Política Arquivo

Convidadas da semana 

Diante da repercussão no meio político e também de audiência, nesta semana faremos mais uma live no Instagram. Teremos o comunicador Mário Victor discutindo um assunto importante, a participação da mulher na política. Convidamos para este bate-papo a primeira suplente de vereadora Ceyça Lima e a ex-candidata a deputada federal Clarissa Matias.

Não perca, na próxima terça-feira (15), a partir das 19h, no Instagram do Macaíba no Ar.

Um só caminho 

Esta semana, conversamos com todos os lideres da oposição em Macaíba. Objetivo da conversa foi saber como cada grupo tem visto o cenário político e como eles estarão posicionados na disputa eleitoral de 2024. Hoje, três nominatas estão sendo formadas, visando a eleição para o legislativo, onde a oposição acredita que poderá fazer até cinco cadeiras, a depender de como estará o grupo governista e os nomes da oposição.

Questionamos a cada grupo de oposição, como eles estão projetando a eleição para prefeito.

Hoje os grupos que estão se articulando são, um formado pelo vice-prefeito Netinho França (PSB), o Aliança por Macaíba sob liderança de Dr. João e o grupo de Janssen Motos. Todos esses grupos defendem que a oposição trilhe o mesmo caminho. No momento, duas pré-candidaturas estão postas, de Netinho França e Dr. João, ambos estão buscando viabilizar seus projetos, mas em 2024 haverá que chegar a um denominador comum.

brasil – Página: 5

Chapão 

Uma fonte com trânsito livre no Palácio Alfredo Mesquita nos revelou que a bancada governista virá em duas nominatas. A estratégia é parecida com a utilizada pelo PSDB nas eleições de 2022, onde um grupo grande de mandatários disputaram a reeleição pelo mesmo partido.

Para que a nominata obtenha êxito com alto número de cadeiras, o governo terá que fazer uma base de lideranças sem mandato para ajudar a reeleição dos vereadores. Como são 16 vereadores e só poderão 18 candidatos por partido, o governo terá que articular 20 lideranças sem mandato para compor essas duas nominatas.

Uma terceira nominata está sendo construída, essa será formada pela federação PT/PV/PC do B. Obtivemos informações que alguns suplentes aliados do prefeito não querem disputar a eleição nas nominatas repletas de vereadores e buscam viabilizar a nominata da federação.

 

 

Jaime Calado: O federal de Fátima Bezerra – Blog Jair Sampaio

Foto: Reprodução

Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do Rio Grande do Norte, falou quem a governadora Fátima Bezerra (PT) deve apoiar nas eleições para a prefeitura de São Gonçalo do Amarante no próximo ano.

Em 2022, ele disse na 96 FM que Fátima iria se aliar a Carlos Eduardo. Hoje, na Jovem Pan News, ele disse que a governadora vai apoiar o prefeito petista de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva. Deixando o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, marido da senadora Zenaide Maia (PSD) e pré-candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante.

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros

Portal Grande Ponto

 

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Polícia Federal pediu a quebra do sigilo fiscal e bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O pedido ocorre após a operação da PF que fez buscas e apreensões em endereço do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Houve buscas também na casa do pai de Cid, o general da reserva Mauro Lourena Cid.

A operação investiga se militares ligados ao ex-presidente negociaram joias de forma ilegal. O valor das transações podem ter superado R$ 1 milhão. As joias que são alvo das apurações foram presentes para a Presidência durante o mandato de Bolsonaro. Pelas regras, deveriam ser incorporadas ao patrimônio do Estado, e não de uma pessoa.

O intuito do pedido da PF para a quebra de sigilo é saber se o dinheiro das joias foi enviado para Bolsonaro e se a verba para a recompra das joias partiu do ex-presidente.

A Justiça ainda tem que autorizar a quebra do sigilo.

G1

Eleições 2022: Fátima Bezerra é reeleita governadora do Rio Grande do  Norte. Ela quer abrir novas policlínicas – Agência AIDS

Foto: Reprodução

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Veritá durante o período de 7 a 28 de julho, com abrangência nacional, analisou o desempenho dos governos das 27 unidades federativas, 26 capitais e mais de 300 municípios. Os resultados revelaram que 53,5% dos potiguares desaprovam a gestão estadual. A governadora Fátima Bezerra teve o terceiro pior índice de desaprovação no país, ficando atrás de Raquel Lira (PSDB), de Pernambuco, com 60,8%, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 54,2%.

