Política Arquivo

PT é, hoje, um partido “caçado” nas ruas – Os Guedes

O Macaíba no Ar recebeu a informação que o PT vai ter que montar sozinho a nominata da federação (PT/PV/PCdoB), em Macaíba. Segundo nossa fonte, um dos principais nomes da futura nominata será deslocado para uma das nominatas do Palácio Auta de Souza, no qual terá oito vereadores de mandato compondo a lista de 18 integrantes.

Aguardemos os próximos capítulos!

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que 55,2% dos entrevistados aprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do governo, enquanto 39,6% desaprovam.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas, de 137 municípios, em coletas presenciais realizadas entre os dias 18 e 21 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Está acontecendo neste fim de semana a 4ª edição do projeto Viva Natal nas Praias, com uma programação diversificada neste sábado (20) e domingo (21), na Praia de Miami.

O projeto é da Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Esportes.

Pela manhã, o secretário Rafael Motta recepcionou o prefeito em exercício de Natal, Eriko Jácome, o presidente e vice da Câmara, Hermes e Preto Aquino, respectivamente.

Blog Heitor Gregório

Joanna quer Guerra com Natália - Blog do Bispo

A secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, reforçou o seu desejo de ser candidata à Prefeitura de Natal, com apoio do prefeito Álvaro Dias. Em entrevista ao programa Ligado na Cidade, da Jovem Pan News Natal, nesta sexta-feira (19), ela disse que o objetivo é dar sequência ao trabalho da atual gestão. Questionada sobre a deputada Natália Bonavides, também pré-candidata, Joanna revelou divergências e disse que desenvolvimento e progresso não fazem o perfil da petista.

“Por exemplo, ela [Natália] defenda invasão de propriedade privada, e eu não defendo”, disse Joana Guerra. “Quando a gente fala em desenvolvimento e progresso, eu acho que não parece muito com o perfil e característica da deputada. Digo isso porque diversas obras que temos feito na cidade são alvos de críticas da própria deputada, mas são obras que são estruturantes para o desenvolvimento de Natal, para o desenvolvimento da nossa principal atividade econômica, que é o nosso turismo”, concluiu.

A secretária mencionou as críticas de Natália Bonavides às obras do Complexo Turístico da Redinha e à engorda da orla da praia de Ponta Negra.

A candidatura de Joanna Guerra vai passar pela decisão de para quem vai o apoio do prefeito Álvaro Dias. Ela reforço que já manifestou o interesse ao atual chefe do executivo natalense e que espera pela escolha com objetivo de dar continudade à gestão.

“Eu sempre fui muito proativa, dinâmica, tenho bons contatos e acessos ao Legislativo e a todo o Executivo municipal. Isso não é de agora é de mais de dez anos, então a gente conhece a cidade. A minha formação é em Políticas Públicas, realmente eu me especializei em olhar para o setor público, em olhar para a cidade, em pensar políticas públicas e soluções para problemas da cidade”, disse Joanna Guerra.

Tribuna do Norte

,

Faltando menos de 8 meses para a campanha eleitoral, hoje apenas dois nomes despontam como fortes candidatos, estamos falando de Netinho França e Emídio Júnior. Sentado na cadeira de prefeito, é natural que Emídio Júnior vai buscar sua reeleição, já Netinho França, mesmo sem ter oficializado sua pré-candidatura, é o nome mais citado para enfrentar o sistema.

Nomes para composição das chapas já estão sendo discutidos, mas nada definido!

A eleição de 2024 promete!

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante a atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado - Foto: Cleia Viana / Aneel

Foto: Cleia Viana / Aneel

Líder do PSD no Rio Grande do Norte, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, afirmou nesta quarta-feira (17) que vê com naturalidade o fato de o PSD e o PT caminharem para estar em palanques opostos em várias cidades potiguares nas eleições de 2024.

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime declarou que é um “aliado” da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não um “subordinado”. Ele citou que PSD e PT deverão ser adversários em cidades importantes, mas estarão juntos em várias outras. E pediu respeito às decisões do seu partido.

“O nosso PSD não tem federação com nenhum partido. É um partido de centro e pode ter aliança num município com a direita, noutro município com o centro e noutro com a esquerda. A sociedade é assim, plural. Eu vejo as pessoas que querem fazer a intriga mostrando os 6 maiores municípios onde a gente está em palanque diferente. Agora, e os outros 30 em que a gente está junto?”, afirmou Jaime, em entrevista à Rádio Cidade.

