Política Arquivo

Foto: Francisco Costa

O senador potiguar Styvenson Valentim (PODEMOS-RN) questionou nesta quinta-feira (23), em live realizada no Instagram, onde estão os R$ 12 milhões em emendas destinadas por ele para a reforma do Hospital Estadual Tarcísio Maia. O valor, segundo o parlamentar, está perto de ser perdido pelo RN, por falta de ação.

Styvenson criticou duramente a situação do Hospital, que estaria cheio de goteiras e forçou até que pacientes ficassem segurando bacias para evitar que o chão ficasse totalmente molhado.

NOTA DA SESAP

Em virtude das fortes chuvas que caíram nesta quarta-feira (22) em Mossoró, uma ala do Hospital Tarcísio Maia foi atingida por goteiras. A direção do hospital acionou imediatamente a manutenção para reparos e evitar maiores danos.  Nenhum paciente foi prejudicado. E o local foi seco e higienizado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está monitorando a situação, assim como das demais unidades hospitalares, e mantém uma equipe de manutenção de prontidão para qualquer ação emergencial ocasionada pelo grande volume de chuvas.

Portal 96 FM

Foto: Reprodução

Os parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte ainda estão em processo de finalização de suas estruturas de gabinete. Até a Quarta-Feira de Cinzas, nenhum dos deputados federais potiguares havia nomeado toda a equipe para a composição de pessoal seus gabinetes. Ao todo, são disponíveis 25 cargos para cada parlamentar, que não necessariamente precisam ser integralmente preenchidas. O deputado Sargento Gonçalves (PL), foi quem menos nomeou.

Pela lei, cada deputado federal tem disponíveis R$ 118,3 mil para gastar com salários de pessoas que trabalham em seus gabinetes em Brasília ou no Rio Grande do Norte para cumprirem as mais diversas funções, de acordo com a necessidade de cada parlamentar. Os salários obrigatoriamente variam entre R$ 1,4 mil e R$ 16,6 mil, em divisões já pré-definidas pela Câmara dos Deputados.

Como os novos deputados só assumiram seus mandatos em 1 de fevereiro, somente João Maia (PL), Natália Bonavides (PT), Benes Leocádio (União Brasil) e General Girão (PL) têm números atualizados sobre o valor da verba utilizada com pessoal. O maior gasto foi de General Girão, que usou 98,1% da verba em janeiro. Atualmente, ele conta com 22 pessoas nomeadas para seu gabinete.

Os deputados que têm mais pessoas nomeadas em sua equipe, até o momento, são Benes Leocádio e Natália Bonavides, que contam com 23 auxiliares já no exercício das funções. O deputado João Maia, é o segundo com mais cargos nomeados: 16, até o momento.

Entre os parlamentares no primeiro mês de mandato em Brasília, quem definiu mais auxiliares foi o ex-governador Robinson Faria (PL), com 14 pessoas, seguido pelo ex-presidente da Câmara Municipal do Natal Paulinho Freire (União Brasil), que já nomeou 13 auxiliares. Fernando Mineiro (PT) nomeou 11 pessoas.

Em meio à polêmica envolvendo o policial militar reformando Wendel Fagner Cortez, o Lagartixa, Sargento Gonçalves só tem duas pessoas nomeadas. Entre eles, não está Lagartixa, que recebeu a promessa de que participaria da composição do mandato e, inclusive, divulgou áudio reclamando sobre a forma como Gonçalves estava definindo a composição e dividindo as funções em seu gabinete. Lagartixa chegou a anunciar o rompimento, mas voltou atrás e pediu desculpas. Ele, porém, chegou a firmar que não pretende compor o gabinete e quer seguir atuando sem o cargo.

Senado

No Senado Federal, o limite de nomeações por parlamentar é de 50 pessoas, com salários que variam entre R$ 3 mil e R$ 22,9 mil. Entre os parlamentares do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), que está no primeiro mês de mandato, é quem tem menos pessoas indicadas. Ao todo, 17 pessoas foram designadas para atuar, sendo todas lotadas no gabinete.

Styvenson Valentim (Podemos), que está em seu quinto ano como senador, conta com 18 auxiliares, sendo 11 no gabinete em Brasília e sete atuando no Rio Grande do Norte. Número bem inferior ao de Zenaide Maia (PSD), que também está no quinto ano de mandato. A parlamentar conta com 40 pessoas já nomeadas, sendo 25 atuando em escritório no Rio Grande do Norte e 15 no gabinete, em Brasília.

Tribuna do Norte

DeFato.com - Politica

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira (16), a deputada Terezinha Maia (PL) reforçou a sua atuação parlamentar em favor da saúde pública, educação e mobilidade urbana, destacando, na ocasião, requerimento encaminhado ao Governo do Estado com pauta sobre o transporte público da Região Metropolitana de Natal.

