Arquivo Mensal:: novembro 2024

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Horas após a primeira-dama, Janja Lula da Silva, usar o termo “fuck you” — em português, “vai se foder” —, para se referir ao bilionário Elon Musk, durante um evento paralelo ao G20 que tratava de desinformação, nesse sábado (16/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, sem citar a esposa, que “não temos que xingar ninguém”.

“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não tem para comer”, afirmou Lula.

A declaração foi dada pelo petista enquanto ele discursava em defesa do combate à fome em um festival organizado por Janja no G20, o Festival Aliança Global.

O chefe do Executivo estava no palco do festival ao lado de Janja e na presença de Margareth Menezes, ministra da Cultura, e do cantor Gilberto Gil. Lula prometeu que em 2026 nenhum brasileiro passará fome.

Janja x Musk

Durante uma sessão de debates no G20, Janja xingou o empresário Elon Musk. Na ocasião, a fala da primeira-dama foi interrompida por uma falha no som e ela brincou: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, ela emendou: “Eu não tenho medo de você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”.

Metrópoles

 

Foto: Veronica Machado

Já confirmado como líder do futuro prefeito, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), na Câmara Municipal de Natal, o vereador Aldo Clemente (PSDB), informou que não se conversou sobre o tema durante o período da campanha eleitoral, o que só veio a ocorrer “depois do 2º turno”.

Aldo Clemente explicou que sua atuação à frente de uma bancada de pelo menos 2/3 da Casa, deve facilitar o seu trabalho: “Vamos ter uma bancada de no mínimo 20 vereadores”. Reeleito para o segundo mandato com 5.113 votos, Aldo Clemente defende o diálogo do futuro prefeito com o governo do Estado, “até porque a campanha já acabou, agora tem que pensar em Natal, sendo a capital do Estado”.

Informações da Tribuna do Norte

Foto: Arquivo pessoal/Leonardo Freire

Na última segunda-feira, 11 de novembro, um grupo de alunos do 6º período do curso de Direito da UFRN realizou uma visita ao Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Macaíba. Os estudantes conheceram na prática o método de recuperação social utilizado na Apac, uma metodologia que prioriza a humanização e a dignidade no processo de ressocialização.

Os professores do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro/UFRN), Walter Nunes e Leonardo Freire, estavam presentes acompanhando os alunos. A iniciativa é  uma das muitas protagonizadas por Walter Nunes. O docente tem diversas atuações no ensino, na  pesquisa e na extensão que fortalecem a justiça criminal no estado. Uma dessas iniciativas é o Projeto de Pesquisa em Ciências Criminais e Segurança Pública. A ação vem produzindo resultados que contribuem para a sociedade, incluindo o apoio para a criação do plano estadual de segurança do Rio Grande do Norte.

A visita ao CRS contou com o apoio de Felipe Barros, Juiz de Direito da 3ª Vara de Macaíba. Ele participou da ocasião com os alunos, que vivenciaram o funcionamento do CRS e entenderam os pilares de um modelo inovador e transformador na execução penal. Para  Freire, a atividade é muito significativa e fortalece a comunidade acadêmica. “Um momento como esse ajuda na formação de uma visão crítica sobre a Justiça Criminal, colaborando para o conhecimento prático e fortalecendo a humanização dos profissionais do direito e da comunidade em geral sobre os desafios da execução penal”, afirma o docente.

Sobre os CRS

Os Centros de Reintegração Social são modelos alternativos para execução penal. Os CRS enfrentam os desafios de um sistema prisional que não cumpre com o que dispõe a Constituição Federal e a Lei 7.210/84 (lei de execução penal). “Dessa forma, a metodologia APC se apresenta como uma alternativa importante que visa a redução das injustiças e a efetiva ressocialização. Nesse sentido, os operadores do direito, especialmente advogados, defendem o método Apac”, explica o professor Leonardo Freire.

Foto: Matteus Fernandes.

Na tarde desta quarta-feira (15), um acidente na BR-304, entre Caiçara do Rio do Vento e Lajes, mobilizou motoristas que passavam pelo local. Um Toyota Corolla, com placas de João Pessoa, saiu da pista e capotou em uma ribanceira após a motorista perder o controle ao tentar ultrapassar um caminhão. O veículo acionou o airbag, e, felizmente, os ocupantes saíram ilesos.

O carro era ocupado por uma mulher e sua filha de 12 anos, que viajavam de João Pessoa com destino a Fortaleza. Apesar de não apresentarem ferimentos visíveis, ambas relataram dores após o impacto.