Uma das cidades onde PT e PSD deverão ser adversários é justamente São Gonçalo do Amarante. Jaime Calado é pré-candidato a prefeito e deverá enfrentar Eraldo Paiva (PT), que vai disputar a reeleição.

Para aplainar as críticas de que está “traindo” o governo, o secretário citou exemplos de prefeitos filiados ao PSD que apoiaram a reeleição de Fátima em 2022, como Marianna Almeida (Pau dos Ferros) e Júlio César Câmara (Ceará-Mirim). Além disso, citou casos em que o grupo político dele foi adversário do PT em 2020.

“É respeito. Isso é uma aliança. Não se trata aliado como subordinado. A presidente do PSD é a senadora Zenaide Maia. Ela respeita a governadora Fátima, e a governadora respeita a senadora. E é assim que a gente vai fazer”, enfatizou o secretário.

Marido da senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no RN, Jaime Calado acrescentou: “Nós não queremos inventar a roda. Nosso pensamento é esse. O PSD tem uma missão nacional de tentar trazer a política para o centro. Em nenhum lugar do mundo as extremas deram certo. As mais duradouras foram Hitler e Mussolini. As outras nem aquele tempo ficam. Por isso temos alianças e temos um olhar do jeito que a sociedade é: heterogêneo. Nós respeitamos todos e não tratamos aliados como subordinados”.

Para 2024, a meta do PSD, segundo Jaime, é ter candidaturas competitivas para o Executivo em mais de 30 cidades.

Jaime Calado rebate João Maia: “Gosto do poder, mas não vendo a alma”

Na entrevista, Jaime Calado também rebateu declarações do deputado federal João Maia (PP), seu cunhado. Em entrevista à mesma rádio na semana passada, João declarou que Jaime Calado não apoia a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT) em São Gonçalo do Amarante porque “gosta do poder”.

O ex-prefeito alfinetou o cunhado e registrou que João Maia não foi oposição nos últimos governos, se mantendo como aliado dos presidentes Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

“Foi dito aqui que eu gosto de poder. Gosto. Quem é o político que não gosta de poder? Não é político. Agora, tem uma diferença. Eu não vendo minha alma pelo poder. Nos últimos anos eu e Zenaide fomos contra o governo Temer. Rejeitamos cargos e tudo. Fomos contra também o governo Bolsonaro. Não tivemos nenhum cargo. Quem gosta de poder é quem fica em todo governo. É quem gosta mais. Quem fica no poder em qualquer governo não pode estar criticando alguém porque gosta do poder”, declarou Jaime Calado.

Em outro trecho, o ex-prefeito assinalou que gosta mesmo do poder, mas que não “vende a alma” por isso.

“Não nego para ninguém. O político que disser que não gosta do poder está mentindo explicitamente. Agora, depende do que você precisa do poder. Se é pra servir ao povo ou se é para se servir do poder. Essa é a diferença. Eu não nego que gosto do poder. Agora, não vendo a alma por isso. Mais da metade de minha vida foi na oposição. Não gosto. Quem gosta de ficar na oposição, de perder? Mas, se for para vender a alma, prefiro ficar na oposição”, finalizou.

Portal da 98 FM

Foto: Rayane Mainara

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), vetou integralmente o projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro que estabelecia o sexo biológico como o “único critério para definição do gênero dos atletas” que quiserem participar de competições esportivas oficiais no estado.

Na prática, o texto impedia que mulheres trans participassem de competições na categoria feminina. Da mesma, homens trans não poderiam participar de eventos esportivos na categoria masculina. O texto foi apresentado pelo deputado Coronel Azevedo (PL).

O projeto de lei ainda previa aplicação de multa às federações, entidades ou clubes que descumprissem a norma. O valor estabelecido para a multa era de até 10 salários mínimos por atleta.

Foto: Magnus Nascimento

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, Eraldo Paiva (PT), vai disputar a reeleição e pode enfrentar um adversário de dentro do governo estadual, que é gerido por seu grupo político, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito da cidade, Jaime Calado (PSD). Contudo, diz que essa situação delicada não o incomoda porque a governadora Fátima Bezerra já fez sua escolha. O prefeito também se disse confortável com seu grupo porque teria diversas opções para compor a chapa majoritária.

