Política Arquivo

1

Na manhã deste último domingo (8), um oficial de Justiça e o procurador-geral de Tenente Laurentino Cruz cumpriram uma ordem judicial de mais um mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito da cidade, Francisco Dantas de Araújo, por decisão da juíza Mônica Maria Andrade da Silva e pedido pelo próprio município.

Na sexta-feira (6), já havia sido cumprido outro mandado na residência do ex-prefeito na zona rural. A nova ação, que teve o intuito de encontrar documentos da administração pública municipal não entregues pela equipe de transição, aconteceu em uma casa na zona urbana do município.

De acordo com o procurador Hakahito Galvão, a determinação é que os documentos sejam encaminhados ao Fórum Judicial da Comarca de Florânia. A medida visa a subsidiar uma futura ação civil de improbidade administrativa. Para isso, juntou-se documentos consistentes em fotografias, ofício comunicador, decreto municipal e boletim de ocorrência.

O município de Tenente Laurentino Cruz alegou que na data marcada para o recebimento e conferência do patrimônio municipal, não compareceu nenhum representante da gestão anterior para entregar a documentação e os bens do município.

Informações do Agora RN

Chamou atenção a eleição para o conselho comunitário do bairro Campinas. Há muito tempo não se via tantas chapas disputando um simples conselho, ao qual muitos moradores perguntam que ações foram desenvolvidas por esta última gestão.

Qual objetivo dos ex-candidatos a vereadores que nem no bairro residem fazer questão de anunciar em carro de som está apoiando alguém?

O Governador Robinson Faria (PSD) recebeu esta semana a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), ao qual foi vice-governador da ex-governadora que assumiu em 01 de janeiro seu quarto mandato à frente do executivo mossoroense. Rosalba Ciarlini foi propor parceria entre o governo do estado e a prefeitura. Lembrando, quando era vice-governador, Robinson Faria rompeu aliança com a rosa.

A prefeita propôs ao governador a assinatura de um termo de compromisso entre entes públicos para acabar com as filas de cirurgias eletivas. Ela argumentou que o município recebendo tratamento igual a Natal no que diz respeito ao plus para as cirurgias, a demanda que está reprimida há meses será amenizada. São quase três mil casos. Só em Mossoró, são mais de 800 pacientes esperando procedimentos cirúrgicos ginecológicos, ortopédicos e gerais como vesícula, hérnia e outros. Rosalba também solicitou cooperação para o SAMU pela necessidade de ampliação do serviço.

Na área de educação, a prefeita pediu que fossem devolvidos os seis ônibus para a zona rural, uma vez que a gestão passada não quis assinar o convênio para o transporte escolar.

A conclusão da adutora Santa Cruz (Apodi)/Mossoró que Rosalba deixou como governadora, 85% das obras, foi outro assunto que a prefeita trouxe entre as prioridades para o município.

Na segurança pública, a prefeita expôs a situação calamitosa da cidade, pedindo o empenho do governador e sugerindo a ampliação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) com a integração de câmeras de vigilâncias da PMM e Governo, além de reforço policial e da inteligência da segurança.

Léo Cabral/Rede Sustentabilidade

A ex-senadora de Alagoas, Heloísa Helena (REDE), criticou a ética seletiva durante uma entrevista para uma emissora de televisão em João Pessoa (PB). Para Heloísa, a pior coisa deseducativa para um país é a ética seletiva, ou seja, a ética é um discurso que é apropriado quando é para atacar o adversário, e a ética escondida quando é  para favorecer aqueles grupelhos políticos.

Heloísa Helena esteve em João Pessoa e Campina Grande, participando de atividades do partido Rede Sustentabilidade.

 

Em campanha para reeeleição, Rodrigo Maia se reúne com bancada federal potiguar

O Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), veio ao Rio Grande do Norte em busca de apoio da bancada potiguar de deputados federais. O encontro foi na casa de praia do Governador Robinson Faria, onde contou com a presença dos deputados Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PSDB), Walter Alves (PMDB), Fábio Faria (PSD) e Antônio Jacomé (PTN). A deputada Zenaide e Beto Rosado não comparecem ao encontro.

Rodrigo Maia busca ser reeleito, mas antes terá que resolver a questão que está no Supremo Tribunal Federal, onde é questionado se o deputado com o mandato tampão pode concorrer a reeleição.

