Política Arquivo

Macaíba: Bastidores da Política em…”Repercussões” - Informativo Atitude

Foto: Reprodução

A ex-vereadora Edma Maia, atualmente presidente do MacaíbaPrev, poderá assumir a vaga da vereadora Ismarleide Duarte temporariamente. O motivo seria a possível licença médica de Ismarleide, atualmente encontra-se internada tratando de um problema de saúde. Caso seja necessário mais tempo para os cuidados médicos, a vereadora Ismarleide poderá pedir licença do mandato para tratar da saúde.

Edma Maia é a primeira suplente do PSB, partido de Ismarleide Duarte. Numa eventual licença, Edma assume o mandato.

 

A novidade na política local nos últimos dias é a possível candidatura de Humberto Agente de Trânsito do Município. “Galego do Trânsito” como é conhecido popularmente cogita lançar seu nome na disputa ao cargo de vereador nas eleições deste ano, em Macaíba. Conhecido por ser linha dura contra quem comete infrações, o nome de Humberto é uma surpresa no cenário político no momento.

Caso se confirme sua candidatura, Humberto deverá disputará a eleição por um dos grupos de oposição.

Projeto de Kleber Rodrigues para inclusão da pessoa com deficiência agora é lei - Natal Em Foco

Não vai ficar para depois do carnaval! As definições políticas que iriam acontecer somente após o veraneio estão sendo antecipadas em Macaíba. A cada movimento no tabuleiro político, as peças se movem e buscam protagonismo. As últimas movimentações estão voltadas para o Palácio Auta de Souza, onde a vaga de vice na futura chapa de Emídio Júnior virou uma disputa interna. Até então, estavam nessa disputa os nomes dos vereadores Tafarel Freitas (PL) e Denilson Gadelha (Cidadania), em menos de uma semana o cenário mudou.

A mulher do deputado Kleber Rodrigues (PSDB), Raquel Barbosa, passou a ter seu nome especulado para compor a chapa. Um almoço na última sexta-feira (26) na presença de 5 vereadores deu o tom que Kleber Rodrigues resolveu indicar o nome de sua mulher para vice. Por outro lado, Tafarel Freitas saiu da disputa, pois, já não cabia mais seu nome com a entrada do nome de Raquel.

A disputa ficou entre Denilson Gadelha e Raquel Barbosa.

O nome a ser escolhido deverá ser anunciado na noite de hoje (31), mas segundo informações de bastidores, o martelo foi batido e o nome a ser anunciado tem tudo haver com a política de Monte Alegre.

 

Prefeito de Ceará-Mirim exibe hematomas após discussão com deputado | Fotos: Reprodução

O prefeito da cidade de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara (PSD), divulgou, nesta terça-feira (30), por meio de suas redes sociais, fotos que mostram hematomas, após um confronto envolvendo o deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade), ocorrido na noite do último sábado (27), durante uma festa na praia de Pirangi, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.

Conforme publicação, “as minhas [fotos] foram feitas no meu celular. As do Deputado retiradas das redes sociais. Fica a pergunta: Quem agrediu quem? Basta olhar como estou e como ele está e tirar suas conclusões. Não é justo colocar na mesma vala vítima e agressor”, diz.

O confronto foi registrado em um boletim de ocorrência, registrado na 2ª Delegacia de Plantão, na zona Norte de Natal, no último domingo (28). De acordo com o documento, os dois políticos chegaram a trocar socos, entrando em luta corporal e usando garrafas de vidro.

Conforme a postagem, Júlio César Câmara afirma que foi “covardemente” agredido, “não houve briga. Houve uma agressão inesperada e abrupta. Um deputado com conhecimento em artes marciais contra alguém que nunca brigou com ninguém. Um deputado acompanhado de seguranças contra uma pessoa que não costuma usar seguranças. Um Deputado com excesso de álcool, com uma fúria incontrolável contra alguém que tinha acabado de chegar e nem tinha visto o mesmo”, diz.

Tribuna do Norte

A política local segue bastante movimentada nos últimos dias. A nova é a possibilidade do advogado Rinaldo Spinelli compor chapa de vice da oposição. Na tarde desta segunda-feira (29), começou a circular nas redes sociais, através de um perfil no Instagram intitulado Cabueta, a possibilidade do advogado ser indicado a vice-prefeito numa chapa com Netinho França. Principal líder da oposição, Netinho França ainda não oficializou sua pré-candidatura a prefeito, mas sua participação na eleição de 2024 é crucial para que a oposição tenha um palanque forte e que poderá enfrentar o governo municipal.

