Política Arquivo

Foto: Reprodução

Enquanto o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira apoia o nome do governador João Doria (SP) nas prévias do PSDB, o prefeito Álvaro Dias declarou apoio ao governador Eduardo Leite (RS).

O PSDB nacional está realizando prévias para escolher qual nome irá representar o partido na disputa pela presidência da República. Atualmente os tucanos estão divididos entre o governador João Doria, governador Eduardo Leite e o ex-prefeito Arthur Virgílio.

Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo/G1

Foto: Thyago Macedo/G1

CULPA DA COMUNICAÇÃO
“Meu governo foi muito mal na comunicação e muita gente não sabe nem a metade da metade das obras que eu entreguei ao povo do RN”.

A frase foi dita pelo ex-governador Robinson Faria neste domingo em seu programa semanal de rádio.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

COMUNICANDO
O ex-governador está no ar todo domingo a partir do meio dia a partir da rádio Agreste, em cadeia com emissoras de Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, São Miguel, Jardim do Seridó, São Vicente e Carnaúba dos Dantas.

Além das redes sociais como facebook e instagram.

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira (26), no Legislativo Potiguar, o deputado Albert Dickson (PROS) trouxe informações acerca da relação das vacinas contra a Covid-19 e a transmissão do vírus HIV. Segundo ele, os imunizantes aplicados no Brasil não têm possibilidade de aumentar o risco de infecção pela AIDS.

“Eu quero falar hoje sobre a informação divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, através de uma live, que relacionou a vacina contra a Covid-19 com o vírus HIV. Como médico, eu venho refutar essa informação. Ela foi originada numa pesquisa feita ainda em 2007, pela conceituada revista ‘The Lancet’, que chegou à conclusão de que as vacinas que utilizam o ‘Adenovírus 5’ podem aumentar o risco das pessoas adquirirem o HIV. Mas, atenção, isso não quer dizer que o cidadão vai adquirir o vírus tomando a vacina”, alertou.

Ainda de acordo com o parlamentar, nenhuma vacina aplicada no Brasil utiliza o Adenovírus número 5, portanto, não há esse risco no País. “Apenas duas vacinas aplicadas no mundo, a russa Sputnik V e a chinesa Cassino, utilizam esse tipo de adenovírus. E nenhuma delas é usada no Brasil. Então eu venho refutar essa informação do presidente, com todo respeito a ele. Mas eu tinha que vir esclarecer isso, para dar essa tranquilidade à população do RN e do Brasil: as vacinas aplicadas no Brasil não têm relação nenhuma com o aumento de casos de HIV”, garantiu.

Albert lembrou que o HIV não é transmitido através de vacinas, e sim, de fluidos corporais, como sangue, leite materno e sêmen. Reforçando ser a favor da vacina, o deputado destacou sua solicitação para que seja reduzido o tempo de aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19 no Estado.

“Pesquisas indicam que a vacina da Pfizer, por exemplo, tem uma efetividade de seis meses. E a terceira dose está sendo utilizada justamente após seis meses. Então, ela é aplicada quando já está se encerrando a imunidade das pessoas. Diante disso, nós precisamos antecipar essa terceira dose para, pelo menos, quatro meses”, sugeriu.

O parlamentar ainda agradeceu a homenagem feita pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia a ele e sua esposa, a deputada federal Carla Dickson, na semana passada, através de moção de aplausos, pelo trabalho que os dois têm feito no combate à cegueira no RN, através de procedimentos cirúrgicos e atendimentos clínicos.

ALRN

Foto: Reprodução

Na sentença, já transitada em julgado (não cabe mais recurso) a juíza abordou a insignificância da falha contábil, para se cassar um mandato legitimamente concedido pelo povo: “Não houve comprovação de captação ou gastos ilícitos de recursos, mas apenas extrapolação de gastos estimáveis em dinheiro, ainda mais quando se está diante de recurso próprio, consistente na simples utilização de veículo de propriedade do candidato”.

Entenda o caso: o vereador eleito Denilson Gadelha teve suas contas reprovadas por exceder o limite de autofinanciamento, pois declarou o uso de um veículo de sua propriedade. Em razão disso, o Ministério Público pediu a cassação do diploma.

Na ocasião muitas conjecturas foram feitas. Muito se falou em dança das cadeiras e alguns suplentes mais afoitos compraram paletós para assumir o pretenso mandato.

Teve até “especialista” em Direito Eleitoral contratado por programa de WebTV para decretar a perda do mandato.

Houve confabulações até para quem seria o novo presidente, inclusive com efetiva participação do fogo amigo.

Denilson é advogado de profissão e Policial Rodoviário Federal de carreira, além de ser multicampeão de jiu-jitsu, e tem se destacado como grande articulador político e de muito compromisso. Ao ser interpelado pelo Senadinho, limitou-se a responder que sempre esteve tranquilo, pois acredita na Justiça e jamais seria punido por excesso de zelo.