Presidente Michel Temer

Da Agência Brasil

Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o presidente Michel Temer explicou por que utilizou a palavra acidente para classificar o massacre que deixou 56 mortos no Complexo Prisional Anísio Jobim (Compaj), na capital amazonense.

“Sinônimos da palavra ‘acidente’: tragédia, perda, desastre, desgraça, fatalidade”, escreveu, referindo-se à própria declaração feita pela manhã de hoje (5), ao abrir a reunião do Núcleo Institucional do governo que discutiu o sistema carcerário brasileiro.

Durante a reunião, o presidente anunciou que será construído um presídio novo em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal. Só na construção de cinco presídios federais o governo vai investir R$ 200 milhões, além de outros R$ 150 milhões para instalar bloqueadores de celular em pelo menos 30% das penitenciárias brasileiras.

Em entrevista após o encontro, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou que o novo Plano Nacional de Segurança contemplará, no quesito carcerário, três objetivos: reduzir homicídios dolosos e feminicídios, promover o combate integrado à criminalidade transnacional – tráfico de drogas e de armamento pesado – e a racionalização e a modernização do sistema penitenciário.

Além dos 56 presos que foram assassinados durante o motim no Compaj, outros quatro detentos morreram na Unidade Prisional de Puraquequara, também em Manaus. As rebeliões tiveram como consequência a fuga de 184 presos. Nesta quinta-feira (5), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que 65 deles foram recapturados.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e texto

Após um blog da cidade ventilar que a ex-prefeita Marília Dias (PMDB) poderia ter usado o caixa dois na sua campanha, através da estrutura de palco, iluminação e telão em comício e não constar na prestação de contas da ex-gestora, ela se manifestou pela primeira vez sobre o assunto e nega que tenha havido qualquer irregularidade.  Veja a nota publicada através de seu perfil no Facebook.

Nota de esclarecimento

Em atenção as notícias veiculadas de forma irresponsável por parte da imprensa da cidade de Macaíba/RN, venho esclarecer que:

1. Nossa prestação de contas foi entregue dentro do prazo ao órgão fiscalizador da Justiça Eleitoral seguindo os preceitos da legislação pertinente a matéria, assinada por profissional de contabilidade devidamente inscrito no seu conselho de classe, contendo todas as peças contábeis necessárias a analise do TRE/RN;

2. A referida prestação de contas ainda encontra-se em análise na 5ª Zona Eleitoral, não tendo sido objeto de nenhum questionamento, diligência ou notificação, as quais se houverem serão prontamente atendidas por nossa Assessoria Jurídica e Contábil, esclarecendo qualquer dúvida ou controvérsia apontada pela Justiça Eleitoral;

3. As supracitadas peças contábeis contemplaram toda movimentação de campanha, incluindo receitas e despesas. Acontece que, algumas despesas foram cobertas por recursos do Diretório Municipal do PMDB, devido aos exíguos recursos da nossa campanha, o que foi devidamente informado à Justiça Eleitoral e que será objeto de informação também na Prestação de Contas Anual do PMDB de Macaíba a ser realizada em 2017;

4. Assim, esclareço que as informações veiculadas são inverdades contadas com o intuito macular a expressiva votação que obtivemos no pleito 2016.

5. Por fim, ratifico o meu compromisso com as instituições eleitorais e com a sociedade Macaibense, no que concerne ao dever de prestar contas dos atos e gastos de campanha, o que fazemos de forma ética, responsável e legal.

Macaíba/RN, 04 de Janeiro de 2017.
Marília Dias.

Através das redes sociais, o Governador Robinson Faria anunciou o início do pagamento dos salários de quem ganha até R$ 3 mil reais. Veja o que ele disse.

“Boa tarde, amigos! Vamos finalizar pagamento do 13º salário dos servidores estaduais que ganham acima de R$ 4 mil na próxima terça, 10, e na quarta, 11, pagamos os salários de dezembro para servidores, aposentados e pensionistas que ganham até R$ 3 mil. Continuamos com todo foco e economia, aguardando a confirmação de receitas para anunciar o pagamento das demais faixas salariais em breve. Com o pagamento do 13º e salários até R$ 3 mil, injetamos quase R$ 160 milhões na economia do RN, na próxima semana”, escreveu Robinson Faria.

