Arquivo Mensal:: novembro 2024

Seu pet está se lambendo sem parar? Isso não é bom, veja como ajudá-lo! -  Ative - Fisioterapia e Bem-estar Pet

Foto: Reprodução

O famoso “beijo do cachorro” é um gesto comum entre cães e seus tutores. No entanto, tais demonstrações de carinho e de afeto demandam certa cautela, pois podem envolver alguns riscos à saúde. Apesar das maravilhosas intenções, quando um bichinho lambe uma pessoa, pode transmitir determinadas doenças.

De acordo com o médico da Hapvida NotreDame Intermédica, Fernando Galdenço, os cães, assim como outros animais, carregam uma série de micro-organismos na pele, na boca e nas patas. Muitas dessas substâncias não causam problemas para o seu amigo de quatro patas, mas podem representar eventuais riscos à saúde humana, especialmente quando entram em contato com mucosas ou feridas abertas. “A giardíase e a campilobacteriose, por exemplo, podem ser transmitidas pela saliva, pelas fezes ou pela urina de cães infectados”, afirma.

Fernando Galdenço explica ainda que, além de infecções bacterianas e parasitárias, as lambidas de cachorro também podem ser responsáveis pela transmissão de doenças de pele e pelo agravamento de alergias.

No entanto, o médico ressalta que a maioria dos cães domésticos não representa um grande perigo de contaminação para os seres humanos, desde que estejam saudáveis e bem cuidados.

A contaminação pode ser minimizada com algumas precauções simples, esclarece o médico. “Manter a higiene do cachorro, evitar que o animal lamba o seu rosto e não negligenciar a vacinação e a vermifugação. Para ele, não é necessário abrir mão do carinho do amigo de quatro patas, mas sim adotar medidas que garantam tanto a saúde do animal quanto a humana.

Portal 96 FM

Vimos alguns de nossos seguidores relatando no Instagram que ao ir buscar o kit da Corrida Augusto Severo, evento tradicional da cidade realizado pela prefeitura, faltou camisa.

Além de servir para identificar os atletas, a camisa é um item que os atletas gostam de guardar como lembrança.

 

Iguinho & Lulinha é a segunda atração confirmada para o São João de Ouro  Velho – Blog do Bruno Lira

O prefeito Álvaro Dias anunciou as atrações do Natal e Natal e a programação do “Vem Verão” festividade do réveillon. No dia 31 de dezembro, na praia de Ponta Negra, local onde está sendo realizada a obra de engorda, terá show de Iguinho e Lulinha e Beto Barbosa. Expectativa de reunir um grande público para curtir os shows e a virada do ano.

Confira a programação completa do Natal em Natal e o Vem Verão:

Praça Cívica

  • 22 de dezembro – Marina Elali, Serginho Pimenta e João Gomes

Arena das Dunas

  • 25 de dezembro – Presente de Natal

Praia de Ponta Negra

  • 27 de dezembro – Cavaleiros do Forró e Grafith
  • 28 de dezembro – Pedro & Erick, Ricardo Chaves e Raça Negra
  • 29 de dezembro – Olodum e Pedro Sampaio
  • 30 de dezembro – Pedro Luccas e Michelle Andrade
  • 31 de dezembro – Beto Barbosa, Iguinho e Lulinha e Efraim Lima

Redinha

  • 31 de dezembro – Banda Pretta e Cheiro de Amor

 

O curso técnico em Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí segue com inscrições abertas. Os interessados poderão realizar sua inscrição até dia 25 de novembro. Estão sendo ofertadas 30 vagas na modalidade subsequente ao ensino médio. A prova terá 15 questões de português e 15 questões de matemática.

As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2024, nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba.

Acesse o edital. 

Foto: Reprodução

A Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN) celebra a conquista de um de seus alunos. Lucas Emanoel, estudante do 2º ano de Informática, foi premiado com a medalha de ouro na edição de 2023 da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2). O evento é uma iniciativa educacional que visa promover a conscientização e a disseminação de ações voltadas à educação, ciência e cidadania, com ênfase na preservação dos oceanos.

Lançada em 2012, a O2 já envolveu dezenas de milhares de pessoas de diferentes idades e regiões do Brasil, consolidando-se como uma das maiores mobilizações do país em defesa dos oceanos. Em sua edição de 2023, a olimpíada contou com mais de 45 mil participantes, refletindo a forte adesão da sociedade à causa. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a O2 tem como objetivo formar uma “Geração Oceano”, capaz de compreender o papel fundamental dos oceanos na vida do planeta e se engajar ativamente em sua preservação.

