Política Arquivo

Congresso Nacional vive uma disputa entre quatro parlamentares pelo comando da Frente Parlamentar Evangélica. Segundo deputados ouvidos pela CNN, demonstraram interesse em presidir a bancada o senador Carlos Viana (PL-MG) e os deputados federais Silas Câmara (Republicanos-AM), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Eli Borges (PL-TO).

O atual presidente da Frente, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), não deve continuar no comando do grupo, porque pretende se eleger como primeiro vice-presidente da Câmara no início de fevereiro.

Todos os quatro nomes na disputa se mostraram alinhados ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nos últimos quatro anos. Deles, três são pastores ligados à Assembleia de Deus: Silas Câmara, Otoni de Paula e Eli Borges. Carlos Viana também é evangélico e frequenta a Igreja Batista.

Internamente, os interessados buscam chegar a um consenso ou acordo, segundo relatos à reportagem. Se isso não for possível, a bancada deve fazer uma eleição em 8 de fevereiro para definir o novo presidente.

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso é uma das mais de 100 Frentes existentes no Parlamento. Essencialmente, elas são associações de parlamentares – senadores e deputados federais ou apenas deputados – para debater e defender assuntos de interesse dos membros e da sociedade.

No caso da bancada evangélica, como é conhecida, seus membros costumam defender pautas mais conservadoras, normalmente identificadas com segmentos mais religiosos, como a manutenção ou restrição do aborto e o enfrentamento às drogas.

As chamadas pautas de costume não devem ser o foco do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Portanto, a tendência é que temas como aborto e descriminalização de drogas, por exemplo, não sejam revistos por vontade da gestão petista.

Mesmo na gestão Bolsonaro, essas pautas não andaram com celeridade no Congresso por falta de acordo entre os deputados e senadores.

CNN Brasil

Fotos: Ricardo Stuckert

O governo do presidente Lula (PT) ainda não realizou mudanças profundas nos cargos de confiança. No Rio Grande do Norte, diversos órgãos federais continuam com indicados bolsonaristas no segundo escalão. A grande maioria deles foram indicados por deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Macaíba reuniu na manhã deste domingo (22) sua militância e simpatizantes no seminário: Que Macaíba queremos nos próximos 4 anos, além de tratar sobre a formação de nominata visando as eleições de 2024. Durante o encontro a advogada Renata Duarte, filha da vereadora Ismarleide (PSB), se filiou ao PT.

No meio político, comentava-se que a vereadora Ismarleide Duarte poderia lançar sua filha na disputa do próximo ano, fato esse começa se concretizar. Renata é advogada, mas ficou conhecida devido ao excelente trabalho que vinha fazendo na secretaria de Assistência Social, atualmente trabalha na pasta de planejamento.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta o novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou na noite deste sábado a troca do Comando do Exército. O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva assume o comando no lugar do general Júlio César de Arruda, designado em dezembro, durante o governo de transição.

“As relações, principalmente no Comando do Exército, sofreram uma fratura num nível de confiança e achávamos que precisávamos estancar isso logo de início para superar esse episódio. Queria apresentar o substituto, general Tomás, que a partir de hoje é o novo comandante”, afirmou José Múcio Monteiro. “Hoje, nós estamos investindo mais uma vez na aproximação das nossas Forças Armadas com o governo do presidente Lula.”

O comunicado de troca de comando foi feito depois de uma reunião que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, do novo comandante do Exército e do ministro da Casa Civil, Rui Pimenta. Em seguida, Lula postou no Twitter uma foto com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva e desejou “um bom trabalho ao general”.

Thaisa Galvão

O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Paulo Freire (União Brasil), renunciará ao cargo na quarta-feira (25) para assumir mandato de deputado federal em 1º de fevereiro, em Brasília (DF), assumindo em seu lugar o primeiro vice-presidente, vereador Eriko Jácome (MDB). Em decorrência da vacância, no mesmo dia os 29 vereadores voltam a se reunir, embora tenham até cinco dias depois, conforme o Regimento Interno da Casa, para eleger o novo primeiro vice-presidente em votação nominal aberta, admitida a apresentação de candidatura avulsa.

Informações da Tribuna do Norte

 

Sandra Rosado não vê produtividade de deputados de Mossoró

Foto: Reprodução

A ex-deputada federal Sandra Rosado (União Brasil) anunciou durante entrevista ao Programa Conversa de Alpendre da TCM sua decisão de não mais disputar nenhum cargo político, destaca o jornalista Heitor Gregório.

Sandra Rosado tentou em 2022 voltar para Câmara Federal, mas obteve apenas 6.760 votos. O último mandato de Sandra em Brasília terminou em fevereiro de 2015.

Kléber Rodrigues reúne deputados novatos e de oposição e costura apoios para presidência da AL - Portal 98 FM Natal

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), está com sua reeleição bem encaminhada. Nesta quinta-feira (19), Ezequiel esteve reunido com os novatos Adjuto Dias (MDB), Terezinha Maia (PL), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Taveira Júnior (União), Dr. Kerginaldo (PSDB) e Neilton Diogénes (PL), além dos deputados reeleitos Coronel Azevedo (PL) e Kleber Rodrigues (PSDB).

