Política Arquivo

 

O final de semana de Netinho França foi marcado por confraternizações de amigos na zona urbana da cidade. No loteamento Esperança, Netinho França esteve ao lado de Pai Santo e diversos amigos, numa festa de muita música e alegria. Apoiador do esporte, Netinho França esteve na confraternização dos Veteranos de Mangabeira, momento onde os jogadores reuniram a associação, as famílias e os parceiros do esporte para celebrar mais um ano. Netinho França também esteve  no churrasco gaúcho, confraternização organizada por Adriana e Romildo, no Alfredo Mesquita.

O prefeito da cidade de Tangará, Dr. Airton Bezerra, foi afastado do cargo pela justiça nesta sexta-feira (15). A determinação veio do Juiz Daniel Augusto Freire de Lucena e Couto, da Comarca de Tangará, que alegou suspeita de incapacidade mental.

Por conta da decisão, o vice-prefeito Augusto Alves assume, de maneira interina, o comando da gestão municipal.

A ação de interdição foi feita pelo filho do prefeito, Magdiel Bezerra, que justificou o fato do pai enfrentar problemas de saúde.

Outro fato que levantou suspeitas para a justiça é ausência do prefeito quando são marcadas perícias médicas.

“O questionamento infalível que se traz à baila é: se não possui indícios de doença mental, por qual o motivo o requerido não se apresenta à perícia? A recalcitrância dele em não comparecer pessoalmente à audiência de entrevista e em duas oportunidades diferentes nas perícias oficiais agendadas pelo Juízo somente aponta, logicamente, ao provável receio de ser constatada efetiva enfermidade mental”, falou o juiz na decisão.

Uma nova data para a perícia médica foi marcada para o dia 26 de dezembro, em Natal. Caso não compareça, o juiz autorizou a condução coercitiva.

Portal 98 FM

Netinho França fica entre os 14 nomes mais citados para deputado federal no  RN - Macaíba no ArMacaíba no Ar

O vice-prefeito Netinho França nos últimos dias tem trabalhado bastante na articulação política com objetivo de trazer mais recursos para Macaíba. Somente nos últimos três anos, diversas áreas da administração municipal foi beneficiada com emendas parlamentares viabilizadas sob articulação do vice-prefeito, a saúde foi a maior beneficiária, principalmente para aquisição de equipamentos, como por exemplo o raio-x móvel da Unidade de Pronto Atendimento, equipamento adquirido com emenda do então deputado federal Rafael Mottta.

Uma outra emenda destina a Macaíba foi para reforma da quadra de esporte do bairro Alfredo Mesquita, uma emenda especial no valor de 300 mil reais. Além de diversas outras que foram destinadas para aquisição de equipamentos, veículo, investimento em projeto de esporte e infraestrutura.

No decorrer dos próximos meses, Macaíba estará sendo beneficiada novamente através do trabalho de Netinho França, pois, o vice-prefeito segue atuando para que mais recursos financeiros venham para Macaíba, cujo objetivo é melhorar a prestação de serviço público e a qualidade de vida da população macaibense.

Poeta oferece aulas de campo gratuitas por Macaíba - Portal de Notícias Senadinho

Foto: Reprodução

Wedson Poeta comunicou na noite desta sexta-feira (15) a retirada de sua pré-candidatura a prefeito de Macaíba. O jovem alegou os motivos pelo qual tomou essa decisão e defendeu a união de esforços para fortalecer a oposição.

Confira a nota na íntegra

Caros cidadãos macaibenses,

Com respeito e responsabilidade, comunico minha decisão de retirar minha pré-candidatura a prefeito de Macaíba nas eleições municipais de 2024. Após uma análise criteriosa do cenário político local, reconheço a necessidade de unir esforços para fortalecer a oposição e alcançar uma gestão mais eficiente e inclusiva.

Essa escolha decorre da compreensão de que, ao unirmos nossas forças, seremos capazes de oferecer alternativas sólidas e superar os desafios que a administração atual enfrenta por falta de comprometimento e empatia. Minha prioridade sempre foi e continuará sendo o bem-estar e o progresso de nossa querida Macaíba.