A motorista contou que perdeu o controle do veículo durante a ultrapassagem, levando o carro a sair da pista e capotar. A situação reforça a importância de atenção redobrada em manobras como essa, especialmente em rodovias movimentadas como a BR-304.

Motoristas que passavam no local do acidente pararam para prestar apoio até a chegada de socorro. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não havia chegado ao local até o momento da publicação desta notícia.

Tribuna do Norte

Superlua

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (15) poderá ser vista a última superlua cheia do ano, maior e mais brilhante, pois estará perto de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário, mas no horário de Brasília a lua cheia vai brilhar mais intensamente às 18h28.

Nesta sexta-feira, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros (km) de distância da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 km de distância do nosso planeta.

A lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Os observadores poderão notar uma Lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável, sem chuva e noite nublada.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência, o termo superlua não tem uma base científica, isso porque a expressão foi criada por um astrólogo chamado Richard Nolle, que determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele. Contudo, o motivo para essa escolha de 90% não é claro. Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua. O termo se popularizou e a comunidade científica passou a adotá-lo como forma de aproximar a ciência das pessoas.

Ainda segundo Josina Nascimento, a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova, perto do perigeu (ponto em que está mais perto da Terra), e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica, e não circular. Assim, ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, chamamos de perigeu, e no ponto mais distante, é chamado de apogeu.

Agência Brasil

Foto: Reprodução

A superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, segue alarmante. Na manhã desta sexta-feira (15), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), pelo menos 80 pacientes ocupavam os corredores da unidade: 50 no setor de politrauma e outros 30 no Centro de Recuperação de Operados (CRO).

Imagens captadas dentro do hospital mostram pessoas em macas pelos corredores, sem a estrutura adequada para o tratamento, enquanto familiares aguardam respostas e médicos enfrentam dificuldades para atender a todos.

Um dos casos que exemplifica essa crise é o de Rogério Soares, de 34 anos, que caiu de um cavalo na zona rural de Santa Cruz, na última quarta-feira (13). Ele foi transferido para o Walfredo Gurgel em estado grave e precisa de uma cirurgia e de um leito na UTI. Contudo, há dois dias, Rogério está no corredor do hospital, aguardando atendimento especializado.

Segundo Geraldo Neto, diretor do hospital, a superlotação é agravada pela quantidade de pacientes com casos de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde. “É necessário um pacto entre o estado e os municípios para desafogar o Walfredo. Estamos sobrecarregados com situações que não são de alta complexidade e acabam atrasando o atendimento de quem mais precisa”, explicou.

O Sindsaúde alerta que a situação não é isolada e reflete a falta de investimentos na saúde pública e na descentralização do atendimento. Enquanto isso, pacientes como Rogério e dezenas de outros enfrentam a espera, em condições precárias, nos corredores da maior unidade hospitalar do estado.

Portal Grande Ponto

Foto: Alex Régis

O deputado, que deve ser diplomado prefeito de Natal ao lado dos 29 vereadores, eleitos e reeleitos, dia 19, na 1ª Zona Eleitoral (Tirol), disse que o secretariado contará com pessoas tecnicamente preparadas, mas que o critério político também é natural que seja levado em conta.

“Nós somos eleitos com política. Não adianta dizer que a gente não vai ter indicações políticas. Nós vamos ter porque a política foi que nos elegeu. Então nós vamos ter indicações sim, todos vão participar e a gente, claro, vai analisar as pessoas pelo nível técnico e preparo de cada um”, declarou Freire.

O deputado complementou que vai pedir aos partidos indicações de pessoas “comprometidas com a gestão”, mas não tem ninguém nomeado ainda, mesmo daqueles que já integram a Comissão de Transição. “ Não tem ninguém. A gente está ainda estudando. Todos que vieram participar, são conscientes que estão participando, mas não foram convidados para ser secretário”.

Informações da Tribuna do Norte

 

Foto: Reprodução

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (14) prendeu três pessoas suspeitas em envolvimento de crimes de milícia privada e homicídios. Entre os presos, há um policial militar do estado.

Os mandados da Operação Poder Paralelo foram cumpridos em cidades do interior potiguar e na Paraíba, com apoio da Polícia Militar do RN e de autoridades da Paraíba. A investigação é conduzida pela Divisão Especializada na Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

Segundo a polícia, as apurações identificaram o possível envolvimento de policiais militares do Rio Grande do Norte e da Paraíba nas ações criminosas.

Além das prisões, três pessoas estão sendo monitoradas por tornozeleira eletrônica, também suspeitas de participação nesses crimes.