A pesquisa apontou Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, como a gestão mais bem avaliada, com uma aprovação de 87%. Esse estado foi seguido por Rondônia (81,5%), Mato Grosso (81,1%) e Goiás (81%).

Na análise de serviços públicos estaduais, os resultados mostraram que 17% consideraram que a Saúde funciona bem no Rio Grande do Norte, enquanto os outros 83% discordaram dessa avaliação. No quesito Controle de Endemias, 41% afirmaram que funciona bem, e 59% alegaram que não está funcionando adequadamente.

Em relação à Segurança Pública sob a responsabilidade da governadora Fátima Bezerra, 20% dos potiguares consideraram que funciona bem, mas 80% expressaram que não está satisfatória.

A administração estadual obteve um índice de aprovação de 46,5%. A pesquisa ocorreu entre 7 e 28 de julho e foi conduzida pelo Veritá, ouvindo um total de 43.326 eleitores. Esse levantamento é um segmento do projeto que avaliou os governos das unidades federativas, capitais e municípios em todo o país.

Portal 96 FM

Sessão na Câmara de Baía Formosa — Foto: Reprodução

Um vereador de Baía Formosa, a 100 km de Natal, perdeu o mandato por acumular a função parlamentar com o cargo de assessor de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A votação do caso na Câmara do município teve confusão e o presidente da Casa chegou a acionar a polícia para tirar outro vereador da sessão, que aconteceu na última terça-feira (8).

O então vereador Rodrigo Cipriano (PP), foi denunciado por acúmulo de cargos. Além de vereador, ele tinha sido empossado como auxiliar político no gabinete do deputado estadual Luiz Eduardo, do Solidariedade, na Assembleia.

A votação para retirar o mandato do vereador tinha sido adiada em maio por causa de uma decisão liminar da Justiça. Rodrigo entrou com um mandado de segurança alegando que a Casa não seguiu o rito do processo para votar a cassação.

O presidente da Câmara leu um posicionamento do Ministério Público contrário ao vereador como justificativa para manter a votação.

O acúmulo de vínculos públicos é proibido pela lei orgânica do município de Baía Fomosa, que diz que os vereadores não podem aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado em mais de um vínculo público.

No pronunciamento, o vereador argumentou que a cassação seria por manobras políticas e tentou explicar porque ocupava os dois cargos, sem, no entanto, considerar qualquer ilegalidade no fato de manter os dois vínculos.

Por cinco votos a quatro, o mandato de Rodrigo Cipriano foi cassado.

G1 RN

No Palácio 

O jovem Venicio Filho desembarcou no Palácio Auta de Souza. Venicio que sonha em ser vereador em 2025, deve disputar uma das vagas do legislativo em uma das nominatas do prefeito Emídio Júnior (PL). O anuncio de apoio ao prefeito ocorreu nessa terça-feira (08).

Venicio terá o desafio de disputar uma eleição em uma nominata repleta de vereadores e só têm dois caminhos, ele tirar uma cadeira deles ou ajudará a reelege-los.

Na disputa 

O pastor Jailson Ramos está cotado para disputar uma vaga de vereador em 2024. Jailson integra o grupo Aliança por Macaíba. Segundo Dr. João, líder do grupo, a articulação para formação da nominata está bastante avançada e com bons nomes que serão colocados a disposição da população.

Em conversa com outros integrantes do grupo, eles nos revelaram que estão bastante otimistas quanto a disputa eleitoral de 2024. Atualmente, na oposição existem três grupos políticos articulando nominatas.

Live sobre as eleições de 2024

Na noite desta quarta-feira (09), o Macaíba no Ar promove um debate sobre as novas regras eleitorais, além de discutir o atual cenário político para o legislativo. A live terá a participação do comunicador Mário Victor, do contador e primeiro suplente de vereador Jota Júnior e do professor de direito e ex-candidato a prefeito José Aldenir.

A live será transmitida a partir das 19h, não perca!

Ex-prefeito Fernando Cunha teria definido apoio para deputado estadual - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Destino do doutor

O ex-prefeito Dr. Fernando utilizou seu perfil no Instagram para informar sobre sua aposentadoria como médico no governo do estado. “Mais uma etapa da vida realizada, estou aposentado do estado como médico, agora irei  dedicar a acupuntura e a graduação em dor crônica” afirmou ele.

