Política Arquivo

Convenção conjunta entre DEM e PSL, em Brasília, após aprovação da fusão entre os dois partidos — Foto: Wellington Hanna/TV Globo

Foto: Wellington Hanna/TV Globo

DEM e o PSL aprovaram, em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, a fusão da entre as duas legendas. O novo partido se chamará União Brasil e o número será o 44.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla. A cúpula do DEM crê que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.

A expectativa, segundo o presidente nacional do DEM, ACM Neto, é de que a fusão leve á formação da maior legenda do país. Entretanto, o processo deve levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas.

Ministro do Trabalho e da Previdência do governo Bolsonaro e filiado ao DEM, Onyx Lorenzoni, votou contrário à união dos partidos e pediu para que a posição dele constasse na ata da convenção.

Mesmo com baixas nos dois partidos, o União Brasil deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Atualmente:

DEM

  • 28 deputados
  • seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

PSL

  • 54 deputado
  • dois senadores

 

Se considerados os números atuais dos dois partidos, a fusão deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados. A segunda maior bancada é a do PT, com 53 deputados.

G1

Ciro janta com Datena e discute possibilidade de chapa em 2022, diz jornal  - CartaCapital

Ciro Gomes (PDT) e José Luiz Datena (PSL), pré-candidatos às eleições presidenciais de 2022, jantaram juntos no último sábado (2) e discutiram possíveis alianças, segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo .

A reunião aconteceu 20 dias após o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmar ter convidado Datena a ingressar no partido. O jornalista se filiou ao PSL recentemente e foi cogitado como pré-candidato para 2022 . Uma possível fusão com o DEM, no entanto, pode mudar a situação do apresentador no cenário das próximas eleições.

Matéria na íntegra Último Segundo 

Foto: Reprodução

Prefeito Emídio trata sobre segurança pública 

Esta semana, o prefeito Emídio Júnior juntamente com o secretário Chefe de Gabinete Raimundo Luis, estiveram na secretaria municipal de Segurança Pública de Mossoró. Emídio Júnior foi conhecer a estrutura local como o sistema de videomonitoramento e o trabalho integrado com a guarda municipal. Em Macaíba, a gestão planeja a criação da secretaria e da guarda municipal.

Alguns vereadores da base também participaram da visita em Mossoró.

Foto: Reprodução

Prefeito de Natal na casa de Netinho 

Quem esteve no bairro Alfredo Mesquita nesta sexta-feira (01) foi o prefeito Álvaro Dias e o seu filho Adjuto Dias, secretário de Assistência Social de Natal e pré-candidato a deputado estadual. Pai e filho vieram a Macaíba para visitar o vice-prefeito Netinho França e o vereador Luizinho.

Logo após a visita, no início da noite saiu em blogs da capital que Adjuto Dias havia recebido o apoio de Netinho França. Para desmentir a informação, o vice-prefeito de Macaíba emitiu nota afirmando “Diante das últimas notícias de que já fechei apoio à pré-candidatura do colega Adjuto Dias para Deputado Estadual do Rio Grande do Norte, gostaria de esclarecer que o nosso projeto político de Macaíba ainda não tomou essa decisão. O momento é ainda de diálogos e reflexões”.

Cada um com seu candidato 

A oposição em Macaíba não caminhará com apenas um único nome para as eleições de 2022. Segundo uma fonte, cada um terá um candidato para chamar de seu.

Trampolim 4,27 m 6 pés Lona Preta Canguri

O trampolim 

Alguns ex-candidatos a vereadores de Macaíba querem utilizar o pleito de 2022 como trampolim para a próxima eleição municipal. Porém, ninguém pode esquecer que cada eleição é uma eleição, lembrando que eleição para vereador tem uma conjuntura totalmente diferente para deputado.

Outra dificuldade que alguns nomes estão tendo é encontrar o partido que aceite ex-candidatos que tiveram votação pequena integrar a nominata para 2022.

 

Nota

Diante das últimas notícias de que já fechei apoio à pré-candidatura do colega Adjuto Dias para Deputado Estadual do Rio Grande do Norte, gostaria de esclarecer que o nosso projeto político de Macaíba ainda não tomou essa decisão. O momento é ainda de diálogos e reflexões. Acontece que recebi uma visita cortês do amigo Adjuto e do seu pai Prefeito da Cidade do Natal Álvaro Dias, pessoas a quem tenho bastante respeito, apreço e admiração. Na ocasião, fizemos uma foto que foi parar em blogs e jornais de forma deturpada. Na realidade, apenas conversamos como amigos e também sobre perspectivas das eleições do Rio Grande do Norte, que só acontecerão em 2022.

