Política Arquivo

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia (PSD) anuncio em seu gabinete ao lado do prefeito Emídio Júnior (PL), a destinação de emendas para construção de unidades básica de saúde em Macaíba. De acordo com a senadora, os recursos serão destinados para Morada da Fé, Retiro e o distrito de Mangabeira. Os postos de saúde serão modelos.

Ao lado dos vereadores Igor Targino (SD), Rita de Cássia (PL) e Socorro Nogueira (PL), ainda foi anunciada uma emenda para construção de uma escola em Riacho do Sangue. A emenda será alocada no orçamento de 2024.

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Os partidos definiram a composição dos deputados que irão integrar o colegiado de líderes na Assembleia Legislativa. Confira os deputados escolhidos para líder e vice-líder no colegiado. Uma outra definição importante que ocorrerá nos próximos dias é a definição das comissões permanentes da Casa Legislativa.

PSDB

Líder Gustavo Carvalho

Vice-líder Galeno Torquato

PT

Líder Isolda Dantas

Vice-líder Francisco do PT

PV

Líder Eudiane Macedo

Vice-líder Hermano Morais

Bloco PL/MDB

Líder Neílton Diógenes

Vice-líder Coronel Azevedo

Bloco SD/União Brasil

Líder Luís Eduardo

Vice-líder Taveira Júnior

Representação do Governo

Líder Francisco do PT

Vice-líder Kleber Rodrigues

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Lula avalia editar uma Medida Provisória para elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos ainda neste ano.

Segundo o Valor, a medida poderia ser adotada em conjunto com o aumento do salário mínimo para R$ 1.320.

Dessa forma, a faixa de isenção passaria de R$ 1.903 para R$ 2.640.

A elevação da taxa de isenção de IR foi discutida na quinta-feira (2), durante reunião do presidente com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Luiz Marinho, do Trabalho.

Na campanha, Lula prometeu isentar os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil.

O Antagonista

Foto: Manoel Álvares

A ex-prefeita Marília Dias (MDB) foi nomeada nesta última sexta-feira (03) para o cargo de auxiliar parlamentar na Assembleia Legislativa. A ex-prefeita vai trabalhar no gabinete do deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil), filho do prefeito de Parnamirim Rosano Taveira (Republicanos).

Marília Dias foi uma das lideranças políticas de Macaíba que apoiou e fez campanha para Taveira Jr na terra de Auta de Souza.

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior (PL) promoveu mudanças no secretariado. As mudanças foram publicadas na edição desta sexta-feira (03) do Diário Oficial. Entre as novidades estão a completa mudança no comando da secretaria de Cultura.

Raimundo Luís pediu exoneração do cargo de secretário Chefe de Gabinete;

Caio Varela, atual secretário de Articulação Política passa a ser o secretário Chefe de Gabinete;

Hailton Mangabeira atual secretário de Cultura passa a ser o secretário de Articulação Política;

Anderson Tavares de Lira foi exonerado do cargo de secretário Adjunto de Cultura;

Sérgio Nascimento atual chefe da Comunicação passa a ser o secretário de Cultura;

Marcelo Augusto, ex-secretário de Cultura assume o cargo de secretário Adjunto de Cultura.

Câmara Municipal realiza sessão ordinária

Recebi ligação de duas lideranças políticas, onde ambas disputaram as eleições de 2020 para diferentes cargos, me relataram que foram procuradas nos últimos dias para composição de nominata e apoio. Mesmo faltando ainda mais de um ano e meio para campanha de 2024, já tem alguns mandatários em busca de viabilizar apoios, outros trabalham para viabilizar a formação de nominata de vereadores.

Quem está no mandato almeja atrair novos aliados, quem tá de fora da Câmara busca um grupo viável para chegar no legislativo. Já diz o ditado, quem tá dentro não quer sair e quem tá fora quer entrar.

 

Os quatro suplentes dos senadores que compõe a equipe ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assumiram os mandatos na Casa. Ana Paula Lobato (PSB-MA) entrou no lugar de Flávio Dino (PSB-MA), ministro da Justiça e Segurança Pública; Augusta Brito (PT-CE) substitui Camilo Santana (PT-CE), ministro da Educação; e Fernando Farias (MDB-AL) assume a vaga de Renan Filho (MDB-AL), novo ministro dos Transportes.

A única suplente que não é estreante é Margareth Buzetti (PSD-MT), que assume a vaga do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-MT). Ela já havia substituído o parlamentar no ano passado e agora reassume com a nomeação de Fávaro para governo Lula.

Com 66 votos “sim”, 12 “não” e duas abstenções, um dia após a recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à presidência do Senado, nesta quinta-feira (2), foi eleita a nova Mesa Diretora da Casa. A formação da Mesa considera a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares, mas por acordo, a bancada do PT abriu mão da disputa pela 1ª vice-presidência da Casa que continuará com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Composição do biênio 2023/2024

Presidente – Rodrigo Pacheco (PSD)

1º Vice-presidente Vital do Rêgo (MDB)

2º Vice-presidente Rodrigo Cunha (União Brasil)

1º Secretário – Rogério Carvalho (PT)

2º Secretário – Weverton (PDT)

3º Secretário – Chico Rodrigues (PSB)

4º Secretário – Styvenson Valentim (Podemos)

 

Valor Econômico destaca Eliziane nas articulações pelo futuro Senado… – Marco Aurélio D'Eça

Oito senadores iniciaram a nova legislatura mudando de partido no qual foram eleitos. Todos são da base do governo Lula. Diante da nova composição, o Partido Liberal (PL) deixa de ser a maior bancada no Senado. O PSD é a maior bancada, formada por quinze senadores.

