Política Arquivo

Deputado Gustavo Carvalho (PSDB) I Foto: reprodução redes sociais

Foto: ALRN

O deputado estadual, Gustavo Carvalho (PSDB) ironizou a decisão do governo de aumentar impostos:  “Parece que o Governo do RN está querendo comemorar o Dia da Mentira. Porque ao final do ano votamos uma mensagem governamental sugerindo a partir do dia 1º  de abril, um aumento na taxação de ICMS”, disse. “Eu votei contra, mas os governistas votaram a favor e saíram vitoriosos”.  Gustavo lembra que a Lei Nº 11.314/22  tem um condicionamento que só teria aumento caso não tivesse compensação por parte do Governo Federal para recompor as perdas com a redução de ICMS em 2022.

“Mesmo tendo a compensação financeira pelo Governo Federal e não podendo mostrar à população a perda de arrecadação; mesmo assim implanta, indiferentemente do acordo que foi feito na Casa Legislativa, junto às lideranças e a sua própria bancada. Eu considero um desrespeito a governadora usar colegas parlamentares, que fazem parte da bancada, para votarem uma matéria com um condicionamento e, após esse prazo, aplicá-la sem condicionamento algum. Isso é crime”, definiu o deputado.
Ao citar informações do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Gustavo Carvalho disse que a arrecadação tributária do RN alcançou R$ 1,27 bilhão em 2022 e este ano será de R$ 1,32 bilhão, uma variação de 4,23%. “O que o Governo tem de fazer é não enganar a população e o seu contribuinte”, disse o deputado, salientando que em 10 de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Estado vai receber R$ 277 milhões pelas perdas em 2022, mas que não cobrem as perdas, de acordo com a Secretaria de Tributação, embora dados do Banco do Brasil já projetem  um crescimento do Produto Interno Bruto  (PIB) do RN de 0,80% em 2023. “Índice superior ao do Nordeste, que é de 0,30%, portanto 0,50% a mais do que é a media para a região”.
O deputado disse que o Governo do RN vai descumprir um acordo firmado com entidades do setor produtivo ao aumentar o ICMS a partir de 1º de abril, mesmo contendo uma cláusula na lei aprovada em  dezembro de 2022, de que em  caso do Rio Grande do Norte receber do Governo Federal a garantia de compensação por perdas de arrecadação no ano passado,  não ocorreria majoração de ICMS.
“A bancada do governo votou a favor (do aumento do ICMS), mas com o compromisso de que, se houvesse a compensação, o governo não implantaria o aumento. Mas o governo vai implantar. Quero saber se não vamos ter a contestação sobre esse acordo feito”, destacou Carvalho.
Segundo Carvalho, entidades de classe participaram dessas negociações com o governo. “Mas será que os órgãos não merecem o respeito das pessoas que, naquela ocasião, representavam o governo e fizeram o acordo da não implementação da alíquota se houvesse compensação federal?”, questionou.
Carvalho disse que a alíquota do ICMS do combustível no RN só volta ao  patamar de 18% em janeiro de 2024: “O que o governo quer a mais do contribuinte? Quer perder ainda mais a competitividade que estamos perdendo ao longo de anos? O que é que o governo busca esperar para que o Estado possa voltar aos trilhos do desenvolvimento? Só estamos vendo comparações que nos deixam atrás no Nordeste. Onde nós vamos parar, onde nós queremos chegar?”.
Tribuna do Norte
Ex-presidente Jair Bolsonaro com presidente do PL, Valdemar Costa Neto, senador Flávio Bolsonaro e apoiadores em garagem de prédio comercial em Brasília — Foto: PL/Reprodução

Foto: PL/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30), após passar três meses nos Estados Unidos.

O voo comercial chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 6h40. No saguão, alguns apoiadores esperavam o ex-presidente.

Bolsonaro, no entanto, saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para um evento fechado com familiares e aliados.

Na chegada ao prédio, Bolsonaro foi recebido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo ex-ministro Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.

O ex-presidente fez um aceno rápido a apoiadores na porta do edifício, e voltou para o evento sem dar declarações.

G1

Foto: João Gilberto / ALRN

O deputado estadual Francisco do PT, líder da governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa, saiu em defesa nesta quarta-feira (29) do aumento do ICMS no Rio Grande do Norte – que entrará em vigor no próximo sábado (1º), com validade até 31 de dezembro de 2023. O aumento será de 2 pontos percentuais, para 20%.

Em pronunciamento na Assembleia, o parlamentar afirmou que a medida é necessária tendo em vista a perda de arrecadação tida pelo governo estadual em 2022, por causa da diminuição do imposto sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.