“Hoje estou aqui para defender uma pauta sobre a integração do transporte público da Grande Natal. Pesquisei e observei que outros estados criaram o bilhete único, a exemplo do estado do Ceará, que criou uma tarifa única de transporte permitindo aos usuários uma integração por até 3 horas. O projeto obteve tanto êxito que já está sendo ampliado para outras regiões”, relatou ela.

De acordo com a deputada, há casos na Grande Natal em que os usuários do transporte público chegam a pagar de 4 a 6 passagens no deslocamento de casa ao trabalho. “Pessoas que saem de Parnamirim para o aeroporto de São Gonçalo, por exemplo, chegam a pagar 6 passagens. Isso pesa no bolso do trabalhador que vive de salário-mínimo”, disse Terezinha solicitando ao Governo informações sobre a existência de estudos e projetos sobre o assunto.

“Aproveito para pedir o apoio dos colegas parlamentares dessa Casa no tocante a esse assunto. Precisamos mudar essa realidade”, finalizou.

O período carnavalesco não foi apenas de festa. Em Macaíba, os bastidores da política local foram bastante movimentado, com diálogos e sinalizações.

Toda movimentação ocorrida foi de enfraquecimento da oposição e fortalecimento do Palácio Auta de Souza. Membros da oposição estiveram em diálogo com lideranças ligadas ao Palácio. Política é diálogo e convencimento, quem não tem articulação fica para trás.

José Silvestre, Mário Victor e Roberto Lopes

Dirigentes da Rede Natal, José Silvestre  e Roberto Lopes, estiveram em Macaíba nesta sexta-feira (17). Os porta-vozes da Rede Sustentabilidade vieram dialogar com militantes da sigla. Aproveitando que estavam em Macaíba, foram visitar o comunicador e engenheiro Mário Victor, onde falaram sobre a estruturação do partido, conjuntura atual da política macaibense e eleições municipais.

A Rede inicia articulações visando a disputa de 2024. Em 11 de março, realiza o Congresso Estadual, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Natal. O partido vive um bom momento, onde sua principal liderança, a ex-senadora Marina Silva, é a atual ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje (16) que o governo vai aumentar o salário mínimo para R$ 1.320 em maio. Na mesma ocasião, segundo Lula, deve ser divulgada a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.302, conforme medida provisória editada em meados de dezembro pelo governo anterior. Esse valor considera a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de ganho real de aproximadamente 1,4%.

Entretanto, o valor aprovado pelo Congresso Nacional no Orçamento Geral da União de 2023 é de R$ 1.320, mas, para entrar em vigor, depende de uma nova medida provisória do Executivo. A preocupação do governo é com a insuficiência de recursos para bancar o novo valor e uma proposta está sendo negociada pela equipe econômica.

Apesar de a Emenda Constitucional da Transição ter assegurado R$ 6,8 bilhões para o salário mínimo de R$ 1.320, a forte liberação de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos últimos meses do ano passado resultou em um impacto fiscal maior que o previsto. Vários benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, também são atrelados ao piso nacional, devendo ser corrigidos.

“Estamos aumentando o salário mínimo para R$ 1.320 em maio e vamos recuperar a regra em que o salário, além da reposição inflacionária, terá o crescimento do PIB, porque é a forma mais justa de distribuir o crescimento da economia”, escreveu, em publicação nas redes sociais.

Para o presidente o salário mínimo precisa subir de acordo com o crescimento da economia, em equivalência ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país). Para isso, em janeiro, instituiu um grupo de trabalho para a elaboração de uma proposta que trata da Política de Valorização do Salário Mínimo, que trará uma fórmula de cálculo permanente para o piso nacional.

Em 2007, durante o primeiro governo Lula, foi pactuada uma política de valorização, que foi abandonada em 2019. Ela previa o reajuste do salário mínimo contemplando o INPC do ano anterior mais o PIB de 2 anos antes.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em janeiro de 2023 o salário mínimo necessário para satisfazer as necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário, educação, higiene, transporte, lazer e previdência) de uma família com quatro pessoas deveria ser de R$ 6.641,58.

Imposto de renda

Também pelas redes sociais, Lula confirmou o reajuste da tabela do imposto (IR) de renda. Segundo o presidente, a faixa de isenção passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640 e progredirá até chegar a R$ 5 mil.

A falta de correção da tabela nos últimos anos vai fazer com que, em 2023, pessoas que recebem um salário mínimo e meio tenham de pagar imposto pela primeira vez. A última atualização foi feita em 2015. Com o valor do mínimo em R$ 1.302, quem ganha um salário e meio ganha R$ 1.953, acima, portanto, da faixa de isenção.

