Arquivo Mensal:: novembro 2024

aldo clemente

Foto: ELPÍDIO JÚNIOR / CMN

O vereador reeleito Aldo Clemente (PSDB) será o líder do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) na Câmara Municipal de Natal, a partir de 1º de janeiro de 2025. O anúncio foi feito pelo próprio vereador em entrevista ao podcast “RN 98”, transmitido no YouTube da rádio 98 FM.

“Recebi o convite do prefeito eleito Paulinho Freire e aceitei com maior prazer, com a maior honra. Para mim será uma honra ocupar a liderança do prefeito e compartilhar isso com os demais vereadores da bancada. Paulinho foi vereador de Natal por seis mandatos. Para mim, será uma honra fazer parte da gestão e liderar uma bancada que fará diferença aqui em Natal”, afirmou Aldo Clemente.

Agora RN

SINAL ABERTO: Ezequiel Ferreira é absolvido no STF da "Operação Sinal  Fechado" - Blog do FM

Foto: Reprodução

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) será o presidente da Assembleia Legislativa no biênio 2025-2026, após o resultado da eleição realizada nesta quarta-feira (13).

Ele teve 20 votos dos 24 parlamentares que integram a atual legislatura.

As ausências foram dos deputados Coronel Azevedo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues e Neilton Diógenes.

A mesa diretora eleita está formada da seguinte forma:

Presidente – Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)

Primeiro vice-presidente Kleber Rodrigues (PSDB)

Segunda vice-presidência – Eudiane Macedo (PV)

Primeiro secretário Tomba Farias (PSDB)

Segundo secretário Galeno Torquato (PSDB)

Terceiro secretário Francisco do PT

Quarto secretário Terezinha Maia (PL)

Portal 96 FM

Foto: Prefeitura de Natal

Após pressão da oposição, o Governo Fátima decidiu fazer três mudanças no projeto de lei que trata de alterações na cobrança do IPVA no Rio Grande do Norte. O anúncio das modificações foi feito nesta terça-feira (12) pela deputada Isolda Dantas (PT) durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

A principal mudança diz respeito à isenção do imposto para veículos em geral. O projeto original, enviado na semana passada, previa que o IPVA só deixaria de ser cobrado para veículos com mais de 15 anos de fabricação. Mas o governo voltou atrás e decidiu suprimir isso do texto, mantendo a isenção para veículos acima de 10 anos, como ocorre atualmente. No caso da alíquota anual, ela não muda: permanece em 3% sobre o valor do veículo.

Além disso, os deputados decidiram mudar o trecho que trata da cobrança sobre carros elétricos. Hoje esse tipo de veículo é isento de IPVA. Pelo projeto original enviado pelo Governo Fátima, esses carros passariam a pagar imposto, começando em 0,5% do valor do veículo e subindo 0,5 ponto a cada ano até atingir 3% (o que aconteceria em 2030). Após o acordo, o governo concordou em iniciar a cobrança em 0,5% no próximo ano, mas limitar os aumentos até atingir 1,5%.

Por fim, outra mudança diz respeito ao IPVA sobre carros movidos a gás natural veicular (GNV). O projeto original não trazia nenhuma mudança sobre a tributação sobre esses veículos. Após acordo, o Governo Fátima concordou em reduzir o IPVA desses carros dos atuais 3% para 1,5% por ano.

Com as mudanças, o projeto foi aprovado por unanimidade na CCJ da Assembleia Legislativa. Participaram da reunião, além de Isolda Dantas, os deputados Hermano Morais (PV), que é o presidente; Dr. Kerginaldo (PSDB), Isaac da Casca (MDB), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV).

Agora, a proposta segue para análise das comissões de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Administração. Só depois é que vai à análise do conjunto dos deputados no plenário.

Portal 98 FM

Foto: João Gilberto/ALRN

O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB) convocou, na sessão plenária desta terça-feira (12), sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora da ALRN (biênio 2025-2027), que será realizada amanhã. O parlamentar citou que a decisão será em cumprimento às várias decisões do STF em relação à antecipação da eleição da Mesa Diretora  da ALRN e de algumas Assembleias Legislativas do País.

“Movidos pelo senso de justiça e de boa fé, reforçando o ambiente democrático que sempre tivemos nesta Casa e também por uma questão de segurança jurídica e de cumprimento rigoroso do Regimento Interno, faço uso das prerrogativas e com absoluta transparência convoco uma sessão preparatória a fim de se realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora, na forma do artigo 36 do Regimento Interno e de acordo com os precedentes jurisprudenciais”, disse Ezequiel Ferreira, na abertura dos trabalhos legislativos.

