
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) cumprirá agenda no Rio Grande do Norte, ainda este mês. O anuncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Lula fará o relançamento do programa “Água para todos”.

Foto: Reprodução
O ex-vereador, ex-deputado estadual e apresentador Luiz Almir admitiu nesta segunda-feira (31) que poderá ser candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Eduardo Alves (PSD) na disputa pela Prefeitura do Natal em 2024. Em seu programa na 96 FM, Luiz pediu que os eleitores citem seu nome como candidato a vice-prefeito ao serem abordados por institutos de pesquisa.
O apresentador relatou ter tido um encontro com Carlos Eduardo para discutir uma possível aliança. Segundo Luiz Almir, a reunião com o ex-prefeito de Natal durou duas horas e meia. “Foi a melhor visita que tive na minha casa. Muito obrigado pelo carinho”, afirmou Luiz Almir, exibindo uma imagem do encontro.
Ao admitir que pode ser candidato a vice em 2024, o ex-vereador falou em “governar a quatro mãos”, isto é, fazer uma gestão compartilhada com Carlos Eduardo em caso de vitória nas urnas. “Quem cuida das lideranças comunitárias é a Vice-Prefeito. Você cuide de outras coisas. Ele disse: ‘eu não prometo para não fazer’”, declarou Luiz Almir.
Se a aliança se concretizar, a chapa marcará o reencontro de dois adversários políticos após 20 anos. Em 2004, o então prefeito Carlos Eduardo e Luiz Almir foram candidatos à Prefeitura do Natal e travaram uma disputa acirrada no segundo turno. Naquela ocasião, Carlos Eduardo foi reeleito prefeito com apenas 14 ml votos de maioria. Informações do Portal 98 FM.

Foto: José Aldenir/Agora RN
A possibilidade de o senador Rogério Marinho (PL) ter o mandato cassado tem movimentado os bastidores políticos do Rio Grande do Norte. Prevendo uma hipotética abertura de vaga no Senado, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) já colocou seu nome à disposição para uma possível disputa, após eventual saída do parlamentar bolsonarista do cargo.
“Se o bolsonarista [Rogério Marinho] vier a ser cassado pelo abuso do poder político – como espero que seja – estarei à disposição do @13PTRN e da Frente Brasil Esperança. A esquerda e os setores democráticos do RN merecem reconquistar a cadeira no Senado”, escreveu Mineiro no Twitter.
O post do parlamentar foi uma resposta à provocação feita pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT). “Se o mandato do senador Rogério Marinho for cassado por abuso de poder político e uso da máquina pública, ficarei feliz pelo povo potiguar. O RN merece se livrar de um parlamentar bolsonarista. Defenderei internamente que o PT apresente candidatura própria e lance @mineiroptrn como candidato ao Senado em caso de eleição suplementar”, escreveu Divaneide no Twitter.

Foto: Reprodução
Chegou a se cogitar um chapão de cerca de 15 vereadores para as próximas eleições municipais na capital, porém, com as últimas articulações que ocorreram, a conjuntura se alterou.
O PSDB ganhou recentemente dois vereadores, Herberth Senna e Klaus Araujo, que se juntam a Aldo Clemente. O vereador Kleber Fernandes, que também é filiado ao partido, está de saída. Pelo menos mais dois vereadores deverão fazer parte da federação PSDB/Cidadania.
O Republicanos será o partido no qual os vereadores da base que têm uma maior aproximação com o prefeito Álvaro Dias deverão desembarcar.
Outros vereadores filiados ao União Brasil deverão permanecer. O partido conta com o vereador Robson Carvalho e a vereadora Camila Araújo como puxadores de voto.
Além disso, o presidente da Câmara Municipal, que na eleição passada já montou sozinho uma nominata no MDB e se elegeu, agora deverá montar uma nominata mais oxigenada com perspectiva de eleger outras cadeiras além da sua.
Alguns vereadores seguirão por outros caminhos, como é o caso do vereador Eribaldo, que foi para a Rede Sustentabilidade.
Pela oposição, a federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) conta com quatro vereadores e não deverá ganhar nenhum mandatário a mais para disputar as eleições.