A correção da tabela do imposto de renda é um dos pontos centrais na agenda econômica do novo governo e promessa de campanha de Lula. Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a pasta já finalizou a proposta para o reajuste do IR.

“E vamos começar a isentar o imposto de renda a partir de R$ 2.640. E vamos ir progredindo até chegar aos R$ 5 mil. Quando a gente vai discutir imposto de renda, a gente percebe que quem ganha R$ 6 mil paga mais proporcionalmente do que quem recebe mais”, escreveu o presidente.

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem, em um evento de uma igreja na Flórida, nos Estados Unidos, que pretende voltar ao Brasil “nas próximas semanas” e disse que a “missão não acabou” com o país. Ele não falou qual seria a data exata para o retorno.

“Por melhor que esteja em qualquer lugar do mundo, não existe algo melhor do que a nossa terra. A saudade bate no peito de todo mundo aqui. Não tem aqui quem não tenha um irmão, tio, um filho, um amigo lá no Brasil. Nós sabemos que é um país fantástico. Eu também quero retornar ao Brasil. Pretendo retornar ao Brasil nas próximas semanas”, disse Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.

A uma plateia de apoiadores, Bolsonaro voltou a colocar em dúvida, sem apresentar provas, o resultado da eleição presidencial do ano passado.

“É uma satisfação muito grande a forma como vocês tem me tratrado ao redor desse globo. Isso não tem preço. Ainda mais para quem, pelo menos diante do TSE, não conseguiu ser reeleito. Dizem que todos nós temos uma missão aqui na Terra. A minha missão ainda não acabou. Não interessa o que venha a acontecer comigo aqui ou no Brasil. E na forma como, por ventura, algo venha a acontecer.”, disse Bolsonaro.

Ex-presidente criticou ‘interesses’ em terras Yanomami. Para Bolsonaro, o atual governo não quer ajudar indígenas. Essa questão yanomami agora. A intenção não é atender a esses. Porque ali tá misturado, 40% da terra yanomami tá no Brasil e 60% tá na Venezuela. Se não tivesse riqueza lá, não teria sido demarcado como terra indígena. Os interesses são muitos. Não há interesse em ajudar a população.”, disse.

UOL

Foto: Reprodução

A Câmara de Parnamirim, na Grande Natal, aprovou nesta última quarta-feira 8, por unanimidade, uma emenda à Lei Orgânica do Município que aumenta o número de vereadores da Casa. Com a mudança, a população vai passar a eleger, já a partir das eleições de 2024, 21 vereadores. Atualmente, a Câmara de Parnamirim tem 18 assentos.

Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, após a aprovação na Câmara, o aumento já passa a valer logo após a publicação no Diário Oficial, sem necessidade de sanção pelo prefeito Rosano Taveira (Republicanos).

O aumento no número de vereadores está respaldado pela Constituição Federal. De acordo com a Constituição, municípios que têm entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Segundo projeção divulgada pelo IBGE em dezembro de 2022, com dados já coletados pelo Censo Demográfico, Parnamirim chegou no ano passado a 252 mil habitantes.

Na sessão desta quarta-feira, o projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes. Havia 15 vereadores na sessão. O presidente da Casa, vereador Wolney França (PSC), se absteve.

Em entrevista à 98 FM na última terça-feira 7, Wolney França comentou o projeto e destacou que não haverá aumento de despesas para o Município.

“Já faz alguns anos que Parnamirim era para ter 21 vereadores. Trabalhamos com 18. A tendência é que a gente aumente essa representatividade. Não significa aumento de despesas. O repasse é o mesmo, não muda. Na verdade, a gente vai fazer uma reorganização interna. Já nas próximas eleições, serão 21 vereadores na Câmara Municipal de Parnamirim”, afirmou o presidente.

Agora RN

Deputado Taveira Júnior é indicado vice-líder de bancada - Senadinho

Reprodução

O deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil) quer estreitar relações com a governadora Fátima Bezerra (PT). Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Nata (93,5 FM), o filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, disse que seu pensamento em se aproximar do Executivo tem o foco de evitar prejuízos a Parnamirim, seu principal reduto eleitoral.

Membro do União Brasil, Taveira Júnior apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, assim como o prefeito de Parnamirim. A cidade foi a única do Rio Grande do Norte em que o ex-presidente venceu no primeiro turno, chegando, inclusive, a dobrar o número de votos no segundo turno. Para o deputado estadual, caso ele e seu grupo político não tenham uma aproximação ao Governo do Estado, Parnamirim pode ser prejudicada.

