Arquivo Mensal:: novembro 2024

O prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), anunciou uma parte do secretariado. Eleito pela terceira vez para administrar a quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, Jaime volta à prefeitura após vencer o pleito com mais de 53% dos votos, contra o atual prefeito Eraldo Paiva (PT).

Confira os nomes que irão compor o primeiro escalão da gestão:

Secretário do Gabinete Civil: Mário David
Secretaria de Comunicação Social e Eventos: Ledson França
Secretaria de Educação: Marilac Castro
Secretaria de Saúde: Terezinha Rêgo
Secretaria de Serviços Urbanos: Magnus Kebio
Secretaria de Assistência Social: Emília Caroline
Secretaria de Juventude Esporte e Lazer: Rayane Rocha
Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo: Hélio Duarte
Secretaria do Idoso e da Pessoa com Deficiência: Márcio Pinto
Fundação Cultural Dona Militana: Gleydson Almeida

O governo Fátima Bezerra encaminhou projeto de lei para Assembleia Legislativa com aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviçoc (ICMS). Atualmente o ICMS no Rio Grande do Norte tem aliquota de 18%, Fátima quer aumentar para 20%. A matéria está na Assembleia Legislativa e teve início os debates sobres os aumentos de impostos que o governo quer.

Um outro ponto do projeto de lei trata sobre IPVA para os carros elétricos, atualmente esses veículos não pagam. Um outro ponto em questão é sobre o aumento de 10 para 15 anos o tempo que o uso de veículos livres do imposto.

Ezequiel Ferreira: biografia e vida política – PSDB – RN

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira deverá lançar candidatura à reeleição. Tramita no Supremo Tribunal Federal uma ação que poderá autorizar os atuais presidentes de Poder Legislativo a disputar a reeleição. Tendo em vista essa ação, a imprensa estadual destaca que Ezequiel deu início a articulação para ser reconduzido ao cargo de presidente para o biênio 2025/2026.

Policiais civis do Programa Movimento Saúde da Academia de Polícia Civil do RN (MOVSAÚDE/ACADEPOL) realizaram, nesta quarta-feira (06), uma ação solidária em prol da Associação Macaibense de Acolhimento Institucional (AMAI). A iniciativa teve como objetivo a distribuição de alimentos, produtos básicos de saúde e brinquedos, com a finalidade de promover o apoio a crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

A ação foi viabilizada através da arrecadação realizada pelos policiais civis, que se mobilizaram para oferecer esse auxílio. A entrega contou com a presença da delegada Dulcinéia Costa, diretora da ACADEPOL, e de diversos agentes da Polícia Civil do RN.

Concurso Público Macaíba-RN: previsões para o segundo semestre de 2022

Foto: Reprodução

O município de Macaíba não conquistou o Selo Unicef do quadriênio 2021 a 2024. Concedido pelo UNICEF, o selo é uma certificação de que o município atinge metas estabelecidas em áreas essenciais, como Assistência Social, Saúde e Educação. Macaiba tem um histórico de conquista desse título, mas nos últimos quatro anos não avançou nas políticas públicas voltadas para a infância, o que culminou a cidade não conquistando o selo.

Municípios que recebem o Selo UNICEF melhoram mais em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção

Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Todas essas cidades participam do Selo UNICEF, uma iniciativa do UNICEF destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 923 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunizaçãoeducação proteção contra as violências.

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.

Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados. “O que estamos fazendo nas regiões Norte e Nordeste é um trabalho de larga escala visando à garantia de direitos fundamentais para milhares de meninos e meninas. É importante que essas cidades continuem se desenvolvendo e evoluindo para que crianças e adolescentes que lá vivem possam ter uma trajetória plena, com oportunidades, protegidos e tendo melhores condições para viver”, complementa Youssouf Abdel-Jelil.

Com informações da Unicef

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) divulgou nesta quarta-feira (6) um novo levantamento de preços de combustíveis nos postos de Natal. A pesquisa indica que o preço médio da gasolina comum está em R$ 6,56, enquanto a gasolina aditivada é comercializada, em média, a R$ 6,61. No total, foram analisados 87 postos de combustíveis, abrangendo as quatro regiões da cidade.

