Política Arquivo

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF

Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a publicação neste domingo (8) de um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023.

“Essa intervenção está limitada à área de segurança pública, com o objetivo de conter o grave comprometimento da ordem pública no DF, marcado pela violência contra prédios públicos”, disse Lula durante viagem que faz a Araraquara (SP).

A intervenção será comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, subordinado diretamente à Presidência da República. “O interventor poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos, estruturais necessários a quaisquer órgãos”, acrescentou Lula.

Segundo o decreto, leis que não tiverem relação com segurança pública permanecem sob responsabilidade do governo local.

Antes de assinar o decreto, o presidente condenou os atos antidemocráticos que tomaram conta da Praça dos Três Poderes e disse ter havido falha de segurança. “Achamos que houve falta de segurança. Queria dizer para vocês que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas vão exigir que as pessoas respeitem as instituições criadas para fortalecer a democracia”, declarou.

O presidente prometeu que todas as pessoas que participaram da depredação serão punidas pela lei e chamou de irresponsáveis os atos antidemocráticos. “É importante lembrar que a esquerda brasileira teve gente torturada, morta, desaparecida. Nunca vocês leram notícias de gente de esquerda invadindo o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto”, disse.

Leia a íntegra do pronunciamento de Lula sobre a invasão

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula voltou a Brasília e vistoriou o Palácio do Planalto, destruído pelos terroristas. Várias salas do prédio foram invadidas e depredadas. Os bolsonaristas radicais quebraram móveis, estragaram obras de arte e roubaram armas usadas pela segurança do presidente. O gabinete de Lula, que tem porta com blindagem reforçada, não foi invadido.

Fotos mostram estragos deixados por criminosos bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Compare antes e depois da destruição em prédios públicos de Brasília.

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República convidou governadores para se reunirem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (9) para ato em defesa da democracia brasileira e para discutir ações conjuntas para solucionar a crise. Veja no blog da Natuza Nery.

Ministro da Justiça cita aproximadamente 200 prisões e apreensão de 40 ônibus

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirma que a desocupação dos prédios públicos já ocorreu e neste momento é realizada perícia. Ele diz que há 200 pessoas presas em flagrante e as prisões continuam na noite deste domingo. Acrescenta que há 40 ônibus apreendidos. De acordo com ele, foram identificados todos os ônibus e todos os financiadores esses ônibus, o que deve ensejar novas prisões. Ele vai pedir ao Ministério da Defesa apoio de militares para reforçar a segurança pública.

G1

Prefeito Allyson assina contrato para construção de Complexo Viário

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), conforme o Macaíba no Ar já havia anunciado, promoveu mudanças no primeiro escalão da gestão municipal. Allyson Bezerra até esta sexta-feira (06) havia feito mudança em oito secretarias. De acordo com Blog de Saulo Vale, foram as seguintes mudanças:

No Esporte sai Júnior Xavier e entra a jornalista Larissa Maciel;

Na Assistência Social sai Evanice Fernandes e entra Erison Natécio;

Na Cultura sai Etevaldo Almeida e entra Igor Ferradaes;

Na Administração sai Kadson Eduardo, que permanece no Planejamento, e entra Karolyne Oliveira;

No Gabinete Civil sai Karolyne Oliveira e entra Thiago Marques;

Na Secretaria de Projetos Estratégicos entra Almir Mariano;

Na Consultoria Geral sai Hemberto Fernandes e entra Rodrigo Salim Forte;

Na Secretaria de Comunicação sai Bruno Martins e entra Valéria Persali;

Há também a novidade da nomeação de Wilson Fernandes, ex-chefe do Ciretran de Mossoró, para a assessoria especial.

Foto: Via Blog Heitor Gregório

A procissão de Santos Reis, em Natal, reuniu figuras políticas de diferentes alas da política potiguar. Estavam presentes, a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Walter Alves, o prefeito Álvaro Dias, o ex-prefeito Carlos Eduardo, a deputada estadual eleita Terezinha Maia e alguns vereadores do município de Natal.

