Política Arquivo

A Rede Sustentabilidade vai eleger na próxima semana o diretório estadual do Rio Grande do Norte. O atual quadro de membros do diretório teria seus mandatos vencidos em outubro deste ano, mas como alguns membros não estavam podendo continuar a frente das funções, a Executiva Estadual pediu ao diretório nacional para antecipar a eleição.

Diferente do atual quadro, a quantidade de membros nas coordenações do partido vai aumentar, saindo de 06 para 08. O novo diretório será eleito pelas delegados de cada cidade onde a Rede possui diretório municipal ou provisória.

Para a função de porta-voz estão sendo cotados o atual porta-voz, Freitas Júnior e o advogado Alisson Taveira, liderança na cidade de Touros. Como são dois porta-vozes, um homem e uma mulher, ainda não está claro se Rosangela Silva irá colocar seu nome para reeleição na função que ocupa hoje, Francisca Oliveira também é um nome forte para o cargo, ela é a atual porta-voz da comissão provisória de Parnamirim.

Em conversa com alguns filiados, é esperada nesse eleição a renovação de pelo menos a metade dos coordenadores, até por uma questão de coerência, onde o partido defende a renovação e espaço para novas lideranças.

A eleição ocorrerá nos dias 12 e 13, no anexo do hotel Maine.

Em entrevista ao Portal Agora RN, o vice-governador Fábio Dantas, negou que esteja em articulação para deixar o partido PCdoB. Segundo ele, a informação “não procede”. A declaração é uma resposta às informações que dão conta de que o ex-deputado estaria incomodado com a possibilidade de a legenda apoiar uma eventual candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT) ao governo estadual em 2018. Fábio, evidentemente, apoia a reeleição de Robinson Faria (PSD).

Fábio, que é esposo da deputada estadual Cristiane Dantas e filho do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, assinalou que o PCdoB integra a base do governo e que, a preço de hoje, apoia o governador. “Não tenho problema nenhum com o partido, e o PCdoB integra o governo Robinson. Acredito que o governador não tenha dúvidas disso. Não há nenhuma discussão neste sentido [apoio a Fátima]”, registrou o vice-governador.

Lula e Marina Silva

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (30), pelo Jornal Folha de São Paulo, mostra que em um segundo turno, Lula perderia para a ex-senadora Marina Silva (REDE).

Nas simulações de segundo turno, Lula lidera na disputa contra Aécio (43% a 27%), Alckmin (43% a 29%), Bolsonaro (43% a 31%) e Doria (43% a 32%). O petista perderia apenas para Marina Silva (41% a 38%) e contra Moro estaria em empate técnico (42% a 40%).

O DataFolha ouviu 2.781 pessoas em 172 cidades, entre os dias 26 e 27 de abril.

Marina Silva (REDE)

Pesquisa Datafolha divulgada hoje (30), pelo Jornal Folha de São Paulo, mostra liderança  do ex-presidente Lula (PT) em um primeiro turno.

O ex-presidente Lula tem 30% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (15%) empatado tecnicamente com Marina Silva (14%), Aécio Neves (8%), Ciro Gomes (5%), Michel Temer (2%), Luciana Genro (2%), Eduardo Jorge e Ronaldo Caiado, ambos 1% cada um. Votos em branco, nulos e em nenhum dos candidatos somam 17% e não sabem, 4%.

Num cenário sem Lula e Temer, a liderança é da ex-senadora Marina, com 25%, seguida por Bolsonaro, com 14%, Ciro (12%), Doria (11%), Luciana (3%), Eduardo Jorge (2%) e Caiado (2%). Votos em branco, nulos e em nenhum dos nomes somam 25% e não sabem, 6%.

O DataFolha ouviu 2.781 pessoas em 172 cidades, entre os dias 26 e 27 de abril.

 

Os opositores do Prefeito Fernando Cunha (PSD), tentam passar nas redes sociais que não sofreram uma derrota significativa na justiça eleitoral, que pedia cassação do mandato do prefeito.

Para passar a impressão que a decisão não os afetou, dizem que o fato estava previsto na estratégia, o que não é verdade.

 

Na manhã de hoje (28), servidores públicos, sindicatos e movimentos sociais realizaram caminhada no centro de Macaíba. O objetivo da manifestação foi contra as propostas de Reforma da Previdência e Trabalhista, de interesse do Governo de Michel Temer.

Assim como em outras cidades, a sexta-feira de greve nacional também visa criticar o Congresso Nacional, onde a maioria dos deputados federais vem votando a favor do governo, em medidas que visam retirar ou reduzir conquistas de trabalhadores. Um dos pontos onde os manifestantes estiveram discursando foi na praça Augusto Severo e rodoviária.