Sobre seu futuro político o presidente foi enfático: “Gosto de viver o presente. Quero apenas dar minha contribuição para a melhoria da nossa cidade e creio que Macaíba viverá grandes momentos sob o comando do prefeito Emídio Júnior”.

Senadinho Macaíba

Rua Nossa Senhora da Conceição, em frente aos Correios

Senador Styvenson fica indignado com a saída de Moro e faz questionamentos  sobre as atitudes de Bolsonaro - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Foto: Reprodução

O senador Styvenson Valentim anunciou nesta segunda-feira (25) que o ex-juiz Sérgio Moro irá se filiar ao partido Podemos, no dia 10 de novembro.

Styvenson escreveu nas redes sociais “Estamos torcendo para ele diga SIM a uma possível candidatura sua à presidência da República. Desta vez vocês sabem em quem eu vou votar, não é?”.

 

Foto: Reprodução

O ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) voltou a aparecer, neste ano, com destaque nas pesquisas eleitorais para o Senado Federal. Contudo, em silêncio há meses sobre a possibilidade de ser ou não candidato (e a que cargo se candidatará), Garibaldi conversou com exclusividade com a equipe do Portal 96 e confirmou que o destino político dele depende do futuro político do filho, o deputado federal Walter Alves (MDB).

Isso porque os arranjos políticos que levariam Garibaldi a sair de casa e ser candidato são, basicamente, aqueles que garantem mais 4 anos para Walter Alves. O deputado pode ser, por exemplo, candidato a vice-governador na chapa de Fátima Bezerra, como já foi cogitado. Ou mesmo um nome a disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

“Meu projeto político gira em torno de Walter. A definição se serei ou não candidato e ao que vou me candidatar”, afirmou ele em conversa com o Portal 96. Garibaldi tem sido cogitado para disputar, novamente, o Senado Federal ou uma vaga na Assembleia Legislativa, como deputado estadual.

Na pesquisa mais recente divulgada pelo instituto Realtime Bigdata, Garibaldi Filho aparece com 15% das intenções de voto, atrás apenas de Carlos Eduardo Alves (PDT), que recebeu 22% das citações. “Me sinto grato quando se lembram de mim em meio a tantos nomes que já se dizem pré-candidato”, avaliou.

96 FM Natal

O advogado macaibense Roberto Ney Pinheiro Borges, conhecido como Beto Borges é o novo controlador-geral do município de Macaíba. A nomeação de Beto para o cargo foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (22).

Roberto é advogado efetivo da Prefeitura há 33 anos e criador da Procuradoria do município, sendo o primeiro Procurador-Geral da cidade oficialmente, permanecendo no cargo por oito anos. Ele substitui na Controladoria o senhor Wilson de Oliveira Bezerra, que solicitou a exoneração para tratar de questões particulares. O prefeito Emídio Jr agradeceu a Wilson pelos serviços prestados e deu boas-vindas ao novo Controlador.

“Quero agradecer ao senhor Wilson Bezerra por esse tempo de trabalho, muito aprendizado e excelente convívio. Nossa amizade segue e sempre estaremos em contato. Desejo muita felicidade ao lado de sua família e que aproveite bem o período após 44 anos no serviço público. Beto, seja bem-vindo! Vamos seguir o excelente trabalho que está sendo feito em nossa cidade!”, destacou o prefeito.

Roberto agradece pela confiança no trabalho e destaca o objetivo no cargo. “Quero agradecer ao convite do prefeito, pela confiança em nosso trabalho, a Deus por mais esse desafio e aos colegas da administração. Faremos o máximo possível para atender os anseios da população”, declara o novo controlador.

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) anunciou através das redes sociais que liberou uma emenda de R$ 120 mil para saúde de Macaíba. De acordo com o parlamentar, a indicação foi a pedido do vereador Igor Targino. Os recursos deverão ter como destino a aquisição de uma ambulância.

Recentemente o deputado esteve em Macaíba cumprindo agenda.

Foto: Edeilson Morais

A administração do prefeito Emídio Jr conquistou o prêmio Band Cidades Excelentes 2021 na categoria Eficiência Fiscal e Transparência para cidades de 30 a 100 mil habitantes. A entrega da premiação foi realizada no auditório da FIERN, em Natal, na noite de quinta-feira (21).

No evento estiveram presentes a governadora Fátima Bezerra, os prefeitos de Parnamirim Rosano Taveira e de Mossoró Allyson Bezerra, o diretor geral da Band no Rio Grande do Norte, Carlos Bastos, representantes da classe empresarial potiguar e da imprensa estadual. O Chefe Executivo comemorou o prêmio “Primeiro lugar para nossa Macaíba! Estamos apenas começando. Tem muito mais ainda por vir. Vamos ao trabalho!”, declarou o prefeito.

Sobre o Band Cidades Excelentes

A premiação do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila visa certificar as boas práticas de gestão pública em todo o Brasil das cidades que tiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantamento feito com informações públicas, inclusive do Governo Federal.

Os indicadores foram divididos em cinco pilares, sendo eles eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento econômico e ordem pública. Os municípios foram divididos em três categorias: até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes. Em novembro haverá a etapa nacional do evento.