A possibilidade de Rinaldo compor como vice de Netinho França repercutiu positivamente e muitos internautas elogiaram o jovem advogado.

Netinho França ainda não definiu a composição da chapa, mas com certeza está acompanhando toda a repercussão do assunto.

Foto: Câmara Municipal

A vaga de vice na futura chapa do prefeito Emídio Júnior (PL) segue tendo desdobramentos. Informações de bastidores indicam que o presidente da Câmara Denilson Gadelha deveria ser o nome escolhido, mas estaria numa eminente possibilidade de sofrer uma rasteira política e não ser o indicado para a composição da chapa. Forças vindas de um município do Agreste estaria pressionando o sistema para emplacar um outro nome.

As últimas movimentações políticas na terra de Auta de Souza tem gerado diversas discussões sobre o cenário político. Figuras públicas também tem emitido suas opiniões a respeito dos últimos acontecimentos. Altair Mourão por exemplo deu sua opinião em uma publicação do Macaíba no Ar, no Instagram, onde defendeu que o nome do presidente Denilson Gadelha deveria ser escolhido para vice “Questão até de bom senso, lealdade e honradez. Denilson seria o nome ideal para vice. Não podemos esquecer de toda trajetória” afirmou.

Em seguida, quem comentou a afirmação de Mourão foi Valmir Gadelha, irmão do presidente, que também deu sua opinião “Tudo começou com os dois, ninguém acreditava, só começou aparecer novatos depois do sucesso” finalizou.

A escolha do vice na futura chapa do prefeito ainda não foi tornada pública, mas informações de bastidores indicam que o martelo foi batido. Vamos continuar acompanhando as próximas movimentações do cenário político.

 

Fotos: Eduardo Maia e Reprodução

Durante uma festa de verão em Pirangi, o deputado estadual Luiz Eduardo, do Solidariedade, trocou socos e pontapés com o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César. O incidente ocorreu na noite deste sábado (27), causando tumulto entre os presentes.

Testemunhas oculares relatam que a agressão ocorreu de forma repentina, sem provocação aparente. “Do nada ele veio e agrediu, e os dois caíram no chão. Deu muito trabalho para apartar”, descreveu uma testemunha presente no local.

O deputado Luiz Eduardo e o prefeito Júlio César são conhecidos adversários políticos na região do Mato Grande. O motivo da briga ainda não foi esclarecido, mas as autoridades locais estão investigando o incidente e devem conduzir as devidas diligências para apurar responsabilidades.

Ao NOVO, o deputado Luiz Eduardo nega ter iniciado a confusão. Segundo ele, a briga aconteceu quando foi provado ao cruzar com o prefeito durante a festa. “Esse rapaz (prefeito Júlio César) vinha de frente e soltou uma piada e eu mandei ele para “pqp”. Foi quando ele jogou uma garrafa que pegou no meu rosto (…). Depois dessa garrafada que levei, eu revidei a agressão”, detalhou.

A reportagem também procurou o prefeito de Ceará-Mirim, mas não obteve retorno.

Novo Notícias

A escolha do vice

A definição de quem será o vice na chapa do prefeito Emídio Júnior (PL) caminha a passos largos. Até o início de janeiro, uma fonte com trânsito livre na Câmara nos tinha informado que o martelo não poderia ser batido antes de março, pois, alguns nomes da base estariam numa disputa interna para ocupar esse espaço e a definição deveria ocorrer após o término do prazo de filiações.

Entre os nomes cotados, estavam os vereadores Tafarel Freitas (PL) e Denilson Gadelha (Cidadania), correndo por fora, o PT local passou a demonstrar publicamente que também poderia compor a chapa, sendo o secretário Cícero Militão o nome mais lembrado do partido para essa possível indicação da sigla.

Esta semana, um almoço oferecido pelo vereador Tafarel Freitas deu início a um fato novo. Com a presença do deputado Kleber Rodrigues e a sua esposa Raquel Barbosa e mais 4 vereadores, especulações no meio político deram o tom que a esposa do deputado entrou na disputa.

Com a possível entrada de Raquel Barbosa para composição da chapa, a disputa ficará entre Raquel e o presidente da Câmara Denilson Gadelha, pois, o PT local não tem força política para esse indicação, dependeria do diretório estadual.

Será escolhido aquele que tiver mais força política, afirmam governistas.