“Essa conquista representa o resultado de muito esforço, dedicação e paixão pelo estudo dos oceanos e da preservação ambiental. Participar dessa olimpíada foi uma experiência enriquecedora, que ampliou meus conhecimentos e fortaleceu meu compromisso com a sustentabilidade. Que essa conquista inspire outros jovens a acreditarem em seu potencial e a se engajarem na preservação do nosso planeta”, destacou Lucas.

A Escola Agrícola de Jundiaí tem se destacado como um centro de excelência no ensino técnico e científico, sempre incentivando seus alunos a se engajarem em projetos que promovem a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O desempenho de Lucas na Olimpíada Brasileira do Oceano é um reflexo desse compromisso da EAJ/UFRN em formar jovens críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios globais relacionados ao meio ambiente. A participação de Lucas Emanoel na O2 também é um exemplo de como iniciativas como essa podem estimular a reflexão crítica e o engajamento dos jovens em causas de grande relevância para a sociedade.

 

Foto: Reprodução

Motorista e passageiro foram abordados no km 188 da BR 304. Segundo a PRF, o condutor frequentemente publicava nas redes sociais que transitava com o veículo em condições precárias, expondo não apenas sua vida, mas também a segurança de todos aqueles que utilizam as rodovias.

O automóvel foi apreendido e a PRF alerta para os riscos associados à condução de veículos em estado irregular e precário, e ressalta a importância da manutenção adequada para garantir um trânsito mais seguro. Respeitar as normas de trânsito é essencial para garantir a segurança de todos.

Ponta Negra News

Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, está superlotado — Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi

Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) emitiram uma nota conjunta nesta sexta (22) se posicionando contra a proposta de ‘barreira ortopédica’ apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel. Confira a nota na íntegra ao final desta matéria.

A proposta prevê que municípios arquem com o custeio de atendimentos ortopédicos menos complexos. Segundo a secretária titular da Sesap Lyane Ramalho, a medida já é discutida há mais de um ano com os municípios da região metropolitana e funciona no interior do estado.

A ideia é que o atendimento seja oferecido em formato de consórcio entre os municípios para ratear os custos dos procedimentos, que devem ser concentrados em uma das cidades. Dessa forma, o Hospital Walfredo Gurgel receberia apenas os casos mais graves.

De acordo com a Femurn e o Cosems, a proposta inclui a participação direta de municípios no financiamento do custeio dos atendimentos de média complexidade em ortopedia e direciona o fluxo de pacientes para o Hospital filantrópico Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, onerando com custo estimado de R$ 900.000 (novecentos mil reais) mensais sete municípios, ficando o estado com o compromisso de arcar com 40% do valor.

“A Femurn e o Cosems destacam que a responsabilidade constitucional do financiamento do SUS é tripartite. A Emenda Constitucional 29/2000 estabelece valores mínimos a serem aplicados em ações e serviços de saúde, devendo ser no mínimo 12% dos recursos próprios do estado e 15% dos municípios. Estudo realizado pela Frente Nacional de Prefeitos revela que o montante aplicado pelos municípios do RN encontra-se com valores bastante superiores ao mínimo constitucional, chegando em alguns casos a 35%”, diz a nota.

G1 RN

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Poder Judiciário, na manhã desta sexta-feira (22), em uma residência localizada no Conjunto Manoel Dias, em Macaíba. A ação resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 21 anos, pela suspeita da prática do crime de posse ilegal de munições.

As diligências foram iniciadas para investigar um casal que estaria supostamente comercializando drogas na região. Durante a abordagem, os policiais da 20ª DP apreenderam no imóvel 28 munições de arma de fogo, uma balança de precisão, embalagens plásticas do tipo “Zip Lock” e roupas camufladas.

As investigações seguirão em andamento para localizar o homem que se encontra foragido.  Após a prisão, ela foi conduzida à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Conheça João Gomes, o jovem de 19 anos que é um fenômeno do piseiro | Metrópoles

Foto: Reproduçãp

A Prefeitura de Natal anunciou nesta sexta-feira (21) as atrações musicais do Natal em Natal e do festival Vem Verão, que vai acontecer na área da engorda da Praia de Ponta Negra, no fim do ano e réveillon.

Entre as atrações anunciadas para o mês de dezembro estão João Gomes, as bandas Cavaleiros do Forró e Grafith, Raça Negra, Olodum, Pedro Sampaio e Pedro Luccas.

Os shows do réveillon, em Ponta Negra, serão de Beto Barbosa e Iguinho e Lulinha.