“Eu não me incomodo nem um pouco. Eu acho que o incomodado não sou eu. O Governo já fez sua escolha”, respondeu em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan News Natal, na quarta-feira (10), quando foi questionado se ter um adversário ocupando um cargo de alto escalão dentro da gestão estadual lhe causava mal-estar.

Do outro lado, Jaime Calado não quer comentar publicamente o assunto. Disse que só deverá tomar uma decisão entre os meses de março e abril, no limite do prazo para servidores públicos desincompatibilizarem dos cargos, caso desejem concorrer nas eleições desse ano. A situação é sensível porque Jaime e sua esposa, a senadora Zenaide Maia (PSD), são aliados da governadora Fátima Bezerra, que apontou Eraldo como seu candidato em São Gonçalo. Além disso, o PSD já deverá confrontar a governadora em Natal ao lançar o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves à prefeitura, para onde Fátima trabalha a candidatura da deputada federal petista Natália Bonavides.

Outro adversário que Eraldo tem como certo é o presidente da Câmara Municipal são gonçalense, o vereador Geraldo Veríssimo, que está deixando o MDB por aceitar o convite do deputado federal João Maia, para se filiar ao PP, partido que Maia preside no estado. “O presidente da Câmara está na oposição. Ele lançou a candidatura a prefeito e cabe a mim ir para disputa. Eu acho que nós vamos fazer essa disputa e vamos ver como é que vai ficar. Vai tentar, eu acho, se consolidar e nós vamos fazer o trabalho de manutenção do nosso grupo político”, disse o prefeito.

Não haveria então nenhuma chance de aliança, no momento, de Geraldo com o grupo da situação na cidade. “Nós não temos diálogo nenhum com o presidente (da Câmara) no tocante à política partidária. O que nós temos é um diálogo administrativo, ele como presidente de um poder e eu como chefe de um outro poder, que é o executivo. Nós vamos continuar essa batida nessa pisada para construir o melhor para a cidade”, enfatizou Paiva.

Para a composição da chapa majoritária ainda não há definição, mas ele diz que há diversas opções de escolha para um nome que o acompanhará na disputa de vice-prefeito. “No momento, estamos conversando. Nós temos 15 vereadores, de 17. Nós temos um candidato segundo lugar nas duas últimas eleições que está do nosso grupo. Então, nós temos um leque de opções de candidato a vice muito grande. Eu estou conversando, estou construindo, estamos ouvindo todos os nossos aliados nessa composição da chapa. Por enquanto, o que nós temos é um prefeito pré-candidato a prefeito, que nós iremos trabalhar para consolidar”, declarou.

Para fazer a escolha, fala em considerar aquele ou aquela que soma mais e que tenha maior aceitação do eleitorado. Contudo, a disponibilidade de recursos do fundo partidário e o tempo de propaganda também são fatores que influenciam nessa tomada de decisões.

Tribuna do Norte

Macaíba prepara comemoração de 144 anos de emancipação política

Foto: Reprodução

As definições partidárias tanto de lideranças da situação quanto da oposição  só terão desfecho após o carnaval. O senso comum do brasileiro diz, tudo começa após o carnaval, pois, então esse é o caminho que os grupos políticos de Macaíba já tem definido.

Na situação, o prefeito Emídio Júnior (PL) terá o desafio de montar duas nominatas que contemple a contento sua base de 16 vereadores e outras lideranças sem mandato. O x da questão está aí, alguns vereadores não abrem mão de estar no mesmo partido do prefeito, o motivo que estariam de olho nos votos de legenda. É comum que os partidos dos candidatos a prefeito tenham votos de legenda que acaba ajudando na soma para alcançar o coeficiente.

De acordo com nossas fontes, a princípio, a base de vereadores estará dividida em dois grupos de 8 vereadores cada, junto de mais 10 lideranças sem mandato em cada nominata. Nessa matemática, o grupo governista poderá ter  36 candidatos ao todo, além de nomes da federação PT/PV/PCdoB.

Na oposição, atualmente, existe três partidos (PSB, Avante e Podemos) articulando a formação de seus grupos para a disputa eleitoral. O PSB sob liderança de Netinho França é o mais competitivo. O grupo de Netinho França conta em seu favor a presença de Luizinho, vereador mais votado na eleição de 2020, além de contar com suplentes que saíram bem das urnas e outros nomes novos que entraram para a política. Outro fator que tem atraído lideranças que pretendem disputar o legislativo é que o partido terá candidato a prefeito, assim como na situação, na oposição as lideranças estão de olho nos votos de legenda.

