Política Arquivo

Câmara de Natal realiza sessão solene de homenagem ao presidente Paulinho  Freire | Câmara Municipal de Natal

Foto: Verônica Macedo

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) segue como pré-candidato a prefeito de Natal pelo grupo da direita. A informação foi revelada por Bruno Giovanni, no Meio Dia RN, em contato com o próprio Paulinho.

A informação que circula nos bastidores da política de Natal é que Paulinho teria se afastado do grupo da direita e se reunido com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD). Com ele, que também é pré-candidato, Paulinho teria aceitado abrir mão da candidatura própria e indicado o vice da chapa de CE.

Segundo BG e Breno Queiroga, que estiveram na reunião esta semana em Brasília, que marcou a união da direita de Natal, Paulinho segue candidato.

“Paulinho me ligou agora e disse que não tem a menor procedência. Não existe acordo com Carlos Eduardo. Ele já tinha, a convite do ex-prefeito, se reunido com ele, mas negou que houvesse acordo”, garantiu BG.

Portal 96 FM

Prefeitura de Mossoró - Prefeito Allyson assume vice-presidência de Gestão Pública da Frente Nacional de Prefeitos

Foto: Reprodução

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, está sendo alvo de tentativa de golpes utilizando o nome do gestor municipal da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O crime foi denunciado pela própria assessoria do prefeito que emitiu um alerta para que a população não acabe se tornando vítima.

No comunicado, a assessoria informa a maneira que os criminosos estão agindo. “Os criminosos estão usando foto do prefeito em perfil do Whatsapp e pedindo dinheiro a amigos e pessoas próximas de Allyson”, alerta a mensagem.

A assessoria orienta a toda população que fique atento ao número utilizado pelos criminosos, e em casos assim, a polícia seja acionada. “ATENÇÃO para o número utilizado pelos criminosos: (84) 98813-8112. Orientamos a todos que forem procurados por este contato para que bloqueiem e denunciem junto à Polícia Civil”.

Novo Notícias

O mandato do deputado estadual Dr. Kerginaldo promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), uma palestra sobre direito eleitoral. A capacitação foi ministrada pelos advogados especialistas, Felipe Cortez e Arthur Carvalho, no município de Touros. O encontro reuniu dirigentes partidários, imprensa e pré-candidatos.

Três macaibenses estavam presente na capacitação, Edi do Posto, Sub Santiago e Mário Victor.

Em conversa com o Macaíba no Ar, o deputado Kerginaldo nos relatou que seu mandato vem promovendo esta capacitação em diversas cidades do estado e Macaíba também deverá receber em breve.

Faltando cerca de 6 meses para o prazo final de filiações para quem pretende se candidatar nas eleições de 2024, em Macaíba os grupos políticos estão em busca de nomes para agregar nas futuras nominatas. Uma parte das lideranças sem mandato começaram a definir seus rumos, uns optaram pela situação e outros pela oposição.

Pelo Palácio Auta de Souza, além do prefeito Emídio Júnior (PL) está em campo nas articulações, alguns vereadores também estão buscando agregar novos nomes na base aliada, como foi a adesão do ex-candidato Fabian Dalinson, que teve participação do vereador Tafarel. Neste ano, já aderiram ao governo alguns nomes com potencial para 2024, como é o caso do ex-vereador Dr. Antônio e Venicio Filho, além de outros nomes que ainda não foram anunciados, mas que tem circulado no meio dos governistas.

Pela oposição, além de buscar adesões para composição de nominatas, existe um trabalho para que a oposição caminhe com apenas um candidato na disputa pela prefeitura, mas até este momento não existe essa definição, pois um dos pré-candidatos não tem sinalizado para este entendimento. Na formação das nominatas, uma das definições recentes foi dos suplentes de vereadores Wendell Rangel e Dra. Andressa Galvão, ambos no Podemos. Outros nomes como Pai Santo e Naxson Palhares foram convidados para o PSB.

No grupo Aliança por Macaíba, uma das novidades é a ex-candidata Chiquinha de Fragoso.

Como o próprio título desta matéria diz, as definições começaram, mas é somente o início, pois ainda existe uma parcela significativa que ainda não tomaram posição, inclusive algumas dessas lideranças incluindo suplentes de vereadores e ex-candidatos a majoritária tem boa relação com todos os grupos políticos, seja situação e oposição, e não pretendem definir agora com qual grupo irão compor, apenas estão dialogando e analisando o cenário.

Comunicador Bruno Giovanni, pré-candidato a prefeito de Natal - Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (24), estiveram reunidos em Brasília, os senadores Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e os pré-candidatos a prefeito de Natal, deputado Paulinho Freire (União Brasil), deputado General Girão (PL), deputado Gonçalves (PL) e o comunicador Bruno Giovanni (PSDB).
Na reunião ficou decidido que dos quatro nomes apenas um será candidato, de perfil de centro-direita, o grupo definiu que o nome escolhido será anunciado em novembro.
Thaisa Galvão

Foto: Reprodução

O terceiro governo do presidente Lula da Silva (PT) foi avaliado positivamente por 54,5% dos moradores de Natal, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Datavero, publicada com exclusividade pelo Diário do RN quarta-feira (25). As gestões da governadora Fátima Bezerra (PT) e do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) também foram avaliadas pelos eleitores consultados.

