Política Arquivo

Em sessão ordinária na próxima terça-feira (14), em regime híbrido, às 19h, o Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) vai apreciar processo relativo ao deputado eleito, não diplomado e não empossado à Assembleia Legislativa do RN, Wendel Fagner Cortez de Almeida (PL), o “Wendel Lagartixa”. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

O registro de candidatura de Wendell Lagartixa foi questionado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que considera o policial militar da reserva inelegível por ter cumprido pena por crime hediondo encerrada em 2021. O ministro indeferiu o registro monocraticamente e agora o TSE vai se pronunciar.

Wendell Lagartixa teve 88.265 (4,69%) dos votos, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual no RN.  Porém, acabou impedido de assumir mandato, ascendendo em seu lugar Ubaldo Fernandes (PSDB), que não tinha sido reeleito. Lewandowski determinou a retotalização dos votos no dia 16 de dezembro do ano passado.

Lagartixa foi condenado por portar arma e munição de uso restrito, que até 2019 era considerado crime hediondo, passível de inelegibilidade. Além disso, Lagartixa responde a quatro processos: triplo homicídio (pelo qual estava preso preventivamente até o dia 15 de setembro), homicídio simples, homicídio qualificado e formação de quadrilha.

Em sua decisão, o ministro Lewandowski foi enfático em determinar a retotalização dos votos, escolhendo assim um outro nome para o lugar de Lagartixa. Esse procedimento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 19 de dezembro, acabou ensejando a reeleição de Ubaldo.

Blog Carlos Santos

Fotos: Reprodução/Jose Aldenir

A disputa eleitoral em Macaíba começou. Na tarde deste sábado (11), entrevistadores de um instituto de pesquisa foram vistos no centro da cidade realizando levantamento. Em contato com o Macaíba no Ar, um leitor do blog entrevistado nos revelou quais perguntas foram feitas. A pesquisa buscava saber qual vereador mais atuante no bairro e também foram feitas uma séries de perguntas sobre a disputa a prefeito, inclusive com cenários onde havia apenas dois nomes disputando o cargo de prefeito.

A simulação estimulada realizada para o cargo de prefeito busca saber o potencial de cada nome em uma disputa polarizada entre dois nomes.

No questionário constava os nomes de Emídio Júnior (PL), Netinho França (PSB), Fernando Cunha (PSD) e Marília Dias (MDB).

A pesquisa também levantou a rejeição a cada nome citado.

Caso a pesquisa seja divulgada, saberemos quem a contratou.

Na noite desta sexta-feira (10), um motoboy teve sua motocicleta tomada de assalto no bairro Ferreiro Torto, em Macaíba. A vítima trafegava próximo ao Samu quando foi surpreendido por dois criminosos armados. No mesmo bairro, mais cedo, um outro motociclista sofreu uma tentativa de assalto, no momento que os criminosos saíram do mato e anunciaram o assalto, o motociclista acelerou e escapou de ser mais uma vítima. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada, mas a dupla de assaltantes não foi encontrada.

Na quinta-feira (09), por volta das 18h30, um motoboy teve sua motocicleta tomada de assalto no bairro Auta de Souza, a vítima tinha acabado de realizar uma entrega, quando dois criminosos o abordaram. Trabalhar como entregador de aplicativo em Macaíba tornou-se uma atividade de risco, devido ao alto índice de assaltos a esses trabalhadores.

Reunião da Executiva Nacional do PSB - Foto: Foto: PSB / Reprodução

Foto: PSB / Reprodução

A executiva nacional do PSB aprovou nesta quinta-feira (9) a proposta de formação de uma federação com o PDT e o Solidariedade. A decisão autoriza oficialmente o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, a conduzir as negociações para as disputas de 2024 e 2026.

A expectativa é de que os detalhes de um eventual acordo sejam discutidos nos próximos meses. A ideia é que, neste momento, as três siglas apresentem as suas prioridades para as eleições municipais do ano que vem.

