Política Arquivo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições de 2022 no primeiro turno, de acordo com a pesquisa de intenção de votos da Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgada nesta 4° feira (10.out). Mesmo tendo como adversários o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-juiz Sérgio Moro, Lula levaria as eleições com 48% dos votos, mesmo com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O levantamento Genial nas Eleições foi feito entre os dias 3 e 6 deste mês e entrevistou 2.063 pessoas por meio da aplicação de questionários estruturados em entrevistas face-a-face. De acordo com a pesquisa, que desenvolveu dois cenários para a intenção de voto para presidente no primeiro turno, Lula ganharia nos dois contextos. No primeiro, com 48% dos votos e no segundo com 47%.

De acordo com a Constituição, para ganhar no 1° turno, o candidato precisa ter maioria absoluta de votos válidos, sem contar os votos nulo e os em branco. Nos dois cenários, mesmo com a margem de erro, Lula teria essa maioria. Os outros candidatos apontados na pesquisa são o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), (21%) nos dois cenários, o ex-juiz Sérgio Moro, (8%) nos dois cenários, o possível candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, (6%) no cenário I e (7%) no cenário II.

Além destes, aparecem na corrida pelo Palácio do Planalto o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), e o pré-candidato do partido Novo à presidência, Felipe D’ávila, que totalizam 3% das intenções de voto no cenário I e 2% no cenário II. Nos dois cenários, os votos branco, nulo, os indecisos e os eleitores que não vão votar representam 14%.

SBT News

Confira o gráfico: 

Gráfico pesquisa de intenção de voto

Lideranças esperam que chapa com Lula e Alckmin tenha reflexo também na  eleição em SP

Depois de trocarem recados por meio de interlocutores, Lula e Geraldo Alckmin se falaram hoje por telefone. O Antagonista apurou que o ex-presidente convidou o tucano para ser seu vice na chapa para disputar a Presidência da República em 2022.

Alckmin se mostrou animado e ambos ficaram de aprofundar as negociações com suas equipes.

O ex-governador tinha um compromisso prévio com o PSD de Gilberto Kassab, que planejava lançá-lo ao governo de São Paulo contra Rodrigo Garcia e a máquina tucana. Nessa nova configuração, caso se confirme, Márcio França (PSB) poderia virar o vice de Fernando Haddad (PT).

O Antagonista

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior segue com agenda intensa em Brasília. Através das redes sociais, Emídio afirmou que visitou todos os gabinetes dos deputados federais do estado, onde deixou ofícios solicitando emendas para Macaíba.

O prefeito cumpre agenda juntamente com o deputado Kleber Rodrigues e as vereadoras Ismarleide Duarte, Rita de Cassia e Socorro Nogueira.

O gabinete da senadora Zenaide Maia também foi visitado, onde a própria senadora recebeu a comitiva de Macaíba e trataram durante a reunião sobre investimentos para a cidade.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse, nesta segunda-feira (8), que, confirmada a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a seu partido, as siglas da base do governo “têm que se acertar” e “se entender”.

“Nós temos que nos entender para que todos sejam atendidos, porque política é isso”, afirmou em áudio ao qual a CNN teve acesso.

À CNNo presidente Jair Bolsonaro afirmou que “está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”.

“Hoje o PP tem a presidência da Câmara, amanhã vamos querer ter essa presidência. Tem a reeleição do Arthur [Lira], vamos apoiar, e depois de nós vai vir o PRB [agora Republicanos]. Todos têm que crescer, tem que ter essa vantagem. Não pode ficar para trás. Se nós temos um grupo, temos que estar unidos”, disse Valdemar sobre as articulações com os demais partidos da base de Bolsonaro.

Valdemar também confirmou que conversou com Bolsonaro nesta segunda. No áudio, o dirigente disse que o presidente avisou Ciro Nogueira, comandante do PP, que vai mesmo para o PL .

“Ele falou comigo hoje que falou com o Ciro, e o Ciro entendeu” e “nós vamos, então, tocar para frente esse assunto”.

CNN Brasil

O prefeito Emídio Júnior e os secretários Anderson Quirino (Administração) e Roberta Guilhermina (Saúde) cumprem agenda em Brasília esta semana. De acordo com publicação no Diário Oficial, o prefeito fará uma visita técnica ao Ministério da Economia e outros órgãos, já os secretários farão visita técnica à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, ambos irão acompanhados por outros dois servidores que atuam nessa área dentro da gestão municipal.