Os dados apontam uma redução em relação ao levantamento anterior, realizado em outubro, quando o preço médio da gasolina comum era de R$ 6,64, representando uma queda de R$ 0,08. A pesquisa também revelou que muitos postos mantiveram os preços do mês passado: na Zona Sul, 79% dos estabelecimentos mantiveram os valores, seguidos pela Zona Leste (48%), Zona Norte (33%) e Zona Oeste (31%).

O Procon Natal alerta, no entanto, que o cenário de estabilidade pode mudar em breve. A partir de 1º de fevereiro de 2025, o Conselho Nacional Fazendário (CONFAZ) aprovou um reajuste na alíquota do ICMS sobre combustíveis. Para a gasolina e o etanol, a alíquota subirá em R$ 0,10 por litro, passando de R$ 1,37 para R$ 1,47. Já para o diesel e o biodiesel, o aumento será de 5,31%, com a alíquota subindo de R$ 1,06 para R$ 1,12.

Além disso, o valor do petróleo no mercado internacional, atualmente cotado a R$ 5,75, continua impactando os custos internos, uma vez que a Petrobras ainda depende da importação para atender à demanda nacional.

O Procon orientou que os consumidores realizem uma pesquisa de preços antes de abastecer, uma vez que a variação entre o valor mais alto e o mais baixo pode gerar uma economia significativa. No caso do etanol, por exemplo, o maior preço encontrado foi de R$ 4,99, enquanto o menor foi de R$ 3,59, na Zona Norte, no bairro Igapó, resultando em uma variação de 39% e uma economia de R$ 1,40 por litro.

Para o diesel S-10, a diferença de preço entre o valor mais alto (R$ 6,79) e o mais baixo (R$ 5,58) foi de R$ 1,21, com o menor preço registrado na Zona Oeste, no bairro Cidade Nova. A gasolina comum, por sua vez, teve o maior preço encontrado em R$ 6,59 e o menor em R$ 5,71, na Ribeira, Zona Leste.

Portal 96 FM

Foto: Reprodução

A disputa pela Presidência da Câmara de Macaíba ainda não foi totalmente resolvida. Em relação ao primeiro biênio está definido que a irmã do prefeito Emídio Júnor, Erika será candidata, tendo o apoio da maioria dos vereadores reeleitos e eleitos. Como nenhum vereador da base governista irá se contrapor, está pacificado que ela estará a frente do legislativo entre 2025 e 2026, a disputa atual está em relação ao biênio 2027/2028. O atual presidente Denilson Gadelha articulou para que a partir de 2027, ele volte a ser presidente, mas a questão está justamente aí. Alguns vereadores também querem ter o gosto de ser eleito presidente e articulam nos bastidores ocupar a cadeira de Denilson.

Ouvimos de fontes do Palácio Auta de Souza que o assunto está resolvido, sendo Erika Emídio para o primeiro biênio e Denilson Gadelha para o segundo biênio. Porém, alguns edis que sonham em sentar na cadeira de presidente do legislativo, acreditam que o cenário para o segundo biênio poderá sofrer mudanças, tendo em vista que recentemente o Ministério Público recomendou três presidentes de Câmara de se abster de disputar a segunda reeleição.

 

Foto: Tribuna do Norte/Reprodução

As obras da engorda da praia de Ponta Negra devem se aproximar da marca de 2 km finalizados nos próximos dias. Os trabalhos, que já contam com a conclusão de 1,35 km e índice de cerca de 35% de finalização, avançarão com o bloqueio de mais 500 metros da praia para a realização do aterro na altura do hotel Rifóles, até a semana que vem. As informações são do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, que celebra o andamento dos serviços, mesmo diante da paralisação temporária em razão de o material retirado da jazida para o aterro ter sido considerado impróprio. A previsão é finalizar a obra depois do dia 20 de dezembro, mas ainda em 2024.

“Passamos algo em torno de 10 dias para começar de fato a engorda, por conta do problema com a jazida, mas a obra está andando no seu fluxo normal. Nós notamos, com esse pouco mais de um quilômetro, que a população está aprovando os trabalhos. Temos visto o pessoal do surf e do kitesurf frequentando a região, que será um grande marco para revitalizar o turismo e a economia de Ponta Negra. Então, pretendemos entregar após o dia 20 de dezembro”, afirmou o secretário. O aterro hidráulico começou em meados de agosto e foi paralisado em seguida por causa das condições da jazida.