Articulação e movimentação

Líder da oposição, Netinho França tem recebido em sua residência diversas lideranças políticas para tratar sobre a disputa eleitoral de 2024. Mesmo sem ter oficializado sua pré-candidatura a prefeito, Netinho França tem sido procurado constantemente por lideranças sem mandato que não aprovam o atual prefeito e que buscam uma alternativa para a cidade. Além de ouvir os anseios das lideranças, Netinho França tem articulado o seu grupo para as eleições. Sobre a nominata para o legislativo, Netinho França já tem definido uma parcela significativa de nomes, esses serão anunciados no decorrer dos próximos meses.

Ao mesmo tempo que articula seu grupo, Netinho França tem dedicado seu tempo para ouvir a população. Neste sábado (27), percorreu comunidades rurais, entre elas Capoeiras e As Marias, onde foi bem recepcionado. No final da tarde, cumpriu agenda no centro, onde conversou com comerciantes e taxistas, além de ter fechado mais uma adesão.

Carnaval x política

Mesmo sem ter relação um com o outro, o carnaval 2024 será um teste de força política das lideranças, em Macaíba. Nesta semana que se inicia, dois eventos do carnaval serão promovidos por grupos adversários. Um promovido pelo grupo que está a frente do Palácio Auta de Souza, com o carnaval na avenida Mônica Dantas, na quinta-feira (01), já o grupo oposto realizará uma prévia carnavalesca que percorrerá na sexta-feira (02) a rua Olímpio Maciel até o centro.

A Comissão Técnica de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte opinou pela aprovação com ressalvas das contas de campanha de Netinho França, nas eleições de 2022.

Diferente do que anda sendo propagado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) ainda irá julgar as contas de campanha, sendo seguido o parecer da comissão técnica do TRE, as contas serão aprovadas.

A comissão técnica diferente do que anda sendo propagado, não opinou por devolução de recursos.

Brasília (DF), 26/01/2024,  O presidente Lula, apresenta o programa pé de meia para setoristas de educação, no Palácio do Planalto. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos de baixa rende que cursarem o ensino médio.

O decreto com os valores e requisitos para receber os valores foi assinado pelo presidente durante uma cerimônia, no Palácio do Planalto.

No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, a comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil.

Além dos depósitos de R$ 2 mil em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série.

Também haverá pagamento de R$ 200 ao aluno de baixa renda da 3° série que se inscrever no Enem.

Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos do ensino médio e se inscreva no Enem no último ano, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

Programa

Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.

Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

Agência Brasil

Foto: Reprodução

Almoço na residência do vereador Tafarel Freitas gera repercussão na política local. A repercussão em si não foi o almoço, mas o possível assunto do prato principal. Ao lado do deputado Kleber Rodrigues e Raquel Barbosa, atual secretária de Assistência Social e mais quatro vereadores (Rita de Cássia, Dadaia Ribeiro, Socorro Nogueira e Jailson Brito) e do ex-vereador Silvan, Tafarel registrou o momento nas redes sociais e afirmou “A presença de todos tornou o almoço ainda mais especial”.

Logo após a publicação da foto, especulações dentro da própria base governista começaram e teorias foram lançadas. Uma delas indica que o almoço teria tido como prato principal uma possível entrada de Raquel Barbosa como vice de Emídio Júnior nas eleições 2024. Em um momento no qual o presidente da Câmara Denilson Gadelha tem seu nome a cada dia cogitado para tal composição, uma eventual entrada de Raquel na disputa, poderá causar um racha na base do prefeito na Câmara.

Dos 16 vereadores aliados do prefeito, 5 estiveram no almoço promovido por Tafarel, resta saber a opinião dos demais quanto uma eventual composição da chapa.

Aliados do presidente Denilson Gadelha acreditam que o vereador será o nome escolhido para vice.

Vamos acompanhar as próximas movimentações deste cenário político.

As novidades no cenário político macaibense não param! Desta vez, o assunto é a formação das nominatas para a disputa eleitoral de outubro. Não se sabe quem, mas deixaram vazar duas supostas listas de nominatas governista. Conforme o Macaíba no Ar já vinha antecipando, a base do prefeito Emídio Júnior virá dividida em duas nominatas, sendo oito vereadores em cada. Os demais nomes são de lideranças sem mandato que vão enfrentar os vereadores, seja para a vitória ou derrota.

No atual cenário, expectativa que as duas nominatas venham pelos Partidos Progressista e MDB, o PL também é uma opção. A decisão ainda não foi tornada pública.

Confira os possíveis nomes que estarão nas nominatas governista.