STF recebe registro de ocorrência de Joice Hasselmann contra senador

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos) reagiu à notícia sobre a morte de um idoso após procurar assistência médica no Hospital Walfredo Gurgel por ter sentido um incomodo na região do peito. O homem gravou um vídeo no qual afirma que estava infartando e, mesmo assim, não conseguiu ser atendido na unidade. Ele morreu horas depois, vítima de uma parada cardíaca.

Styvenson acusou o Estado se ser omisso e assassino. A vítima foi identificada como Zé William. Pauliane Paccelle, uma amiga da família do idoso compartilhou um vídeo nas redes sociais e relatou que ele deu entrada no Hospital dos Pescadores, onde foi intubado, chegou a passar por uma primeira parada cardíaca, foi reanimado, mas que não conseguiu resistir à segunda.

“Estado ASSASSINO e OMISSO. Que o vão alegar? Covid? Burocracia do SUS? Sem médico? Sem insumos? Sem DINHEIRO? Meu palpite é sem vergonha na cara. Recebeu Bilhões durante a pandemia e o que se vê de legado desses dinheiro? Os mesmos hospitais de sempre, os mesmos problemas e pessoas ainda morrendo na porta do maior hospital do RN”, disse o senador.

Grande Ponto

Bolsonaro se irrita com projeto do senador Styvenson

Foto: Reprodução

“Exclusivamente, não. O presidente Jair Bolsonaro pode até ser culpado quando ele vai em suas lives ou vai em rede nacional e diz que vai intervir na política de preços da Petrobras. Ou ele desconhece como é essa política de preço, que depende do humor do mercado e do preço do barril do petróleo e do valor do dólar, ou ele tenta através desse discurso enganar a população, mas não conseguiu por muito tempo”. Foi com essa declaração que o senador da República Styvenson Valentim (Podemos), criticou as disparadas sucessivas nos preços do gás de cozinha no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Para o senador Styvenson, os reajustes no valor do gás de cozinha além de ser um “assalto”, onde o brasileiro tem que pagar “R$ 135 reais por um botijão de gás” demonstram que “a política econômica do Brasil já mostrou totalmente fracassada”, disparou.

Segundo Styvenson: “No minuto em que Paulo Guedes [ministro da Economia], há um tempo atrás, disse que se o dólar chegasse a R$ 5,00 reais, o governo em sua política econômica teria falhado. Isso ele deixou bem claro. E isso foi dito pela boca do nosso economista Paulo Guedes. O dólar hoje está chegando a essas alturas, então o aumento do dólar e a desvalorização da nossa moeda causa essa inflação”, enfatizou.

Matéria na íntegra Agora RN

Foto: Reprodução/Ver. Aroldo e o Del. Cidorgeton

Atual titular da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, o delegado Cidorgeton Pinheiro deverá ser homenageado em breve pela Câmara Municipal de vereadores de Macaíba. O vereador Aroldo da Saúde na sessão desta quinta-feira (04) elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo delegado e sua equipe na cidade.

Diante do relevante serviço prestado em Macaíba, o vereador Aroldo indicou o nome do delegado Cidorgeton para receber o título de Cidadão Macaibense. Durante sua fala na tribuna, o vereador afirmou “O delegado e sua equipe vem organizando a segurança de Macaíba, com um excelente serviço prestado a toda população macaibense”.

 

 

Esquerda e direita têm medo de mim", diz Ciro Gomes

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes anunciou nesta quinta-feira (4) a suspensão da sua pré-candidatura à presidência da República pelo PDT após parte da bancada do partido votar a favor da PEC dos Precatórios, aprovada em primeiro turno na Câmara.

A PEC permite ao governo Bolsonaro adiar o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça). O objetivo dessa manobra é abrir espaço no Orçamento para viabilizar o pagamento do programa social Auxílio Brasil, que vai suceder o Bolsa Família, em 2022, ano de eleições, destaca o G1.

Fátima Bezerra protocola Projeto de Lei que acaba com a Lista Tríplice para reitor e vice-reitor na UERN | UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução

Na sessão desta quarta-feira (03), o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB) foi bastante duro na cobrança pelo cumprimento das emendas impositivas. Por lei, o governo deve efetuar as emendas parlamentares.