Foto: Arquivo

Prefeitos da região metropolitana de Natal manifestaram insatisfação em relação ao aumento da tarifa do transporte intermunicipal, autorizado pelo Departamentos de Estradas e Rodagens (DER).

Após o reajuste, que passou a valer a partir desta segunda feira 24, os prefeitos já estão se articulando para interceder junto ao órgão estadual competente, a fim de reverter o reajuste.

“Me uno aos estudantes e trabalhadores do município e manifesto minha total insatisfação em relação a esse aumento intempestivo e completamente fora de hora. A população não pode ser penalizada principalmente, na crise que estamos vivendo. Estamos nos mobilizando para requerer ao DER a revogação desse aumento”, disse o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira.

O prefeito do município de Nísia Floresta, Daniel Marinho, também se manifestou contrário ao aumento e diz que integrará o grupo de prefeitos que lutará contra o aumento da tarifa.

“Esse aumento de tarifa é inoportuno e vai agravar ainda mais a já combalida situação dos trabalhadores dos municípios da Grande Natal. Sou contra esse aumento e vou lutar ao lado dos colegas prefeitos para barrarmos esse reajuste”, declarou Marinho.

Em Natal, por exemplo, o aumento foi de 15,52%.

Do Agora RN

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil – O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin encerrou ontem (27) a fase de instrução da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. Com a decisão, o julgamento poderá ser retomado em maio, mas a data ainda não foi definida.

Na decisão, o ministro concedeu prazo de cinco dias para as alegações finais das defesas da ex-presidenta Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer, além da manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE). Caberá ao presidente do TSE, Gilmar Mendes, definir o dia do julgamento, que foi suspenso no dia 4 de março. Na ocasião, os ministros aceitaram conceder prazo de mais cinco dias para os advogados de Dilma apresentarem defesa.

Processo

Após o resultado das eleições de 2014, o PSDB entrou com a ação, e o TSE começou a julgar suspeitas de irregularidades nos repasses a gráficas que prestaram serviços para a campanha eleitoral. Recentemente, Herman Benjamin decidiu colocar no processo os depoimentos dos delatores ligados à empreiteira Odebrecht, investigados na Operação Lava Jato. Os delatores relataram que fizeram repasses ilegais para a campanha presidencial.

Em dezembro de 2014, as contas da campanha da então presidenta Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, foram aprovadas com ressalvas e por unanimidade no TSE. No entanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação, por entender que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma, que teria recebido recursos do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. Segundo entendimento do TSE, a prestação contábil da presidenta e do vice-presidente é julgada em conjunto.

A campanha de Dilma Rousseff nega qualquer irregularidade e sustenta que todo o processo de contratação das empresas e de distribuição dos produtos foi documentado e monitorado. A defesa do presidente Michel Temer sustenta que a campanha eleitoral do PMDB não tem relação com os pagamentos suspeitos. De acordo com os advogados, não se tem conhecimento de qualquer irregularidade no pagamento dos serviços.

O porta-voz da Rede Sustentabilidade no Rio Grande do Norte, Freitas Júnior, entrou com uma ação popular com pedido de suspensão liminar do reajuste da tarifa do transporte coletivo, que passou a vigorar na última segunda-feira (24), em Natal. Na ação, Freitas Júnior alega que a lei atenta contra o poder aquisitivo da população e foi bem acima da inflação e pede que seja decretada a nulidade do Decreto. Freitas Júnior, considera absurdo o aumento imposto pela Prefeitura, diante da atual realidade econômica do país e também da população do Natal. “Além disso, é muito injusto fazer com que a população pague tão caro por um péssimo serviço oferecido pelas empresas, que possuem frota muito ruim e sucateada, além dos constantes atrasos registrados nas linhas de ônibus existentes”, acrescenta.

A oposição em Macaíba sofreu uma significativa derrota na justiça eleitoral. A coligação “Pra Cuidar da Gente” teve suas ações contra o Prefeito Fernando Cunha (PSD) consideradas improcedentes pelo juiz Dr. Felipe Barros.

Uma das ações era sobre carradas de areia que foram dadas para moradores de um assentamento. A decisão do juiz acaba de vez com o sonho de alguns correligionários da ex-prefeita Marília, pois acreditavam em uma nova eleição na cidade.

 

 

Do Informativo Atitude

Nada menos que três ações que tramitavam na Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do prefeito Fernando Cunha, foram julgadas improcedentes pelo juiz Dr. Felipe Barros. A Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) promovida pela coligação “Pra Cuidar da Gente”, representada pela ex-prefeita Marília Dias, pedia a cassação do prefeito Fernando Cunha, sob a acusação de que o mesmo havia trocado areia por votos. Ao ouvir as testemunhas, o juiz eleitoral constatou não haver provas suficientes.

