O governador Robinson Faria participa, na manhã desta quinta-feira (2), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa com a tradicional leitura da mensagem anual. O evento, que tem início com a revista às tropas da Polícia Militar pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza, começa às 9h30.
A ex-presidenta Dilma Rosuseff deve prestar depoimento no dia 24 de março na ação penal que investiga o ex-ministro Antônio Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais 13 pessoas. Dilma foi arrolada como testemunha de defesa de Marcelo Odebrecht. O depoimento será às 14h por videoconferência com Porto Alegre (RS). A data foi marcada pelo juiz federal Sérgio Moro na retomada dos trabalhos da Operação Lava Jato nesta quarta-feira (1°).
Dilma já havia sido indicada por Marcelo Odebrecht como testemunha em outro processo da Lava Jato, que investigava o setor de Operações Estruturadas da empreiteira. Mas, à época, Dilma estava afastada do cargo por causa do processo de impeachment e afirmou que prestaria depoimento por escrito, já que a lei permite essa possibilidade para autoridades. Entretanto, a defesa de Marcelo Odebrecht desistiu do depoimento de Dilma e Sérgio Moro aceitou o cancelamento.
Também foram indicados por Marcelo Odebrecht como testemunha de defesa o empreiteiro Emílio Odebrecht, os ex-ministros Guido Mantega e Jaques Wagner e a ex-presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Deputados e senadores aparecem na lista de testemunhas de defesa de réus como Marcelo Odebrecht, Palocci e o assessor dele, Branislav Kontic. Foram indicados os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT), Paulo Pimenta (PT), Paulo Teixeira (PT) e Miro Teixeira (Rede). No Senado, foram arrolados como testemunhas os parlamentares Armando Monteiro (PTB), Lindbergh Farias (PT), Jorge Viana (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB). Moro mandou comunicar os parlamentares e ofereceu três datas para as oitivas: 21, 22 ou 29 de março. Os depoimentos serão por videoconferência com Brasília.

Mário Henrique e Luiz Fernando na sede do TCE.
Morador de Macaíba, o cidadão Mário Henrique, esteve hoje no Tribunal de Contas do Estado (TCE) junto ao Ministério Público de Contas, solicitando que a Câmara Municipal de Macaíba passe a ter todos os seus carros oficiais adesivados. Outra solicitação feita por Mário Henrique foi a redução da cota de combustíveis dos carros dos gabinetes dos vereadores, que segundo ele é bastante alta.
Transparência
Ainda no órgão fiscalizador, Mário Henrique solicitou que o legislativo da cidade possa ter um portal da transparência com o diário de bordo, para que informe ao cidadão quanto foi gasto de combustível e a quilometragem dos veículos dos gabinetes. .
A pergunta que não pode faltar
Todas essas solicitações poderiam ter saído do próprio legislativo, partindo da mesa diretora essas ações que sendo realizadas darão mais transparência as despesas da Câmara Municipal, ao qual quem paga a conta são todos os cidadãos que pagam impostos. A pergunta que não poderia faltar é, algum vereador vai solicitar aos próprios colegas vereadores que essas medidas passem a ser realizadas? quem tiver esse compromisso de solicitar a mesa diretora manifeste-se.

As despesas da Câmara Municipal de Macaíba quase chegaram aos R$ 6 milhões de reais em 2016. Os gastos principais foram com pagamento de salários, obrigações patronais, prestadores de serviços e material de consumo. Em 2015 os gastos com despesas da Câmara chegaram aos R$ 5 milhões e 400 mil reais. O que chama atenção é que em plena crise financeira, que assola todo o país o legislativo de Macaíba não reduziu custos, apenas aumentou.
As informações sobre os gastos da Câmara Municipal foram obtidas através do Portal da Transparência da Prefeitura de Macaíba. A mesa diretora da Câmara Municipal está devendo ao cidadão um portal do legislativo funcionando e atualizado.


Henrique Alves e Gelson Lima
Em entrevista ao Agora RN, o Presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima (PSB), disse que “se esperava mais do governador Robinson. Ele foi eleito aqui em Macaíba com um sentimento de mudança muito grande. No entanto, entendo que as dificuldades têm sido maiores que a boa vontade do governante”, disse.
Ele também disse entender as dificuldades que passa o governador Robinson Faria na gestão estadual, mas que a campanha deixou uma grande expectativa do seu governo no município. Lembrando que Gelson Lima apoiou em 2014 o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves do PMDB.