Em 2020, PSB e PDT fizeram alianças em algumas capitais do país. Para 2024, no entanto, há cenários que podem representar dificuldades.

É o caso, por exemplo, de São Paulo. O PSB pretende lançar a deputada federal Tabata Amaral. Ela, contudo, deixou o PDT após desavenças com a cúpula do partido.

Para dirigentes nacionais do PDT, há hoje resistências na cúpula do partido a um eventual apoio à candidatura dela. A sigla pretende, inclusive, lançar candidatura própria.

Em Salvador, o PDT deve manter a aliança com o prefeito Bruno Reis, do União Brasil, mas o PSB é alinhado na capital baiana com o PT e, inclusive, apoiou candidatura adversária à do atual prefeito em 2020.

Em Recife, por outro lado, as duas siglas têm um consenso no apoio ao prefeito João Campos, do PSB. O mesmo cenário se deseja em Fortaleza e Aracaju.

Já em Belo Horizonte, o PDT avalia lançar a deputada federal Duda Salabert, enquanto lideranças estaduais do PSB defendem o nome do ex-prefeito Márcio Lacerda.

CNN Brasil

Foto: Reprodução/Verônica Macedo

Pesquisa do instituto Brâmane divulgada nesta quinta-feira (8) traz os primeiros números da corrida pela Prefeitura do Natal nas eleições de 2024. É o primeiro levantamento divulgado pela 98 FM na capital potiguar com vistas às eleições municipais de 2024.

Os números da pesquisa estimulada mostram que, faltando 1 ano e meio para o pleito, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada, seguido da deputada federal Natália Bonavides (PT). Na estimulada, é apresentada ao eleitor uma lista com possíveis candidatos.

Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, o atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é o mais lembrado, mas não pode concorrer a um 3º mandato. Depois do prefeito, aparecem Carlos Eduardo e Natália Bonavides, mais uma vez.

Veja os números:

Prefeitura do Natal 2024 – Estimulada

  • Carlos Eduardo (PDT): 17%
  • Natália Bonavides (PT): 16,1%
  • BG (sem partido): 7,25%
  • Wendel Lagartixa (PL): 6,9%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 3,23%
  • Prof. Robério Paulino (PSOL): 1,23%
  • Irapoã Nóbrega (MDB): 0,28%
  • Não sabe/não respondeu: 36,01%
  • Branco/nulo: 12%

Prefeitura do Natal – Espontânea

  • Álvaro Dias (Republicanos): 8,7%
  • Carlos Eduardo (PDT): 8,51%
  • Natália Bonavides (PT): 4,44%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 2,9%
  • Rafael Motta (PSB): 2,81%
  • Wendel Lagartixa (PL): 2,36%
  • Luiz Almir (PSDB): 2,08%
  • BG (sem partido): 1,54%
  • Styvenson Valentim (Podemos): 1,45%
  • “Candidato de Fátima”: 1,45%
  • Kelps Lima (Solidariedade): 1,18%
  • Eudiane Macedo (PV): 1,09%
  • “Candidato de Álvaro”: 1%
  • General Girão (PL): 0,72%
  • Sandro Pimentel (PSOL): 0,63%
  • Kléber Fernandes (PSDB): 0,45%
  • Irapoã Nóbrega (MDB): 0,36%
  • Klaus Araújo (sem partido): 0,18%
  • Felipe Alves (União Brasil): 0,18%
  • Branco/nulo: 15,94%
  • Não sabe/não respondeu: 42,03%

 

O levantamento, realizado com recursos próprios do instituto, entrevistou 1.100 pessoas em Natal, presencialmente, entre os dias 5 e 7 de março de 2023. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.

Portal 98 FM

Foto: Reprodução

Diálogo 

Quem esteve reunido nos últimos dias foi o primeiro suplente de vereador Ivanildo de Cajazeiras (PSDB), Dr. João, líder do grupo Aliança por Macaíba e o empresário e ex-candidato a prefeito Janssen Motos (Podemos). O trio visitou o empresário Iderbal e o assunto da mesa foi “Macaíba”.