Nome lembrado para o Legislativo
Primeira suplente de vereador, Ceyça Lima (PSC) tem seu nome bastante lembrado para disputar novamente a eleição para Câmara Municipal. Ceyça tem recebido de pessoas nas ruas e também de amigos pedidos para disputar a eleição, questionada sobre o assunto, ela agradece as pessoas por lembrar do seu nome e afirma que continua com os mesmos ideais, independente de estar ou não em um mandato, continuará defendendo suas bandeiras, como a construção de um albergue público, um programa municipal de jovem aprendiz, investimentos no esporte, principalmente na construção de quadras nos bairros que não tem esses equipamentos, como é o caso do bairro Campo das Mangueiras e entre outras pautas.
Questionada sobre partido político, nos afirmou que tem recebido convites para se filiar, mas essa questão será decidida no momento oportuno, após análise do cenário político e diálogo com outras lideranças.

Foto: Via Macaíba em Foco
Styvenson reúne-se com aliados
O senador Styvenson Valentim (Podemos) esteve em Macaíba, nesta última segunda-feira (24). A visita foi na residência do empresário Janssen Motos, ex-candidato pelo partido do senador. Na ocasião, Janssen reuniu alguns amigos e ex-candidatos e comemorou seu aniversário de 53 anos.
O encontro não serviu apenas para parabenizar Janssen, também se falou de política. Entre os presentes, estavam os ex-candidatos Sargento Heronides, Luciana Bernardo e Clarissa Matias.
Janssen tende a seguir Styvenson em uma possível mudança de partido.

Diálogo
O grupo político Aliança por Macaíba segue na busca para formar uma nominata competitiva de oposição. Nos últimos dias, o grupo esteve reunido com o suplente de vereador Pai Santo (PSDB), ex-candidato no último pleito de 2020, onde obteve uma votação expressiva. Além disso, é uma liderança política importante na região das Campinas, Residencial Campinas e Vilar.

Reprodução; TV Ponta Negra
O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PL) participou do protesto convocado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) contra o governo do Estado. O ato aconteceu na Governadoria, na manhã dessa terça-feira (25), onde os prefeitos cobraram do governo Fátima Bezerra, repasses de ICMS, IPVA e também da farmácia básica.
Nas redes sociais, Emídio Júnior, registrou o momento como “encontro de prefeitos”, na realidade foi uma mobilização para pressionar o governo Fátima Bezerra pagar os repasses institucionais que os municípios têm direito.
O protesto ainda contou com a participação de deputados de oposição, General Girão (PL), Coronel Azevedo (PL) e Dr. Kerginaldo (PSDB).

Foto: José Aldenir/Agora RN
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) caiu 6,5 pontos na pesquisa realizada pelo Instituto Exatus a pedido do AGORA RN divulgada no último sábado 22, com as intenções de voto dos natalenses para a disputa pela Prefeitura do Natal em 2024. Apesar da queda, o pré-candidato segue liderando a corrida com folga, sendo lembrado por 26,1% dos entrevistados. No levantamento anterior ele tinha 32,65%.
Enquanto o ex-prefeito perdeu pontos, o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) ganhou 3,14% em comparação com o levantamento anterior. Ele saltou de 2,93% em junho para 6,07% na pesquisa mais atual.
Rafael é um dos cotados para receber o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que não poderá concorrer à reeleição e irá apoiar um nome para as eleições municipais da capital no ano que vem.
A vice-líder na pesquisa, deputada federal Natália Bonavides (PT) conseguiu manter praticamente o mesmo percentual da pesquisa realizada no mês passado. Ela registrou 18,48% em junho e 18,54% em julho, uma variação dentro da margem de erro, que foi de 2,82 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Instituto EXATUS também costuma inserir nas pesquisas para a Prefeitura do Natal o termo “candidato apoiado por Álvaro Dias”, a fim de sondar a capacidade de transferência de votos do atual prefeito. No levantamento anterior, o “candidato de Álvaro” havia pontuado 10,85%; no atual, alcançou 9,06%.
Para essa sondagem, foram retirados os nomes dos então pré-candidatos senador Styvenson Valentim (Podemos), do vereador Eriko Jácome (MDB), do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes (União Brasil) e do deputado federal General Girão (PL).
Para o próximo levantamento, porém, o nome de Girão será reinserido, uma vez que ele anunciou que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Natal, mesmo diante da abertura do inquérito que visa apurar se ele incitou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A investigação foi aberta por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Outro dado que chamou a atenção foi o crescimento do número de entrevistados que não pretendem votar em ninguém, ou que votarão em branco ou nulo. Esse contingente saiu de 11,14% em junho para 19,53% na sondagem mais recente.
O número de eleitores que não sabem em quem pretendem votar também subiu de 6,55% (junho) para 8,9% (julho).
Os demais pré-candidatos também variaram dentro da margem de erro. O secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega (MDB) foi lembrado por 3,16% (em junho, registrava 3,13%). O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) pontuou 3,24% (contra 2,74% no mês anterior). A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) variou de 2,54% no mês passado para 2,16% esse mês.
Já o comunicador Bruno Giovanni (sem partido) saiu de 1,96% para 1,66%. E o vereador Robério Paulino (PSOL) subiu de 0,88% para 1,58%.
Todos os dados são relativos à pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos possíveis candidatos a prefeito em 2024.
A pesquisa EXATUS/AGORA RN foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho em Natal, com 1.203 entrevistas. A margem de erro foi de 2,82 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Agora RN

