Política Arquivo

Foto: Reprodução

A deputada federal Natália Bonavides (PT) indicou a futura presidente da Fundação José Augusto. A Fundação José Augusto será presidida pela jornalista e cineasta Mary Land Britto. Era esperado que a deputada federal mais votada do estado fizesse indicações no primeiro escalão do secretariado de Fátima, mas não aconteceu.

Já o vice-governador eleito Walter Alves (MDB), indicou Paulo Varela para secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O MDB também deverá indicar o novo diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prepara uma medida provisória para manter os combustíveis isentos de pagamento do PIS/Cofins, tributos federais. A MP deve ser publicada já no domingo (1º), dia da posse.

A isenção dos tributos, implementada pelo governo Jair Bolsonaro no início do ano, venceria no sábado (31).

Nesta semana, a equipe do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs para o futuro ministro, Fernando Haddad, prorrogar a isenção.

Haddad, num primeiro momento, disse que o futuro governo aceitaria. Depois, afirmou que Lula queria mais tempo para avaliar os impactos da isenção, e não houve prorrogação.

Pesou na avaliação do novo governo o fato de não querer começar o mandato com alta no preço dos combustíveis, principalmente gasolina e diesel.

O valor dos combustíveis influencia diretamente o preço de outros produtos. Por isso, se gasolina, etanol e diesel aumentam, a tendência é um impacto na inflação de toda a economia.

Com informações do G1

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (29), em Brasília, os últimos 16 nomes que completam o gabinete ministerial do novo governo. No total, o terceiro mandato do petista contará com 37 ministérios.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva concluiu esta semana a composição da Esplanada dos Ministérios de seu próximo governo. De um total de 37 pastas, 11 serão comandadas por mulheres. Quando ainda estava em campanha, Lula já havia se comprometido a aumentar a participação feminina no governo.

As seis primeiras ministras foram anunciadas pelo presidente eleito ao longo das duas últimas semanas: Luciana Santos vai chefiar Ciência e Tecnologia; Nísia Trindade, a Saúde; Margareth Menezes, a Cultura; Cida Gonçalves, o Ministério da Mulher; Anielle Franco, a Igualdade Racial; e Esther Dweck, o Ministério da Gestão.

Outras cinco ministras foram oficializadas por Lula nesta quinta-feira (29): Simone Tebet assume o Planejamento; Marina Silva, o Meio Ambiente; Sônia Guajajara, o Ministério dos Povos Indígenas; Ana Moser, o Esporte; e Daniela do Waguinho, o Turismo. Todas devem assumir seus postos no próximo domingo (1º).

Agência Brasil

MP Eleitoral processa Eraldo Paiva, prefeito de São Gonçalo do Amarante, por intimidar servidores a votarem em seus aliados - Por dentro do RN

Foto: Reprodução

O prefeito Eraldo Paiva (PT) exonerou todos os cargos comissionados de São Gonçalo do Amarante. A portaria de exoneração foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (30). Resta saber se Eraldo Paiva irá nomear novamente os indicados do ex-prefeito Jaime Calado (Republicanos) e da deputada eleita Terezinha Maia (PL), viúva de Paulo Emídio.

O reboliço na política de São Gonçalo do Amarante se inicia hoje.

 

Foto: Sandro Menezes e Rogerio Vital

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta sexta-feira (30) mais uma parte dos nomes que irão compor o secretariado em 2023, em sua maioria são dos atuais titulares. A novidade foi na Saúde, onde o atual secretário Cipriano Maia ficará no cargo até abril, onde assumirá Lyana Ramalho, atual adjunta.

Confira os nomes anunciados hoje:

Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos: Olga Aguiar;

Secretaria de Turismo: Ana Maria Costa;

Secretaria da Infraestrutura: Gustavo Coelho;

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Alexandre Lima;

Fundação José Augusto: Mary Land Brito;

Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos: Paulo Lopes Varela;

Secretaria de Saúde, estamos em processo de transição com Lyane Ramalho.

Bolsonaro deve viajar aos EUA para não passar faixa presidencial a Lula

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou, na tarde desta sexta-feira (30/12), rumo aos Estados Unidos, onde passará por um “período sabático”, ficando longe dos holofotes.

Bolsonaro, que deixa o comando do Palácio do Planalto neste sábado (31/12), viajará no Airbus 319 da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado de diversos auxiliares que já foram nomeados para serem seus assessores quando virar ex-presidente.

O voo direto que levará Bolsonaro para os Estados Unidos decolou às 14h02 e tem previsão de pousar no aeroporto de Orlando pouco antes das 20h, no horário local (21h, no horário de Brasília).