Havia uma expectativa nos simpatizantes do ex-prefeito para que ele voltasse a se candidatar novamente, mas Fernando atualmente está focado no trabalho de sua nova área de atuação.

 

O senador Rogério Marinho (PL) e o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), estão oficialmente rompidos.

Primeiro, Álvaro fez críticas a Rogério que teria retirado recursos de Natal para Mossoró.

Rogério negou.

E nesta segunda-feira (07), em entrevista à 96 FM, Rogério confirmou o rompimento com Álvaro: “O rompimento foi da forma mais torpe possível”.

Blog Heitor Gregório

Foto: Reprodução

O apresentador Leo Souza participou de uma reunião com um grupo de pré-candidatos a vereador de Natal. A nominata, liderada pela professora Viviane, dialogou com Léo com o objetivo de ter um representante do grupo na disputa majoritária, para agregar e fortalecer a nominata de vereadores. A reunião ocorreu ontem pela manhã.

Na última eleição, Leo Souza ficou entre os dez vereadores mais votados de Natal, em uma eleição com mais de 700 candidatos. Para a próxima eleição municipal, Léo está em processo de diálogo com suas bases e a população, a fim de determinar o caminho a seguir.

A reunião de ontem foi amistosa e outras conversas estão previstas para acontecer.

Será que teremos mais um pré-candidato a prefeito na lista?

Blog Maurício Gurgel

 

Prefeitura de Macaíba antecipa calendário e paga 13° salário nesta  sexta-feira

Foto: Reprodução

Médico de carreira do estado, Dr. Fernando Cunha se aposentou nesta última sexta-feira (04), informa o blog Informativo Atitude. Fernando foi prefeito de Macaíba durante quatro mandatos, tendo como bandeira principal a saúde. Após deixar a Prefeitura de Macaíba, em dezembro de 2020, Fernando foi se especializar e  atualmente trabalha na área de acupuntura.

Em Macaíba, antes de chegar ao cargo de prefeito, muitos macaibenses foram atendidos pelo “doutor” como era chamado pelo cidadão comum, que procurava o Hospital Regional de Macaíba em busca por atendimento médico.

Em relação a política, Fernando se mantém apenas observando o cenário.

 

O Macaíba no Ar retoma nesta quarta-feira (09), a partir das 19h, o Bate-Papo sobre Política. A live que será transmitida ao vivo pelo Instagram, terá a mediação do comunicador Mário Victor, engenheiro e acadêmico de gestão pública. O debate terá como pauta as novas regras eleitorais e o cenário atual da disputa ao legislativo macaibense.

Para debater esses assuntos, teremos a participação dos convidados:

Jota Júnior (Contador, empresário e primeiro suplente de vereador),

José Aldenir (Professor de direito, policial rodoviário federal e ex-candidato a prefeito).

Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/macaibanoar e participe da live enviando suas perguntas.

Uma edição extra do Diário Oficial do Município de Natal, publicado na noite desta sexta-feira (04), trouxe exonerações de cargos indicados para a Prefeitura de Natal pelo vereador Eribaldo Medeiros.

Eribaldo acabou de trocar de partido.

Deixou o PSB do ex-deputado Rafael Motta pela Rede Sustentabilidade, com mais afinação com a esquerda.

Trocando em miúdos, o vereador Eribaldo, que é irmão do deputado Ubaldo Fernandes, trocou o prefeito Álvaro Dias, afinadíssimo com Rafael, pela governadora Fátima Bezerra.

Thaisa Galvão

Uma terceira nominata 

Nos últimos meses houve uma mudança de rota na oposição, onde tudo caminhava para ter duas nominatas competitivas para a Câmara de vereadores, surgiu um novo cenário,  articulação para a formação de um terceiro grupo.

Ex-candidatos nas eleições de 2020 pelo Podemos, Janssen Motos e Clarissa Matias iniciaram articulação visando a formação de uma nova nominata. Nos bastidores era dado como certo que o grupo do Podemos iria disputar a eleição pelo grupo Aliança por Macaíba.

Clarissa é um dos nomes do grupo que tem conversado com pré-candidatos a vereadores. Ideia do grupo é seguir o destino partidário do senador Styvenson Valentim.

