Política Arquivo

Foto: Magnus Nascimento

Em entrevista ao Sistema Tribuna de Comunicação, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, disse que vai acompanhar pesquisas qualitativas e quantitativas e verificar o que a população quer como melhor candidato para assumir a Prefeitura de Natal na próxima gestão. Confira:

Qual é o critério do escolha, prefeito?
Nós temos de analisar sobre vários aspectos. Eu citei candidatos técnicos, Thiago Mesquita e Joana Guerra, mas tem aí também o próprio Rafael Motta, Paulinho Freire que são candidatos políticos, então nós vamos ter que fazer uma escolha entre um candidato político e um candidato técnico com sensibilidade política. Vamos acompanhar através de pesquisas qualitativas, quantitativas, ver o que é que a população quer, o que é que está pensando, qual o melhor candidato pra cidade de Natal de acordo com o momento e com o avanço que a cidade teve no contexto da nossa gestão.

Em relação ao Republicanos, partido que o senhor está comandando, como está a articulação para que vereadores migrem para a legenda?
Estamos conversando com algo em torno de uns dez vereadores para tentar convencê-los a fazer parte dos Republicanos. Praticamente já está confirmado Kleber, Fernandes, Peixoto e alguns. Agora, nesse mês de janeiro vamos parar um pouco para nos dedicar a isso.

Tem-se especulado o nome do deputado estadual Adjuto Dias para a prefeitura de Caicó. Há algum plano em relação a isso?
O Adjuto está muito entusiasmado com o mandato dele de deputado estadual. Eu tenho ouvido muitas pessoas procurando, sugerindo, querendo que ele vá, mas eu tenho visto uma resistência dele, porque ele está realmente muito dedicado ao mandato. Tem apresentado projetos importantes, até polêmicos, e eu não acredito que ele se disponha a interromper o seu mandato para ser prefeito de Caicó.

Como o senhor analisa o Natal em Natal 2023 e qual a expectativa para o Carnaval?
Nosso Natal em Natal é um sucesso total. Todos os shows que nós realizamos tiveram um bom público. Isso está movimentando a nossa economia, ajudando a gerar emprego e renda na economia formal e informal. Os bares, hotéis, restaurantes, supermercados bem freqüentados, procurados por todas essas pessoas, inclusive de outros municípios, de outros estados. Eu acredito que não é gasto, é investimento, porque o movimento aumenta a arrecadação e além disso dá o direito a entretenimento da população.

Para 2026, quais projetos políticos?
Ainda não parei para pensar. Estou realmente me dedicando muito e vou concluir a gestão. Vou ficar um ano e seis meses sem mandato, mas aí talvez seja bom para pensar e refletir no que vamos fazer. Acredito que vamos disputar algum cargo majoritário. As pessoas falam muito na disputa pelo governo ou o Senado. Talvez seja por aí mesmo a decisão que a gente venha a tomar. Vai depender do momento.

Mas essa decisão passa também pela eleição municipal de 2024, certo?
Realmente, a gente tem de ter um bom candidato para não deixar Natal retroceder. Que tenha condições de tocar essa cidade como ela precisa e merece. Eu acho que está muito cedo para tomar uma decisão como essa, uma decisão tão importante.

Tribuna do Norte

A Câmara Municipal de Ceará Mirim devolveu à Prefeitura da cidade cerca de R$ 1 milhão do repasse referente a este ano.

Presidente da Casa Legislativa, o vereador Kaio Amigo informou que o montante será destinado ao orçamento de 2024. “Vai contribuir de forma importante para a realização de cirurgias eletivas em nosso município”, destacou.

Acompanhado dos vereadores, o chefe do Legislativo municipal se reuniu com o prefeito Júlio César para fazer a entrega simbólica do valor devolvido ao Poder Executivo. “Juntos, construímos um futuro mais justo e saudável para o povo de Ceará Mirim”, concluiu Kaio Amigo.