A missa foi celebrado pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Prefeitura de Parnamirim

Foto: ASCOM

O prefeito de Parnamirim Rosano Taveira (Republicanos) declarou ao Agora RN, definirá o nome para sua sucessão no segundo semestre deste ano. Taveira descartou que algum de seus secretários venha a ser candidato. Entre os nomes especulados no meio político, estão, os vereadores  Wolney França (PSC), Irani Guedes (Republicanos) e Vavá Azevedo (PP), a vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil) e o apresentador Salatiel de Souza.

Taveira afirmou que conversou com alguns desses nomes e pediu que eles busquem viabilizar seus nomes. O prefeito da terceiro maior cidade do Rio Grande do Norte, afirmou que a lealdade é o principal quesito para a escolha.

O prefeito Emídio Júnior (PL) será um dos vice na chapa do prefeito Luciano Santos na disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Em uma carta, o prefeito Luciano Santos (Lagoa Nova), candidato de consenso à presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), apresentou metas e eixos com o intuito de planejar um trabalho para o biênio 2023/2024 na instituição, que reúne hoje todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Também a região Metropolitana é representada pelo prefeito Emídio Júnior (Macaíba), em uma das vice-presidências.

Walter Alves diz que Rafael Motta sabia do entendimento entre Fátima e Carlos Eduardo - TV Futuro

Foto: Reprodução

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (04) trouxe exonerações dos assessores do ex-vice-governador Antenor Roberto (PC do B), para dar lugar aos auxiliares do vice-governador Walter Alves (MDB). Walter terá como Chefe de Gabinete Maria José Oliveira.

Ao todo hoje foram nove nomeações para o gabinete do vice de Fátima Bezerra.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assume o cargo, durante cerimônia de transmissão, no Palácio do Planalto

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em uma das cerimônias de transmissão de cargo mais concorridas dos últimos anos, a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva assumiu, nesta quarta-feira (4), o Ministério do Meio Ambiente, quase 15 anos após ter deixado o comando da pasta no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. A cerimônia foi acompanhada por centenas de pessoas que se apertaram no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Muitos não puderam entrar devido à lotação do espaço. 

Reconhecida internacionalmente por sua atuação na defesa da sustentabilidade, Marina Silva afirmou, em discurso que durou cerca de uma hora, que o Brasil virou um pária ambiental e que, nos últimos anos, houve um esvaziamento das estruturas de combate ao desmatamento e de políticas de mudança do clima.

Uma das novidades anunciadas pela ministra é a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática, autarquia que ficará vinculada à pasta, que agora passa a se chamar Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mantendo a sigla MMA. A criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática foi uma proposta trazida por Marina ainda durante as eleições e acolhida pelo então candidato Lula. Segundo a ministra, o projeto deve estar constituído até o fim de março. Também haverá um conselho de governo exclusivo para tratar do tema, sob comando do presidente da República.

Nós já somos um ato político em si”. Entrevista com Thabatta Pimenta, única  vereadora trans do RN

Foto: Divulgação/Thabatta e seu irmão Ryan

A vereadora Thabatta Pimenta (PSB) afirmou através do instagram a possibilidade de disputar a próxima eleição em Natal. Thabatta é vereadora do município de Carnaúba dos Dantas, vem chamando atenção da classe política e no pleito de 2022 teve 40 mil votos para deputada federal, sendo que 14 mil votos foram na capital.

Thabatta também revelou que recebeu convite do prefeito Álvaro Dias para dialogar. A vereadora de Carnaúba dos Dantas afirmou que ainda não sabe o que o prefeito quer conversar. Um dos seguidores questionou porque o governo Fátima não a convidou para assumir alguma secretaria. Thabatta respondeu que tem mais contato com o PT nacional, disse não entender porque o PT do Rio Grande do Norte dialoga com ela.