“Não se governa sem dinheiro, e os estados e municípios não têm máquina de fazer dinheiro. Os estados são administrados a partir dos recursos que arrecada, e arrecada a partir de impostos. Não tem outro modelo. É muito simples cobrar que faça tudo sem dizer de onde vem o dinheiro”, afirmou o parlamentar.

Portal 98 FM

O suplente de vereador Wendel Rangel passa a integrar o grupo político Aliança por Macaíba. Sob liderança de Dr. João, o grupo vem articulando a formação de uma nominata para disputar o legislativo e também para ter uma base de sustentação para disputar a Prefeitura de Macaíba.

O grupo ainda conta com o primeiro suplente de vereador Ivanildo de Cajazeiras, além de outras lideranças políticas que vão disputar uma vaga a Câmara Municipal. No meio político, é dado como certo que o grupo terá uma nominata competitiva.

Raimundo Fernandes, deputado estadual do RN

Foto: Divulgação/ALRN

O ex-deputado estadual Raimundo Fernandes, de 80 anos, está internado no hospital São Lucas, em Natal, após sofrer acidente doméstico na segunda-feira (27). Segundo informações divulgadas pela família do político, o quadro é grave, mas estável. Raimundo está apresentando sinais vitais e boa resposta, porém ainda requer cuidados.

A família aguarda que a equipe médica responsável pele tratamento do político informe novos detalhes sobre a evolução do estado de saúde. “Seguimos forte na corrente de orações e boas energias, para que Raimundo possa se recuperar logo e bem e, em breve, voltar à sua rotina habitual”, escreveu a família de Raimundo Fernandes, em nota publicada nas redes sociais.

O ex-deputado Raimundo Fernandes, com 40 anos de atuação no Legislativo estadual, caiu de uma escada na noite da segunda-feira (27) e foi levado desacordado para o Hospital Walfredo Gurgel. Após atendimento de urgência, ele foi transferido para o Hospital São Lucas, onde está internado atualmente. Informações do Novo Notícias.

Foto: Roque de Sá / Senado

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei que equipara a ato terrorista as ações praticadas por grupos criminosos organizados, como os atentados praticados no Rio Grande do Norte entre os dias 14 e 24 de março por uma facção criminosa.

De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), a proposta também altera as penas para este tipo de crime. O texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Caso seja aprovado em caráter definitivo, serão considerados como terrorismo atos como a limitação da livre circulação de pessoas, bens e serviços e a manutenção de monopólio territorial, controle social ou poder paralelo, tanto em zona urbana como rural, com uso de violência ou ameaça, entre outras ações.

O senador Styvenson destacou que a proposta preenche uma lacuna na legislação.  “Ele pode não dar solução, mas ele ocupa a vacância legislativa e jurídica do que os operadores do direito, delegados, juízes e promotores não tinham como operar.  É mais uma arma contra a guerra do crime. A gente está dando o primeiro passo para conter a expansão criminosa no nosso Estado, no nosso Estado que eu falo: Brasil”, afirma Styvenson.

Na Comissão de Segurança, o projeto foi relatado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Ao ler o documento, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que a proposta visa enfrentar o crime organizado, especialmente o vinculado ao narcotráfico, para proteger a população.

“Compete ao Estado combater estas organizações, independente do governo de turno. Nós, aqui, o Senado Federal, somos uma instituição de Estado. Então, temos que fazer o nosso papel no sentido de combater essas organizações. Hoje elas estão estruturadas, então não estamos enfrentando amadores. E se nós não juntarmos, independente das nossas preferências, das nossas visões de mundo, quem é que está sofrendo? É a população da qual nós somos responsáveis”, afirma Mourão.

Portal 98 FM

Foto: Eduardo Maia / ALRN

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) se pronunciou, na sessão desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa, sobre a situação das estradas no interior do Rio Grande do Norte.

O parlamentar informou que esteve em audiência com a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes, que garantiu para o próximo mês de abril o início de uma operação tapa-buracos.

“Nosso mandato tem sido pautado em levar as demandas dos municípios aos demais órgãos do Governo”, afirmou o deputado, que solicitou melhorias em trechos de estradas estaduais como as que ligam Santa Cruz a Lajes Pintadas, Tangará a Sítio Novo, Serra Caiada a Boa Saúde, e ainda a RN que dá acesso a Macau. “Nesses pontos as RNs estão totalmente deterioradas”, reforçou Ubaldo. Informações do Portal 98 FM.

Foto: Matheus, Venicio e Dr. João

2024 promete! 

Faltando um ano para o prazo final das filiações partidárias para quem pretende disputar a eleição de 2024, novos nomes despontam como possíveis candidatos tanto para o legislativo quanto para o executivo. Em Macaíba, os bastidores político está bastante movimentado e intensa articulação cujo objetivo é a formação de grupos.