Tribuna do Norte

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar/Ilustrativa

O Diário Oficial do Município de Macaíba trouxe uma novidade que estava passando despercebida. A Câmara dos vereadores aprovou e a prefeitura pode fazer empréstimo junto à Caixa ou Banco do Brasil no valor de até 30 milhões de reais. Esta não foi a única autorização, o Legislativo também autorizou o município a fazer empréstimo com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de até 75 milhões de reais.

Somados os valores autorizados chegam aos 105 milhões de reais.

Como garantia dos empréstimos a lei indica que os recursos para pagar as parcelas sairão da cota de ICMS e FPM, caso os empréstimos sejam realizados.

A publicação consta na edição do último dia 22 de dezembro.

Foto: Reprodução

Um levantamento realizado com base nos dados disponíveis no portal da Câmara dos Deputados aponta que o deputado federal João Maia (PP) é o mais faltoso, o que menos apresentou propostas e o que menos discursou no Congresso Nacional neste ano na bancada potiguar. Entre todos os oito deputados federais do Rio Grande do Norte, somente Benes Leocádio (União Brasil) esteve presente em todas as 115 sessões realizadas durante o ano na Câmara.

De acordo com os dados compilados, Benes Leocádio também é o parlamentar que mais relatou propostas: 11, ao todo. O deputado também apresentou 147 propostas e fez 19 discursos. Por outro lado, João Maia esteve em 106 sessões e tem uma ausência não justificada, apresentando 63 propostas, relatando uma e fazendo somente 3 discursos durante todo o ano.

O ex-governador Robinson Faria (PL) também teve atuação discreta no Congresso Nacional. Ao todo, o deputado teve 113 presenças no plenário, apresentando 77 propostas, relatando 3 e fazendo 7 discursos.

A deputada Natália Bonavides (PT) está ao lado de João Maia e Paulinho Freire (União Brasil) com o menor número de presenças, participando de 106 sessões. Assim como Robinson, a parlamentar relatou 3 propostas e fez um discurso a menos que o ex-governador, com 6 durante todo o ano. Comparando aos parlamentares da bancada, o número de discursos da petista em plenário só é superior ao de João Maia e de Paulinho Freire, que discursou 4 vezes. O ex-presidente da Câmara Municipal de Natal relatou 4 e apresentou 163 propostas no ano.

O deputado Fernando Mineiro (PT) também teve atuação discreta, com 107 propostas próprias e 3 relatadas durante o ano, em que esteve 113 vezes em plenário, com uma ausência não justificada. Ao todo, o ex-deputado estadual fez 17 discursos em plenário.

Por outro lado, os deputados General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL, foram os que mais foram autores de propostas entre os potiguares. Gonçalves, com 114 presenças em plenário, somou 279 propostas no ano, enquanto Girão apresentou 330. Os dois relataram 4 propostas ao longo de 2023 e foram os campeões de discursos em plenário entre os potiguares: Girão discursou 82 vezes e Gonçalves, 74.

Confira números:

Benes Leocádio – 115 presenças
147 propostas de autoria própria
11 propostas relatadas
19 discursos

Fernando Mineiro – 113 presenças
107 propostas de autoria própria
3 propostas relatadas
17 discursos

General Girão – 112 presenças
330 propostas de autoria própria
4 propostas relatadas
82 discursos

João Maia – 106 presenças
63 propostas de autoria própria
1 propostas relatadas
3 discursos

Natália Bonavides – 106 presenças
191 propostas de autoria própria
3 propostas relatadas
6 discursos

Paulinho Freire – 106 presenças
163 propostas de autoria própria
4 propostas relatadas
4 discursos

Robinson Faria – 113 presenças
77 propostas de autoria própria
3 propostas relatadas
7 discursos

Sargento Gonçalves – 114 presenças
279 propostas de autoria própria
4 propostas relatadas
74 discursos

Fonte: Tribuna do Norte

eraldo x calado

Fotos: José Aldenir / AGORA RN

O BLOGDOBG e o Instituto Seta realizaram pesquisa de opinião pública para avaliação de cenário eleitoral e administrativo em São Gonçalo do Amarante. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de dezembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%.