Informações do Metrópoles

Prefeitura de Mossoró - Leia transcrição da mensagem do Executivo à Câmara  de Mossoró

Foto: Comunicação

O prefeito Allyson Bezerra (SD) vai iniciar 2023 promovendo mudanças no secretariado de Mossoró. Ao menos sete secretarias passarão por mudanças no comando, entre elas, Assistência Social e Esporte. Alguns nomes serão novos e outros serão remanejados de dentro do atual secretariado.

Jean Paul é cotado para comandar a Petrobras e acompanha Lula na COP27 - Saiba Mais

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o senador do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates (PT), será o futuro presidente da Petrobras. ‘Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro” escreveu no twitter.

O mandato de senador de Jean Paul termina no dia 01 de fevereiro. O PT do Rio Grande do Norte impediu sua candidatura à reeleição em favor ao ex-prefeito Carlos Eduardo.

Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra (PT) reuniu em um só lugar os adversários da eleição de 2020, o prefeito Alysson Bezerra (SD), a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT). Dos três, as duas últimas são aliadas de Fátima. O encontro aconteceu na inauguração da primeira etapa do hospital da mulher em Mossoró, obra idealizada ainda no governo Rosalba.

Foto: Reprodução

A jornalista Thaisa Galvão destaca que nos bastidores circula que a esposa do deputado estadual Kleber Rodrigues pode entrar para política daqui a dois anos. Segundo Thaisa, se fala em prefeitura.

Daqui a dois anos é a eleição municipal para prefeito, será que Raquel Barbosa, atual secretária de Assistência Social de Macaíba, vai entrar para política na terra de Auta de Souza?.

 

 

 

Lula vai indicar Marina Silva para o Meio Ambiente; Tebet pode ficar com Cidades | O TEMPO

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (29/12), 16 novos ministros para fechar a composição da Esplanada dos Ministérios. Entre os nomes, está o de Simone Tebet, que vai chefiar o Planejamento a partir do próximo ano. Ao todo, serão 37 pastas.

Além do PT (11 pastas), oito partidos terão representantes nas chefias dos ministérios: União Brasil (3), PSD (3), PSB (3), MDB (3), Rede (1), PSol (1), PDT (1) e PCdoB (1). Dez ministros não são integrantes de siglas. Informações do Metrópoles.

Confira a lista completa:

Veja todos os nomes anunciados hoje:

Gonçalves Dias – Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Paulo Pimenta (PT) – Secretaria de Comunicação (Secom)

Carlos Fávaro (PSD) – Ministério da Agricultura

Waldez Góes (PDT) – Ministério da Integração

André de Paula (PSD) – Ministério da Pesca

Carlos Lupi (PDT) – Ministério da Previdência

Jader Filho (MDB) – Ministério das Cidades

Juscelino Filho (União Brasil) – Ministério das

Comunicações

Alexandre Silveira (PSD) – Ministério de Minas e Energia

Paulo Teixeira (PT) – Ministério do Desenvolvimento Agrário

Ana Moser – Ministério do Esporte

Marina Silva (Rede) – Ministério do Meio Ambiente

Simone Tebet (MDB) – Ministério do Planejamento

Daniela Souza Carneiro [Daniela do Waguinho] (União Brasil) – Ministério do Turismo

Sonia Guajajara (PSOL) – Ministério dos Povos Originários

Renan Filho (MDB) – Ministério dos Transportes

Renan Filho é sondado para assumir Ministério do Planejamento

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação Lula

O MDB terá três ministérios no futuro governo Lula. Câmara e Senado indicaram cada um nome, o terceiro será da cota pessoal do presidente eleito. Confira os nomes do MDB que farão parte do governo.

O senador eleito Renan Filho (MDB/AL) assumirá o ministério dos Transportes.

Jader filho, presidente do MDB no Pará, assumirá o ministério das Cidades. Jader é irmão do governador Helder Barbalho.

A senadora Simone Tebet (MDB/MT) assumirá o ministério do Planejamento. A indicação é uma escolha do presidente eleito como retribuição o apoio de Tebet no segundo turno.

Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (28) mais quatro nomes que farão parte do secretariado a partir de 2023.

Confira:

Socorro Batista, Secretaria de Educação;

Irís Maria, Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social;

Pedro Lopes, Secretaria de Administração;

Guilherme Saldanha, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca;

 

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas escolheu Natal para passar os últimos dias antes de tomar posse no dia 1º de janeiro.

Casado com a natalense Cristiane, veio com ela, a filha e os dois filhos, para visitar dona Reizinha, mãe de Cristiane, e demais familiares.

Tarcísio conheceu a esposa quando era aspirante do Exército em Natal.

Na noite desta terça-feira (27), Tarcísio jantou no restaurante Gustto, de Ponta Negra.

Com a esposa e os filhos, a sogra, o cunhado Alfredo com Virgínia…

A foto é do instagram da jornalista Ana Cláudia Machado, ainda parente de Cristiane.

 thaisagalvao.com.br