Entendo a importância de explicar detalhadamente as razões por trás dessa decisão. Assim, comprometo-me a trabalhar em conjunto com a oposição, delineando propostas específicas para uma gestão mais transparente, participativa e voltada para as reais necessidades da população.

Agradeço a todos que apoiaram minha pré-candidatura e peço compreensão para esta decisão, tomada visando o bem coletivo. Conto com o apoio de cada um de vocês nesse novo capítulo, onde, unidos, construiremos um futuro mais promissor para nossa amada cidade.

Atenciosamente,

Wedson Poeta, presidente do PSOL de Macaíba

Foto: Francisco de Assis

O cantor e compositor Raimundo Fagner recebeu o Título de Cidadão Natalense em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Natal na manhã desta quinta-feira (14). A proposição da cidadania é de autoria da vereadora Nina Souza (PDT).

Raimundo Fagner Cândido Lopes, conhecido nacional como “Fagner”, nasceu no município cearense de Orós, mas sempre deixou claro a sua afinidade com a capital do Rio Grande do Norte. Em discurso, durante a cerimônia de entrega do título, ele disse que ficou emocionado com a homenagem.

“Esse título atende a um pedido de vários e vários fãs e amigos que Fagner tem em Natal. E, obviamente, significando todo o trabalho que esse grande cantor fez em prol da cultura do Nordeste e do Brasil. Além de toda a interlocução que o cantor tem com a nossa cidade e com a nossa gente. Estamos muito felizes de estar aqui hoje entregando a maior honraria dessa Casa Legislativa a esse grande homem, a esse ídolo e ícone do Brasil”, enfatizou a propositora do Título de Cidadania Natalense, Nina Souza.

O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (MDB), também destacou a proximidade com a cidade. “É uma homenagem justa, relevante, que a Câmara Municipal presta ao cantor Fagner em reconhecimento a sua trajetória de proximidade com a cidade do Natal, valorizando e prestigiando sempre a nossa cidade com uma quantidade absurda de shows realizados durante tantos anos, além de laços de amizade, de relacionamento que foram criados e preservados durante toda a sua trajetória e a sua carreira musical.”

Fagner destacou que o Rio Grande do Norte foi o lugar que ele mais cantou. “Até mais do que, se fizer as contas, o próprio Ceará. Então eu estou no lugar certo, na hora certa, acompanhado das pessoas que me amam, que me trazem todo esse carinho. É um dia muito especial na minha vida, eu posso ter certeza disso. Bem, são 50 anos da primeira vinda aqui. 50 anos de amizade, de cumplicidade, de amigos, compadres. Essa cidade só me trouxe alegria e eu não poderia terminar minha temporada de 50 anos de carreira que não fosse aqui, no Rio Grande do Norte, em Natal. Estou extremamente emocionado, agradecido pela homenagem, pela presença de amigos, por esse carinho de todos vocês me recebendo aqui. Estou muito feliz. Muito obrigado”.

A solenidade contou com a presença os vereadores Kleber Fernandes (PSDB), Raniere Barbosa (AVANTE), Júlia Arruda (PCdoB), Camila Barbosa das Juntas (PSOL), Herberth Sena (PSDB), Milklei Leite (PV), Robson Carvalho (União Brasil), Chagas Catarino (PSDB), assim como do ex-prefeito Carlos Eduardo e dos secretários municipais, Dácio Galvão e Sheila Freitas.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A pesquisa AgoraSei/96FM divulgada nesta terça-feira (12), durante o Jornal das 6, mostra números da avaliação da população natalense sobre a gestão do presidente Lula (PT).

A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e ouviu 800 eleitores em todas as regiões e bairros de Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Aprovação 55,1%

Desaprovação 36,6%%

Sem opinião/Não respondeu 8,3%

Fátima Bezerra: Querem colocar uma mordaça na boca dos professores

Foto: Everton Dantas/Divulgação

A pesquisa AgoraSei/96FM divulgada nesta terça-feira (12), durante o Jornal das 6, mostra números da avaliação da população natalense sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).