Para Prefeitura de São Gonçalo em 2024, no cenário estimulado, o ex-prefeito Jaime Calado tem 57,6% de intenção de voto, contra 12% de do atual prefeito Eraldo Paiva. Enquanto 23,6% não sabem e 6,8% não votam em nenhum.

Informações do Blog do BG

 

A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto do senador Weverton, do PDT do Maranhão, que muda a Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, para permitir a redução da jornada de trabalho sem perdas salariais para o trabalhador, desde que haja acordo ou convenção coletiva. Para o relator da proposta, Paulo Paim, do PT gaúcho, jornadas menores podem garantir maior produtividade e essa redução é uma tendência mundial decorrente da evolução tecnológica:

Paulo Paim: “A redução de jornada é um caminho natural, como a automação, a robótica, a evolução cibernética, agora, a inteligência artificial. Cada vez mais nós teremos menos pessoas trabalhando no mercado formal, eu digo, do mundo do trabalho e muitos trabalhando até em casa e que você pode adaptar. Então o trabalho é 4 dias por semana, trabalha 3 dias.”

Em seu relatório, Paulo Paim aceitou a sugestão do senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, para tratar de casos de falência em que empresas estejam com dificuldades de pagar salários:

Paulo Paim: “Pega uma situação da empresa está praticamente falida e ela pede para fazer um acordo para não pagar no caso, 5 dias. Vai tirar um dia, não pagar e com isso ela não demite ninguém, mas pagar os 4 dias trabalhados e mais sábado e domingo, né? Mas esse dia específico, pelo período x, que vai ser naturalmente acertado com o empregado e o empregador via o sindicatos, os sindicatos têm que concordar.”

O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais de forma terminativa, ou seja, se não houver pedido para nova votação em plenário, o texto segue diretamente para avaliação da Câmara dos Deputados. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Luana Viana.

Agência Câmara

Uso de Smartphone e celular

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma semana após ser lançado, o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

Conforme o ministério informou à Agência Brasil, até o início da tarde desta terça-feira (26), a ferramenta recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos. Outros 1.154 alertas foram motivados por furtos; 801 por perdas e 283 por motivos diversos. Só no último dia 20, foram 1.113 medidas restritivas.

São Paulo é a unidade federativa com maior número de alertas de bloqueio: 1.011. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (453); Pernambuco (286); Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Disponibilizado no último dia 19, o programa Celular Seguro é uma iniciativa federal de combate ao roubo e ao furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país. Por meio do site e do aplicativo, as vítimas podem comunicar o crime e pedir o bloqueio imediato dos aparelhos, dos aplicativos bancários e de novos acessos aos dispositivos.

Ainda de acordo com o ministério, 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br. Destas, apenas 513.098 registraram os números das linhas de telefone que gostariam de bloquear remotamente. Segundo o ministério, é possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, deixando de registrar os dados do aparelho.

Cada pessoa que se cadastra no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, autorizando-as a efetuar os bloqueios em seu nome. Mais de 467,8 mil pessoas de confiança já tinham sido cadastrados até esta tarde. O próprio dono do aparelho cadastrado pode bloqueá-lo acessando o site celularseguro.mj.gov.br, usando um computador seguro. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.

Não há a opção de bloqueio temporário. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.

Polícia Civil revela hoje autoria de assassinato de prefeito - Saulo Vale

Polícia Civil do Rio Grande do Norte anunciou a resolução do caso do homicídio do prefeito de São José do Campestre, Neném Borges, que foi morto a tiros em sua residência, no interior do estado, em 18 de abril. O delegado Wellington Guedes, da cidade de Campestre, esclareceu nesta terça-feira 26 um dos principais membros de uma organização criminosa foi identificado como o autor solitário do assassinato. No entanto, não foram fornecidas informações sobre a identidade ou imagem do acusado, que permanece em fuga até o momento.