Deputado Adjuto Dias cotado para disputar a Prefeitura de Caicó em 2024

Foto: ALRN

O deputado estadual Adjuto Dias anunciou nesta quinta-feira (25) que vai apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa para possibilitar a municipalização de vias estaduais que estejam dentro de perímetros urbanos no Rio Grande do Norte.

A iniciativa vai permitir que as prefeituras, caso desejem e tenham condições, possam trazer a responsabilidade sobre essas vias para si, bastando, para isso, a assinatura de um convênio entre o ente municipal e o Governo do Estado.

Desse modo, o deputado afirma “Conseguiremos facilitar a manutenção de importantes trechos viários que são essenciais para o deslocamento de pessoas e produtos em cidades como a nossa capital, Natal”.

Adjuto Dias também menciona que o programa de asfaltamento da prefeitura do Natal denominado ASFALTO NOVO, que já contempla diversas avenidas, como Jaguarari e Amintas Barros, hoje não pode se estender para as vias estaduais mencionadas neste vídeo.

 

Joanna Guerra quer dar continuidade a obras estruturantes em Natal: “Não  podemos entregar nas mãos erradas” – Notícias do Pássaro

Secretária de Planejamento de Natal e presidente municipal do Republicanos, Joanna Guerra reforçou, em entrevista ao AGORA RN, o desejo de ser candidata à prefeitura da capital potiguar nas eleições deste ano e disse ainda se sentir preparada para a disputa. Ela, no entanto, aguarda a decisão do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que deve definir em breve quem irá apoiar para a sucessão ao cargo.

“Como uma verdadeira mulher nordestina, forte por natureza, que não tem medo de encarar desafios. Se houver chamado, eu me sinto preparada, tecnicamente e politicamente. Porque a minha carreira, o meu histórico, por exemplo, foi pautado por um trabalho profissional ético e técnico. Então, eu me sinto pronta para isso”, revelou.

Joanna assumiu a Secretaria de Planejamento nesta gestão de Álvaro Dias. “Eu coloquei a minha experiência à disposição da cidade e do prefeito, no sentido de dar continuidade a um projeto de desenvolvimento para a cidade, que é um projeto que a gente já vem juntos, eu ao lado do prefeito, ao lado da equipe, trabalhando no desenvolvimento de Natal a partir da captação de recursos, a partir da execução de obras estruturantes em diversas áreas. Neste momento não há ainda uma pré-candidatura, pois eu estou no aguardo do prefeito definir em relação a qual é a posição dele, quem ele irá apoiar, então ele anunciando o apoio a Joanna, eu serei candidata”.

Confira matéria na íntegra no Portal Agora RN

Padre Caio Cavalcante, conhecido como “padre sanfoneiro” e radialista, confirmou que é pré-candidato a vereador de Natal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O convite foi feito pelo ex-vereador e presidente do diretório do MDB em Natal, Júlio Protásio.

No ano de 2020, quando ainda filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), o nome do padre chegou a ser cogitado para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal. Mas, não houve uma concretização da candidatura. Nas redes sociais oficiais do padre, que possui mais 780 mil seguidores, já se identifica como pré-candidato a vereador pelo MDB.

Em um vídeo publicado pelo vice-governador e presidente do MDB-RN, Walter Alves, mostra o momento de reunião realizada nesta tarde com o ex-senador Garibaldi Alves, o ex-vereador Júlio Protásio, a vereadora Ana Paula e o padre.

Júlio destaca a importância do trabalho social realizado pelo padre: “O padre Caio tem um trabalho de mais de 10 anos na comunicação, em Natal, na televisão, no rádio. Além disso, desenvolve um grande trabalho social nas comunidades. É um homem de religião, da cultura, da música”.

Protásio destaca ainda que apesar das especulações em eleições anteriores, agora está preparado para vivenciar a campanha: “Ele (padre Caio), já tinha ao longo da vida dele, recebido diversos convites para entrar na vida política, seja como vereador ou deputado, mas ele nunca se sentiu preparado e maduro para o momento e agora ele nos procurou e comunicou que está pronto para encarar esse novo desafio”.

A articulação feita pelo ex-vereador junto ao diretório estadual: “Diante dessa procura, falei com o vice-governador Walter Alves e ao ex-senador Garibaldi que prontamente convidaram o padre para se filiarem ao MDB e hoje, selamos essa nominata do MDB, cada vez mais plural e forte”. Informação do Diário do RN.

Portal 96 FM