Política Arquivo

Política: Anda incomodando - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Mesmo entendimento

O empresário Janssen Motos continua com o mesmo entendimento que a oposição terá apenas um único candidato a prefeito nas eleições de 2024. No post sobre o vice-prefeito Netinho França ser o nome da oposição mais lembrado e melhor avaliado para disputar o pleito, o empresário fez o seguinte comentário “A oposição caminha para um único candidato a prefeito”, reafirmando o que ele já vinha dizendo nas conversas de bastidores e também publicamente.

 

O jovem Vitor Sena, filho do ex-vereador Thomas Sena, poderá entrar para a política. De acordo com o Blog Informativo Atitude, o ex-vereador estaria se articulando para colocar seu filho no cenário político local. Thomas que já foi presidente da Câmara, é um político habilidoso e articulado, com certeza está analisando em qual grupo ou partido político seu filho terá chances a uma das 17 cadeiras da Câmara.

A eleição de 2024 para o legislativo caminha para ter menos candidatos em relação ao pleito de 2020, mas também haverá novos nomes na disputa. O Macaíba no Ar tem acompanhado que pessoas que nunca disputaram uma eleição estão se articulando para entrar para a política, em breve estaremos divulgando esses nomes.

 

 

 

 

Eleições 2022: Fátima Bezerra é reeleita governadora do Rio Grande do  Norte. Ela quer abrir novas policlínicas – Agência AIDS

Foto: Reprodução

A PESQUISA BG/SETA/SÃO GONÇALO também perguntou aos entrevistados sobre avaliação administrativa da gestão estadual.

O governo Fátima foi reprovado por 47%, enquanto 40,2% aprovam e 12,8% não responderam.

A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%.

Com informações do Blog do BG

Pesquisa Perfil/Ponta Negra News aponta empate técnico entre Jaime e Eraldo  nas intenções de voto para prefeito de São Gonçalo do Amarante - Ponta  Negra News

O BLOGDOBG e o Instituto Seta realizaram pesquisa de opinião pública para avaliação de cenário eleitoral e administrativo em São Gonçalo do Amarante. A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%.

Para Prefeitura de São Gonçalo em 2024, no cenário estimulado, o ex-prefeito Jaime Calado tem 50,% de intenção de voto, contra 12,6% de do atual prefeito Eraldo Paiva. Enquanto 27% não sabem e 10,2% não votam em nenhum.

Com informações do Blog do BG

Foto: Reprodução

A semana começou com fortes emoções na política local. O Palácio Auta de Souza está tendo que contornar um racha na base governista. Segundo informações que circulam nos bastidores, existe um incômodo porque o vereador Tafarel Freitas (PL) estaria se articulando para compor a futura chapa de Emídio Júnior (PL).

O projeto de compor como vice, não seria um sonho apenas de Tafarel e seu pai, o ex-vereador Silvan Freitas, mas conta com apoio de outros vereadores. Uma informação trazida a público pelo Portal Senadinho nesta segunda-feira (13), evidenciou esse mal-estar na bancada governista.

Segundo o portal, o vereador Tafarel e mais três colegas da Câmara estiveram semana passada no gabinete do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), o que causou desconforto na outra ala que não apoia o jovem. Para tentar conter  o avanço da divergência na base, houve uma reunião no Palácio Auta de Souza, juntamente entre toda a bancada, o prefeito Emídio Júnior e o deputado Kleber Rodrigues, para esclarecer a pauta, destaca o portal.

No meio político, já se pergunta quem seriam os edis que teriam ido à Assembleia Legislativa com Tafarel.

O nome do vice-prefeito Netinho França (PSB) é hoje o mais lembrado e avaliado em melhores condições de enfrentar o atual prefeito. Essa avaliação vem sendo feita no meio político e principalmente na opinião pública, basta conversar com as pessoas na rua, no mercado público, quando se fala na disputa pela Prefeitura de Macaíba, as pessoas comentam “A eleição será polarizada entre Emídio e Netinho”.

As pesquisas também estão refletindo esse cenário, onde prefeito e vice-prefeito irão se enfrentar nas eleições de 2024. Netinho França nos últimos meses têm articulado a formação de um grupo de lideranças para compor o futuro palanque, inclusive já conta com apoio de ex-candidatos a prefeito das eleições de 2020.

Circula nos bastidores que o Palácio Auta de Souza deu início as discussões sobre a composição da futura chapa do prefeito Emídio Júnior (PL). Fontes ligadas ao Palácio, indicam que hoje o cenário aponta para que o vice venha a sair da Câmara dos vereadores.

