por ter pedido votos). Vou continuar fazendo meus vídeos, cobrando e se algum político tiver o interesse em ajudar, meu telefone está disponível”, disse.

Tribuna do Norte

A deputada Daniela do Waguinho fala diante de microfone em comissão na Câmara dos Deputados - Metrópoles

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco parlamentares do União Brasil pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização para se desfiliarem do partido sem perder seus mandatos. O pedido foi feito na quinta-feira (6/4), sob o argumento de “assédio” da direção nacional da sigla.

No pedido, os parlamentares pedem desfiliação do partido por justa causa, e dizem que chegaram a ter suas senhas do diretório estadual bloqueadas pela direção nacional, o que inviabilizaria a participação em convenções estaduais.

“A medida imposta pelo Presidente Luciano Bivar e seu vice, Antônio Rueda, não passou por consulta à direção nacional, da qual também faz parte o secretário-geral (…) Cumpre repisar que o arbitrário impede a formação e consolidação das bases do partido no estado, bem como qualquer iniciativa dirigida à preparação para as eleições municipais (2024) e geral (2026)”, argumentam os parlamentares.

Além da ministra do Turismo, também assinam a ação outros cinco deputados federais do Rio de Janeiro: Chiquinho Brazão (União-RJ), Juninho do Pneu (União-RJ), Marcos Soares (União-RJ), Ricardo Abrão (União-RJ) e Dani Cunha (União-RJ).

Metrópoles

O ex-senadora José Agripino foi reconduzido a presidência estadual do partido União Brasil. A oficialização ocorreu na manhã dessa segunda-feira (10), em Natal. Entre os presentes estavam os deputados federais Paulinho Freire, Benes Leocadio, além davice-prefeita de Parnamirim Kátia Pires e a vereadora Carol Pires.

Veja nova composição do diretório estadual:

– José Agripino (presidente)

– Benes Leocádio (vice-presidente)

– Carlson Gomes (tesoureiro)

– Raimundo Alves (tesoureiro adjunto)

– Paulinho Freire (secretário geral)

– Kátia Pires (secretária adjunta)