Segundo o delegado, o indivíduo envolvido no assassinato de Neném Borges agiu “de maneira voluntária”. A Polícia Civil alega que a motivação para o crime está relacionada à postura do prefeito em relação às forças de segurança na cidade, onde Neném Borges teria supostamente encorajado a polícia a eliminar o suspeito, que é natural de São José de Campestre e foi alvo de uma operação. Foi nesse contexto que se desenvolveu a animosidade pessoal do criminoso em relação a Neném Borges.

O delegado afirmou que, para confirmar a autoria do crime, uma perícia minuciosa foi conduzida na cena do assassinato, porém, não houve descoberta de impressões digitais ou imagens reveladoras do rosto do criminoso. O delegado explicou que o indivíduo agiu de maneira fria e cruel, além de ter se protegido completamente, usando luvas cirúrgicas, o que dificultou ainda mais o progresso da investigação.

Segundo o delegado, o indivíduo envolvido no assassinato de Neném Borges agiu “de maneira voluntária”. A Polícia Civil alega que a motivação para o crime está relacionada à postura do prefeito em relação às forças de segurança na cidade, onde Neném Borges teria supostamente encorajado a polícia a eliminar o suspeito, que é natural de São José de Campestre e foi alvo de uma operação. Foi nesse contexto que se desenvolveu a animosidade pessoal do criminoso em relação a Neném Borges.

O delegado afirmou que, para confirmar a autoria do crime, uma perícia minuciosa foi conduzida na cena do assassinato, porém, não houve descoberta de impressões digitais ou imagens reveladoras do rosto do criminoso. O delegado explicou que o indivíduo agiu de maneira fria e cruel, além de ter se protegido completamente, usando luvas cirúrgicas, o que dificultou ainda mais o progresso da investigação.

Agora RN
Câmara de Macaíba retoma atividades de forma presencial - Macaíba no  ArMacaíba no Ar

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Macaíba aprovou no último dia 19, reajuste no vencimentos dos vereadores. O reajuste foi de 39% e passa a valer a partir da legislatura de 2025 até 2028. O atual salário de R$ 10.000,00 segue valendo até 31 de dezembro de 2024. O reajuste consta na edição do último dia 22, do Diário Oficial do Município, através da lei 2.481/2023.

O apresentador de TV, Salatiel de Souza, é pré-candidato a prefeito de Parnamirim. Foto: José Aldenir/Agora RN.

Foto: José Aldenir/Agora RN

“Sim, claro”. É o que disse o apresentador Salatiel de Souza (União Brasil) ao ser questionado sobre se sua pré-candidatura a prefeito de Parnamirim está mantida. Oficialmente, o projeto deve ser lançado já no início de 2024, conforme declaração dada ao AGORA RN nesta sexta-feira 22. A data oficial do lançamento deve ser comunicada antes do Carnaval.

“A pré-candidatura vai ser lançada no início do próximo ano. Os partidos, os vereadores, os pré-andidatos que estão já nos apoiando, que já são seis vereadores e 30 pré-candidatos, e a gente ainda vai decidir quais são os partidos, né?! Eles é que estão organizando isso. Eu deixei, deleguei a eles para que eles organizem o dia, para que eles organizem o local, para que no próximo ano aí, depois de passar esse período de festas, né?! Geralmente viajam, vão veranear e tal. Então antes do Carnaval isso vai acontecer”, diz o comunicador.

Ainda nesta semana, Salatiel participou de um culto de aniversário, onde recebeu vários amigos e apoiadores, incluindo políticos simpáticos à sua pré-candidatura. Questionado sobre como vai se desenvolver seu projeto político, o comunicador respondeu que está fazendo pesquisas para identificar problemas na cidade, visitando bairros e se reunindo com moradores.

Agora RN

No último domingo (17), uma foto registrada em uma confraternização no bairro Alfredo Mesquita andou mexendo com a política local. Convidados para o mesmo evento, Netinho França e o vereador Aroldo da Saúde, saíram lado a lado na foto. A foto em si retrata apenas um momento, onde os organizadores do evento pediram para fazer o registro dos convidados, nada demais até aí.

Mas o que tem se ouvido nos últimos dias, que a foto causou incômodo entre aliados do Palácio Auta de Souza.