Na Câmara, dois nomes estariam postos para concorrer a vaga, o vereador Denilson Gadelha (Cidadania), presidente do Legislativo, e o vereador Tafarel Freitas (PL). Denilson é o nome com mais apoio dentro do legislativo, inclusive apoio público dos vereadores Igor Targino (Solidariedade)  e Ana Catarina (PSDB).

Tafarel Freitas já demonstrou publicamente que tem interesse em compor a chapa, sua militância e correlegionários atuaram nas redes sociais defendendo “Tafarel Vice”. Entre os colegas de Tafarel na Câmara, existe a aceitação que o jovem venha a ser indicado a vice, desde que seu pai, o ex-vereador Silvan Freitas, não dispute a cadeira de vereador.

Outro nome cotado para a composição é a secretária de Assistência Social Raquel Barbosa, esposa do deputado estadual Kleber Rodrigues. Nos últimos meses esfriou as especulações no entorno do nome de Raquel, mas fontes com trânsito livre no Palácio Auta de Souza, garantem que ela poderá ser escolhida caso não haja consenso na Câmara.

Na sua opinião quem será o escolhido?

 

 

Marianna Almeida, consegue emenda junto ao deputado Galeno Torquato de R$  400 mil para a saúde - Jornal Folha Regional

Foto: Reprodução

O deputado estadual Galeno Torquato entrou em contato com este comunicador para desmentir a informação de que pessoas ligadas a ele teriam sido exoneradas de cargos no governo do estado.

Galeno afirmou que nunca indicou ninguém para nenhum cargo na gestão de Fátima, que não votou em Fátima Bezerra, e votou em Fábio Dantas para o governo.

Segundo Galeno, os cargos exonerados no Diário Oficial da sexta-feira (10) são de pessoas ligadas a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida.

O parlamentar também afirmou que além de não ter indicado cargos para o governo, nunca sentou para conversar com a governadora Fátima Bezerra porque sabe que ela não cumpre acordos.

Torquato finalizou dizendo que é terminantemente contra o aumento do ICMS e vai se manter onde sempre esteve, na oposição.

Com informações do Blog do BG

A 96 FM levantou, com informações oficiais e dos bastidores, o placar da futura votação do aumento do ICMS de 18% para 20% também em 2024.

Lembrando que o placar pode ser alterado a qualquer momento, com o pronunciamento oficial do deputado em sentido contrário.

Tramitação:

O projeto de lei que trata do ICMS na alíquota de 20% foi aprovado nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Ainda não há previsão para votação na Comissão de Finanças e, posteriormente, no plenário do Legislativo.

Portal 96 FM

Foto: ALRN

O chefe de Gabinete Civil da Governadora Fátima Bezerra, Raimundo Alves, confirmou que cargos ligados ao deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) foram exonerados. Galeno que integra a bancada intitulada de independentes, tem se posicionado de forma contrária a manter o ICMS (Imposto sobre Circulação Mercadorias e Serviços) em 20% por tempo indeterminado. A partir de janeiro de 2024, o ICMS retorna para 18%, através de um projeto de lei enviado ao Legislativo, o governo quer manter em 20%.

Além disso, Galeno fez uma declaração afirmando que o governo Fátima Bezerra precisa fazer cortes de gastos com redução de cargos.

Após as exonerações nesta sexta-feira (10), o deputado afirma que nunca indicou cargos na gestão petista e que as indicações são da sua aliada, a prefeita Marianna Almeida, de Pau dos Ferros.

Álvaro Dias e Rafael Motta anunciam aliança visando eleições de 2024

Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Rafael Motta será nomeado secretário municipal de Esporte de Natal. A nomeação foi confirmada pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e deverá sair no Diário Oficial na próxima segunda-feira (13).

Rafael Motta tem seu nome cotado para disputar a Prefeitura de Natal.

 

Macaíba, Rua da Conceição, 114

Foto: Reprodução/ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de lei de autoria do deputado Coronel Azevedo que propõe a proibição para o uso da linguagem neutra em salas de aula das escolas públicas no RN. Nove deputados votaram a favor do projeto: Coronel Azevedo, Tomba Farias, Cristiane Dantas, Luiz Eduardo, Ivanilson Oliveira, José Dias, Terezinha Maia, Adjuto Dias e Neilton Diógenes.