“Parnamirim foi o único município no Rio Grande do Norte que deu vitória a Bolsonaro, e dobrou no segundo turno. Se eu bater (no Executivo), quem vai ser prejudicado é o povo da cidade. A gente tem que fazer uma parceria. A governadora é do PT, o Governo (Federal) é do PT, se eu fizer uma oposição ‘ferrada’ e não pensar no povo, quem vai ser prejudicado é o povo. Eu preciso fazer parcerias para trazer recursos para Parnamirim. Temos várias rodovias que precisam de manutenção, recapear, já estive com a governadora para tratar sobre isso. É preciso ter um alinhamento. Conversei com o prefeito para a gente ver isso aí”, garantiu Taveira Júnior.

Apesar da postura, Taveira Júnior evitou cravar que vai fazer parte da bancada governista. “Não está definido. Estou tentando trazer recursos para Parnamirim e claro que depende de um alinhamento com o Governo. Não é exatamente estar na bancada. A gente pode não estar na bancada e ter parcerias”, despistou o deputado. “Falta conversas para beneficiar Parnamirim e estou disposto a ser o interlocutor”, garantiu.

Com informações da Tribuna do Norte

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo posam juntos e formalizam aliança entre PT e PDT

A disputa pela Prefeitura de Natal começou! O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) que foi candidato a senador da governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições 2022, caminha para estar em palanque oposto ao do PT. Carlos Eduardo que desde abril de 2018 está sem mandato, deseja retornar para o comando da prefeitura, enquanto isso o PT acredita que esse seja o melhor momento da sigla para disputar o Palácio Felipe Camarão.

PT lançou o nome de Natália Bonavides para a disputa, faltando mais de um ano e meio para a campanha, já Carlos Eduardo tem dito que disputará novamente a prefeitura. De acordo com a jornalista Thaisa Galvão, nesta última quinta-feira (09), a governadora Fátima recebeu Carlos Eduardo e quis saber o que pensa o ex-prefeito de Natal sobre 2024.

Ainda de acordo com a jornalista, Fátima acenou com apoio a uma candidatura dele a prefeito de Parnamirim, mas ele apresentou problemas familiares para não aceitar.

Ficou acertado que Carlos vai fazer uma pesquisa em março para entender o que quer o natalense.

Deputada Natália Bonavides destina recursos para realização do Circuito Cultural Ribeira, em Natal - Natália Bonavides

Reprodução

Durante esta manhã de sábado (11) aconteceu a plenária de comemoração pelos 43 anos do Partido dos Trabalhadores, em Natal. A deputada federal Natália Bonavides (PT) colocou seu nome a disposição para disputar a prefeitura da capital.

A deputada estadual Divaneide Basílio comemorou nas redes sociais “Esteja lançada a pré-campanha da companheira Natália Bonavides à prefeitura de Natal”.

Macaíba RN

Diz um ditado popular que  tudo começa depois do carnaval, nem sempre! A política local anda bastante movimentada nos bastidores e deverá ter desdobramentos nos próximos meses. Telefone toca, conversas são marcadas, sondagens são feitas e tudo pode acontecer, inclusive nada!.

Política é dinâmica, é diálogo e convencimento.

2024 está a todo vapor.

Candidato ao governo do RN, Capitão Styvenson (Pode) é entrevistado no RN1;  veja íntegra | Eleições 2022 no Rio Grande do Norte | G1

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A informação está na Coluna do Estadão desta sexta-feira (10).

Depois de Eduardo Girão (Novo-CE), os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) estão em tratativas para mudar para o Partido Novo. Eles vislumbram formar uma bancada que trate da pauta anticorrupção.

Blog Heitor Gregório

O ex-deputado estadual Kelps Lima (SD) retornou para Assembleia Legislativa. Dessa vez sem mandato, Kelps foi nomeado no cargo de assessor especial. De acordo com portal O Potiguar, o retorno de Kelps deu através do deputado Tomba Farias (PSDB).

Em declaração recente na 96 FM, Kelps Lima afirmou que não disputaria mais cargo eletivo. Ainda é incerto o destino do Solidariedade, presidido por Kelps no Rio Grande do Norte.

Foto: Via Tribuna do Cabugi

O veículo que capotou na manhã desta quinta-feira (09) em Macaíba, levava o prefeito Felipe Menezes do município de Lajes. O veículo estava sendo conduzido pelo servidor Lucas Miranda, confirmou a assessoria da prefeitura. O acidente aconteceu na BR-304, próximo a sede do Samu Metropolitano.

A assessoria de comunicação emitiu nota tranquilizando os familiares e a população de Lajes, onde informou que tanto o prefeito quanto o servidor estavam recebendo atendimento médico.