Política Arquivo

O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) renuncia ao mandato de deputado estadual para assumir em janeiro o cargo de vice-prefeito de Natal. O parlamentar terá a cadeira substituída pela suplente e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). A posse da deputada será nesta terça, 3 de janeiro, às 10h no gabinete da presidência na Assembleia Legislativa.

O ato de oficialização da posse será coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e contará com participação de deputados estaduais, autoridades e convidados da empossada.

Larissa Rosado foi eleita deputada estadual nos anos de 2002, 2006 e 2010 e assumirá o quarto mandato como parlamentar por ser a atual primeira suplente da coligação.

ALRN

Fotos: Diário de Macaíba/ Emídio, Zeca, Igor e Denilson

A nova oposição em Macaíba iniciou 2017 toda desarticulada e fragilizada. A votação para mesa diretora da Câmara Municipal de Macaíba deixou bem claro que a oposição na cidade está rachada e sem identidade, com quatro vereadores, dois votaram a favor do Gelson Lima (da bancada governista) e dois votaram contra, deixando bem claro que o caminho não era votar no candidato da situação.

Nas redes sociais o fato gerou comentários negativos para parte da oposição, questionamentos já estão sendo feitos e o eleitorado opositor  já critica os vereadores eleitos pela oposição. Emídio Júnior (PR) e Zeca Cunha (PRTB) votaram “não” para recondução de Gelson à frente do legislativo.

 

img_3660

Em sessão realizada em frente da Prefeitura de Macaíba, o prefeito Fernando Cunha e o vice-prefeito eleito, Auri Simplício, foram empossados no início da noite de hoje (01) para administrar o município a partir de hoje até 31 de dezembro de 2020.

Fernando Cunha (PSD) inicia hoje o quarto mandato à frente do poder executivo macaibense, já Auri Simplício (DEM) pela terceira vez como vice-prefeito.

img_3662

img_3657

Foto: Câmara Municipal de Macaíba

Aconteceu na tarde de hoje (01), a posse dos quinze vereadores eleitos em outubro do ano passado para Câmara de vereadores de Macaíba. Logo em seguida foi realizada votação para mesa diretora, onde teve chapa única, onde o atual Presidente da Câmara, Gelson Lima (PSB), foi reconduzido ao cargo de presidente do legislativo por dois anos.

Gelson Lima contou com votos da base governista e da oposição, dos quinze vereadores, Gelson só não teve o voto de Emídio Júnior (PR) e nem de Zeca Cunha (PRTB). A sessão ocorreu no Auditório do Pax Club.

Fernando, Carlos e Rosalba

Em todo o país mais de cinco mil prefeito eleitos e reeleitos em outubro de 2016 tomarão posse para administrar o executivo de suas cidade no período de 2017 a 2020. No Rio Grande do Norte três grandes cidades serão administradas por políticos que ficaram a frente da mesma prefeitura por três mandatos, sendo eles, Fernando Cunha em Macaíba, Carlos Eduardo Alves em Natal e Rosalba Ciarlini em Mossoró.

Em Macaíba, Fernando Cunha (PSD) foi reeleito para o quarto mandato, o médico foi eleito pela primeira vez na cidade em 2000. Em Mossoró, a ex-prefeita, ex-senadora e ex-governadora, Rosalba Ciarlini (PP) volta administrar a segunda maior cidade do estado após ter saído com altos índices de reprovação a frente do governo do estado, a volta de Rosalba Ciarlini a um cargo público mostra superação da Rosa.

Na capital do estado, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) também foi reeleito. Carlos deixou a prefeitura em 2008, quando sua candidata Fátima Bezerra perdeu para Micarla de Sousa, com um governo desastroso e alto índices de reprovação, Micarla foi afastada pela justiça antes de terminar o mandato, com uma campanha afirmando ter experiência e de colocar natal nos trilhos, Carlos Eduardo voltou administrar Natal em 2013.

Os vereadores eleitos no último dia 02 de outubro tomarão posse neste domingo (01), a partir das 16hs no Auditório do Pax club. Logo em seguida da posse acontece a eleição para mesa diretora da Câmara, onde é eleito o presidente, o vice-presidente e os dois secretários da mesa.

Tomarão posse os seguintes vereadores eleitos: Ana Catarina (PMB), Emídio Júnior (PR), Igor Targino (PRB), Edma (PSD), Dadaia (PSD), Dr. Antônio (PTN), Denilson Gadelha (PPS), Gelson Lima (PSB), Ismarleide (PSB), João de Damião (PSB), Netinho (SD), Rita de Cássia (PSD), Silvan (PSB), Socorro Nogueira (PSB) e  Zeca Cunha (PRTB).

