Uma terceira nominata
Nos últimos meses houve uma mudança de rota na oposição, onde tudo caminhava para ter duas nominatas competitivas para a Câmara de vereadores, surgiu um novo cenário, articulação para a formação de um terceiro grupo.
Ex-candidatos nas eleições de 2020 pelo Podemos, Janssen Motos e Clarissa Matias iniciaram articulação visando a formação de uma nova nominata. Nos bastidores era dado como certo que o grupo do Podemos iria disputar a eleição pelo grupo Aliança por Macaíba.
Clarissa é um dos nomes do grupo que tem conversado com pré-candidatos a vereadores. Ideia do grupo é seguir o destino partidário do senador Styvenson Valentim.
Como se dará participação das lideranças estaduais?
A situação liderada pelo prefeito Emídio Júnior (PL) terá em seu entorno os mesmos deputados (Kleber e João) que o ajudaram a articular o arco de aliança e estrutura partidária de campanha. Diferente de 2020, pelo fato de estar sentado na cadeira de prefeito, Emídio Júnior é menos dependente dessas forças políticas para montar o palanque de 2024.
Além de Kleber Rodrigues (PSDB) e João Maia (PL), outras forças políticas estaduais estarão com o prefeito, como é o caso do vice-governador Walter Alves (MDB) e do senador Rogério Marinho (PL). Além de Ezequiel Ferreira (PSDB), Tomba Farias (PSDB) e Gustavo Carvalho (PSDB), deputados esses aliados de vereadores da base governista.
A oposição é mais dependente das forças políticas estaduais, principalmente para definição do destino partidário. O grupo liderado por Janssen Motos seguirá o senador Styvenson Valentim, aguardam a definição do partido por parte do senador, mesma situação que ocorre com o grupo Aliança por Macaíba. Sob liderança de Dr. João, o grupo vai definir o partido junto com o deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil).
Já o vice-prefeito Netinho França, deverá decidir se continua no PSB do ex-deputado federal Rafael Motta, ou migra para o Republicanos do prefeito Álvaro Dias.
Incógnita
A participação da governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições de 2024 em Macaíba é uma incógnita. Fátima Bezerra é aliada tanto da situação quanto da oposição na cidade. Em 2020, mesmo o PT estando no palanque de Emídio Júnior (PL), Fátima evitou participar da campanha. Na época, ela também era aliada do então prefeito Fernando Cunha (PSD).
Apostam
Aliados do Palácio Auta de Souza apostam que a oposição não chegará unida para a disputa de 2024. Eles acreditam que as pesquisas de intenção de voto ao mostrar os principais nomes da oposição empatados, faz com que não haja entendimentos entre as principais forças, sendo eles, Netinho França (PSB), Fernando Cunha (PSD) e Marília Dias (Sem partido).
Uma fonte com trânsito livre no Palácio, nos garantiu que essa não é a visão do núcleo no entorno do prefeito. “Eles preferem projetar todos os cenários, seja de união ou não na oposição, para não serem surpreendidos” disse a fonte.