Ainda na oposição, o Avante e o Podemos trabalham seus grupos para disputar o legislativo. A articulação para  agregar mais nomes as futuras nominatas segue até o final do prazo. Segundo informações de bastidores, não está descartada a união dos dois partidos para formar uma única nominata para o legislativo.

Como o prazo para filiação vai até 05 de abril para quem pretende disputar a eleição, até lá será muita articulação e convencimento. Importante destacar, nenhum grupo, seja da oposição ou situação tem a nominata fechada, todos seguem articulando nomes para a disputa.

Fabielle assume o PP e une a oposição para disputar a Prefeitura de Assu - Blog do Heitor Gregório

A vice-prefeita de Assú, Fabielle Bezerra, assumiu o comando do Partido Progressista na cidade. Ao lado do presidente estadual João Maia passa a ter um partido para disputar a eleição majoritária. As eleições de 2024 prometem em Assú, pois, havendo a união dos dois principais nomes da oposição, o sistema governado pelos Soares enfrentará uma oposição forte.

Ainda na foto chama atenção a presença do ex-prefeito Ivan Júnior, ferrenho opositor de George e Gustavo Soares.

João Maia nas eleições de 2022, teve apoio tanto do prefeito Gustavo Soares (na época no PL) quanto da vice-prefeita.

João escolheu caminhar com a vice-prefeita.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

 

Brasília (DF) 08/01/2024  Evento Democracia Inabalada  para marcar um ano dos atos antidemocráticos e golpistas de 8 de janeiro. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (8), uma punição exemplar para quem teve qualquer participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Em discurso, Lula afirmou que o perdão a essas pessoas “soaria como impunidade”. A declaração foi dada durante ato em defesa da democracia, realizado no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento marcou um ano da depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, destacou Lula. Ele fez coro à mensagem das autoridades presentes no ato.

O evento Democracia Inabalada teve, além de Lula, a presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi a primeira a discursar, falando em nome dos governadores do país.

Lula também observou que a tentativa de deposição da democracia, que se baseia no desrespeito ao resultado das eleições, teria consequências drásticas para a estabilidade política do país.

“Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos teriam sido roubados ou destruídos. A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída. A esta altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social. O combate à fome e às desigualdades teria voltado à estaca zero”, afirmou.

O presidente ainda elogiou a “coragem de parlamentares, governadores e governadoras, ministros e ministras da Suprema Corte, ministros e ministras de Estado, militares legalistas e, sobretudo, da maioria do povo brasileiro”. Para o presidente, essa coragem garantiu que o dia de hoje fosse de “celebração da vitória da democracia sobre o autoritarismo”.

Aproveitando a presença no Senado, Lula ainda fez menção aos trabalhadores Polícia Legislativa, que se recusaram a aderir ao golpe e defenderam o prédio do Congresso Nacional durante a invasão, mesmo em minoria.

Agência Brasil

 

O jovem Fabiano Ferreira anunciou há poucos dias sua pretensão de colocar seu nome à disposição da população macaibense na disputa eleitoral de 2024. Formado em administração de empresas, com experiência no serviço público e atualmente trabalhando no setor privado, Fabiano é um nome que se soma a outros na oxigenação da política local.

Através das redes sociais, Fabiano Ferreira demonstrou disposição para disputar o cargo de vereador.

 


Netinho França esteve nesta quinta-feira (04) com o deputado estadual Adjuto Dias. Objetivo da reunião foi para tratar de recursos para Macaíba. Ao blog, Netinho afirmou “Macaíba é prioridade, estive tratando com o nosso deputado Adjuto Dias de melhorias para nossa cidade, esse é um mandato de portas abertas para Macaíba e o que estiver ao nosso alcance, estaremos fazendo pelos cidadãos macaibenses, em breve vem novidades boas para Macaíba” finalizou.

Nos últimos três anos, através da articulação política de Netinho França, Macaíba foi beneficiada com recursos para diversas áreas, principalmente para a saúde.

Foto: Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) foi apontado na pesquisa AtlasIntel Brasil como o sexto prefeito mais bem avaliado das capitais, com uma aprovação de 74% dos entrevistados. A notícia animou o gestor da capital potiguar, que apontou suas realizações ao longo da gestão como principal motivo e diz que esse resultado tem peso importante nas escolhas para a eleição municipal, para as qual deverá indicar um candidato à sucessão. Porém, o prefeito afirma que a escolha desse nome só deve acontecer entre os meses de abril e maio.