No meio político, é dado como certo que Thabatta Pimenta dispute a eleição municipal em Natal para o legislativo.

Fátima Bezerra recebe Apoio de Deputados Estaduais Márcia Maia 98

Foto: Reprodução

A ex-deputada Márcia Maia volta ao comando da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN).

A homologação do nome de Márcia pelo Banco Central do Brasil aconteceu nesta terça-feira (03).

Márcia presidia a Agência até sair para disputar um mandato de deputada federal.

Volta para o cargo que faz parte do Governo de Fátima Bezerra.

Blog de Heitor Gregório

Prefeita bolsonarista cumpre promessa e renuncia após posse de Lula

Após ter dito que renunciaria caso Lula subisse a rampa do Planalto, a prefeita de Carlinda (MT), Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), cumpriu sua promessa.

Apoiadora de Jair Bolsonaro, ela argumentou que não quer prejudicar o município e que não se sentiria confortável realizando convênios e recebendo repasses do novo governo.

Carmelinda entregou o pedido de renúncia à Câmara Municipal nesta terça (3). A prefeita deve ficar no cargo até o final do mês, para fazer a transição para seu vice, o pastor Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC).

O Antagonista

Governadora Fátima Bezerra toma posse neste domingo (1º) — Foto: Elisa Elsie/Assecom/Divulgação

Foto: Elisa Elsie/Assecom/Divulgação

A governadora Fátima Bezerra(PT) dará status de secretaria para Fundação José Augusto. A jornalista e cineasta Mariland Brito foi anunciada na semana passada que ficará a frente da pasta. A mudança foi anunciada neste domingo (01) durante a posse de Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa.

Mariland Brito é uma indicação da deputada federal Natália Bonavides no primeiro escalão do governo.

Foto: Maurício Tonetto/Divulgação Eduardo Leite/Redes sociais

O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) chegou acompanhado do namorado, o médico capixaba Thalis Bolzan à cerimônia de posse, na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre.

Após assinar o termo de compromisso e posse, Leite iniciou seu primeiro discurso como governador. Na fala, o governador falou sobre os primeiros quatro anos no cargo e o andamento dos trabalhos.

“Não foi fácil fazer o que fizemos, mas foi necessário e, o tempo dirá, foi acertado. A partir desta agenda de modernização, pouco simpática em alguns aspectos porém inadiável, reorganizamos a casa e recuperamos a capacidade de fazer o que a sociedade espera de nós. Iniciamos hoje [domingo] o segundo mandato”, disse.

G1

Foto: Divulgação/ CMM

Neste domingo (01), foi realizada sessão na Câmara Municipal de Macaíba onde ocorreu a posse da nova mesa diretora do Poder Legislativo. Estiveram presentes 12 dos 17 vereadores. Confira como fica a composição da mesa diretora para o biênio 2023/2024.

Presidente – Denilson Gadelha (Cidadania)

Vice-presidente – Erika Emídio (PL)

Primeiro-secretário – Aluizio Silvio (PSDB)

Segundo-secretário – João de Damião (PSB)

Suplente – Ana Catarina (PSDB)

O ex-vereador de Parnamirim Thiago Cartaxo (PL) tomou posse, neste domingo (1º), como deputado federal pelo Rio Grande do Norte. O novo deputado potiguar era 2º suplente da coligação PDT/PP/MDB/Podemos/DEM nas eleições de 2018 e assumiu o cargo por causa da renúncia do deputado Walter Alves (MDB) para tomar posse como vice-governador.

O 1º suplente, o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), recusou aceitar o cargo.

O mandato de Thiago Cartaxo vai até 1º de fevereiro, quando os deputados federais eleitos em 2022 tomarão posse.

Thiago Cartaxo é filho da ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Parnamirim Elienai Cartaxo, que morreu em junho deste ano. Em 2018, foi candidato a deputado federal e obteve 16.682 votos, ficando na 2ª suplência. Ele é o primeiro parnamirinense a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional.

Com informações do Portal 98 FM