Política Arquivo

O instituto Consult também quis saber dos eleitores potiguares qual a intenção de voto deles para senador da República, lembrando que nas próximas eleições, apenas um nome será eleito. Nesse ponto, o ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho lidera com 20,59% das intenções de voto. Ele é seguido pelo primo e ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves com14,24%;

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Blog do BG

O ex-presidente Lula tem a maioria da preferência do eleitorado potiguar, segundo a pesquisa realizada pelo instituto Consult divulgada pelo Blog do BG. O ex-presidente, em cenário estimulado, que é aquele em que o entrevistado tem acesso aos nomes dos pré-candidatos, possui 46,59% das intenções de voto contra 25,82% do atual presidente Jair Bolsonaro.

O ex-ministro Ciro Gomes ainda pontuou acima da margem de erro com 4,82%. Indecisos corresponderam a 4,47%. Brancos, nulos e abstenções somaram 13,29%.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Blog do BG

A governadora Fátima Bezerra segue na liderança em mais uma pesquisa para as eleições do próximo ano. Segundo a pesquisa Consult, divulgada pelo Blog do BG, no cenário estimulado, que é aquele em que o eleitor tem acesso aos nomes, ela aparece com 30,65% das intenções de voto.

Ela é seguida: pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 21,24%; pelo atual prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias, com 11%; e pelo senador Styvenson Valentim com 8,71%. O pré-candidato Benes Leocádio ainda pontuou acima da margem de erro com 3,35%.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Blog do BG

Foto: Reprodução

A Executiva Estadual do PSDB do Rio Grande do Norte definiu, por unanimidade, apoio à candidatura do governador de São Paulo, João Doria nas prévias nacionais, em reunião na tarde desta terça-feira (19) na sede da legenda, localizada no Edifício Tirol Way Office, em Natal. As prévias nacionais do partido, prevista para ocorrer no dia 21 de novembro próximo, escolherá o candidato da sigla que disputará a Presidência da República em 2022.

A decisão da Executiva Estadual do PSDB/RN foi tomada no entendimento de que João Doria é hoje, dentre os postulantes nas prévias nacionais, o melhor candidato para retomar o desenvolvimento do país, preservar a democracia e estabelecer políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis. “Os membros da comissão executiva estadual do Rio Grande do Norte estão convictos de que o governador João Doria reúne as melhores condições para vencer as prévias, as eleições e assim resolver as misérias que assolam os brasileiros de Norte a Sul do país”, diz um trecho da Carta da Executiva Estadual definindo o apoio ao governador de São Paulo.

“Foi um encontro onde pudemos colocar na mesa as opções do partido para o país e como poderemos contribuir. O PSDB é uma legenda de amplitude nacional, protagonista dos mais importantes debates da nossa história e, em 2022, vamos mais uma vez dar a nossa colaboração a favor do Brasil”, disse o deputado Ezequiel Ferreira, presidente estadual do PSDB-RN, reafirmando sua opção pelo governador João Doria, que na manhã desta terça-feira, participou do primeiro debate entre os postulantes nas prévias nacionais.

Foto: Edeilson Morais

Não é só Grafith que vai animar o aniversário de emancipação política de Macaíba. Além do grande show da referida banda e de vários artistas da cidade, o funcionalismo municipal vai comemorar a data com o recebimento de seu salário.

Em entrevista ao programa Café com Notícia, veiculado na Rádio 98 FM na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Emídio Jr. anunciou a antecipação do pagamento de todo o funcionalismo para o próximo dia 27 de outubro, data de aniversário dos 144 anos da emancipação política de Macaíba.

Bom para quem trabalha, excelente para a economia local! A medida de antecipação dos salários também é um motivo de comemoração para o comércio macaibense, sinônimo de mais circulação de dinheiro e, consequentemente, aquecimento das vendas neste período de retomada de eventos e atividades sociais pós-pandemia.

Mesmo com tamanhas dificuldades enfrentadas em meio ao cenário pandêmico, que teve seu ápice no início deste ano de 2021, o Município de Macaíba tem feito a lição de casa, mantendo as contas públicas em ordem e pagando os seus colaboradores em dia, inclusive já antecipou 40% do 13º salário no mês de junho.