Os serviços foram retomados no dia 20 de setembro, após a Prefeitura encontrar um novo local para a extração dos sedimentos, com areia de qualidade e suficiente para a obra. Também foi decretada emergência nas praias de Ponta Negra e da Via Costeira após o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hotéis, passeio público, sistema de drenagem e o Morro do Careca, com risco de acidentes fatais e danos ambientais. As marés altas e intensas que passaram a atingir Natal na época, foram um dos motivos elencados pela Prefeitura para edição do decreto.

Na época, a Procuradoria Geral do Município disse que a situação de emergência decretada iria muito além da obra de engorda, que, graças à medida, pôde continuar, segundo interlocutores. Entre as legislações que embasam o decreto estão o Código Florestal, como a Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (12.608/2012) e a Resolução 369/Conama. No mês passado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra.

A justiça também determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. Com o aterro, a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira é alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. A obra tem custos da ordem de R$ 73 milhões.

Tribuna do Norte

O Rio Grande do Norte já registra mais de dois assassinatos por dia em 2024. Ao menos é o que apontam os números divulgados nesta quarta-feira (6), pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Ao todo, até o mês de outubro deste ano, o RN teve 695 mortes violentas intencionais (MVIs), que representam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, intervenções policiais e lesões corporais seguidas de morte. A Grande Natal teve 281 assassinatos, o que representa 40% do total no estado. Apenas em outubro, a Região Metropolitana registrou 27 mortes.

Apesar dos números, o índice caiu, se comparado ao mesmo período de 2023, quando 885 pessoas foram mortas no RN. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a redução é de 21,5%.

Na Região Metropolitana de Natal, composta pela capital e mais 14 municípios, a redução nos índices de violência em outubro foi ainda maior: 30,8%. Já no período de janeiro a outubro, a queda também foi expressiva: 28,5% no acumulado do ano.

Portal 96 FM

A enfermeira e vereadora eleita de Macaíba, Luciana de Netinho, comemora aniversário nesta quarta-feira (06). Familiares, amigos e correligionários iniciaram o dia parabenizando Luciana, desejando felicitações e saúde. Esposo de Luciana, Netinho França fez um post nas redes sociais declarando “Parabéns meu amor, que jesus continue te abençoando, e que você sempre seja essa mulher guerreira, determinada e de um coração enorme” finalizou.

Carlos Eduardo Lins da Silva | Trump repete estratégia e ativa potencial  explosivo das eleições

Foto: Reprodução

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições dos Estados Unidos ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira (6).

O resultado foi anunciado por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Mesmo sem a contagem de cédulas ter sido totalizada, a margem adquirida por Trump já não podia mais ser superada pela concorrente, a democrata Kamala HarrisAutoridades internacionais comentaram o resultado e parabenizaramo o republicano.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e estava à frente em Michigan, Nevada e Arizona, até a última atualização desta reportagem.

Esses estados, também conhecidos como “estados-pêndulo” (“swing states“), são considerados decisivos porque neles a escolha de um presidente republicano ou democrata varia e não é possível prever o resultado. O somatório do total de delegados que os representam são cruciais para definir quem ganha ou perde uma votação.

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições dos Estados Unidos ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira (6).

O resultado foi anunciado por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Mesmo sem a contagem de cédulas ter sido totalizada, a margem adquirida por Trump já não podia mais ser superada pela concorrente, a democrata Kamala HarrisAutoridades internacionais comentaram o resultado e parabenizaramo o republicano.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e estava à frente em Michigan, Nevada e Arizona, até a última atualização desta reportagem.

Esses estados, também conhecidos como “estados-pêndulo” (“swing states“), são considerados decisivos porque neles a escolha de um presidente republicano ou democrata varia e não é possível prever o resultado. O somatório do total de delegados que os representam são cruciais para definir quem ganha ou perde uma votação.