Após sessão de posse do legislativo acontece a posse do prefeito Fernando Cunha (PSD) e do vice-prefeito eleito, Auri Simplício (DEM), no Palácio Auta de Souza, em frente da Prefeitura de Macaíba, a partir das 17h30.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ao final de cada ano, fazemos as tradicionais retrospectivas do ano que se vai. Não podemos abrir mão do suporte do passado, do que já nos ocorreu, ainda mais neste atabalhoado ano de 2016, em que uma realística e dolorosa pedagogia de acontecimentos marcou nossas vidas. A retrospectiva é, portanto, necessária. Mas resolvi acrescentar uma “prospectiva”, a tentativa de vislumbrar o caminho à frente.

Na retrospectiva nos atemos ao poder do irreversível, do que já ocorreu e não podem mais ser evitado, por mais que nos afete de forma significativa. Na prospectiva tratamos do poder do imprevisível, da insustentável expectativa do porvir. A filosofa Hannah Arendt ensina como lidar com a força avassaladora de ambos:

“A única solução possível para o problema da irreversibilidade – a impossibilidade de se desfazer o que se fez, embora não se soubesse nem se pudesse saber o que se fazia – é a faculdade de perdoar. A solução para o problema da imprevisibilidade, da caótica incerteza do futuro, está contida na faculdade de prometer e cumprir promessas. As duas faculdades são aparentadas, pois a primeira delas – perdoar – serve para desfazer os atos do passado, cujos ‘pecados’ pendem como espada de Dâmocles sobre cada nova geração; a segunda – obrigar-se através de promessas – serve para criar, no futuro, que é por definição um oceano de incertezas, certas ilhas de segurança, sem as quais não haveria continuidade, e menos ainda durabilidade de qualquer espécie, nas relações entre os homens”.

Precisamos, mais que nunca, da lição da genial pensadora que nos ajudou a identificar e remover os véus da “banalidade do mal”. Perdoar o que se pode perdoar, prometer o que se pode prometer, nestes ruins e difíceis de passar. Os mais altos índices de desemprego e violência de 2016, a possibilidade de uma recuperação mínima em 2017. A revelação das entranhas da corrupção em 2016, a necessidade imperiosa de sustentar a justiça em 2017.

A escolha é, como ensejou Gaston Berger, usar o futuro como pretexto para atuar favoravelmente a ele no presente. A fórmula combina os dois saberes do ensinamento cristão: a sagacidade das serpentes, para um “bote” certeiro e assertivo em cada uma de nossas escolhas, e a simplicidade das pombas, para enfrentar a turbulência dos ventos conhecendo os limites de nossas asas.

Sem ansiedade, sabemos que o tempo passa e o futuro chega. Ao imaginar como será, podemos vê-lo como é. O passado permanece nele, mas pedagogicamente ressignificado para evitar as farsas da repetição.
Para o ano que se anuncia:

Que nossa esperança de um Brasil sustentável e digno para todos seja conservada pela firmeza da perseverança, mesmo diante das mais difíceis tempestades.

Que o trabalho da operação Lava-Jato e da Justiça no combate à corrupção e à impunidade perdure com o objetivo de passar o Brasil a limpo, com todo nosso apoio.

Que as reformas estruturais tão fundamentais ao país não sejam feitas às custas de direitos duramente conquistados e institucionalizados.

Que possamos sair da crise por um caminho legitimado pela vontade soberana de toda sociedade brasileira.

Que a política retome seu sentido mais nobre, resgatando credibilidade e confiança, enquanto atividade a serviço da sociedade.

Que privilégios – produtores de injustiças e desigualdade – deixem de existir para que a lei de fato seja aplicada igualmente para todos.

Que a verdade que liberta seja conhecida e semeada, em oposição às mentiras reiteradas intencionalmente de maneira maldosa.

Que a sustentabilidade seja cada vez mais compreendida como uma alternativa efetiva de mudanças, ancorada em um imperativo ético, em relação ao nosso modo de ser no mundo – mensagem tão bem retratada na abertura das Olimpíadas.

Que o contrário de injustiça seja amor, como propugnou Shakespeare e vivenciou Mandela, para que a ideia de justiça não seja diminuída por aqueles que, desprovidos deste divino sentimento, queiram usá-la como vingança.

De volta para o futuro, feliz ânimo novo. Feliz 2017!

Resultado de imagem para malas prontas

Muitos prefeitos estão hoje de malas prontas para deixar suas prefeituras, quem perdeu a eleição ou terminou sua reeleição deixa hoje seus Palácios. Uns saem bem, os que fizeram sucessores, outros saem em fim de carreira, com péssima aprovação de governo.

Segundo o boletim oficial da Prefeitura de Macaíba desta última  quinta-feira (29), o presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima, decide exonerar todos os cargos comissionados do legislativo. A portaria 12.001/2016 entra em vigor a partir deste sábado (31).