Resultado de imagem para tulio lemos

A cidade de Macau recebeu uma arrecadação bruta estimada em R$ 8,7 milhões, no mês de dezembro de 2016, mesmo assim, a situação financeira da Prefeitura de Macau, herdada pelo novo prefeito Tulio Lemos é vexatória. Nesta terça-feira, 3, segundo dia útil ano, o prefeito foi informado do saldo de apenas três mil e seiscentos reais na conta única do município, já na saúde, o valor deixado pelo prefeito interino Einstein Barbosa foi de apenas treze mil e trezentos reais, enquanto que na conta dos royalties ficou um saldo inexpressivo de um mil e trezentos reais.

Repatriação
Os recursos na ordem de R$ 777.381,32, correspondentes à multa da repatriação, depositados na conta da prefeitura pelo Governo Federal, no último dia do ano de 2016 não foram encontrados na conta bancária. Lembrando que esse valor da repatriação chegou perto de R$ 1,3 milhão a mais nos cofres do município, incluindo aí que 1% foi descontado para o PASEP, 15% para a Saúde e 20% para Educação.

Manobra
Para a assessoria jurídica do prefeito Tulio Lemos, com o fechamento das agências bancárias no dia 30 de dezembro e impedido de colocar a mão no dinheiro público, Einstein usou de uma “manobra criminosa”, programando transferências bancárias para pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, já no exercício de Tulio Lemos e chegou também a emitir cheques sem fundos para pagar servidores.

Cheque sem fundos para servidores

Sabendo que estava deixando as contas sem saldos suficientes para pagar os cheques que ele mesmo assinou, Einstein repetiu o que já havia feito em novembro de 2013, com uma única diferença, na época, os cheques sustados por ele tinham recursos deixados pelo prefeito afastado Kerginaldo Pinto nas contas para pagar os contratados, mesmo assim, o interino optou pelo calote.

Crimes contra a administração pública

“O ex-prefeito de Macau saiu da forma mais deprimente para um gestor público e praticou crimes de responsabilidade e de improbidade administrativa. Todos esses atos administrativos do ex-prefeito serão encaminhados ao Ministério Público, diante da gravidade e da irresponsabilidade cometida gerando inequivocamente crimes contra a administração pública em beneficio próprio e de terceiros.”, afirmou o constitucionalista Erick Pereira que hoje esteve reunido com o prefeito Tulio Lemos.

Blog do BG

Não se fala em outra coisa no “mundo político” de Macaíba se não for a votação da mesa diretora da Câmara Municipal. Correligionários da ex-prefeita Marília Dias e opositores ao governo estão desacreditado com alguns edis.

O vereador Emídio Júnior (PR) deixou alguns edis incomodados principalmente colegas da oposição. O vereador deixou claro sua posição em relação a votação da mesa diretora. Emídio tava certo no que disse, tá errado quem diz uma coisa e no voto faz outra.

“Eu não seria uma oposição verdadeira votando em Gelson”, disse o vereador Emídio Jr.

Dr. fernando

Durante o tradicional discurso de posse, Fernando Cunha citou os principais desafios para serem trabalhados nesta nova administração, dentre eles, prosseguir com a pavimentação de ruas em áreas urbanas e rurais, projetos esportivos e culturais para crianças e adolescentes, incentivar a geração de novos empregos, atrair novas indústrias, expandir as câmeras de videomonitoramento e continuar melhorando os serviços de Educação e Saúde.

Para finalizar, o gestor municipal agradeceu à população que lhe confiou o destino da cidade por mais quatro anos e reiterou a responsabilidade de continuar trabalhando e melhorando a qualidade de vida do povo macaibense.

O Prefeito de Macaíba, Fenando Cunha, através do decreto 1805/2017 mantém a redução do horário de expediente da Prefeitura de Macaíba. O objetivo da redução do expediente visa continuar a redução de gastos com telefone, energia elétrica e material de consumo. O decreto não vale para o atendimento médico-odontológico e hospitalar e fiscalização de trânsito.

A redução vai de hoje (02) até 28 de fevereiro, conforme publicado no boletim oficial do município. O atendimento nas secretarias inicia a partir das 08hs e vai até 14hs.