A sessão preparatória foi convocada para esta quarta-feira, em horário regimental, às 10h30. Em seguida ao anúncio, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) externou apoio à atual gestão. “Um mandato transparente e, com todo o respeito às gestões anteriores, foi na atual gestão que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com um mandato transparente, mais avançou”, afirmou.

 

Foto: Reprodução

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba, em uma ação conjunta com o 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM), apreenderam na manhã desta terça-feira (12) várias porções de maconha e crack em uma residência no bairro Morada da Fé, localizado no município de Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com as investigações, a casa que está abandonada, estava sendo utilizada por traficantes como “boca de fumo” para armazenar e comercializar drogas. Diligências foram realizadas no local e foram encontradas porções de maconha, duas balanças de precisão, diversas porções de crack e sacos zip-lok utilizados para fracionar e embalar a droga, além de dinheiro em espécie.

As equipes seguem na linha de investigação para poder identificar os responsáveis pelo material.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

A empresa quitou todos os pagamentos e o montante está disponível em favor do Município de Natal.

Foto: Secom/Natal

A equipe de transição do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) está definida. O Diário Oficial de Natal trouxe na edição desta seguda-feira (11) os nomes que vão compor e desenvolver o trabalho da transição entre as gestões.

Dentre os indicados pelo prefeito Álvaro Dias estão o deputado licenciado e ex-secretário Adjuto Dias, que vai ser o coordenador. Além deles, nomes como o secretário Aldo Fernandes de Sousa Neto (Administração), Carlson Gomes (Infraestrutura), Danielle Mafra (Cultura), Johan Xavier (Governo), Ludenilson Lopes (Tributação), Daliana Bandeira (STTU), Shirley Cavalcanti (Planejamento), Thiago Mesquita (Semurb), Thiago Tavares de Queiroz (Procurador-Geral), Thiago Marreiros (Natalprev).

Pelo lado do prefeito eleito, Paulinho Freire indicou como coordenadora a vice-prefeita eleita Joanna Guerra. No fim de semana, ela já tinha informado os primeiros nomes da equipe (veja aqui).

No Diário Oficial, estão nomeados para a equipe os vereadores Aldo Clemente, Felipe Alves, Ranieri Barbosa e Nina Souza; o advogado Cristiano Barros dentre outros.

A publicação ainda informa que “as atividades prestadas dos membros da referida Comissão não serão remuneradas” e que “as reuniões e encontros dos membros da Comissão se darão na sede da Prefeitura Municipal do Natal, ou ainda em outros órgãos que integram o Poder Público Municipal”.

Veja todos os nomes indicados por Álvaro Dias:
ADSON SOARES DE AZEVEDO;
ALDO FERNANDES DE SOUSA NETO;
ALVAMAR SILVA DO VALE;
ANDRÉA CRISTINA COSTA DIAS DE VIVEIROS;
CARLOS ALEXANDRE VARELLA DUARTE;
CARLSON GERALDO CORREIA GOMES;
CAROLINA MARIA DA SILVA BARBOSA MARTINS;
DALIANA BANDEIRA LUZ MONTEIRO SANTOS;
DAMARES CLÁUDIA DA COSTA BEZERRA;
DANIEL HENRIQUE BANDEIRA DO NASCIMENTO;
DANIELLE ARAÚJO MAFRA;
DOUGLIFAN QUEIROZ OLIVEIRA;
EDUARDO DANTAS DE ARAÚJO;
FELIPE BRUNO DANTAS DE MACEDO;
IGOR THIERRY SILVA DONATO;
JOHAM ALVES XAVIER;
LINCOLN WERNER DA COSTA MOREIRA;
LUDENILSON ARAUJO LOPES;
NAIRE JANE CAPISTRANO;
PAULO CESAR MEDEIROS DE OLIVEIRA JUNIOR;
PAULO VICTOR CAVALCANTE BARRA;
RAFAEL GURGEL DIAS;
RAYANNE ARAÚJO COSTA;
RODRIGO FERRAZ QUIDUTE;
RONALDO JOSÉ RÊGO DE ARAÚJO
SHIRLEY DE MENEZES BEZERRA CAVALCANTI LAGO;
THIAGO COSTA MARREIROS;
THIAGO DE PAULA NUNES MESQUITA;
THIAGO TAVARES DE QUEIROZ.