Quatro deputados votaram contra: Eudiane Macedo, Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas. “Em suas relações pessoais, qualquer cidadão pode usar as expressões que quiser. Somos livres e vivemos em uma democracia, e eu respeito e trabalho pela liberdade. Mas o uso da linguagem neutra em escolas ou ambientes da administração pública em geral fere a linguagem formal brasileira e essa lei protege o avanço desses modismos contra os alicerces da cultura de um povo. A língua brasileira formal é um alicerce da cultura do povo brasileiro”, justificou o autor.

Durante a sustentação oral do seu projeto no plenário da Assembleia, o deputado citou argumentos contra a linguagem neutra. “A Academia Brasileira de Letras é contra a linguagem neutra. O Brasil é signatário de um tratado para a defesa do idioma oficial português. O idioma é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social do Brasil”, argumentou.

Ele disse ainda que ‘a linguagem neutra prejudica os cegos, prejudica os surdos, prejudica os disléxicos, prejudica o funcionamento dos aplicativos de celular”. “A França proibiu a linguagem neutra. A Espanha, o Uruguai e a Argentina proibiram o uso da linguagem neutra. Os modismos e a lacração não podem acabar com uma ferramenta tão importante de desenvolvimento econômico como é o nosso idioma.”, enfatizou o coronel.

Novo Notícias

Foto: Reprodução

Um grupo de prefeitos do Rio Grande do Norte diverge da posição oficial da Federação dos Municípios (Femurn) sobre o projeto de lei do Governo do Estado que mantém a alíquota do ICMS em 20% por tempo indeterminado. Enquanto a Femurn é oficialmente a favor, esses prefeitos são contra.

No cerne da discussão, está o fato de que 25% de tudo o que é arrecadado com ICMS pertence aos municípios. Segundo o Governo, sem o ICMS em 20%, as prefeituras vão deixar de arrecadar R$ 175 milhões ao longo do próximo ano.

Pelo menos cinco prefeitos ouvidos pela 98 FM discordam da postura do presidente da entidade, Luciano Santos, alegando que não faz sentido a Femurn se manifestar a favor do projeto de lei já que a própria governadora Fátima Bezerra (PT), principal interessada na aprovação, não se manifestou publicamente sobre o assunto até agora, terceirizando a defesa da matéria para secretários e integrantes de sua base na Assembleia Legislativa.

Os gestores apontam, ainda, que a manutenção da taxa do ICMS poderá trazer mais repercussões negativas do que incremento efetivo de arrecadação. Eles pedem que a alíquota retorne aos 18% (taxa que valia até abril de 2023) a partir do próximo ano.

O movimento contrário é liderado pelo prefeito de São Tomé, Babá Pereira, que antecedeu o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, na presidência da Femurn. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Babá declarou que a manutenção do imposto em 20% “vai incidir nas costas da população”, encarecendo produtos e serviços e gerando desemprego.

Ele cobra um corte de gastos no Governo do Estado. “Temos um governo estadual inoperante que, quanto mais arrecada, mais gasta e não resolve os problemas da população. Temos o maior gasto com pessoal do País, as piores estradas, temos uma das piores saúdes do País. Não se consegue uma cirurgia eletiva. Uma das piores educações do País… Não é aumentando imposto que se resolve essa situação”, enfatizou Babá.

Outros prefeitos

Outro que é contra a manutenção do aumento do ICMS é o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho. Ele cobra que o Governo do Estado faça o “dever de casa”, reduzindo despesas. O prefeito destaca que a despesa com pessoal do governo potiguar é, proporcionalmente, a maior do País.

“O Estado não gasta com investimento. Toda receita é drenada com a despesa com pessoal. O governo não investe porque não sobra recurso para investimento”, enfatiza.

Daniel Marinho diz também que o aumento do ICMS penaliza o consumidor mais pobre. “A maioria do meu município é pobre, sente muito o aumento do ICMS. Compra combustível, compra cesta básica. A população não aguenta manutenção da carga tributária para um Estado que entrega pouco”, ressalta.

prefeito da cidade de Bom Jesus, Clécio Azevedo, afirma que o aumento do ICMS não vai representar ganho efetivo de arrecadação para as prefeituras.

“Sou contra da maneira como está sendo colocada. Tem de ser feito um estudo de impacto financeiro, para ver se tem vantagem ou não. Entendo que não resolve o problema financeiro do Estado e dos municípios. Aumentar imposto é muito fácil. Por que não reduz a máquina, por que não se torna mais eficiente? É mais fácil aumentar imposto? Para as prefeituras, será que vai adiantar? Entendo que não. Alguns estão pensando momentaneamente numa merrequinha que vai entrar a mais, e não no futuro”, afirma o prefeito.