Durante seu discurso, Ezequiel Ferreira afirmou que todos os deputados podem contar com ele quando o assunto for esta matéria.

“Podem contar comigo principalmente quando for dada a palavra e não for cumprida” afirmou o presidente. 

Cabo Daciolo se filia ao Brasil 35 e lança pré-candidatura à Presidência da  República - Jornal O Globo

Foto: Divulgação

ex-deputado Cabo Daciolo assinou sua filiação ao Brasil 35 (ex-Partido da Mulher Brasileira) nesta sexta-feira (29) e garantiu que será candidato nas eleições presidenciais de 2022, mas avisa desde já que não é o representante da terceira via. “Mermão, eu sou a primeira via”, sentenciou.

Mais pitoresco dos candidatos da eleição presidencial de 2018, Daciolo reclamou, nesta semana, do cenário político para a eleição de 2022 e dos nomes cogitados para eventual candidatura à Presidência. “Kd [cadê] o Daciolo”, escreveu ele no Twitter.

Daciolo disse que vem andando pelo país e conversando com as pessoas. Segundo ele, vai iniciar um ciclo de palestras em universidades. Quer se apresentar como “um homem que acredita no Deus vivo”, que “vai cuidar de seus semelhantes” e promover a “trajetória de libertação brasileira”, investindo em “educação e tecnologia”. Sua plataforma, disse, será oferecer uma “trajetória de libertação da nação brasileira”.

R7.com

Foto: Reprodução/Redes sociais Kelps Lima

O deputado estadual Kelps Lima defendeu nesta segunda-feira (01) que o ex-candidato Brenno Queiroga volte a disputar o governo do estado. O partido Solidariedade deverá nas próximas semanas encomendar uma pesquisa interna, além de solicitar aos institutos de pesquisas que inclua o nome de Brenno nos próximos levantamentos.

O vereador Ricardo Cacau (MDB) passa a integrar o grupo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), em Macaíba, região Metropolitana. Cacau esteve essa semana com Ezequiel e solicitou apoio junto ao ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), para extensão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) beneficiando Macaíba.

Cacau, durante 13 anos foi o braço direito do saudoso presidente da Câmara, Gerson Lima, sendo seu chefe de gabinete, e, seu herdeiro político. “Cacau apresentou pleitos para beneficiar as comunidades de Mangabeira e Guarapes, nosso mandato está à disposição e vai somar forças também para Macaíba”, afirmou Ezequiel Ferreira elogiando o trabalho do jovem vereador.

Assessoria Deputado

Rua Nossa Senhora da Conceição, em frente aos Correios

Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal  — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal Álvaro Dias descartou mais uma vez a possibilidade de ser candidato a governador do Rio Grande do Norte em 2022.  A afirmação foi feita nesta sexta-feira (29) após entrevista coletiva com candidato às previas presidenciais do PSDB, Eduardo Leite, durante sua visita a Natal, destaca o Grande Ponto.

“Não, não. Candidato ao governo do Estado não. Sou candidato a permanecer à frente da Prefeitura Municipal de Natal, apesar de reconhecer que temos recebido vários apelos de muitas lideranças, de muitas pessoas sérias, pessoas responsáveis que entendem que o nosso nome seria muito bom para disputar o governo do Estado, mas, eu acho que o momento não é agora”, declarou o prefeito, que é do PSDB.

A governadora Fátima Bezerra anunciou na noite de ontem (28) que o Governo do RN vai conceder uma “recomposição salarial” de 15% a mais de 35 mil servidores ativos e inativos. O anúncio foi feito no Dia do Servidor Público, 28 de outubro. A recomposição será iniciada em 2022.

“No primeiro quadrimestre de 2022 iniciaremos a recomposição de algumas carreiras, corrigindo distorções salariais de mais de uma década, sobretudo aqueles cujos vencimentos são os mais defasados no estado”, escreveu a governadora nas redes sociais.

A governadora não trouxe na postagem detalhes sobre quais carreiras serão atendidas. Segundo o Governo, as medidas vão beneficiar sobretudo os servidores cujos vencimentos não chegavam a um salário mínimo. O Governo pretende também elevar o salário mínimo estadual para R$ 1.262, de forma que nenhum servidor receba um valor abaixo do salário mínimo nacional.