Veja os nomes indicados por Paulinho Freire

JOANNA DE OLIVEIRA GUERRA (Coordenadora);
ALCEDO BORGES DE MELO JÚNIOR;
ALDO CLEMENTE DE ARAÚJO FILHO;
ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO;
ARTHUR FELIPE LIMA DUTRA DE ALMEIDA;
AVELINO VIANA NETO;
BRENNO OLIVEIRA QUEIROGA DE MORAIS;
CELINA MARIA LINS LOBO;
CRISTIANO LUIZ BARROS FERNANDES DA COSTA;
ELIZABETH BARBOSA DE LIMA;
FELIPE MACIEL PINHEIRO BARROS;
FELIPE QUEIROZ DA CUNHA ALVES;
FERNANDO PINHEIRO DE SÁ E BENEVIDES;
FLÁVIO FONSECA DE ASSIS;
HENRIQUE FÁBIO MOTTA DE ANDRADE;
IRACY GÓIS DE AZEVEDO;
JOSÉ ANTÔNIO DE MOURA;
LUCIANA DANTAS DA COSTA OLIVEIRA;
MARCELO AUGUSTO DE OLIVEIRA;
MÁRCIO JOSÉ DANTAS LUZ;
NEWTON DE SOUZA PEREIRA FILHO;
PEDRO HENRIQUE ARAÚJO DE SOUZA;
RANIERI DE MEDEIROS BARBOSA;
VANESSA PINHEIRO FÉLIX;
YRAGUACY ARAUJO ALMEIDA DE SOUZA (Nina Souza)

Tribuna do Norte

TV Ponta Negra é a nova casa de Salatiel de Souza - Portal Diário do RN

Foto: Reprodução

O ex-candidato a prefeito de Parnamirim, o apresentador Salatiel de Souza, retorna à televisão nesta segunda-feira (11). Após o término da campanha eleitoral e sua saída da TV Tropical, Salatiel voltará apresentar o programa Patrulha da Cidade, na TV Ponta Negra. A estreia marca o retorno de Salatiel a empresa da família de Micarla de Sousa.

Flamengo campeão da Copa do Brasil 2024! A equipe rubro-negra aproveitou a vantagem obtida no primeiro duelo, marcou um golaço neste domingo (10) e bateu o Atlético-MG por 1 a 0 dentro da Arena MRV, conquistando o título nacional.

No primeiro duelo, no último domingo (3) no Maracanã, o Flamengo havia vencido a equipe mineira por 3 a 1. Na finalíssima desta tarde, o equatoriano Gonzalo Plata foi o autor do único gol do duelo, aos 37 da segunda etapa.

Com a conquista em Minas Gerais, o Flamengo empata com o Grêmio com cinco títulos na história da Copa do Brasil. O Rubro-negro saiu vencedor em 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.

O título nacional também garante ao Flamengo uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2025.

CNN Brasil

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, está organizando um réveillon que promete encerrar sua gestão com uma celebração marcante. A programação especial se estenderá por cinco dias, de 27 a 31 de dezembro, e incluirá eventos nas praias de Ponta Negra e Redinha, duas das principais áreas turísticas da capital potiguar.

Em Ponta Negra, o evento marcará também a inauguração oficial da obra de engorda da praia, projeto aguardado que visa revitalizar a área e torná-la ainda mais atraente para moradores e visitantes. A programação contará com shows musicais, eventos esportivos e apresentações culturais, oferecendo um ambiente diversificado para quem deseja celebrar a chegada de 2024 em um cenário paradisíaco.

Outro ponto de destaque será o novo mercado da Redinha, que receberá atrações focadas na cultura local. A festa busca valorizar a tradição e a gastronomia da região, tornando-se uma oportunidade de promover o turismo e incentivar a economia local.

Com esta proposta, Álvaro Dias pretende não apenas deixar um legado de festividades de final de ano, mas também consolidar Natal como um dos destinos mais cobiçados para o réveillon no Nordeste, impulsionando o turismo e trazendo visibilidade para a cidade.

Blog Jair Sampaio

Foto: Reprodução

O atleta macaibense João Carlos Alves de Almeida, filho do professor Alfredo Almeida, que fez sucesso nas piscinas do RN, sagrou-se campeão do 11° campeonato de fisiculturismo da academia Pitbull Gym, na categoria estreante, ficando em segundo lugar no Overal. O atleta vem sendo acompanhado de perto pelo seu pai e pelo seu coach Thalyson Matias, que mesmo do RS passa todas as coordenadas.