Como diz o ditado popular: muitas águas ainda rolarão até chegar as eleições. Conversar e visitar para um bem comum são atribuições de um político verdadeiramente comprometido com a sociedade. Fazer política significa saber dialogar para encontrar as soluções para os problemas do povo. Como todos sabem, as portas da minha casa sempre estarão abertas, e a minha disposição sempre estará ativa para conversar, criticar, buscar melhorias, aprender, ouvir, discordar ou concordar com qualquer político ou pessoa que queira debater a questão pública. E para isso, não necessariamente significa estar ainda em lados, partidos ou, até mesmo, em possíveis projetos para o futuro. Conversar com os queridos amigos Adjuto e Álvaro Dias é sempre agradável e de muito aprendizado.

Netinho França

Site senador Styvenson Valentim - Site oficial do senador Styvenson Valentim  | Site senador Styvenson Valentim

O senador Styvenson Valentim (Podemos) teve uma agenda intensa em Brasília essa semana, onde presidiu os trabalhos da Comissão Temporária da Covid-19. Retornou nesta quinta-feira (30) ao Estado. Coincidentemente, estávamos na mesma fila do avião.

Questionado se será candidato a governador, o senador me respondeu: “Não tenho esse desejo pessoal. Só serei candidato a governador se tiver o mesmo clamor de 2018 quando ganhei a eleição de senador”.

E foi mais além: “Acho muito difícil se repetir o que aconteceu comigo em 2018”.

Styvenson conversou sobre o dia a dia no Senado: “Recuso almoços e jantares para tratar assuntos de bastidores. Comigo é tudo às claras. E meus próprios colegas já sabem e respeitam a minha linha de atuação parlamentar, até porque dizem lá que sou uma pessoa de temperamento difícil”.

Por fim, defendeu a Operação Lava Jato e me recomendou o livro Why Not de Raquel Landim, que vinha lendo durante a viagem. Foi publicado em 17 de maio de 2019 e conta como os irmãos Joesley e Wesley, da JBS, transformaram um açougue em Goiás, na maior empresa de carnes do mundo, com passagem pelo mundo da política.

Blog Heitor Gregório

A pesquisa do instituto Seta também quis saber da população a intenção de votos deles para o Governo do Estado, sendo feita de forma estimulda, quanto de forma espontânea. Na estimulada, que é aquela em que o eleitor tem acesso aos nomes dos pré-candiatos em uma cartela em formato de rodízio, a governadora Fátima Bezerra lidera com 33,8% das intenções de voto.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves aparece em segundo com 21,1%. Ele é seguido pelo senador Styvenson Valentim com 12,2%. Benes Leocário aparece com 3,3%.

O senador Styvenson Valentim ainda aparece acima da marge de erro com 6%. Indecisos somaram 49,1% e brancos e nulos, 11,3%.

Para a realização da pesquisa em parceria com o Blog do BG, o instituto Seta entrevistou 1500 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 25 e 27 de setembro. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos.

Blog do BG

A pesquisa do instituto Seta também quis saber da população a intenção de votos deles para Presidente da República, sendo feita de forma estimulada. Lula lidera com 44,1% das intenções de voto contra 22,2% de Jair Bolsonaro.

Ciro Gomes ainda aparece acima da margem de erro com 9,1%. Indecisos somaram 20,5% e brancos e nulos, 9,1%.

Para a realização da pesquisa em parceria com o Blog do BG, o instituto Seta entrevistou 1500 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 25 e 27 de setembro. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos.

Blog do BG

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse na manhã desta terça-feira (28), ao disparar críticas contra a política de reajustes da Petrobras, que o “Brasil não pode tolerar gasolina a quase R$ 7 e o gás a R$ 120” e que a casa irá discutir “alternativas” — à tarde, ele afirmou que colocará em votação um projeto que estabelece um valor fixo para o ICMS, imposto estadual.

Lira fez a crítica no mesmo dia em que a Petrobras anunciou um aumento para o preço do diesel que entrará em vigor na próxima quarta (29). A estatal anunciou que vai elevar o preço do diesel vendido às distribuidoras. Com o reajuste, o preço médio de venda do diesel A passa de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,25 por litro. Segundo a Petrobras, a alta de 8,89% vem após 85 dias de preços estáveis para o combustível. A Petrobras não divulgou reajuste nos preços dos demais combustíveis.