A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e ouviu 800 eleitores em todas as regiões e bairros de Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Aprovação 33,6%

Desaprovação 55,8%

Sem opinião/Não respondeu 10,6%

Ibope em Natal: Álvaro Dias lidera com 62% dos votos válidos

Foto: Reprodução

A pesquisa AgoraSei/96FM divulgada nesta terça-feira (12), durante o Jornal das 6, mostra números da avaliação da população natalense sobre a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A pesquisa foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e ouviu 800 eleitores em todas as regiões e bairros de Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Aprovação 50,2%

Desaprovação 29,8%

Sem opinião/Não respondeu 20%

Governadora Fátima Bezerra é eleita presidente do Consórcio Nordeste para 2024. Foto: Carmem Felix.

Foto: Carmem Felix

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vai presidir em 2024 o principal colegiado regional de gestores estaduais do País. A eleição foi por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), realizada nesta quarta-feira 13 no Recife.

O Consórcio Nordeste, lembrou a governadora, foi a principal instância de resistência ao negacionismo durante a pandemia da Covid-19, com atuação decisiva em defesa da aquisição de vacinas e da assistência às vítimas da doença. No período mais letal da pandemia – março e abril/21 -, quando a vacinação ainda estava engatinhando, a média de mortes por covid-19 no Brasil era de 17 mil por semana, mais do que o acumulado entre janeiro e novembro de 2023 – 14.168 óbitos, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Agora, os desafios são outros e num ambiente político diferente de anos atrás. As prioridades da nova presidente da entidade são a implantação das obras do PAC, o combate à fome, os projetos de energias renováveis no Nordeste, que somam investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos, 50 mil empregos e R$ 1,5 bilhão de ISS para os municípios.

Agora RN

Foto; Assessoria ALRN

O governo Fátima Bezerra (PT) sofreu uma grande derrota na Assembleia Legislativa. Fátima encaminhou um projeto de lei para que o Imposto sobre Circularia de Mercadoria e Serviços (ICMS) aumentasse a partir do próximo ano para 20%. A atual alíquota vai até 31 de dezembro deste ano, a partir de janeiro, o ICMS baixa para 18%, conforme havia sido acordado ano passado entre o governo e a Assembleia.

Na Comissão de Finanças, o projeto de lei não teve maioria, hoje (12) foi analisado um recurso da bancada do PT para que o PL tivesse continuidade na Casa Legislativa, mas a maioria dos deputados derrotaram o recurso e consequentemente o projeto de lei.

Fátima tentou de todas as forma ter maioria para aprovar o projeto, mas somado os votos da oposição, bloco independente e também de um dos deputados da base, o projeto foi derrotado por 14 a 2. Foram 14 deputados contra o aumento de ICMS, 2 se abstiveram e outras 6 estavam no plenário, mas não votaram.

Saiba como votou cada deputado

Contra o aumento

Adjuto Dias (MDB)

Coronel Azevedo (PL)

Cristiane Dantas (SD)

Dr. Kerginaldo (PSDB)

Galeno Torquato (PSDB)

Gustavo Carvalho (PSDB)

Hermano Morais (PV)

José Dias (PSDB)

Luiz Eduardo (SD)

Neilton Diogenes (PP)

Nelter Queiroz (PSDB)

Taveira Júnior (União Brasil)

Terezinha Maia (PL)

Tomba Farias (PSDB)

Se abstiveram

Francisco do PT (PT)

George Soares (PV)

Não votaram

Divaneide Basílio (PT)

Dr. Bernardo (PSDB)

Ubaldo Fernandes (PSDB)

Isolda Dantas (PT)

Eudiane Macedo (PV)

Ezequiel Ferreira (PSDB) Presidente da ALRN

Ausentes

Kleber Rodrigues (PSDB)

Ivanilson Oliveira (União Brasil)

Foto: Ricardo Stuckert

Em fala em tom de autocrítica do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o partido precisa “aprender a construir um discurso” para falar com evangélicos e empresários, de olho nas eleições municipais de 2024.

“Nós temos que nos perguntar por que um partido que, muitas vezes nos discursos, pensa que tem toda a verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados. Por que tão pouco se a gente é tão bom? Por que tão pouco se a gente acha que poderia ter muito mais? É preciso que a gente tente encontrar a resposta dentro de nós”, afirmou o presidente.

A fala ocorreu na sexta-feira (8) na Conferência Eleitoral PT 2024, realizada em Brasília.