A cobrança por uma redução da máquina pública é endossada pelo prefeito Alberoni Neri, da cidade de Encanto. Ele acusa o Governo Fátima de lotear cargos no governo com indicações políticas, em detrimento de um necessário arrocho fiscal. Ele lembra, ainda, que o aumento do ICMS só foi aprovado pela Assembleia para 2023 porque havia a promessa de que seria temporário e que seria anulado em caso de compensação das perdas de arrecadação resultantes da Lei Complementar nº 194, de 2022.

“Não temos estradas, saúde e agora as repartições estão lotadas de apadrinhados da governadora. Está criando cargos e mais cargos. Quem vai pagar a conta? Os municípios, de forma nenhuma, devem aprovar. O povo deve cobrar uma declaração pública dos prefeitos em relação a esse aumento. Ela (governadora) não fez o dever de casa e agora quer cobrar da população mais pobre”, destaca.

prefeito Babau, da cidade de Marcelino Vieira, também disse ser contra o projeto. Ele, no entanto, não expôs os motivos de seu posicionamento.

Portal 98 FM

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (7), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por 5 votos a 2, o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado, que estabelece a manutenção da alíquota-modal do ICMS em 20% por tempo indeterminado, destaca o Portal 96 FM.

Saiba como votaram os deputados:

A favor do ICMS em 20%

Francisco (PT)

Ubaldo Fernandes (PSDB)

Hermano Morais (PV)

Dr. Kerginaldo (PSDB)

Kleber Rodrigues (PSDB)

Contra aumento do ICMS

Adjuto Dias (MDB)

Galeno Torquato (PSDB)

Foto: Senadinho

Tendência 

Faltando menos de 10 meses para a disputa municipal de 2024, em Macaíba o número de nomes pretensos a concorrer a eleição ao legislativo segue baixo comparado ao pleito passado. Conversando com ex-candidatos da eleição de 2020, muitos têm nos relatado que ainda analisam a possibilidade de disputar a eleição, mas que não estão com a mesma vontade de três anos trás.

Essa tendência tem sido refletida nos grupos da oposição e situação, onde os lideres seguem fazendo a composição das futuras nominatas. O cenário que vem se desenhando caminha parecido com o contexto de 2016, eleição no qual entorno de 80 candidatos disputaram o pleito. Já em 2020, foram mais de 170 candidatos, algo que não deve se repetir em 2024.

Menos candidatos favorece todos os postulantes, pois serão menos concorrentes e mais apoio!

Comemoração ao lado do povo 

Aniversariantes deste mês, Netinho França e Luciana Barbosa irão comemoram seus respectivos aniversários ao lado da população macaibense. Na noite desta terça-feira (07), o vice-prefeito Netinho França convidou a população para comemorar os aniversários e o nascimento de seu filho, José Hugo, em praça pública.

A comemoração será no Largo da Igreja Matriz, com  show de muita adoração e fé do cantor Ivaldo Dias, no próximo dia 25 de novembro, às 19h. O show é gratuito!

Prefeito Emídio Jr. destaca avanços e reforça compromissos da gestão em leitura da mensagem anual 2023 - Prefeitura Municipal de Macaíba

Foto: Edeilson Morais

Seguirá a Femurn?

Será que o prefeito Emídio Júnior (PL) seguirá a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), no qual é vice-presidente e vai defender o ICMS em 20%? A partir de janeiro de 2024, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) volta a ser de 18%, esse tema tem gerado muitas discussões, pois o governo Fátima Bezerra (PT) alega que faz necessário aumentar o imposto para equilibrar as contas do estado, alguns prefeitos também se posicionaram a favor, já outros são contra.

O setor produtivo do estado tem se manifestado contrário ao ICMS em 20%, alegam que isso vai diminuir a competitividade do Rio Grande do Norte perante os outros estados.

Qual será o posicionamento do prefeito de Macaíba?

Ex-prefeito Fernando Cunha teria definido apoio para deputado estadual - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Expectativa 

Desde que foi publicado o edital para julgamento das contas de 2013 e 2014 da gestão do ex-prefeito Fernando Cunha (PSD), existe uma expectativa de como votará os vereadores.

A análise de contas de governo ocorrer em duas etapas, uma análise é feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde emite um parecer técnico opinando. Já o julgamento ocorre pela Câmara, podendo aprovar ou reprovar. O julgamento na Câmara é considerado político.

A notícia do julgamento das contas movimentou as rodas de conversa da política local.