Mara Gabrilli sai do PSDB e se filia ao PSD

Margareth Buzetti sai do PP e se filia ao PSD

Eliziane Gama sai do Cidadania e se filia ao PSD

Jorge Kajuru sai do Podemos e se filia ao PSB

Flávio Arns sai do Podemos e se filia ao PSB

Chico Rodrigues sai do União Brasil e se filia ao PSB

Jussara Lima sai do PSD e se filia ao PT

Randolfe Rodrigues negocia sua saída da Rede para o PT

 

 

Edi do Posto esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (01) prestigiando a posse do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PSDB). Edi integrou o grupo que apoiou e fez a campanha de Dr. Kerginaldo nas eleições de 2022 em Macaíba. O ex-gestor do Posto da Maré é um dos nomes cotados para disputar uma vaga ao legislativo macaibense em 2024.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Os senadores decidiram na tarde desta quarta-feira (01) que o senador Rodrigo Pacheco (PSD) continuará presidente do Senado Federal pelos próximos dois anos. A disputa Pacheco e o potiguar Rogério Marinho (PL) terminou em 49 a 32 votos. De um lado, Pacheco,  candidato governista, do outro lado Rogério defensor do bolsonarismo e da oposição.

 

 

Ezequiel Ferreira (PSDB) é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do RN por mais quatro anos | Rio Grande do Norte | G1

Foto: ALRN/Divulgação

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte empossou os deputados estaduais para a legislatura de 2023 a 2026. Logo após a solenidade de posse, deu se início a eleição para mesa diretora. O deputado Ezequiel Ferreira foi eleito e reeleito para os próximos quatro anos a frente do Poder Legislativo.

Confira como fica a nova composição da mesa diretora

Biênio (2023-2024)

Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)

1º vice-presidente – Tomba Faria (PSDB)

2º vice-presidente – George Soares (PV)

1º Secretário – Kleber Rodrigues (PSDB)

2º secretário – Gustavo Carvalho (PSDB)

3º Secretária – Isolda Dantas (PT)

4º Secretário – Adjuto Dias (MDB)

 

Biênio (2025-2027)

Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)

1º vice-presidente – Kleber Rodrigues (PSDB)

2º vice-presidente – George Soares (PV)

1º secretário – Tomba Farias (PSDB)

2º secretário – Galeno Torquato (PSDB)

3º secretário – Francisco do PT (PT)

4º secretário – Terezinha Maia (PL)

 

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (01), os deputados estaduais tomam posse e logo em seguida definem como ficará a mesa diretora. O cargo de presidente é o mais almejado. O atual presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) está com sua eleição garantida para o biênio 2023/2024. Para o segundo biênio 2025/2026 existe uma disputa acirrada, onde os deputados governistas Kleber Rodrigues (PSDB) e George Soares (PV) querem suceder Ezequiel.

Na oposição, o deputado Tomba Farias (PSDB) busca viabilizar seu nome. Até a manhã desta terça-feira (31), a eleição do segundo biênio não estava definida. Há quem aposte que o atual presidente Ezequiel Ferreira possa ser o nome de consenso para o segundo biênio caso não exista uma definição entre Kleber e George.

 

Pesquisa de intenção de voto do instituto Exatus encomendada pelo jornal Agora RN mostra o cenário na disputa pela Prefeitura de Natal. A pesquisa estimulada mostra que a maioria dos entrevistados preferem o nome indicado pelo atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), confira os números.

Pesquisa estimulada:

Candidato de Álvaro Dias 22,82%

Carlos Eduardo Alves 17,18%

Natália Bonavides 6,12%

Rafael Motta 5,24%

Wendel Lagartixa 4,47%

Paulinho Freire 2,82%

Bruno Giovanni BG 1,26%

Kleber Fernandes 0,58%

Eudiane Macedo 0,49%

Irapoã Nóbrega Semsur 0,19%

Ninguém/Nenhum/Branco/Nulo 22,91%

Não respondeu 4,85%

Informações do Agora RN

 

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice do município de Assú  por abuso de poder político e econômico | Rio Grande do Norte | G1

Foto: Reprodução

O prefeito de Assú Gustavo Soares anunciou a desfiliação do Partido Liberal (PL). Gustavo que é irmão do deputado estadual George Soares (PV), não informou qual será a nova sigla que o grupo político irá ingressar. Leia nota emitida pelo prefeito.

“Ao assumir, por solicitação dos nossos correligionários, a coordenação política do nosso grupo, após ouvir as lideranças estaduais, federais e municipais, com quem formamos nosso universo político, resolvi me desfiliar do Partido Liberal (PL). Sendo assim, já comuniquei em reunião com a presença do deputado George Soares, ao presidente regional e nosso amigo deputado João Maia, que prontamente compreendeu as necessidades do município e dessas novas alianças, para com isso fortalecer ainda mais os compromissos e ações em prol da nossa amada Assú.

Também estive reunido para fazer o comunicado com algumas lideranças do nosso município, faltando as vereadoras Delkiza Cavalcante e Sônia da Pesca que justificaram suas ausências na reunião.

Sendo assim, hoje, venho comunicar a vocês, meus amigos e amigas, para que possamos continuar avançando, visando um futuro melhor para nossos conterrâneos. Assim, organizar uma coalizão partidária de sustentação para a produtiva administração que juntos estamos realizando e, com isso, realizar mais e servir melhor aos nossos assuenses”.