O campeonato foi realizado na noite deste sábado (9) no Pax Club.

Senadinho

Joanna Guerra é eleita vice-prefeita de Natal no 2º turno

Foto: Reprodução

A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), e a atual secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, confirmou os 8 primeiros nomes que farão parte da equipe de transição. O anúncio foi feito ao jornal Tribuna do Norte.

Ao ser anunciada como a nova secretária de Concessões e PPPs, Joana afirmou que: “Nosso foco será a reocupação do Mercado da Redinha […] Minha vontade de trabalhar por Natal é incansável”.

Confira os primeiros confirmados na equipe de transição:

  • Newton Filho, diretor de planejamento da Secretária de Mobilidade Urbana (STTU);
  • Felipe Maciel Barros, advogado;
  • Celina Lobo, procuradora geral-adjunta do município;
  • Ana Tânia Sampaio, ex-secretária municipal de Saúde;
  • Arthur Dutra, advogado;
  • Brenno Queiroga, ex-prefeito de Olho D’água do Borges;
  • José Antonio Moura, servidor público;
  • Elizabeth Lima, servidor público;

Agora RN

Banda Grafith - Grafith Prime - 03/05/24 - Natal RN

A banda Grafith fará um grande show neste sábado (09), em Natal, em comemoração aos 36 anos de aniversário. O evento será na Shock, com grandes sucessos do grupo. A banda composta por quatro irmãos é querida em todo o Rio Grande do Norte. O evento terá uma grande estrutura de palco e som.

Parabéns ao Grafith!

ÁLVARO DIAS ANUNCIA APOIO A PAULINHO FREIRE PARA ELEIÇÕES EM NATAL –  Hilneth Correia

Foto: Reprodução

A equipe de transição em Natal terá 50 nomes fazendo o trabalho técnico para o novo governo. O atual prefeito Álvaro Dias e o prefeito eleito Paulinho Freire farão as indicações. Paulinho definiu que a vice-prefeita eleita Joanna Guerra será a coordenadora da equipe. O trabalho da equipe de transição visa colher informações e dados sobre o andamento dos processos para a implementação de programas do novo governo.

Nesta sexta-feira (08) foi publicado decreto determinado que em até 05 dias os nomes serão publicados no Diário Oficial e dando início as atividades da equipe.

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior não fará mudanças significativas na secretariado. Segundo a jornalista Thaisa Galvão, Emídio fará pequenos ajustes e mudará poucos nomes do primeiro escalão. Caso isso se concretize, a expectativa que parte dos vereadores que perderam à reeleição assumisse uma secretaria, o que era expectativa de alguns poderá ser tornar uma frustração. Dos atuais 16 vereadores da Câmara e que fazem a base governista, 6 não conseguiram vencer o pleito e estarão sem mandato a partir de 01 de janeiro de 2025.

Outro dilema que o atual prefeito terá que enfrentar é como acomodar os aliados dos vereadores eleitos e manter ao mesmo tempo os nomes indicados pelos vereadores que perderam a eleição. O que é certeza que haverá exonerações para acolher os nomes ligados aos novos mandatários.

 

A oposição não conseguiu vencer o pleito para o Executivo nas eleições deste ano, mas saiu das urnas garantindo duas vagas para a Câmara Municipal. Atualmente a oposição tem apenas uma cadeira na Câmara. Os opositores terão que fazer uma oposição responsável, mas sem ficar omissa dos problemas da cidade. Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus foram os eleitos, diante de uma Câmara que terá 15 vereadores na base governista e 2 na oposição, se os dois souberem aproveitar isso, terão ganho político, pois serão os únicos que terão coragem de denunciar os problemas da cidade e apontar soluções.

Além desses dois nomes, outras figuras políticas como ex-candidatos da oposição manterão suas posições e continuarão o trabalho de fiscalização da gestão pública.

O ex-candidato a prefeito Netinho França também terá um papel importante neste contexto, manter uma posição firme de fiscalização do governo municipal e continuar ouvindo a população como sempre fez. Netinho não venceu o pleito, mas obteve mais de 14 mil votos, tratando-se de 34% dos votos válidos desta eleição, superando em votos o desempenho da ex-prefeita Marília Dias, onde em 2020, obteve 10.238 votos, mesmo com apoio da gestão da época e de vereadores.