A partir deste domingo (01) a Câmara Municipal de Macaíba passa ter quinze vereadores e não mais treze como tem hoje, com a nova composição os vereadores reeleitos e eleitos deverão nomear seus assessores.

O governador Robinson Faria visitou 11 municípios da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (29) dando início à operação da adutora do Alto Oeste.  Os municípios visitados foram Taboleiro Grande, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho d’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

A Adutora do Alto Oeste vai abastecer, ao todo, 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade mais de 208 mil pessoas. O valor total do sistema de abastecimento é de R$ 168,9 milhões, sendo que o valor investido pela atual gestão na obra já atingiu a marca de R$ 11,9 milhões.

Na cidade de Antônio Martins, o governador deu início à operação do equipamento de booster, que impulsiona a água captada, liberando um enorme jato que fará a diferença no cotidiano da comunidade local. Em João Dias, último município visitado, o governador disse estar satisfeito por finalizar esta obra, iniciada em gestões anteriores e com mais recursos. “Governamos em meio a uma crise econômica, mas estamos conseguindo terminar essa obra tão significativa. O Rio Grande do Norte está de pé diante dessa crise sem precedentes, enquanto outros estados até mais desenvolvidos estão em situação menos favorecida. Estou executando uma obra que não prometi, mas que não tinha como deixar de lado, levando em consideração os cinco anos de seca que castigam a nossa população”, disse.

Estiveram presentes os secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, e de Articulação Política, Getúlio Ribeiro; a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; e o diretor do Instituto de Gestão das Águas do RN, Josivan Moreno, além de prefeitos e lideranças da região Oeste. Também presentes os deputados estaduais Galeno Torquato e Carlos Augusto.

Foto: Câmara Municipal de Macaíba

O atual presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima (PSB), não terá dificuldade de conseguir ser reeleito para mais um mandato a frente da mesa diretora da Câmara. Mesmo outro colega não querendo sua recondução ao posto, faltou articulação para derrubar o nome de Gelson. Da oposição ninguém espera muito, pois ela ainda é indefinida e a situação piorou quando dois vereadores eleitos pela oposição, Igor Targino (PRB) e Ana Catarina (PMB), declararam apoio ao Gelson Lima.

Com este cenário, Gelson Lima terá domingo (01) seu nome reconduzido a cadeira de presidente da Câmara Municipal.

Tanto o PSDB e quanto o PRP, que hoje tem um vereador cada na Câmara Municipal de Macaíba, a partir da próxima legislatura esses dois partidos estarão sem representantes no legislativo. O PSDB tem como vereador Luizinho, já o PRP tem a vereadora Kátia Sena, ambos os vereadores não disputaram reeleição e o baixo desempenho dos seus partidos fizeram com que os partidos ficassem sem mandato para a legislatura 2017 a 2020.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) não terá a partir de 01 janeiro representante na Câmara Municipal, já são três eleições onde o partido presidido pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves perde nas urnas de Macaíba. O início da perda de força do PMDB inicia em 2012, quando a então prefeita Marília Dias decide disputar a reeleição contra o médico Fernando Cunha, ex-prefeito da cidade. Com três chapas disputando o executivo, das urnas sai Fernando Cunha (PMN) vitorioso e impondo uma grande derrota ao PMDB, pois a diferença de votos de Fernando para Marília Dias segunda colocada foi quase de quatro mil votos.

Para o legislativo o partido conseguiu eleger três vereadores ( Edivaldo Emídio, Rita de Cássia e Dadaia), dos três apenas Edivaldo Emídio permaneceu no partido até hoje, restando ao PMDB apenas uma cadeira na Câmara Municipal. Em 2014 vem a disputa para Governo do Estado, onde Henrique Eduardo Alves era dado como favorito e que tinha todas as chances de ganhar no primeiro turno, ao abrir das urnas Henrique Alves não sai eleito e em Macaíba fica em primeiro, mas a vitória no primeiro turno não aconteceu no segundo turno, nem no resultado geral e nem na cidade, onde através do apoio do Prefeito Fernando Cunha (PSD), Robinson Faria  sai vitorioso.

Já em 2016, o PMDB volta disputar eleição para o executivo, tendo como candidata mais uma vez a ex-prefeita Marília Dias, que volta a ser derrotada nas urnas pela segunda pelo médico Fernando Cunha (PSD). Além de perder a disputa para o Executivo, o PMDB teve um fraco desempenho para o legislativo, onde chamou atenção a pouca quantidade de candidatos, só teve dois, não obtendo sucesso, o único vereador do partido, Edivaldo Emídio preferiu não disputar a reeleição ao apoiar a candidatura do seu Filho, Emídio Júnior, que havia deixado o PMDB pelo PR.

Sendo assim, a partir de 2017 o PMDB de Macaíba não terá nenhum representante na Câmara Municipal de Macaíba.