Tendência
Faltando menos de 10 meses para a disputa municipal de 2024, em Macaíba o número de nomes pretensos a concorrer a eleição ao legislativo segue baixo comparado ao pleito passado. Conversando com ex-candidatos da eleição de 2020, muitos têm nos relatado que ainda analisam a possibilidade de disputar a eleição, mas que não estão com a mesma vontade de três anos trás.
Essa tendência tem sido refletida nos grupos da oposição e situação, onde os lideres seguem fazendo a composição das futuras nominatas. O cenário que vem se desenhando caminha parecido com o contexto de 2016, eleição no qual entorno de 80 candidatos disputaram o pleito. Já em 2020, foram mais de 170 candidatos, algo que não deve se repetir em 2024.
Menos candidatos favorece todos os postulantes, pois serão menos concorrentes e mais apoio!
Comemoração ao lado do povo
Aniversariantes deste mês, Netinho França e Luciana Barbosa irão comemoram seus respectivos aniversários ao lado da população macaibense. Na noite desta terça-feira (07), o vice-prefeito Netinho França convidou a população para comemorar os aniversários e o nascimento de seu filho, José Hugo, em praça pública.
A comemoração será no Largo da Igreja Matriz, com show de muita adoração e fé do cantor Ivaldo Dias, no próximo dia 25 de novembro, às 19h. O show é gratuito!
Seguirá a Femurn?
Será que o prefeito Emídio Júnior (PL) seguirá a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), no qual é vice-presidente e vai defender o ICMS em 20%? A partir de janeiro de 2024, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) volta a ser de 18%, esse tema tem gerado muitas discussões, pois o governo Fátima Bezerra (PT) alega que faz necessário aumentar o imposto para equilibrar as contas do estado, alguns prefeitos também se posicionaram a favor, já outros são contra.
O setor produtivo do estado tem se manifestado contrário ao ICMS em 20%, alegam que isso vai diminuir a competitividade do Rio Grande do Norte perante os outros estados.
Qual será o posicionamento do prefeito de Macaíba?
Expectativa
Desde que foi publicado o edital para julgamento das contas de 2013 e 2014 da gestão do ex-prefeito Fernando Cunha (PSD), existe uma expectativa de como votará os vereadores.
A análise de contas de governo ocorrer em duas etapas, uma análise é feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde emite um parecer técnico opinando. Já o julgamento ocorre pela Câmara, podendo aprovar ou reprovar. O julgamento na Câmara é considerado político.
A notícia do julgamento das contas movimentou as rodas de conversa da política local.