O vereador Cacau (MDB) esteve presente no ato cerimonial de autorização de assinatura de reforço da Subestação João Pessoa II, onde trará melhoria e energia renovável para o Rio Grande do Norte e Paraíba.

Na ocasião, o vereador Cacau entregou ao ministro Rogério Marinho uma proposição para extensão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para Macaíba.

O saudoso vereador Gelson Lima da Costa Neto será homenageado com seu nome no ginásio esportivo do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Amazonina Teixeira de Carvalho, localizado em Macaíba.

A proposta será apresentada na Assembleia Legislativa nos próximos dias pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB), atendendo pedido dos vereadores de Macaíba.

Para tratar sobre o tema, o parlamentar recebeu em seu gabinete, no último dia 20 de outubro de 2021, uma comissão de vereadores, integrada por Igor Targino (MDB), Ricardo Francisco da Silva – Cacau (MDB) e Luizinho Gonzaga (PSB), além do diretor da unidade escolar, Rômulo Estânrley Souza de Medeiros.

A princípio, a Câmara Municipal de Macaíba havia decidido renomear o CEEP Amazonina Teixeira com o nome do ex-presidente do Poder Legislativo Municipal, meses atrás. Mas, após perceberem que a mudança poderia implicar no funcionamento da escola em 2022, devido a questões burocráticas, os vereadores de forma consensual acataram a sugestão da gestão escolar em manter a homenagem ao nome de Gelson Lima no ginásio esportivo.

Na ocasião, o diretor Rômulo Estânrley pediu o apoio do deputado Gustavo Carvalho na aprovação do projeto de lei que regulamenta o Ensino Médio em Tempo Integral no Estado, que deverá ser remetido pelo Governo do Estado nas próximas semanas. E o parlamentar confirmou que poderia contar com ele.

Falecido em 6 de junho de 2020, Gelson Lima foi um dos baluartes na conquista da unidade de ensino profissionalizante para Macaíba, no ano de 2014.

Localizado no Conjunto Manoel Dias, em Mangabeira, o CEEP Professora Amazonina Teixeira de Carvalho aguarda ser inaugurado no próximo ano pela governadora Fátima Bezerra (PT). Será a primeira unidade de ensino em tempo integral a ofertar o Ensino Profissionalizante em Macaíba.

Por Rômulo Estânrley/Potiguar Notícias

Styvenson Valentim se reúne com ministro Sérgio Moro para liberação de R$80  milhões para segurança do RN - Thalita Moema Informação e aqui!

Foto: Reprodução

O ex-juiz Sérgio Moro deve se filiar ao partido Podemos no dia 10 de novembro, destaca o portal Poder 360. O Podemos é o mesmo partido no qual está filiado o senador Styvenson Valentim. Ainda de acordo com o portal, a filiação deverá acontecer em Brasília.

O partido é conhecido pela defesa da operação lava jato.

Cidadão Macaibense: Vereador Igor Targino cobra solução para os problemas da Escola Estadual em Tempo Integral Alfredo Mesquita

Foto: Reprodução

O vereador Igor Targino (MDB) afirmou durante a sessão desta última terça-feira (19) que seria o único vereador de oposição a trazer recursos para a cidade através da destinação de emenda, “Se eu não esteja enganado, sou o único vereador de oposição que trago recursos para ajudar o município” afirmou o parlamentar.

O edil se referiu a uma emenda que o deputado estadual Kelps Lima anunciou que destinará para a cidade. A fala do vereador acabou deixando os demais colegas da oposição em saia justa, visto que até o momento nenhuma outra emenda foi destinada pela oposição para o município.

A bancada de oposição é composta por quatro parlamentares.

 

Foto: Divulgação/ALRN

O Grande Ponto destaca: Após polêmica sobre a suposta desistência do deputado federal Benes Leocádio de sua pré-candidatura ao Governo do RN, agora foi a vez da deputada Eudiane Macedo desmentir o que foi publicado por um jornal local, que atribuiu a ela a afirmação de que Benes não seria mais candidato ao governo nas eleições de 2022, o que foi desmentido pelo parlamentar, que garante ainda ser pré-candidato.

Por meio de nota, a deputada estadual afirmou que não afirmou que Benes tinha desistido de disputar o Governo do Estado. Segundo ela, o que disse, por escrito, é que “a tendência era ele não ser candidato a governador”.

Confira a nota da deputada:

O deputado federal Benes Leocádio é mais do que o presidente do meu partido, é um parceiro do nosso mandato e um amigo. Em entrevista ao jornal Agora RN, em resposta à pergunta sobre quem eu apoiaria para o governo do Estado, declarei (por escrito) que diante da tendência de Benes não ser candidato a governador, e sendo eu uma deputada da base da governadora Fátima Bezerra, minha tendência seria de apoiar a reeleição da governadora. Falei em tendência, que pode ou não vir a se confirmar.  Assim como o deputado declarou a pré-candidatura, caberá exclusivamente a ele afirmar o seu futuro político.

Deputada estadual Eudiane Macedo