Na ação n° 2-95.2017.6.20.0005 o grupo da ex-prefeita diz também que a coligação União e Trabalho, liderada pelo prefeito Fernando Cunha, utilizou-se de funcionários da Prefeitura na campanha eleitoral. Na sentença, o juiz diz que não há qualquer conduta ilícita com reflexos no direito eleitoral, pois não é vedado a ocupantes de cargos públicos participar de campanhas eleitorais. A Ação 1-13.2017.6.20.0005 faz as mesmas acusações da ação citada, anteriormente, e ainda acusa a coligação de ter usado câmeras de segurança para gravar propaganda eleitoral; serviço de limpeza pública urbana ocorrido antes dos eventos públicos e divulgação de obras como propaganda eleitoral. Todas as acusações foram consideradas improcedentes.

Por fim, ainda existia uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, dessa vez representada por Francisco Júnior do Rêgo, que fazia as mesmas alegações da AIME, com exceção do uso de servidores na campanha eleitoral. Em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral a reclamação também foi julgada improcedente.

IMG_6708

O vereador Sandro Pimentel (PSOL) e a vereadora Natália Bonavides (PT) conjuntamente protocolaram na Câmara e na justiça iniciativas para barrar o aumento da tarifa para R$ 3,35. Na Câmara, a oposição apresentou um decreto legislativo que revoga os termos do decreto da Prefeitura que concedeu o aumento. Na justiça, uma ação foi protocolada na 3ª Vara da Fazenda Pública e pede a volta da tarifa para R$ 2,90 por considerar o aumento abusivo e ilegal. O processo contra a Prefeitura foi distribuído com o número 0816317-50.2017.8.20.5001 e está sob análise da justiça.

Até o momento, 15 vereadores já assinaram o projeto de decreto legislativo, pedindo a tramitação do texto em regime de urgência. Assinaram o decreto, além dos autores, os vereadores Raniere Barbosa, Cícero Martins, Eleika Bezerra, Fernando Lucena, Preto Aquino, Ériko Jácome, Franklin Capistrano, Dinarte Torres, Robson Carvalho, Carla Dickson, Klaus Araújo, Júlia Arruda e Eudiane Macêdo. Assim o pedido de urgência seguirá para análise do plenário já na sessão desta quarta, 26/04.

Tanto a ação quanto o decreto legislativo lembram que o aumento das passagens de ônibus para R$ 2,90, realizado em janeiro de 2016, só foi possível a partir de compromisso firmado entre Prefeitura e empresários de ônibus para a renovação da frota com aquisição de 70 novos veículos. Compromisso não cumprido pelos empresários, que entregaram apenas 14 ônibus.

Segundo o texto do decreto, a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU) que aprovou o aumento foi convocada às pressas e o tema sequer constava na pauta de discussões. O texto ainda lembra que não houve convite oficial para a representação da Câmara Municipal de Natal participar da reunião, mesmo os vereadores tendo assento e poder de voto no conselho.

As ações, na justiça e na Câmara, questionam a própria assinatura do Prefeito no decreto que aumentou a tarifa de ônibus. Visto que na data da assinatura, 20/04, o Prefeito Carlos Eduardo Alves se encontrava fora do país em viagem de lazer, o que o deixa impedido de exercer funções administrativas na Prefeitura de Natal. Nesse sentido, caberia ao Prefeito em exercício assinar o decreto, mas o vice-prefeito também viajou ao exterior no mesmo período, não havendo nenhuma autoridade responsável para assinar o Diário Oficial do Município. Para a oposição isso anula todas as decisões tomadas no período de vacância do cargo, inclusive o aumento da tarifa.

Do Agora RN

O Governo do RN conclui a folha no próximo sábado (29), quando deposita o complemento salarial dos 22.131 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil. A montante é equivalente a R$ 67.115.164,89.

Esta faixa salarial já havia recebido uma parcela de R$ 4 mil no dia 21 de abril, uma soma de R$ 88,5 milhões. É importante destacar ainda que, desde o dia 13, mais de 80% dos servidores tiveram seus vencimentos depositados integralmente.

Nesta sexta-feira (28), sindicatos de vários categorias vão realizar uma paralisação contra a Reforma Trabalhista, Previdenciária e a Terceirização. Todos esses temas são do interesse do Governo do Presidente Michel Temer (PMDB), que pode tirar direitos conquistados com muita lutas pelos trabalhadores. As reformas são necessárias, mas o que está sendo proposto pelo Governo de Temer é o desmonte de conquistas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba, através do sub-coordenador José Alcântara, informou a Prefeitura de Macaíba que está aderindo a greve geral marcada para esta sexta-feira (28) contra a Reforma Trabalhista, Previdenciária e da Terceirização.

O ato que será realizado por sindicatos e movimentos sociais, acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 09 horas, na Praça Augusto Severo.