Foto: Reprodução
A ex-deputada estadual e atual presidente da Agência de Fomento do Estado, Márcia Maia, assumiu a direção estadual do PDT. A entrada de Márcia na sigla ocorre após o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves deixar o partido. Candidata na eleição de 2022 pelo partido Republicanos, Márcia deixou o partido que passou a ser comandado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Fazendo cálculos
Pelo lado da oposição, eles calculam que farão quatro cadeiras, onde conseguiriam eleger três vereadores e o último pela sobra de votos. De acordo com uma fonte com trânsito livre no Palácio Alfredo Mesquita, a bancada governista virá em duas nominatas.
Pesquisa
Até a eleição haverá muitas pesquisas de intenção de voto para a disputa pelo Palácio Auta de Souza. Ontem (19), a rádio 96 FM divulgou uma do instituto Agora Sei, onde o prefeito lidera com 41,7%, os nomes da oposição somaram 35,4%.
Confira os números:
Emídio Júnior (PL), 41,7%
Fernando Cunha (PSD), 13,8%
Netinho França (PSB), 11,2%
Marília Dias (Sem partido), 8,7%
Dr. João (Solidariedade), 1,7%
Nenhum 6,2%
Sem opinião/Não respondeu 16,7%
Dedicado ao trabalho
Muito tem se especulado sobre a participação do ex-prefeito Fernando Cunha (PSD) na disputa de 2024. O que se sabe de concreto, Dr. Fernando tem dedicado seu tempo ao trabalho. Após concluir o mandato em 2020, Fernando foi se especializar e atualmente é especialista em acupuntura, onde atua na área.
Só 2024 dirá como Fernando Cunha participará das eleições de 2024, sendo candidato ou não.
Nome da oposição
Nas últimas semanas, vem ocorrendo algumas reuniões de diferentes segmentos da oposição. Objetivo é chegar ao consenso que apenas um único nome da oposição enfrentará o atual prefeito. Hoje, o nome do vice-prefeito Netinho França (PSB) é o mais cotado para liderar essa frente ampla.
Entrando no jogo
O ex-candidato a prefeito de Macaíba, Wedson Poeta (Psol), nos comunicou que poderá formar uma aliança com o comunicador Pirilampo para 2024. Objetivo seria a formação de uma chapa para disputar o Palácio Auta de Souza.
Foto: Assecom
A deputada federal Natália Bonavides (PT) cumpriu agenda em Macaíba, na manhã desta terça-feira (18). Natália veio participar da entrega de uma retroescavadeira, adquirida com recurso de uma emenda sua.
O equipamento foi destinado para secretaria de Agricultura, no qual recebeu o benefício através da articulação do secretário Cicero Militão.

Durante a celebração da missa de aniversário do deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil) em Baraúna, que contou com a presença da senadora Zenaide Maia (PSD), aliada da governadora Fátima Bezerra (PT), o padre responsável por conduzir a cerimônia, pediu aos políticos presentes que fosse feita uma cobrança contundente para que seja solucionado os problemas das estradas do Rio Grande do Norte.
“Pelo amor de Deus, eu já não aguento mais”, comentou o Padre.
Blog Ismael Sousa
Via Grande Ponto
Ver essa foto no Instagram