Legislativo

Entre os novos nomes que estão postos, deverá entrar na disputa por uma vaga ao legislativo o contador Matheus Rosemiro. O jovem vem realizando um trabalho social na região do Retiro na Retabaja e desponta como possível pré-candidato a vereador. Matheus também é conhecido pelo trabalho como sindico do condominio Fazenda Real, onde tem uma gestão bastante elogiada.

Outro jovem cotado para sair candidato a vereador é Venicío Filho, estudante de engenharia agronômica, vem atuando na região do distrito de Cana Brava, através do projeto social Mão Amiga. O projeto é voltado para diversas ações, dentre elas, voltadas para juventude.

Executivo

O grupo político Aliança por Macaíba definiu que terá um nome na disputa pela Prefeitura de Macaíba. O nome de Dr. João, ex-diretor do Hospital Regional, foi escolhido para representar o grupo na disputa.

Dr. João tem buscado diálogo com lideranças de diversos setores da oposição com objetivo de chegar em 2024 com um grupo articulado e colocar seu nome a disposição da população.

 

Tribunal Superior Eleitoral mantém Wendel lagartixa (PL) inelegível | Rio  Grande do Norte | G1

Foto: Reprodução

Candidato mais votado em 2022 na disputa pela Assembleia Legislativa, Wendel Lagartixa se manifestou neste sábado (15) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmou que ele continuará fora do poder legislativo estadual, por ser considerado inelegível por uma condenação por crime hediondo.

Em vídeo postado no Instagram, Wendel Lagartixa afirmou que teve o mandato “roubado” e afirmou também que não vai deixar a política, mesmo que não seja candidato a prefeito em 2024 em Natal e região. A ideia dele é lançar nomes que sigam os ideias dele de respeito as pessoas, conforme relatou.

JULGAMENTO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu na quinta-feira (23) o julgamento de Wendel Lagartixa (PL) e decidiu, por 6 votos a 1, mantê-lo foram da Assembleia Legislativa, mesmo sendo o candidato a deputado estadual mais votado da história do Rio Grande do Norte, com 88 mil votos.

Na decisão, o TSE manteve a negativa de registro de candidatura de Wendel, que foi condenado em 2019 por posse de arma de uso restrito, um crime considerado hediondo após a condenação. Há um entendimento, inclusive, que Wendel ficaria inelegível também para a eleição de 2024, quando pretendia disputar a Prefeitura de Natal.

Portal 96 FM

Podemos oficializa candidatura de Styvenson Valentim ao governo do RN |  Eleições 2022 no Rio Grande do Norte | G1

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O senador Styvenson Valentim durante entrevista ao programa Meio Dia RN, declarou que pode mudar de partido.

Ainda com a bancada do Podemos rachada em relação a uma possível adesão ao governo Lula, o senador potiguar avalia que na prática esse apoio já aconteceu, razão pela qual ele está procurando um novo partido para se filiar, uma vez que não deseja dar sustentação ao governo petista no Congresso.

“Eu estou olhando um partido para poder migrar. Não sei ainda se vou ficar no Podemos. Como eu mudei a minha estratégia política e disse que vou usar as armas do mesmo calibre que os outros usam, já que eles não têm coragem de jogar o meu jogo, que é um jogo limpo, um jogo sem usar dinheiro público… tempo de TV, fundo eleitoral, capilaridade, partido grande, coligações, quer dizer, vou atirar de .50 agora”, adianta o senador.

Com informações do Agora RN

Reprodução

Hoje ocupante da área de projetos, Virgínia Ferreira será a nova secretária de Planejamento, me confidenciou uma fonte.

Aldemir Freire, hoje secretário, irá para o banco do Nordeste.

Virgínia já foi secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal e comandou a administração no Governo do RN. Trata se uma profissional bastante experiente.

O Potiguar

Macaíba: 145 anos de Emancipação

Foto: Reprodução

Há muito tempo nossos seguidores vem pedindo para que o Macaíba no Ar tivesse um grupo de whatsap. Como nosso editor está em diversos grupos da zona urbana e também das comunidades rurais, não viamos a necessidade de ter um “grupo próprio”. Mas diante dos pedidos, fomos lá e criamos nosso grupo no whatsap.

Graça ao alcance que temos em Macaíba, nosso grupo após três dias de ser criado, já está lotado com mais de mil membros.

Obrigado a cada seguidor pela confiança!

Foto: Reprodução

De volta ao jogo 

O ex-vereador Dr. Antônio (Solidariedade) é um nome dado como certo na eleição do próximo ano. De acordo com informações que apuramos, Antônio tem conversas com objetivo de definir em qual sigla disputar a eleição para Câmara Municipal.