Diferente de outros, Netinho e Aroldo são educados, ambos se cumprimentaram e como na política ninguém sabe o dia de amanhã, vale a boa convivência.

A PESQUISA BRÂMANE/BG/PARNAMIRIM também avaliou o cenário estimulado com os nomes dos pré-candidatos à Prefeitura.

Professora Nilda lidera com 27,1%, seguida de Salatiel com 17%, Wolney França 11,3%, Katia Pires 8%, Gabriel 5,2%, Homero 4%, Irani 3,9%, Marciano 2%, Vavá 1,9%. Ainda 11% não sabem e 8,6% branco ou nulo.

A pesquisa entrevistou 800 pessoas entre os dias 14 a 17 de dezembro, com margem de erro de 5%.

Blog do BG

A proximidade do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), não parece ter abalado a relação entre o atual secretário de Esportes de Natal e a governadora Fátima Bezerra (PT). Em uma “dança das cadeiras”, o ex-deputado segue com uma de suas principais indicações nos quadros do Executivo estadual.

Pré-candidato à Prefeitura do Natal, Rafael Motta foi indicado por Álvaro Dias para ocupar a secretaria de Esportes da capital. A proximidade a Álvaro, que é adversário político de Fátima Bezerra, e o fato de Motta se colocar como pré-candidato mesmo havendo a pré-candidatura de Natália Bonavides (PT), apoiada por Fátima, não fez com que o ex-deputado perdesse espaço no atual Governo do Estado.

Exonerado no início desta semana do comando do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), Jonielson Pereira de Oliveira, indicado de Motta, foi acomodado no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), no cargo de diretor técnico do órgão. Para a vaga do Detran, o indicado foi sugerido pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

Anteriormente comandando o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do norte (IPEM), Hugo Leonardo da Silva Araújo deixou a função em 8 de dezembro e, para sua vaga, o indicado foi João Henrique Maia de Farias, indicação do deputado estadual da bancada independente Ivanílson Oliveira (União Brasil). Hugo Leonardo, então, foi indicado na terça-feira (18) para o comando do Detran, que estava sob o comando do indicado de Rafael Motta.

Tribuna do Norte

 

Lula Soares está na frente, mas vê adversários fortes em Assú

Foto: Reprodução/Carlos Santos

Pesquisa AgoraSei divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Blog do BG mostra o cenário político na disputa pela Prefeitura de Assú. Foram testados três cenários, um com nome do governista Lula Soares, secretário de Assistência Social e dois nomes da oposição, Fabielle Bezerra, atual vice-prefeita da cidade e do ex-prefeito Ivan Júnior. Nos demais cenários foram avaliados um confronto polarizado, entre o nome do sistema e um da oposição.

Confira os números.

Cenário 1 

Lula Soares, 32,8%

Fabielle Bezerra, 22,6%

Ivan Júnior, 20,6%

Sem opinião/Não respondeu 11,6%

Nenhum/Branco/Nulo 12,4%

Cenário 2

Lula Soares, 39,4%

Ivan Júnior, 26,6%

Sem opinião/Não respondeu 16,2%

Nenhum/Branco/Nulo 17,8%

Cenário 3

Lula Soares, 36,8%

Fabielle Bezerra, 35,2%

Sem opinião/Não respondeu 12,2%

Nenhum/Branco/Nulo 15,8%

A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro deste mês e ouviu 500 eleitores nas zonas urbana e rural do município de Assu. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

 

 

Pré-candidato a prefeito de Natal, comunicador Bruno Giovanni vai se filiar  ao PSDB - Tribuna do Norte

O comunicador Bruno Giovanni (BG) afirmou durante o programa Meio Dia RN, na 96 FM, sua saída do PSDB. Pré-candidato a prefeito de Natal pela sigla, BG se viu numa situação desconfortável ao saber que os cinco vereadores que integram o partido estiveram reunidos com a pré-candidata Natália Bonavides (PT). BG afirmou que na próxima sexta-feira (22) fará o anuncio se mantém a pré-candidatura ou desiste de disputar a eleição do próximo ano.