Com uma taxa de rejeição em 15%, Álvaro entra o ano eleitoral otimista para concluir o seu segundo mandato com a popularidade em alta, o que pode contribuir para eleger um sucessor. “Acredito que vai se refletir no lado político porque a população acompanha passo a passo o trabalho acontecendo e Natal se desenvolvendo, como com a aprovação do novo plano diretor, que permite não só ao poder público investir. Temos hoje em torno de R$ 1,4 bilhões sendo investidos pela iniciativa privada, principalmente em novos prédios, novas moradias”, apontou.

Entre os nomes cogitados, estão do ex-deputado e atual secretário de esportes do município, Rafael Motta (PSB) e dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; e de administração, Joana Guerra. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) é outro nome ainda não descartado. Contudo, Álvaro Dias ainda não revelou quem irá lançar à Prefeitura para sucedê-lo.

“Até porque também acho que o momento é inoportuno. Deveremos fazer isso lá para o mês de abril, quando as obras que estamos fazendo estarão melhor definidas, a gestão vai estar mais consolidada e aí será um momento mais propício para se analisar”, afirma.

Isso porque, sua preocupação no momento, segundo diz, está sendo totalmente administrativa. “Eu não estou me preocupando, nem discutindo nem falando sobre política porque para mim, agora, é uma questão secundária. Nós estamos focados e voltados para a gestão, para a administração, para o andamento de todas essas obras, fiscalizando e exigindo das empresas para concluir o quanto antes”, declarou o prefeito.

Para Dias, o resultado da pesquisa se deve ao trabalho da gestão em equipe em todas as áreas, especialmente pelas obras em execução. “Na mobilidade urbana temos investimentos de R$ 70 milhões em asfalto novo.

Recapeamos várias ruas e avenidas e vamos continuar recapeando para modernizar nossa malha viária que é antiga. Na saúde, estamos construindo o hospital municipal, obra importante, prioritária e essencial”, disse ele.
Boa parte das obras estão ligadas ao turismo, a exemplo do complexo turístico da Redinha, da revitalização da Pedra do Rosário, da Ribeira e da orla, fato que, segundo o prefeito, contribui para a geração de emprego e renda no presente e também futuramente. A engorda da Praia de Ponta Negra, é outro ponto que ele diz estar contribuindo para a popularidade da gestão. O enrocamento, obra anterior a essa, foi concluído e a licitação da engorda deve ocorrer no próximo mês e durar cerca de quatro meses, sendo concluída ainda antes que termine o mandato.

A pesquisa que avaliou sua gestão foi realizada pelo Instituto Atlas Intel, organização que atua em países da América Latina e nos Estados Unidos, desenvolvendo soluções de big data que capacitam a tomada de decisões, planejamento estratégico e gerenciamento de riscos. Pelo levantamento que foi divulgado no último dia 31 de dezembro, além dos 74% de aprovação e 15% de rejeição, outros 12% não souberam ou não quiseram responder. Isso o colocou como segundo melhor nas capitais nordestinas.

O instituto ouviu 14.295 pessoas em todas as capitais e apontou o prefeito de Recife, João Campos (PSB), com o melhor desempenho, tendo 81% de aprovação. Enquanto isso, João Pessoa Leal (Republicanos), prefeito de Teresina, ficou em último lugar, com uma aprovação de apenas 9% dos entrevistados.

Tribuna do Norte
Carnatal: Álvaro foca em Joanna e Rafael e Fátima em Natália

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é o sexto gestor de capital mais aprovado do Brasil, de acordo com o levantamento da AtlasIntel. A pesquisa foi realizada em dezembro em todas as capitais e divulgada neste domingo (31).

O ranking apresenta a percepção da população sobre a atual gestão. De acordo com o levantamento, o prefeito de Natal tem 74% de aprovação e 15% de rejeição. Outros 12% não souberam responder.

Em primeiro lugar ficou João Campos, prefeito de Recife/PE, seguido de Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista/RO. No terceiro lugar, está David Emanuel, prefeito de Manaus/AM e em quarto Antônio Furlan, chefe do executivo municipal de Macapá/AP. Em quinto lugar, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Confira abaixo:

Com informações da Tribuna do Norte