Entre os natalenses que aprovaram a administração do petista, 14,9% afirmaram considerar a gestão do petista excelente, 24,2% como boa e 15,4% a classificaram como regular para melhor.
Já 39,8% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo Lula. Destes, 22,6% disseram que a gestão do petista é péssima, 6,2% a classificaram como ruim e 11% como regular para menos. Outros 5,7% não souberam ou não quiseram responder.

A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), reeleita para seu 2º mandato em 2022, foi avaliada negativamente por 57,1% dos entrevistados. Destes, 11,6% a veem como regular para menos, 8,9% ruim e 36,6% péssima.

Já 37,9% dos natalenses avaliaram negativamente a gestão de Fátima. Entre estes, 7,5% disseram ver a gestão excelente, 17,2% a veem como boa e 13,2%, regular para melhor. Outros 4,9% não souberam ou não responderam.

Também foi questionado sobre qual a avaliação que os natalenses fazem da administração do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em Natal. Reeleito em 2020, ele teve sua gestão avaliada positivamente por 50,1% dos entrevistados, sendo 6,1% como excelente, 24,8% a veem como boa e 19,2% como regular para melhor.

Já 42,6% dos entrevistados avaliaram negativamente a gestão Álvaro. Destes, 13,3% a veem como regular para menos, 8,3% como ruim e 21% classificaram como péssima. Outros 7,2% não souberam ou não responderam.

Diário do RN

Carlos Eduardo Alves - PDT

Caso as eleições municipais fossem hoje, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lideraria a disputa pelo comando da Prefeitura de Natal, conforme pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN nesta quarta-feira (25). O ex-gestor foi citado por 29,8% dos natalenses consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Em 2º e 3º lugares, estão o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), com 9,7% das citações e a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 8,9%, respectivamente.

Do 4º ao 6º lugar no cenário estimulado, estão os deputados federais General Girão (PL), com 4,8%; Paulinho Freire (União Brasil), com 4,7% e Sargento Gonçalves (PL), com 4%. Já do 7º ao 10º lugar, estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,5%; o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 2,2%; o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), com 1,6% e a secretária municipal de Planejamento de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), com 0,4% das citações.

Por outro lado, 22,7% dos entrevistados afirmaram que, diante dos nomes sugeridos pelos pesquisadores no cenário estimulado, votariam branco ou nulo nas eleições municipais de 2024 caso fossem estes dez políticos os candidatos oficiais. Outros 8,7% entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Diário do RN

carlos Design sem nome

Foto: Reprodução

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) iniciou uma conversa nos bastidores com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD). Uma fonte afirmou à coluna Radar Potiguar de Saulo Spinelly, do AGORA RN desta terça-feira 24, que as conversas têm sido muito promissoras. E, que inclusive, pode sair delas uma importante aliança para 2024.

Mesmo liderando as pesquisas, Carlos Eduardo têm tido dificuldade para montar a nominata do PSD para a Câmara Municipal. O ex-prefeito havia preparado uma lista de candidatos sob o nome “Pró-Natal”, mas, como tudo pode mudar até que ele assine oficialmente a ficha de filiação, o grupo soltou a mão de Tatá (como e conhecido Carlos entre os mais íntimos) e segurou na mão da ex-deputada Márcia Maia. O grupo já posou para voto e oficia- lizou que desembarcará no PDT.

Neste final de semana o presidente municipal do PSB Netinho França almoçou com os suplentes de vereadores pelo PSDB, Pai Santo e Naxson Palhares.

Na conversa houve o convite oficial para os suplentes disputarem a eleição do próximo ano pelo PSB. O vice-prefeito Netinho França vem articulando com outros grupos políticos da oposição, como também com lideranças sem mandato. Netinho vem ganhando espaço através das suas caminhadas pelos bairros do centro e da zona rural. Falou da importância de Pai Santo como representante do bairro Vilar e adjacências, e enfatizou a importância dos vídeos sobre denúncias que Naxson Palhares vem fazendo.

“O trabalho apenas começou!” Disse o vice-prefeito.

Assessoria

Foto: Tiago Rebolo / 98 FM

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com o maior índice de comprometimento da receita com folha de pessoal. No segundo quadrimestre de 2023 (maio a agosto), o Estado gastou 57,76% de sua receita com funcionalismo. Além do RN, outros três estados superaram o limite máximo para despesa com pessoal (49%): Roraima (51,61%), Acre (49,92%) e Minas Gerais (49,62%).