Em seu discurso, Lula questionou se o partido está “falando aquilo que o povo quer ouvir de nós”. “Será que nós estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades? Ou será que nós temos que aprender com o povo como é que a gente fala com ele?”

Ele, então, perguntou como é que o PT “vai chegar aos evangélicos”. “É uma narrativa, temos que aprender para conversar com essa gente, essa gente trabalhadora, gente de bem”, disse. “Precisamos aprender a construir um discurso para falar com essa gente”.

Pessoas mais ricas

Lula também falou que o partido precisa convencer “pequeno e médio empresário” a votar no PT. “Você pega as pesquisas de opinião pública, e a gente está percebendo que quem voto majoritariamente no PT são pessoas que ganham até dois salários mínimos. O metalúrgico de São Bernardo que ganha R$ 8 mil já não quer mais votar na gente”.

“Quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade em votar na gente. É porque essa pessoa ficou ruim? Não. É porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro o padrão de vida dela, de aprendizado dela, e nós não aprendemos a conversar com ela”, declarou o líder petista.

Para Lula, as eleições municipais vão servir para que o partido discuta a política nas cidades. Ele também falou que, se o partido não tiver candidatura competitiva, que o PT deve procurar um aliado.

Portal 96 FM

Segue sendo assunto nos bastidores político a futura composição da chapa do prefeito Emídio Júnior (PL) nas eleições de 2024. O PT vem demonstrando querer ampliar seu espaço no Palácio Auta de Souza, pois, hoje ocupa apenas o comando da secretaria de Agricultura, sob condução de Cícero Militão. O desejo do PT de ampliar espaço é legítimo, não somente em cargos na administração, mas no campo político.

O PT tem total interesse na composição da chapa, mas esse espaço já vem sendo disputado silenciosamente desde que o prefeito rompeu com o vice. Uma fonte com trânsito livre entre os vereadores, nos afirmou “PT pode querer indicar o vice, mas o nome sairá da Câmara”.

A cada dia que passa o nome do vice-prefeito de Macaíba, Netinho França, cresce na opinião pública como sendo o nome natural e em melhores condições para enfrentar o atual prefeito. Observadores da política local apontam que Netinho cravou na eleição de 2022 uma expressiva votação que lhe credencia para a disputa municipal de 2024.

Mesmo sem ainda tem oficializado seu nome como pré-candidato a prefeito, nas ruas o nome da oposição mais bem colocado e lembrado é do vice-prefeito Netinho França.

Aliados do próprio prefeito em conversas de bastidores reconhecem que o vice-prefeito Netinho França é uma liderança muito forte e a disputa será polarizada, mesmo que haja uma tentativa de terceira via na eleição.

 

 

Sael (prefeito) e Faustino (Vice), hoje rompidos - Foto: arquivo

Foto: Reprodução

O juiz Cláudio Mendes Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Areia Branca, determinou nesta terça-feira (5) o afastamento imediato do prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo (MDB).

A decisão derruba a liminar que sustentava-o na Prefeitura há quase um ano e faz valer a decisão da Câmara Municipal que, em janeiro de 2023, afastou o prefeito por 8 votos favoráveis e um contrário.

O vice desafeto, Francisco Faustino (Solidariedade), deve ser empossado ainda nesta quarta-feira.

Decisão

A determinação do juiz se baseia justamente no foco do impeachment de Sael pela Câmara: acusação de fraudes em contratos da Prefeitura durante sua gestão.

Sael chegou a apresentar carta de renúncia, que embasou ainda mais o seu processo de impedimento na Câmara, mas depois se arrependeu de ter escrito o documento.

Entrou na Justiça e, por meio de liminar, conseguiu suspendeu a decisão do Legislativo e retornar à Prefeitura.

A determinação do juiz ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça do RN.

Agora RN
unnamed 5

Foto: ALRN

Essa é quente, nos chegou a informação que um grupo de vereadores voltará nos próximos dias à Assembleia Legislativa. Objetivo é tratar sobre a disputa eleitoral de 2024. Segundo a fonte, esse mesmo grupo esteve há algumas semanas no gabinete de um determinado deputado e lá, a conversa foi sobre a composição de vice e o apoio do deputado aos referidos edis.