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa.   Em discurso, à tribuna, senador Styvenson Valentim (Pode-RN).  Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Polícia Federal concluiu que há elementos para indiciar o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) pelo crime de difamação. A apuração se refere a declarações feitas por Styvenson na internet sobre a deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP).

Em manifestação enviada nesta terça-feira (19) à ministra Rosa Weber, relatora do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), o delegado afirmou ver elementos que comprovam a existência do crime – cuja pena varia de três meses a um ano. A punição pode ser acrescida em um terço porque, segundo o delegado, o crime foi cometido na forma qualificada por ter ocorrido na internet.

“Ao se analisar os fatos e as diligências realizadas, não resta dúvida de que houve difamação em desfavor da Deputada Federal Joice Cristina Hasselmann. O crime, conforme demonstrado, foi praticado pelo Senador da República Eann Styvenson Valentim Mendes”, afirmou.

Em julho, Joice Hasselmann acionou a Polícia Legislativa do Senado após apresentar fraturas no rosto e no corpo.

Em uma transmissão ao vivo em redes sociais, Styvenson comentou o assunto e afirmou: “Aquilo ali, das duas uma: ou duas de quinhentos [em um gesto, Styvenson leva as mãos à cabeça, fazendo chifres] ou uma carreira muito grande [inspira como se cheirasse droga]. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”.

Em agosto, a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que a deputada caiu, possivelmente em decorrência de efeitos de remédio para dormir.

“O senador conta com mais de cento e vinte cinco mil seguidores na rede social onde realizou a “live”. Comprovou-se que nesse ambiente virtual, com diversos expectadores, em razão da popularidade e o cargo ocupado, foram proferidos dizeres capazes de macular a imagem da vítima perante a sociedade”, completou.

A PF, no entanto, considerou que não há relação entre o crime e as funções desempenhadas pelo parlamentar – por isso, não é aplicável o foro por prerrogativa de função.

“O fato do parlamentar tratar aquele ambiente virtual como gabinete não tem o condão de taxar todas ações ali realizadas como exercício da função. Assim, ao tecer comentários nesse ambiente, sobre aspectos da vida privada da vítima, os quais foram capazes de lhe ofender a honra, o afastam das atribuições do cargo de senador da república.

Em depoimento à PF, o senador afirmou que não “teve intenção de ofender a deputada, pois sequer mencionou o nome dela”.

Pedido da PGR

 

pedido de abertura de inquérito foi feito pela Procuradoria-Geral da República. Na ocasião, o vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros afirmou que era preciso verificar o contexto das declarações e se elas estão no contexto da imunidade parlamentar, ou seja, se as falas têm relação com o desempenho do mandato.

“A natureza dessas declarações implica, em tese, a prática de crime contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e seu alcance pela imunidade material parlamentar”, afirmou.

“Para o desate desses pontos é, ao ver do Ministério Público Federal, coerente e prudente a investigação no foro do Supremo Tribunal Federal, em lugar de um juízo inicial de declínio à primeira instância”, completou.

G1 RN

Foto: Edeilson Morais

Prefeito trabalha para construção de rotatória na BR-226

O prefeito Emídio Júnior esteve nesta última quarta-feira (13) na superintendência regional do DNIT. Emídio foi buscar resolver o problema da iluminação da BR-304, no qual está sem iluminação desde que criminosos furtaram transformadores e a fiação. De acordo com o DNIT, até o final do mês de novembro a iluminação deverá ser reestabelecida.

Outro assunto discutido durante a reunião foi o pedido para construção de uma rotatória na BR-226, próxima ao posto São Cristovão. O pleito é uma reivindicação antiga de moradores do bairro Ferreiro Torto e principalmente dos motoristas que utilizam a rodovia.

Poeta O Reporter do Povão PSOL 50 | Candidato a prefeito | Macaíba - RN | Eleições 2020 | Estadão

Pré-candidatura para 2022

Ex-candidato a prefeito de Macaíba, Poeta declarou ao Macaíba no Ar que irá contribuir com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e irá disputar o pleito de 2022. Poeta afirmou que pretende disputar o cargo de deputado estadual.