Ezequiel Ferreira completa em 01 de fevereiro, 08 anos à frente da presidência da ALRN, podendo disputar apenas o biênio 2023/2024. Ezequiel é o candidato governista e deverá ser reeleito por consenso.

fatima bezerra jose

Foto: José Aldenir / AGORA RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quinta-feira 19 o professor Ivanilson de Souza como secretário-adjunto do Gabinete Civil, a Casa Civil do Governo do Estado. O novo secretário-adjunto, que substitui Socorro Batista no cargo, é professor doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

O anúncio foi feito pelas redes sociais. “Pessoal, passando para anunciar mais um nome que irá compor nosso time neste segundo mandato. Dessa vez, o professor doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Ufersa, Ivanilson de Souza, assume como secretário adjunto da Casa Civil. Também coordenou nossa campanha e a do presidente Lula, em Mossoró. Mais uma escolha que reflete a competência, espírito público e compromisso com o nosso povo!”, escreveu a governadora.
Agora RN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu hoje (18) um grupo de trabalho para a elaboração de uma proposta que trata da Política de Valorização do Salário Mínimo, que trará uma fórmula de cálculo permanente para o piso nacional. Em encontro com cerca de 500 sindicalistas no Palácio do Planalto, Lula disse que o salário mínimo precisa subir de acordo com o crescimento da economia, em equivalência ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país).

“Já provamos que é possível aumentar o salário mínimo acima da inflação. E o mínimo é a melhor forma de fazermos distribuição de renda nesse país. Não adianta o PIB crescer se ele não for distribuído. O PIB já cresceu 14% ao ano nesse país e o trabalhador ficou mais pobre. Porque se o PIB cresce e fica só com o dono da empresa, quem fez o PIB crescer não ganha nada, que é o trabalhador brasileiro”, disse o presidente.

As centrais sindicais defendem que o governo federal aplique a política de valorização conforme os termos pactuados em 2007 e abandonados em 2019. Com isso, o piso deveria ser de R$ 1.343, contemplando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – anteriormente estimado em 5,8% em 2022 -, mais o crescimento do Produto Interno Bruto de 2 anos antes – 4,6% em 2020.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o INPC acumulado oficialmente em 2022 é de 5,93%.

Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, a previsibilidade e a valorização permanente do salário são elementos centrais para reconstrução e transformação do Brasil.

Informações da Agência Brasil

 

Desempenho de Thabatta Pimenta dá visibilidade política as pessoas trans no RN | Blog do Barreto

Reprodução

Primeira vereadora trans do RN, Thabatta foi a segunda mulher de esquerda mais votada do estado para Deputada Federal em 2022, com 40.533 votos, sendo quase 20 mil na capital potiguar. A seridoense e comunicadora também comentou sobre a possibilidade de integrar alguma chapa para disputa a Prefeitura do Natal.

“Eu me deparei com algumas notícias que saíram que eu poderia ser uma vice da possível candidata Natália, se fosse para Prefeitura de Natal, mas já disse logo que não sou vice de ninguém”, ressaltou a vereadora.

Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral. Com informações do Novo Notícias.

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB), foi reconduzido no cargo de presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP). Rivelino terá como vice-presidente a prefeita Marianna Almeida, do município de Pau dos Ferros.

Veja como ficou a composição da nova direção:

Presidente – Rivelino Câmara (Patu)
Primeira vice-presidente: Mariana Almeida (Pau dos Ferros)

Segunda vice-presidente – Maria Elce (Major Sales)
Primeiro secretário – Alan Silveira (Apodi)
Segundo secretário – Salomão Gurgel (Janduís)
Primeiro tesoureiro – André Júnior (Itaú)
Segundo tesoureiro: Bruno Ferreira (Rafael Fernandes)

Conselho Fiscal

Titulares: Marcos Aurélio Rêgo (Riacho da Cruz), Raimundo Nonato (Umarizal), Bibi de Nenca (Campo Grande), José Adolfo (Francisco Dantas), Helena Queiroga (Olho D’água do Borges) e Cássio Fernandes (Riacho de Santana)

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, e o seu namorado, deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), passaram o final de semana em São Miguel do Gostoso.

Os dois foram recepcionados pela governadora Fátima Bezerra, que compartilhou em seu Instagram alguns registros da visita. “Alegria imensa de receber”, afirmou Fátima na publicação.

Blog do BG

Deputado Rodrigo Agostinho é o novo presidente do Ibama | Política | Valor Econômico

O Ministério do Meio Ambiente confirmou o nome do novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da nova secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para a presidência do Ibama, o indicado é o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Conforme antecipado pelo colunista do Metrópoles, Igor GadelhaMarina Silva, bateu o martelo na última sexta-feira (13/1).

Agostinho é biólogo, ambientalista e advogado. Tem ainda mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação. O deputado foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Informações do Metrópoles

Prefeito Álvaro Dias institui Escritório de Gerenciamento de Projetos

Foto: Arquivo/PMN

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, declarou que nesta segunda quinzena de janeiro fará mudanças no secretariado. Durante entrevista à Tribuna do Norte, Álvaro afirmou “Va­mos fa­zer al­gu­ma re­for­mu­la­ção do se­cre­ta­ria­do pa­ra pro­cu­rar en­con­trar pes­soas que se adequem e se en­cai­xem me­lhor nas fun­ções, até por­que, al­guns pe­di­rão de­mis­são pa­ra as­su­mir ou­tros car­gos em ou­tros lo­cais. En­tão, até por is­so pre­ci­sa­ría­mos fa­zer mu­dan­ças e re­for­mas no se­cre­ta­ria­do e tam­bém pa­ra aco­mo­dar no­vas for­ças po­lí­ti­cas de acor­do com as mu­dan­ças, as for­ças po­lí­ti­cas de acor­do com as mu­dan­ças nes­sa úl­ti­ma elei­ção”.

Álvaro Dias durante a entrevista evitou falar sobre quais secretarias passarão por mudanças. Em Natal, circula informação que a Assistência Social e Procon serão uma das áreas que sofrerão mudanças.