Foto: Reprodução

Novo aliado 

O vereador Jefferson Stanley (MDB) foi para Brasília e acompanhou o prefeito Emídio Júnior (PL) nos compromissos na capital federal. Jefferson passa a integrar a base de sustentação do atual prefeito na Câmara dos vereadores.

Foto: Reprodução

Futura médica 

A enfermeira Luciana Barbosa, esposa do vice-prefeito Netinho França (PSB), aprovada no vestibular de medicina, iniciou os estudos, fato esse comemorado por familiares e amigos. Luciana que atua há bastante tempo na área de saúde, já foi diretora de hospital regional e num futuro próximo quando formada estará atendendo em Macaíba.

 

Câmara Municipal realiza sessão ordinária

Foto: Reprodução

Escolha 

O destino partidário de muitos políticos em Macaíba segue indefinido. Devido as mudanças na lei eleitoral, com a redução do número de candidatos por partido, muitos suplentes e lideranças que vão entrar na disputa por uma vaga no legislativo estão cautelosos quando o assunto é partido político.

As chamadas nominatas ainda não começaram a se formar, mas os grupos políticos iniciaram conversas com objetivo de aglutinar lideranças com foco na disputa de 2024.

Foto: Reprodução

Na disputa 

O suplente de vereador Rodrigo Tapará (Cidadania) é um dos nomes que deverá entrar na disputa por uma vaga no legislativo. Rodrigo não diz se será candidato ou não, mas mantém uma atuação tanto na zona rural quanto na zona urbana, além de ter sido um dos nomes que surpreendeu eleitoralmente em 2020.

Duplicação da BR-304/RN impulsiona desenvolvimento econômico potiguar e incentiva o turismo

Foto: Ricardo Botelho/MInfra

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nas redes sociais nesta terça-feira (7) que conseguiu junto ao Governo Federal a duplicação do trecho da BR-304 entre o município de Aracati (CE) e a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. O trecho tem pouco mais de 50 quilômetros.

O anúncio de Elmano foi feito após uma reunião dele com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Excelente notícia para o Ceará. Concluí há pouco, em Brasília, reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e equipe. O ministro garantiu a duplicação de dois trechos de rodovias federais em nosso estado: BR-116, entre Pacajus e Boqueirão do Cesário; e BR- 304, entre Aracati e a divisa do Rio Grande do Norte”, escreveu o governador.

A duplicação da BR-304 é um sonho antigo no Rio Grande do Norte. A rodovia é a principal ligação entre as duas maiores cidades do Estado: Natal e Mossoró. Em abril, existe a expectativa de um trecho de ser concluída a duplicação do trecho conhecido como Reta Tabajara: são 17 quilômetros na altura de Macaíba.

Ao todo, contudo, a rodovia tem 300 quilômetros no Rio Grande do Norte.

Em janeiro, a governadora Fátima Bezerra (PT) também se reuniu com Renan Filho e pediu a duplicação da rodovia. O ministro prometeu fazer estudos para o serviço, mas não deu prazo para realização.

Com informações do Portal 98 FM

Durante sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, nesta quarta-feira (8), o prefeito Eraldo Paiva (PT) foi recebido com protesto das servidoras da Secretaria de Assistência Social do município (psicólogas e assistentes sociais do CRAS e CREAS), que atuam no fortalecimento às redes de apoio da família e proteção social, e tiveram sua gratificação de, apenas R$ 350,00, retirada pelo gestor do PT.

Logo que Eraldo foi anunciado, os servidores levantaram cartazes com os dizeres: “Nesse 8 de março, nós mulheres e servidoras de São Gonçalo do Amarante desejamos ser ouvidas e respeitadas pelo gestor municipal”; “prefeito, como o senhor acha que uma mulher sustenta sua família com salário de R$ 1.273,00?”; e ainda reclamaram até da falta de água nas repartições públicas: “Absurdo é não ter água pra beber nos locais de trabalho”.