G1 RN

Foto: TV Tropical

Uma casa localizada no Conjunto Bosque, em São Gonçalo do Amarante, foi invadida e incendiada por populares na noite desta segunda-feira (04). O imóvel teria sido frequentado pelo homem que confessou o assassinato de Maria Fernanda.

De acordo com vizinhos, o suspeito era visto com frequência na casa, muitas vezes acompanhado de adolescentes, o que aumentou a desconfiança e a revolta dos moradores. Após a prisão do homem, populares se dirigiram ao imóvel e atearam fogo no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado durante a noite para controlar as chamas, mas a residência ficou destruída.

Com informações do Portal da Tropical

Grande Ponto

Foto: Portal de Notícias Senadinho

Policiais civis da 20ª Delegacia (DP) de Macaíba deram cumprimento, na tarde desta terça-feira (05), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 21 anos, suspeito pela prática do crime de roubos a veículos no município de Macaíba.

De acordo com as investigações, o suspeito já estava preso por descumprir a medida cautelar de monitoramento eletrônico, quando novamente rompeu a tornozeleira. Durante o período em que esteve foragido, ele teria cometido, pelo menos, dois roubos no mês de maio de 2024, subtraindo um automóvel, uma motocicleta e diversos objetos pessoais das vítimas.

A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Maria Fernanda, de 12 anos, desapareceu ao sair de casa para a escola na Grande Natal — Foto: Cedida

Foto: Cedida

A família de Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, que foi encontrada morta nesta segunda-feira (4) após passar quatro dias desaparecida, não acredita que ela tivesse marcado um encontro com o suspeito do crime, que apresentou essa versão à polícia.

“Peço encarecidamente às autoridades que investiguem isso a fundo, porque isso não existe. Ela não tinha nenhum relacionamento com esse monstro”, disse Eliane Lima, dia da menina.

“Ele não era namorado dela, nunca foi nada dela, nem conhecia ela”, disse Vitória Ramos, irmã de Maria Fernanda.

O velório e o sepultamento da menina estão marcados para a tarde desta terça-feira (5).

A adolescente estava desaparecida desde a última quinta-feira (31) na Grande Natal. O corpo dela foi encontrado nesta segunda-feira (4) em Extremoz. O suspeito do crime também foi preso nesta segunda (4).

Segundo a delegada geral da Policia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o homem confessou ter matado a menina na quinta-feira (31). De acordo com o suspeito, eles marcaram o encontro na quinta feira as 12h30.

“Segundo ele, marcaram um encontro para namorar, ele a conheceu na rua, estava fazendo um trabalho lá, foi assim que conheceu Maria Fernanda e começaram uma paquera, um namoro e ele a convidou para sair. Combinaram para sair, durante esse encontro mantiveram relações sexuais, mas, ainda está sendo apurado o motivo, houve um desentendimento e ele matou Maria Fernanda, em seguida queimou o carro e começou o processo de fuga”, explicou a delegada.

Segundo a polícia, a vítima foi morta em Extremoz, o suspeito queimou o carro em Macaíba e foi preso em São José de Mipibu nessa segunda-feira (04).

De acordo com a Polícia Civil, o homem de 35 anos tem familiares que moram perto de onde Maria Fernanda vivia com a família e conheceu a menina enquanto estava na região.

Maria Fernanda desapareceu na quinta-feira (31) após sair de casa em direção à escola, em São Gonçalo do Amarante. A família registrou o boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal na manhã da sexta-feira (1º).

A adolescente, que morava com a família no bairro Golandim, na Rua Santa Margarida Maria, passou a manhã em um projeto social do bairro, onde participava de aulas de reforço e atividades esportivas. Em seguida, voltou para casa, se preparou e saiu em direção à Escola Municipal Genésio Cabral, onde estudava no turno da tarde.

No caminho, passou novamente em frente ao projeto social, mas não chegou à escola. Testemunhas afirmaram ter visto a jovem entrando em um carro vermelho, possivelmente uma Strada, conforme informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No domingo (03), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que ouviu o homem que aparece em imagens entregues pela família, conduzindo um carro vermelho que circulava na região do desaparecimento de Maria Fernanda.

O delegado Márcio Lemos, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), declarou que os investigadores descartaram o envolvimento do homem no caso.

G1 RN