Foto: Reprodução/ALRN/Senado

Como se dará participação das lideranças estaduais?

A situação liderada pelo prefeito Emídio Júnior (PL) terá em seu entorno os mesmos deputados (Kleber e João) que o ajudaram a articular o arco de aliança e estrutura partidária de campanha. Diferente de 2020, pelo fato de estar sentado na cadeira de prefeito, Emídio Júnior é menos dependente dessas forças políticas para montar o palanque de 2024.

Além de Kleber Rodrigues (PSDB) e João Maia (PL), outras forças políticas estaduais estarão com o prefeito, como é o caso do vice-governador Walter Alves (MDB) e do senador Rogério Marinho (PL). Além de Ezequiel Ferreira (PSDB), Tomba Farias (PSDB) e Gustavo Carvalho (PSDB), deputados esses aliados de vereadores da base governista.

A oposição é mais dependente das forças políticas estaduais, principalmente para definição do destino partidário. O grupo liderado por Janssen Motos seguirá o senador Styvenson Valentim, aguardam a definição do partido por parte do senador, mesma situação que ocorre com o grupo Aliança por Macaíba. Sob liderança de Dr. João, o grupo vai definir o partido junto com o deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil).

Já o vice-prefeito Netinho França, deverá decidir se continua no PSB do ex-deputado federal Rafael Motta, ou migra para o Republicanos do prefeito Álvaro Dias.

Incógnita

A participação da governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições de 2024 em Macaíba é uma incógnita. Fátima Bezerra é aliada tanto da situação quanto da oposição na cidade. Em 2020, mesmo o PT estando no palanque de Emídio Júnior (PL), Fátima evitou participar da campanha. Na época, ela também era aliada do então prefeito Fernando Cunha (PSD).

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar

Apostam 

Aliados do Palácio Auta de Souza apostam que a oposição não chegará unida para a disputa de 2024. Eles acreditam que as pesquisas de intenção de voto ao mostrar os principais nomes da oposição empatados, faz com que não haja entendimentos entre as principais forças, sendo eles, Netinho França (PSB), Fernando Cunha (PSD) e Marília Dias (Sem partido).

Uma fonte com trânsito livre no Palácio, nos garantiu que essa não é a visão do núcleo no entorno do prefeito. “Eles preferem projetar todos os cenários, seja de união ou não na oposição, para não serem surpreendidos” disse a fonte.

O deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil) foi expulso de um restaurante na noite desta terça-feira (1º) em Lajes, município da região Central do Estado.

O parlamentar contou à 98 FM que viajava de Mossoró para Natal pela BR-304 e decidiu parar no restaurante para jantar, mas foi impedido de permanecer no local porque estava acompanhado de um cão. O deputado gravou a situação, mas as imagens não serão exibidas pela 98 FM porque é possível identificar os funcionários.

A Churrascaria Guaíba, onde tudo aconteceu, fica às margens da BR-304. A 98 FM tentou contato com o estabelecimento, mas os contatos não foram atendidos. O local é tradicional ponto de parada para quem viaja pela região Central do Rio Grande do Natal.

Ivanilson Oliveira narra que, assim que entrou no restaurante, foi ao banheiro. Logo depois, se dirigiu para o local das refeições, onde um assessor dele já estava se alimentando. Foi nesse momento que o deputado disse ter sido abordado por um segurança, que determinou que ele se retirasse porque o local não aceita a permanência de cães. O deputado estava com seu cachorro, um filhote de Spitz Alemão.

O deputado estadual, que costuma viajar pela BR-304 semanalmente, afirma que já frequentou o restaurante outras vezes e que já viu clientes no local acompanhado de cães. Ele disse ter sido a primeira vez que viu funcionários proibindo a entrada de animais. Inclusive, no momento da confusão, ele disse ter conversado com outro cliente que alegou que já foi ao restaurante com o seu cão.

Diante da situação, o parlamentar afirma que foi alvo de “discriminação”.

“Eu disse para o segurança: ‘você tinha que ter placa aqui dizendo que não pode. Toda vida eu paro aqui e não vi placa dizendo que não pode. Mostrei que não tinha placa. É muita falta de informação do estabelecimento. Não tem placa dizendo que é proibido. E a maneira que a pessoa abordou (incomodou). Ele falou me botando para fora”, conta o deputado.

Portal 98 FM