Reprodução/TV Globo
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Uma das empresas investigadas como financiadora do avião Cessna Citation PR-AFA, que transportava o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em agosto de 2014, recebeu R$ 87,5 milhões em contratos com o governo do estado entre 2010 e 2016, sendo R$ 75 milhões até 2014, durante o governo de Campos.
Segundo investigações da Operação Vórtex, deflagrada hoje (31) pela Polícia Federal (PF), a empresa do segmento de equipamentos e construção – cujo nome não foi divulgado – ganhou vários contratos com o poder público estadual, inclusive alguns financiados com verbas do governo federal.
A Vórtex é um desmembramento da Operação Turbulência que investiga a propriedade do avião que transportava o então candidato à Presidência da República e que caiu em Santos, no litoral paulista, matando Campos e mais seis pessoas, em 13 de agosto de 2014, durante a campanha eleitoral.
Segundo o superintendente da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro, também chama a atenção a evolução das doações para campanhas eleitorais feitas pela empresa a partidos políticos e candidatos, em especial aqueles apoiados pelo ex-governador Eduardo Campos. “As doações partiram de R$ 30 mil em 2006 para R$ R$ 3,8 milhões em 2014”, disse.
A investigação sobre esses contratos e doações começaram após análise de movimentações financeiras das contas de empresas envolvidas na aquisição do avião. Observou-se que quase R$ 160 mil transferidos por uma das empresas investigadas na Operação Turbulência, a Câmara e Vasconcelos Locações e Terraplenagem, haviam sido, na verdade, repassados dois dias antes por uma terceira empresa, que ainda não havia sido alvo da investigação original. A Câmara e Vasconcelos foi uma das compradoras do avião usado por Eduardo Campos na campanha presidencial.

Partido fundado por Marina Silva encontrou com ação no STF
Agência Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar na quarta-feira (1º), na volta aos trabalhos após o recesso, o processo que pode impedir réus de ocuparem as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, cargos que estão na linha sucessória da Presidência da República. O caso começou a ser julgado no ano passado, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.
O pedido de vista do ministro foi feito no dia 3 de novembro, mas a questão foi julgada liminarmente quando a Corte decidiu manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo ao julgar uma decisão provisória proferida pelo ministro Marco Aurélio, que não esperou a devolução do pedido de vista para determinar o afastamento.
A Corte julga a ação na qual a Rede pede que o Supremo declare que réus não podem fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. A ação foi protocolada pelo partido em maio, quando o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tornou-se réu em um processo que tramitava no STF.

Arquivo/Agência Brasil
A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva continua internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde de hoje (29), Dona Marisa “segue sob monitorização, com condições clínicas e neurológicas inalteradas”.
Na sexta-feira (27), e ex-primeira-dama fez uma tomografia para verificar se houve melhora na infecção em seu cérebro.
Dona Marisa foi internada no Sírio-Libanês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na terça-feira (24). Ela está sendo acompanhada por equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.
Agência Brasil


Nos bastidores já se comenta que alguns políticos de Macaíba pensam em disputar o pleito de 2018 para Assembleia Legislativa. O objetivo principal seria 2020, pois quem não é visto não é lembrado. A estratégia é pertinente, mas um fiasco na eleição de 2018 poderá deixar a imagem da figura arranhada para 2020 e o que deveria ajudar passa a prejudicar.

A Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade começou o ano com uma série de visitas a diversas regiões brasileiras, com o objetivo de reorganizar e expandir a atuação do partido no país. Para dar início a esse novo trabalho, a REDE escolheu o Nordeste brasileiro, que tem recebido a ex-senadora Heloisa Helena (AL), além do coordenador de Organização da Executiva Nacional, Tácius Fernandes, que têm se reunido com as lideranças locais nas principais cidades nordestinas.
As visitas começaram na segunda semana de janeiro, nos municípios de Campina Grande e João Pessoa, ambos na Paraíba. Na última sexta-feira (20 de janeiro), eles estiveram em Aracaju (SE). “Essas reuniões servem para ver como (os filiados da REDE) estão e para conversar. São encontros de organização para que eles nos auxiliem e assim a REDE possa ajudar o Brasil”, avaliou Heloisa Helena, que também integra a Executiva Nacional.
O trabalho de contato com a militância local prosseguiu no início desta semana. Na segunda-feira (23 de janeiro), os dois integrantes se reuniram com a militância em São Luís (MA). Nesta terça-feira (24 de janeiro), foi a vez de Teresina (PI). A série de viagens ao Nordeste prossegue no dia 4 de fevereiro na Bahia, onde acontece um encontro com os prefeitos da REDE no estado. A Bahia teve o maior número de eleitos para chefe de Executivo da legenda na última eleição, com três no total.
O coordenador de Organização explica que esse trabalho servirá para estimular ainda mais o espírito de unidade dentro da REDE, com a participação da militância de todas as partes do país. Além disso, o partido pretende ampliar sua abrangência no Brasil, com uma presença mais próxima junto aos grupos locais. “Nossa ideia é sempre crescer, mas sempre com qualidade com pessoas que defendam e estejam de acordo com os nossos princípios e valores”, disse.
Próximas eleições
Tácius destacou ainda que essa ação também pretende aprimorar a participação da militância nas próximas eleições, que acontecem em 2018. Na ocasião, serão eleitos um novo presidente, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais). Dentro desse trabalho, será mostrada a importância de se construir um programa de governo, sempre com a ajuda da sociedade para atender de forma mais eficaz as necessidades da população.
“É importante sempre frisar a importância do conteúdo programático para poder governar em todas as esferas. Essa premissa já foi adotada inclusive na formação das coligações nas últimas eleições municipais”, ressaltou o coordenador.
Agência Brasil – Em viagem para Sevilla, na Espanha, a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) falou pela primeira vez que não disputará mais uma candidatura à Presidência da República e diz que agora o candidato é Luiz Inácio Lula da Silva. “As pessoas têm hora e vez, tudo tem hora e vez, a já foi a minha”, afirmou. “Não serei eu, será Lula da Silva o candidato”, disse Dilma em entrevista á Rádio Sevilla, da rede Ser.
Dilma falou que apesar de não ser mais candidata, continuará fazendo política. Na entrevista, ela reforçou as críticas ao presidente da República Michel Temer (PMDB), falando que o processo de impeachment no Brasil foi “traumático” e ainda criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que o surgimento de “salvadores da pátria” põe em risco a democracia.

