Com desistências, Carlos cai 6 pontos, e Rafael sobe 3% para prefeito de Natal

Rafael Motta PSB RN (40)

Foto: José Aldenir/Agora RN

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) caiu 6,5 pontos na pesquisa realizada pelo Instituto Exatus a pedido do AGORA RN divulgada no último sábado 22, com as intenções de voto dos natalenses para a disputa pela Prefeitura do Natal em 2024. Apesar da queda, o pré-candidato segue liderando a corrida com folga, sendo lembrado por 26,1% dos entrevistados. No levantamento anterior ele tinha 32,65%.

Enquanto o ex-prefeito perdeu pontos, o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) ganhou 3,14% em comparação com o levantamento anterior. Ele saltou de 2,93% em junho para 6,07% na pesquisa mais atual.

Rafael é um dos cotados para receber o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que não poderá concorrer à reeleição e irá apoiar um nome para as eleições municipais da capital no ano que vem.

A vice-líder na pesquisa, deputada federal Natália Bonavides (PT) conseguiu manter praticamente o mesmo percentual da pesquisa realizada no mês passado. Ela registrou 18,48% em junho e 18,54% em julho, uma variação dentro da margem de erro, que foi de 2,82 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Instituto EXATUS também costuma inserir nas pesquisas para a Prefeitura do Natal o termo “candidato apoiado por Álvaro Dias”, a fim de sondar a capacidade de transferência de votos do atual prefeito. No levantamento anterior, o “candidato de Álvaro” havia pontuado 10,85%; no atual, alcançou 9,06%.

Para essa sondagem, foram retirados os nomes dos então pré-candidatos senador Styvenson Valentim (Podemos), do vereador Eriko Jácome (MDB), do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes (União Brasil) e do deputado federal General Girão (PL).

Para o próximo levantamento, porém, o nome de Girão será reinserido, uma vez que ele anunciou que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Natal, mesmo diante da abertura do inquérito que visa apurar se ele incitou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A investigação foi aberta por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Outro dado que chamou a atenção foi o crescimento do número de entrevistados que não pretendem votar em ninguém, ou que votarão em branco ou nulo. Esse contingente saiu de 11,14% em junho para 19,53% na sondagem mais recente.

O número de eleitores que não sabem em quem pretendem votar também subiu de 6,55% (junho) para 8,9% (julho).

Os demais pré-candidatos também variaram dentro da margem de erro. O secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega (MDB) foi lembrado por 3,16% (em junho, registrava 3,13%). O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) pontuou 3,24% (contra 2,74% no mês anterior). A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) variou de 2,54% no mês passado para 2,16% esse mês.

Já o comunicador Bruno Giovanni (sem partido) saiu de 1,96% para 1,66%. E o vereador Robério Paulino (PSOL) subiu de 0,88% para 1,58%.

Todos os dados são relativos à pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos possíveis candidatos a prefeito em 2024.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho em Natal, com 1.203 entrevistas. A margem de erro foi de 2,82 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Agora RN

Administrador