“Amanhã [quarta, 29], vamos colocar alternativas em discussão no Colégio de Líderes. O fato é que o Brasil não pode tolerar gasolina a quase R$ 7 e o gás a R$ 120”, disse Lira em uma rede social.

G1

Foto: Reprodução

Atual representante do PT/RN no senado, Jean Paul Prates ganhou mais um concorrente para ser o nome na chapa da governadora Fátima Bezerra nas eleições de 2022.

Em entrevista para a jornalista Daniele Freire, o deputado federal Rafael Motta (PSB) afirmou que está pronto para essa desafio. “Acredito que o mais importante é não permitir que es[1]paços estratégicos, como o do Senado, sejam ocupados por pessoas que batem palma para as atitudes do Governo Federal. Se for para fazer frente a esses nomes, estou pronto”, afirmou.

No âmbito do PSB, as articulações já estão a todo o vapor para o pleito do ano que vem, segundo Motta. “O PSB está pronto para exercer o seu protagonismo, tanto no âmbito nacional quanto aqui no RN”, disse o deputado.

Grande Ponto

Durante agenda no Rio Grande do Norte, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve reunido com representantes da ala “bolsonarista raiz” do RN.

No encontro, o ministro falou a respeito das ações do governo federal além dos recursos e investimentos feitos no estado.

Os participantes da reunião reforçaram seu apoio ao ministro, que lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal, e também destacaram a importância da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Blog do Gustavo Negreiros

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, líder nas pesquisas de intenção de votos para 2022, desembarca em Brasília nesta segunda-feira (27/09) pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A informação é do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que participou na noite de quinta (23/09) da “Caravana Requião Me Chama Que Eu Vou“, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

A articulação do impeachment por Lula tem um pouco de altruísmo porque as pesquisas dão a ele vitória já no primeiro turno nas eleições presidenciais de 2022. Ele nem precisaria se mexer muito, mas, segundo petistas, a movimentação do ex-presidente é pelo amor ao povo brasileiro que “não aguenta mais o desgoverno Bolsonaro”.

Metrópoles

O município de Caraúbas recebeu neste domingo (26) um ato político de apoio ao lançamento da pré-candidatura do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), ao Senado em 2022. O evento reuniu importantes nomes da política potiguar, entre deputados federais e estaduais, dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todas as regiões do Rio Grande do Norte. O movimento foi realizado na cidade à convite do prefeito Juninho Alves (PSDB).

“É com grande satisfação que agradeço a presença de cada um de vocês aqui, todos com o pensamento em comum de que é possível fazer mais por nosso Estado. Esse é apenas o primeiro passo de um longo processo, de muito diálogo e de busca por entendimentos para que, unidos, possamos trabalhar para o RN voltar a ter representatividade no Senado”, disse Rogério Marinho durante o ato.

Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira ressaltou que Rogério “tem serviço prestado e tem tudo para fazer a entrega da Transposição do São Francisco, um marco para o Nordeste do Brasil. Aqui ainda vai concluir a Barragem de Oiticica, um sonho de mais de 50 anos, a interligação de adutoras na região Seridó, dotando a região de segurança hídrica para mais 50 anos e as obras do Ramal Apodi, que trará as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, dos municípios do Ceará e da Paraíba para a região Oeste Potiguar. Rogério tem buscado ainda ajudar aos produtores rurais, estruturando os municípios com máquinas agrícolas. São serviços prestados e obras estruturantes importantes para nosso povo. Rogério tem se mostrado grande e terá meu apoio por tudo que tem feito como ministro pelo nosso Estado”.

Quem também participou da movimentação foi o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que destacou a parceria administrativa que tem mantido com Rogério no Ministério. O gestor ressaltou que a Prefeitura da capital potiguar tem encontrado no ministro um importante aliado na busca por recursos que estão permitindo obras necessárias para a população natalense.

O evento contou ainda com os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos) – pré-candidato ao Governo do Estado -, Beto Rosado (Progressistas), general Girão (PSL) e Carla Dickson (Pros). Da Assembleia, além de Ezequiel, também estiveram em Caraúbas os deputados estaduais Tomba Farias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM), Coronel Azevedo (PSC) e Nélter Queiroz (MDB). O presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Babá Pereira (Republicanos), também esteve no ato, entre outros 62 prefeitos.