No decorrer da operação, foram apreendidos armamentos, incluindo pistolas, revólveres e uma espingarda, além de munições, coletes balísticos, distintivos e insígnias de instituições policiais. A quantidade de materiais não foi informada pela polícia.

Segundo a corporação, o nome da operação, “Poder Paralelo”, faz referência à atuação dos agentes estatais nos crimes, capaz de incutir medo e gerar insegurança na população.

Após serem conduzidos à delegacia, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Diário do RN

eriko jácome

Foto: VERÔNICA MACEDO/CMN

O vereador Eriko Jácome (PP) caminha para ser reeleito presidente da Câmara Municipal de Natal. As informações que chegam de Natal que Eriko já contabiliza 22  dos 29 votos. A eleição acontecerá logo após a posse da legislatura 2025/2028. Eriko vem desenvolvendo um trabalho satisfatório à frente do legislativo.

A vereadora eleita Luciana de Netinho (Republicanos) concedeu entrevista ao programa A Voz da Comunidade, na 87 FM Macaíba, nesta quinta-feira (14). Luciana destacou que irá fiscalizar (Executivo) e terá um olhar especial para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante a entrevista, a vereadora eleita declarou seu compromisso com a bandeira da mulher.

Luciana de Netinho demonstrou preocupação com a educação no município “nossa cidade perdeu o Selo Unicef, isso nos preocupa”. O Selo Unicef avalia políticas públicas da educação, assistência social e saúde. O selo no qual Macaíba perdeu foi do período de 2021 a 2024.

Entre os projetos para juventude, Luciana destacou que durante o mandato de vereador do seu esposo, Netinho França, um dos projetos dele foi o trabalho de qualificação dos jovens e ela atuará também com essa causa, pois a qualificação profissional é importante para oportunidade de emprego. Um outro tema abordado na entrevista foi sobre saúde, no qual Luciana destacou a necessidade de políticas públicas eficientes de assistência, principalmente para as famílias atípicas.

Confira a entrevista completa https://www.youtube.com/watch?v=_tqZoWU15wc

 

Polícia Civil RN Rio Grande do Norte carro viatura — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um homem suspeito de tráfico de drogas morreu após ser baleado em um confronto com policiais civis e militares de Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar. O caso aconteceu nesta quarta-feira (13), segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Outros dois suspeitos foram presos.

De acordo com a corporação, a Delegacia do Município havia montado mais uma fase da “Operação Liberdade”, em parceria com a Delegacia de Furtos e Roubos e a 4ª Companhia da Polícia Militar, para desarticular um ponto de tráfico de drogas.

Porém, durante a ação policial, um dos investigados tentou reagir atirando contra a equipe.

“Os policiais precisaram agir com força proporcional, e o suspeito foi socorrido ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. Ele era apontado como um dos líderes de uma facção criminosa local”, disse a Polícia Civil.

Outros dois suspeitos foram detidos pela polícia. Com o grupo, foram apreendidos uma pistola calibre .380 com dois carregadores, 16 munições intactas, duas cápsulas deflagradas, oito tabletes pequenos de maconha, 75 trouxinhas de maconha, uma porção de cocaína, três vasos com pés de maconha, além de aparelhos celulares.

Segundo a policia, essa foi a 41ª fase da “operação Liberdade”, que já resultou na prisão de 75 investigados e no cumprimento de 26 mandados.

G1 RN

Foto: Magnus Nascimento

A primeira reunião da Comissão de Transição para gestão do município de Natal, com a posse no cargo de prefeito do deputado federal Paulinho Freire (União) em 1º de janeiro de 2025, levou menos de uma hora, tendo o novo chefe do Executivo orientado os 59 membros, inicialmente, que qualquer informação externa sobre a condução e conclusão dos trabalhos deve partir de sua coordenadora, a vice-prefeita eleita Joanna Guerra (Republicanos): “Ela é que vai falar, quando tiver que falar, com a imprensa, como está se desenvolvendo a transição”.

Bem-humorado, Paulinho Freire chegou a dizer aos presentes que não demoraria muito tempo na reunião, porque no fim da tarde desta quinta-feira (14) iria começar um “check-up” para chegar ao dia da posse “zero quilômetro”, por isso “ia fazer uma retífica do motor para iniciar essa batalha”.

O futuro prefeito pediu aos integrantes da Comissão de Transição, no auditório da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), na Ribeira, “já que aceitaram participar, para que atuassem com afinco”, para que se pudesse ter um retrato da administração municipal.

A coordenadora da equipe de Transição, Joanna Guerra, apresentou um calendário dos trabalhos, que devem ser concluídos em 8 de janeiro.

Tribuna do Norte