Poeta que defende as bandeiras do turismo e a cultura, já disputou duas eleições municipais, a primeira no ano de 2012 e a última em 2020.

Câmara Municipal realiza sessão ordinária

Câmara aprova PL e causa polêmica 

A Câmara Municipal de Macaíba aprovou projeto de lei que determinava que dia 27 de outubro seria feriado municipal, data que se comemora a emancipação política de Macaíba. Porém, o referido feriado já havia sido criado no ano de 2003, quando a Câmara aprovou a Lei n° 1108/2003 e o prefeito da época sancionou.

De acordo com o Senadinho,  a “reedição” da lei não tem nenhuma consequência jurídica prática. Bastando apenas que a nova lei não seja sancionada.

 

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta sexta-feira (15) pesquisa de intenção de votos no Rio Grande do Norte. Os números foram encomendados pela 96 FM e Band RN.

No primeiro cenário da disputa para o Senado, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece com 22%, seguido por Garibaldi Alves (MDB), com 15%, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), com 12%. O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), tem 9%, mesmo número de José Agripino (Democratas). O senador Jean Paul Prates (PT) surge com 8%. O empresário Haroldo Azevedo não alcançou 1% dos eleitores. Nulos e brancos são 15,5% e 9% não souberam responder.

Ao todo foram 1,5 mil entrevistados entre os dias 13 e 14 de outubro de 2021. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Grande Ponto

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta sexta-feira (15) pesquisa de intenção de votos no Rio Grande do Norte. Os números foram encomendados pela 96 FM e Band RN.

Na disputa pela presidência da República, em um primeiro cenário o ex-presidente Lula da Silva (PT) tem 43% dos votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) surge com 23%. Ciro Gomes (PDT) tem 11%, o ex-juiz Sérgio Moro tem 6%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (Democratas) aparecem com 1%. O presidente do Senador, Rodrigo Pacheco (Democratas) não atingiu 1%. Brancos e nulos foram 7%, mesmo número doe não souberam responder.

Em um segundo cenário, com José Luiz Datena e sem Sérgio Moro, Lula lidera com 40%. Bolsonaro tem 27%, Ciro Gomes 10%, Datena 5% e João Dória 3%. Nulos e brancos são 8%, enquanto 7% não souberam responder.

Já em um terceiro cenário, sem Datena, Lula surge com 43%. Ele é seguido por Bolsonaro, com 28%, Ciro Gomes, 11%, e João Dória, 3%. Nulos e brancos são 8%, enquanto 7% não souberam responder.

Ao todo foram 1,5 mil entrevistados entre os dias 13 e 14 de outubro de 2021. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Grande Ponto

O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta sexta-feira (15) pesquisa de intenção de votos no Rio Grande do Norte. Os números foram encomendados pela 96 FM e Band RN.

Segundo o levantamento, sem o prefeito Álvaro Dias (PSDB) na disputa, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) estão empatados tecnicamente. A petista tem 32% enquanto o pedetista 31%. Styvenson Valentim (Podemos) fica com 11% e Benes Leocádio (Republicanos) com 6%. Nulos e brancos são 11% e outros 9% não souberam responder.

Ao todo foram 1,5 mil entrevistados entre os dias 13 e 14 de outubro de 2021. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Grande Ponto

Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse em entrevista à revista Marie Clarie que gostaria de ver a empresária Luiza Trajano compondo chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de 2022. Trajano é uma empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.

“Claro que isso não está em discussão, ela própria já disse que não, mas eu torcia pelo Lula presidente tendo como vice Luiza Trajano. É uma mulher de protagonismo, tem responsabilidade social, sensibilidade com a defesa da justiça social. É respeitada nacionalmente”, disse a governadora na entrevista.

Questionada se haveria chances de o nome dela compor chapa com Lula nas eleições do ano que vem, a governadora responde: “Chance zero”.

“Minha missão continua no Rio Grande do Norte. Mas quero dizer que compartilho inteiramente da sua reflexão, e que possamos ter a presença de mulheres na chapa presidencial”, defendeu.