Além dos servidores da Assistência Social, Eraldo tem enfrentado protestos dos professores e de moradores que reclamam do caos na educação e saúde pública do município.

Blog do BG

Justiça Eleitoral nega tentativa de Carlos Eduardo Alves de barrar Rafael  Motta - Por dentro do RN

Foto: Reprodução

Os partidos PSB e PDT analisam a possibilidade de formação de uma federação para as eleições de 2024 e 2026. Diante da redução do número de cadeiras no Congresso Nacional, as siglas estão preocupadas com o futuro. Até 2022, PSB tinha 32 deputados,  hoje são apenas 14, já o PDT que teve 28 deputados,  agora tem 17.

A formação de uma federação fará com que os partidos estejam em aliança pelo período de 4 anos, tendo que disputar as eleições como se fosse um único partido. Outro partido que estuda se aliar ao PSB e PDT é o Solidariedade, a sigla presidida por Paulinho da Força não atingiu a cláusula de barreira e perdeu direito ao fundo partidário.

Caso a federação seja formada, afetará o cenário político desses partidos no Rio Grande do Norte. Os atuais dirigentes do PSB, PDT e Solidariedade foram adversários nas eleições de 2022. No PSB, O ex-deputado Rafael Motta concorreu ao Senado contra o ex-prefeito Carlos Eduardo do PDT, já o Solidariedade do ex-deputado Kelps Lima apoiou Rogério Marinho, indicando o segundo suplente da chapa.

Foto: Eduardo Maia

Ocupando o horário destinado às lideranças partidárias, na sessão desta terça-feira (07), o deputado estadual Hermano Morais (PV) registrou presença no município de Jardim de Angicos, nas comemorações de emancipação política. Acompanhado do prefeito ‘Carlinhos’, ele visitou obras e participou de entregas da gestão municipal nos setores de educação, saúde e ação social. Em pronunciamento, o parlamentar também fez um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT), para dar início às obras de recuperação da estrada de acesso ao município de Guamaré.

“As obras ainda não foram iniciadas e acidentes têm ocorrido”, relatou Hermano Morais, lembrando que o município conhecido por sediar uma refinaria, conta com intenso tráfego de veículos pesados. Ainda se referindo a Guamaré, Hermano ressaltou a posição do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, de voltar a investir no Rio Grande do Norte.

O deputado Taveira Júnior (União) também utilizou seu tempo no horário de líderes para apelar ao Governo do Estado, pela instalação de uma unidade do Itep em Parnamirim. “O município tem uma demanda muito grande”, ressaltou o parlamentar que reforçou o pedido em audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Francisco Araújo. “Ele vê o projeto com bons olhos”, encerrou o deputado.

Lembrando que debate temas políticos desde seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, há 37 anos, o deputado José Dias (PSDB) lembrou do escândalo da Lava Jato como “um dos maiores do mundo”, mas ressaltando que, à época, ele já questionava a forma como a lei era aplicada. “Depois do que sofremos, o povo repetiu”, disse José Dias, se referindo ao resultado das eleições de 2022. O deputado também fez críticas à gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) e a projetos do Executivo encaminhados à Assembleia Legislativa. “Ninguém é senhor da verdade, muito menos senhor da coisa pública”, encerrou Dias.

Seguindo no horário de lideranças, a deputada Divaneide Basílio (PT) registrou sua participação na inauguração do Mercado da Agricultura Familiar, com presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que desde a segunda-feira (06) cumpre agenda no Rio Grande do Norte. A parlamentar citou a presença do representante do Governo Federal em uma comunidade do município de Bom Jesus. “Uma comunidade que foi justamente resultado das políticas públicas”, afirmou Divaneide, chamando atenção para investimento na área de produção. “A presença do ministro sinaliza para garantia que essas políticas vão ter continuidade”, disse a parlamentar. “A gente sai de central de comercialização para Mercado”, ressaltou Divaneide, convidando a população a visitar o novo espaço, “reorganizado e reestruturado”, defendendo o acesso à comida de qualidade para toda a população.