Daniel Menezes/O Potiguar
O problema que apontei com cinco meses de governo permanece atual. No caso da crise da Alcaçuz, que vem sendo devidamente debelada, foi algo importante para a consagração de boatos, falas desencontradas e “incêndios” a serem apagados.
O fato de mais de um secretário falar, às vezes com pontos de vista distintos, criou aparente desunificação do discurso do Governo do RN, dando margem para interpretações capciosas por parte dos críticos. Como a imprensa oposicionista já percebeu o problema, faz diversas entrevistas e confronta as falas dos secretários.
No manual da política consta que fala desgastante é dada por um secretário ou até por um porta voz. As ações, realizações e determinações vêm da boca do mandatário máximo. É assim que se preserva a imagem do líder.
O governo precisa institucionalizar a figura do “porta voz”. Um que seja oficialmente escalado para falar ou que assuma a posição oficiosamente. Do contrário, terá de explicar as explicações dos seus diversos membros o tempo inteiro.
A ex-senadora Marina Silva, utilizou de sua página na rede social facebook para lamentar a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal, relator da operação Lava Jato. Veja o que disse Marina
Recebi com muita tristeza e pesar a confirmação da morte do ministro do STF e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki, e dos outros passageiros que estavam na aeronave que caiu em Paraty na tarde desta quinta-feira. Indicado ao STJ pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff, Teori era amplamente respeitado e reconhecido por sua discrição, rigor técnico e compromisso ético no ato de julgar. Com uma extensa e respeitável contribuição no meio jurídico, teve um papel decisivo que levou ao afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e do ex-senador Delcídio do Amaral. Teori tinha sob suas mãos a relatoria da Operação Lava-Jato e sua atuação era uma garantia de estabilidade e correção na condução de um processo tão complexo. Que o seu rigor e seriedade ao se manifestar nos autos fiquem como legado a ser honrado e continuado nessa importante tarefa que ainda temos de passar o Brasil a limpo. Que Deus possa dar conforto e sustentação a seus familiares, amigos e colegas magistrados nesse momento de perda e dor.
O juiz federal Sérgio Moro, principal responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, também falou sobre o ministro.
Moro enviou as condolências à família de Zavascki e disse que o ministro foi um “herói brasileiro” e exemplo para todos os juízes, promotores e advogado do país. “Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, disse o juiz em nota.
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, também prestou solidariedade à família.
“A morte põe fim a uma vida, mas não acabam a amizade, a convivência nobre, gentil e fecunda do amigo dos amigos. Nem a generosidade com todos que caracterizava o ministro Teori Zavascki. O sentimento de dor e de saúde servirá de permanente lembrança para os compromissos que marcaram a vida do ministro, uma responsabilidade nossa, a fim de nos perseverarmos, também em sua homenagem, na mesma trilha”, disse a ministra.

Emídio Júnior e José Alcântara
Após a publicação de matéria do Macaíba no Ar referente a sugestão do Presidente do Sinsemac ao vereador Emídio Júnior,o parlamentar voltou a manifestar sua opinião e disse que sugestão de José Alcântara é inconstitucional, pois não existe concurso público, nem tão pouco processo seletivo, para cargos de confiança.
Emídio Júnior disse ainda que o legislativo macaibense tem 38 servidores efetivos, sendo que 12 trabalham diretamente na Câmara e o restante encontra-se cedido a órgãos de outros Poderes.
Após publicação da nota emitida pelo gabinete do vereador Emídio, o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Macaíba, Alcântara, fez o seguinte questionamento ao vereador, se na Câmara tem servidores sobrando, que pode ceder a outros poderes, porquê contratar tantos cargos comissionados? Alcântara aproveitou a oportunidade e faz outros questionamentos ao vereador, veja abaixo, o que ele escreveu através de seu perfil no facebook.