No meio político, o nome de Dr. Antônio é avaliado como uma liderança de grande potencial para garantir seu retorno ao legislativo.

Foto: Reprodução

Novo líder 

Na noite desta quinta-feira (23), o prefeito Emídio Júnior reuniu a bancada governista e foi definido que o vereador Aluizio Silvio (PSDB) assume a liderança do governo na Câmara. Atual líder, a vereadora Dadaia Ribeiro permanece na função até o final deste mês, destaca o Senadinho.

Foto: Reprodução

Indefinição 

Muitos se perguntam onde e como estará a ex-prefeita Marília Dias (MDB) na disputa do próximo ano. Até o presente momento, existe uma incógnita de como se dará a participação da ex-prefeita no xadrez político de 2024. No meio politico, uns acreditam que Marília Dias ainda pode tentar disputar a prefeitura, já outros acreditam que ela poderá tentar uma cadeira para o cargo de vereadora.

Segue uma indefinição do futuro político da ex-prefeita.

wendel lagartixa eleito

Reprodução/TV Ponta Negra

O policial militar Wendel Lagartixa não será diplomado como deputado estadual. Na manhã desta quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral, por 6 votos a 1, decidiu manter a inelegibilidade do político do PL, que foi eleito deputado com maior votação da história.

O TSE retomou o julgamento do recurso de Wendel Lagartixa, que obteve 88.260 votos para deputado estadual em 2022, mas não foi diplomado. Lagartixa teve a decisão sobre sua inelegibilidade confirmada após ação do Ministério Público Eleitoral, que alegou que o então candidato havia sido condenado por crime hediondo e, assim, deveria ficar inelegível por oito anos após a extinção da pena. O prazo, porém, ainda não havia transcorrido e, assim, o ministro Ricardo lewandowski decidiu monocraticamente determinar a recontagem dos votos, que deu a Ubaldo Fernandes (PSDB) o mandato.

Com o pedido de agravo da decisão, houve nova sessão para julgar o pedido de Lagartixa. Lewandowski manteve a decisão e houve a divergência por parte do ministro Carlos Horbarch. O ministro votou pelo deferimento de registro de candidato a Largatixa, por entender que a mudança na lei retroagiu para prejudicar o então candidato, o que, em seu entendimento, não poderia ocorrer.

Na sessão, os ministros Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves acompanharam Lewandowski e o ministro Raul Raul Araújo pediu vistas do processo. na sessão desta quinta-feira (23), ele retomou com seu posicionamento convergindo com o entendimento de Lewandowski.

“No âmbito do Direito Eleitoral, onde há de prevalecer o interesse coletivo, deve levar em consideração a inelegibilidade do recorrente, ao contrário do que ocorre no Direito Penal, onde o direito individual tem que ser priorizado”, justificou Raul Araújo. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes. “O STF já teve a oportunidade de mostrar que as causas de inelegibilidade não têm natureza penal e isso se aplica ao caso”, disse o presidente da Corte.

A Lagartixa ainda há a possibilidade de entrar com embargo de declaração e se analisar um recurso ao Supremo Tribunal Federal, mas ainda não há a confirmação se haverá a contestação. Caso não ocorra modificação, Lagartixa segue inelegível até junho de 2029, quando se completarão 8 anos após o cumprimento da pena.

Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/ALRN

O Presidente da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Eduardo (SD), vai protocolar nesta quinta-feira, (23), na Assembleia Legislativa, um pedido de convocação para que o comandandante da Polícia Militar, Coronel Alarico, compareça ao Parlamento para explicar a real situação na qual se encontra o Estado. A informação foi dada pelo comentarista político da 96 FM, Danilo Sá, durante o Jornal 96, apresentado por Gerlane Lima e Ohara Oliveira.

Luiz Eduardo acha que a população do Rio Grande do Norte precisa ser informada com precisão e detalhamento sobre o que está acontecendo na Segurança e a Assembleia Legislativa é o local mais apropriado para jogar luz nesses acontecimentos.

“Uma das primeiras dúvidas que precisamos esclarecer com o Comandante é a real capacidade do nosso efetivo em fazer frente contra a criminalidade que, a olhos vistos, está espalhada por dezenas de cidades. E queremos saber também quantos homens, de verdade, o Governo Federal mandou para o combate ao crime aqui no Estado”.

E completou: “Hoje há uma dúvida quanto ao número real desse efetivo e antes que essa dúvida gere um sentimento de suspeita quanto à competência do Governo é melhor que a gente faça os esclarecimentos para, se necessário, ajudar o Estado a sair desse drama que estamos vivendo”, concluiu o deputado.

Portal 96 FM