Grande Ponto

Cabo Daciolo sugere auditoria da dívida pública - YouTube

O ex-deputado federal e candidato à Presidência da República em 2018 Cabo Daciolo (foto) revelou que se converteu à religião evangélica após ter uma diarreia. Em entrevista ao Flow Podcast, ele afirmou que, em 2004, bebeu demais com amigos, teve uma dor de barriga muito forte e não conseguia parar de ir ao banheiro. Daciolo disse que se recusou a fazer um exame de colonoscopia e pediu a Deus que o curasse.

“Fui pra areia da praia, falei pra Deus: ‘Pai, se o senhor existe mesmo, se o Senhor é verdadeiro e tem um propósito na minha vida, o Senhor me cura que eu vou te servir. Agora eu sou fraco, sou carne, tentações, mentiras dentro de mim, me ajuda’. No dia seguinte, eu não fui ao banheiro e, no outro, estava tudo normal. Desde então, meu irmão, transformou a minha vida.”

Daciolo afirmou que, a partir do episódio, começou a ler a Bíblia e a subir montes.

O Antagonista

Venda de carros usados cresce mais de 50% no rn

Foto: Agência Brasil

Durante um encontro realizado por uma igreja evangélica, na noite desta quinta-feira (14), em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, muitas vezes, chora no banheiro de casa e que sua esposa, Michelle Bolsonaro, nunca o viu chorar.

“Cada vez mais nós sabemos o que devemos fazer. Para onde devemos direcionar as nossas forças. Quantas vezes eu choro sozinho no banheiro em casa. Minha esposa (Michelle Bolsonaro) nunca viu. Ela acha que eu sou o machão dos machões. Em partes eu acho que ela tem razão até aqui”, relatou o Presidente da República no evento organizado pela igreja Comunidade das Nações.

Em meio a muita pressão, Bolsonaro se pronunciou a respeito de sua postura. “O que me faz agir dessa maneira? Eu não sou mais um deputado. Com todo respeito ao deputado. Se ele errar um voto, pode não influenciar em nada. Um voto em 513. Mas uma decisão minha mal tomada, muita gente sofre. Mexe na bolsa, no dólar, no preço do combustível.”, disse o presidente.

Bolsonaro tem recebido fortes críticas em função do veto do Projeto de Lei que garantiria a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social.

Outro ponto crítico tem sido a alta no valor da gasolina. No mesmo encontro desta quinta-feira, o presidente afirmou: “Eu não mando na Petrobras. Agora, toda vez que aumenta o combustível, a culpa cai para mim, pô”.

Estado de Minas

Natália bonavides reafirma ser contra aliança com mdb: “debate não está fechado”

Foto: Fábio Ewerton

A deputada federal Natália Bonavides (PT) voltou a se posicionar contra a aliança do Partido dos Trabalhadores com o MDB para as eleições de 2022. Os diálogos acontecem desde a visita do ex-presidente Lula ao Rio Grande do Norte, no fim de agosto, quando o petista encontrou o ex-senador Garibaldi Filho e o filho dele, o deputado federal Walter Alves, ao lado da governadora do Estado, Fátima Bezerra.

Na ocasião, Lula buscou apoios além da esquerda para sua provável candidatura à presidência e também para o palanque local de Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. A aproximação entre as duas legendas foi alvo de críticas de Natália, que já se posicionou anteriormente contra a possível aliança. Ao Agora Entrevista nesta quarta-feira (13), a parlamentar disse que as pautas políticas dos dois partidos são divergentes.

Ler mais…

 

Amigos e familiares do Secretário de Assistência Social de Natal, Adjuto Dias, realizaram na noite desta quarta-feira (13), uma Missa para celebrar seu natalício transcorrido no dia 11.

A celebração ocorreu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que estava lotada, e foi presidida por Padre Nunes.

Vários políticos prestigiaram o Secretário, como o prefeito Álvaro Dias – pai do aniversariante – a vice Aila Cortez, os deputados federais Walter Alves e General Girão, o ex-deputado Henrique Alves e os vereadores: Nina, Kleber, Robson Carvalho, Luciano Nascimento, Peixoto e Preto Aquino.

Adjuto é pré-candidato a deputado estadual em 2022.

Com informações e foto Heitor Gregório