Encerrando o horário, a deputada Terezinha Maia (PL) disse que se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Francisco Araújo, nesta segunda-feira (06), para cobrar o início da construção do 16º Batalhão da Polícia Militar no município de São Gonçalo do Amarante, que atenderá ainda à parte da zona Norte de Natal e ao município de Extremoz. “A realização da obra, inicialmente orçada em um milhão e meio, foi resultado de emenda destinada pela senadora Zenaide Maia (PSD)”.

Terezinha Maia lembrou que a cobrança é antiga dos vereadores de São Gonçalo, e que a ordem de serviço foi assinada há 10 meses. “Esse foi um compromisso do saudoso prefeito Paulinho, de limpar o espaço, de dar o terreno, e isso não foi feito e a empresa contratada pediu distrato”, lamentou a deputada, criticando a gestão do município de São Gonçalo.

Macaíba RN

Reprodução

Hoje recebemos a informação que na oposição surgirá um novo nome na disputa pelo Palácio Auta de Souza. Segundo a fonte, a figura que vai se colocar como pré-candidato a prefeito é desconhecido do eleitorado. Resta saber se vai vingar esse projeto, ou melhor, até quando vai durar essa pré-candidatura.

A disputa pelo Palácio Auta de Souza em 2024 caminha a passos largos para ser polarizada, diferente de 2020 onde o cenário estava aberto.

 

Um vídeo gravado em Ipanguaçu, na região do Vale do Açu do Rio Grande do Norte, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (6). As imagens mostram uma eleitora percorrendo o centro da cidade de joelhos, em agradecimento pela vitória do novo prefeito, Remo Fonseca (PP), que venceu a eleição suplementar realizada neste domingo (5).

A eleitora – identificada apenas como Vera – andou de joelhos de um ponto a outro da cidade. O destino foi a prefeitura.

Remo Fonseca (PP) e Silvio Nobre (Solidariedade) foram eleitos prefeito e vice-prefeito de Ipanguaçu, neste domingo, em uma eleição extremamente apertada. Eles derrotaram a chapa do candidato Jefferson (PL) e vice Dr. Thales (PL), com apenas 29 votos de maioria. Remo teve 50,14% dos votos válidos, contra 49,86% do adversário.

Os eleitores votaram em 37 seções eleitorais dispostas em 6 locais de votação. Cerca de160 mesários trabalharam na eleição. A cidade teve eleição suplementar após a cassação do ex-prefeito Valderedo Bertoldo.

Os eleitos devem ser diplomados no dia 28 de março e ficarão nos cargos até dezembro de 2024, podendo disputar a reeleição no próximo ano.

Até lá, a cidade fica sob administração do prefeito interino, Doel Soares (PL), que é presidente da Câmara Municipal.

Portal 98 FM

BZNotícias - Júlio César é eleito prefeito de Ceará-Mirim - Portal da Abelhinha

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), afirmou durante entrevista ao Sistema Tribuna do Norte que pretende disputar a eleição de 2026. Sem poder concorrer à reeleição ao cargo de prefeito, Júlio Cesar declarou que permanecerá no PSD e a intenção de disputar a eleição para deputado estadual.

Sucessão

Sobre quem será o nome para lhe suceder na prefeitura, Júlio César afirmou que até no meio deste ano o nome será anunciado.

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar

O prefeito Emídio Júnior (PL) promoveu nesta última sexta-feira (03) uma série de exonerações e nomeações na Prefeitura de Macaíba. Uma das principais mudanças foi na secretaria de Planejamento, onde sai o então secretário Anderson Quirino e assume a pasta Karoline Romano.

As outras mudanças foram em cargos de segundo, terceiro e quarto escalão da Saúde, Cultura, Macaibaprev, Esporte e Agricultura.

Confira as mudanças no Diário Oficial