A capital potiguar também terá o espetáculo Um Presente de Natal, com apresentação na Arena das Dunas no dia do aniversário da cidade, 25 de dezembro.

Obra de engorda na Praia de Ponta Negra — Foto: Igor Jácome

Foto: Igor Jácome

obra da engorda da Praia de Ponta Negra chegou aos 55% de execução nesta quinta-feira (21) e avançou para a área do calçadão da praia. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Natal.

Em outubro, o primeiro trecho, de um quilômetro, foi liberado para uso dos banhistas. O trecho da praia fica próximo aos hotéis da Via Costeira de Natal. O material é dragado de um banco de areia localizado a cerca de 10 km da costa.

O município prevê o aterro de 4 km, ampliando para até 100 metros de largura a faixa de areia, na maré seca.

Foto: Joana Lima

A Prefeitura do Natal realiza nesta sexta-feira (22), às 18h, o acendimento da Árvore Natalina na avenida Praia de Ponta Negra. O equipamento terá 20 metros de altura e decoração com tecnologia de acendimento mapeado, permitindo projeções de figuras e palavras. O evento abre oficialmente a programação do Natal em Natal 2024 e integra a decoração especial da cidade no período do fim do ano.

Conforme já divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Prefeitura de Natal está investindo R$7,7 milhões para a parte visual da cidade durante as festividades de fim de ano. A decoração será espalhada por diversos pontos da cidade, incluindo bairros da zona Norte e zona Sul, além de pontos turísticos, monumentos históricos e praças, reforçando a tradição e a cultura local.

Neste ano, além da árvore do Polo Ponta Negra, a Árvore de Mirassol segue como uma das principais atrações deste ano. Com 110 metros de altura, ela vai contar com LEDs que projetam desenhos e mensagens que se movem em sincronia, utilizando um software controlado que permite uma animação dinâmica, visível de 360 graus. Este efeito será complementado por túneis iluminados, criando um ambiente de encantamento para os visitantes.

Somada a tradicional árvore, a Casa do Papai Noel, localizada no Polo Mirassol, receberá uma decoração especial em parceria com a Coca-Cola. Este ano, o espaço conta com um espaço kids e food trucks, criando uma experiência ainda mais interativa e lúdica para as famílias. Em parceria com a marca, também será construída uma Vila de Natal, oferecendo aos visitantes a chance de vivenciar o espírito natalino de maneira envolvente e divertida.

Tribuna do Norte

Foto: Marcelo Augusto/Reprodução

A Arquidiocese de Natal, sob a direção do Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso, promoveu 37 nomeações e transferências de padres em diversas paróquias do Rio Grande do Norte. Em Macaíba, o padre Clodoaldo Leitão passa a ser o vigário e o padre João Dias foi transferido para a Paróquia de Santana, no bairro Soledade, em Natal.

O governo federal lança o Novo Marco de Garantias em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Marcelo Camargo/AG

Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa (veja abaixo as penas para cada um desses crimes)Ao todo, a lista tem 37 nomes (veja aqui).

O indiciamento ocorre no inquérito que investiga a tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022. Desde o ano passado, a PF investiga a tentativa de golpe de Estado e iniciativas nesse sentido que ameaçaram o país entre 2022 e 2023, após Lula ter sido eleito — vencendo Bolsonaro nas urnas — e até pouco depois de ele ter tomado posse.

Além de Bolsonaro, foram indiciados pelos 3 crimes:

  • o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022;
  • o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin);
  • Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

Além do inquérito sobre o golpe de estado, Bolsonaro também já foi indiciado neste ano em outras duas investigações da Polícia Federal: o caso das joias sauditas e a fraude no cartão de vacinas.

O relatório final do inquérito, que tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e vai ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Caberá à Procuradoria-geral da República (PGR) denunciar ou não os indiciados ao Supremo. Caso a Corte aceite a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados.

G1

O Blog Informativo Atitude destaca que os vereadores que não foram reeleitos vão reivindicar espaço na gestão e estariam no alvo os cargos de três secretários. Ainda segundo o blog, a reivindicação dos parlamentares é justa, pois eles tiveram votos que validam a cobrança. O blog cita que uma fonte ligada ao governo declarou que a cobrança dos vereadores é algo natural e que haverá mudanças no governo, mas não citou nomes.

De acordo com o blog, os três cargos que poderão entrar na disputa política são de secretário de Agricultura, secretário de Relações Institucionais e de diretor-presidente do MacaíbaPrev.