Já o limite estabelecido para o Poder Legislativo (3%) foi excedido em Alagoas (3,71%) e Roraima (3,41%). O limite máximo para o Ministério Público é de 2% sobre a Receita Corrente Líquida (RCL), e somente o Maranhão (2,04%) ultrapassou o limite estabelecido na LRF.

Os dados estão no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados + DF relativo ao 2º quadrimestre de 2023, publicado nesta segunda (23) pelo Tesouro Nacional. O documento apresenta as principais informações sobre o cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF para as Unidades da Federação – como de despesa total com pessoal, dívida consolidada líquida e operações de crédito –, de forma comparativa, no segundo quadrimestre do ano.

O secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, atribui o aumento do comprometimento da receita com pessoal a reajustes salariais que foram concedidos a servidores. Somente para professores, o aumento foi de 33,24% no ano passado e de 14,95% neste ano. Carlos Eduardo Xavier tem defendido medidas para conter o crescimento da despesa, como a interrupção de negociações sobre novos aumentos.

Para reduzir esse comprometimento, o Estado tem proposto medidas para aumentar a receita, como a elevação da alíquota-modal do ICMS, de 18% para 20%, de maneira permanente; e o lançamento de um programa para negociação de dívidas, o Refis. Além disso, já renegociou a folha de pagamentos com o Banco do Brasil por R$ 300 milhões e conseguiu junto ao Governo Federal verbas para compensar perdas com Fundo de Participação dos Estados (FPE) e com a Lei Complementar nº 194 de 2022 (que reduziu o ICMS sobre combustíveis).

A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) tem pleiteado, também, a adesão do Governo do Estado ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). Pelo programa, o governo conseguirá aval para obter empréstimos em instituições financeiras, mas em troca terá de se comprometer com redução de despesa com pessoal.

Para diminuir esse comprometimento, o Estado conta o aumento de receita e outras estratégias ainda não divulgadas para conter o crescimento da despesa.

Portal 98 FM

A Gazeta | Por que a esquerda cresceu e a direita recuou em filiados no ES?

Foto: Reprodução

Faltando menos de seis meses para o prazo final de filiação para quem pretende disputar os cargos de prefeito e vereador nas eleições de 2024, em Macaíba apenas quatro siglas estão com sua vigência ativa. Dois com o diretório definitivo como é o caso do PT e o União Brasil e outros dois, PL e PMN com comissão provisória.

Confira o prazo de vigência dos partidos ativos:

PT: fim da vigência em 10/11/2023

União Brasil: fim da vigência em 26/04/2024

PL: fim da vigência em 10/02/2024

PMN: fim da vigência indeterminada

O presidente do Partido Verde em Macaíba, Ionilo Ribeiro, participou neste último sábado (20) da live do Macaíba no Ar, onde se debateu o cenário político. Em sua fala, Ionilo destacou que o cenário de 2024 será diferente do que ocorreu nas eleições de 2020 e 2022, onde cada eleição tem um contexto.

Para Ionilo, os candidatos que não tem mandato, não devem fazer campanha de “oba oba”, tem que estudar a regra eleitoral, escolher bem o partido e principalmente estudar o coeficiente eleitoral, se não poderá ficar de fora novamente.

Confira o bate-papo na íntegra, que ainda contou com a participação de Luciana Bernardo e Rodrigo do Tapará, além da mediação do comunicador Mário Victor.

Evento de filiação de Neilton no Progressista (PP) / Foto: divulgação

Foto: Divulgação

No primeiro mandato de deputado estadual, Neilton Diógenes, se filiou ao Partido Progressista, nesta última sexta-feira (20), em Natal. Eleito pelo Partido Liberal (PL), Neilton preferiu seguir o deputado João Maia na nova legenda.

Nesta última sexta-feira (20), o Partido Progressista passou a ser presidido pelo deputado federal João Maia, além do deputado Neilton, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores vão acompanhar João Maia no PP, incluindo o presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome.

O grupo político Aliança por Macaíba esteve reunido nesta quinta-feira (19), com o presidente estadual do partido Avante, Jorge do Rosário. Objetivo do encontro foi para tratar da pré-candidatura de Dr. João a prefeito. No encontro também estavam presentes figuras políticas conhecidas, como o suplente de vereador Ivanildo de Cajazeiras e Chiquinha de Fragoso.

O Aliança por Macaíba articula sua nominata para a disputa eleitoral de 2024.

 

Unidade Macaíba, Rua da Conceição, 114

Dando sequência a formação de sua futura nominata, o Podemos anuncia mais uma filiação ao partido. Nesta quinta-feira (19), a sigla oficializou a filiação do pastor Raimundo Cavalcanti, morador do conjunto Santa Rosa, em Mangabeira. O dirigente da igreja ICP, também é artesão e tem uma atuação social na comunidade.

Pastor Raimundo faz oposição ao prefeito Emídio Júnior (PL) desde 2021.