Política Arquivo

Às vésperas da comemoração dos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), o Governo do RN, por meio da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, atingiu a segunda maior nota no Ranking de cumprimento desta norma. O estado chegou a 9,72, crescendo 16% em relação à nota de novembro de 2015 (8,19). Se comparado à primeira avaliação, quando o RN teve nota zero, em maio de 2015, o crescimento foi de 100%.

O resultado foi divulgado hoje (11), no site da Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável por avaliar o grau de transparência pública dos entes federativos do Brasil, a partir da Escala Brasil Transparente (EBT), uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros.

“Esse resultado é fruto do comprometimento de toda uma equipe e da determinação do Governador de melhorarmos a transparência das nossas ações. Sabemos que é imprescindível que o cidadão tenha acesso à informação, de modo que ele acompanhe profundamente o andar da gestão”, explicou o controlador geral Alexandre Varela.

A escala revelou que os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins são os mais transparentes do país (com nota 10).  Em seguida vem o Rio Grande do Norte, com ênfase no relatório que mostra o crescimento vertiginoso de uma nota péssima, de zero, em maio de 2015, para próximo à nota máxima, 10, agora.

Fácil acesso ao cidadão

No Portal da Transparência, o cidadão pode acessar, por exemplo, informações sobre a folha salarial do Estado, obras que estão em execução e as receitas e despesas do Poder Executivo Estadual.

A EBT avaliou o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), concentrando-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

Clique aqui e acesse o ranking nos Estados.

Assecom/RN

O governador Robinson Faria e outros sete governadores do Nordeste estão somando esforços por uma pauta comum para a região. Os representantes do Executivo estadual, reunidos nesta quinta-feira, 11, em Salvador, elaboraram uma nota pública na qual, entre vários pontos, cobram do Governo Federal a implantação de um plano nacional da segurança pública para ajudar os estados no enfrentamento a violência.

O documento foi elaborado elaborada durante o VIII Encontro dos Governadores do Nordeste. Nesta nota pública contendo exclusivamente as propostas ligadas à segurança, os gestores ainda pedem a ampliação dos presídios federais de segurança máxima, de forma a isolar os principais líderes de facções.

“A segurança pública não pode ser uma preocupação só dos estados. O Governo Federal tem que participar do enfrentamento à violência, e nós estamos unidos para garantir que esse pleito – que não preocupa só o RN – chegue de fato à União”, assinalou Robinson.

Além de Robinson, participaram do encontro o governador de Alagoas, Renan Filho; o governador do Ceará, Camilo Santana; o governador do Maranhão, Flávio Dino; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o governador do Piauí, Wellington Dias; o governador da Bahia, Rui Costa; e o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Resultado de imagem para fatima bezerra e robinson

A senadora Fátima Bezerra (PT) poderá vir disputar o governo do estado em 2018. Mesmo com o desgaste político que seu partido sofre desde 2014 por causa dos escândalos de corrupção na Petrobras e com  impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a senadora que tem um mandato de 08 anos, não perderá nada se vier disputar o pleito de 2018 contra seu ex-aliado, o Governador Robinson Faria (PSD).

Fátima Bezerra ganha espaço quando o assunto é aliados e ex-aliados do governo, pois em 2014 Robinson Faria e Fátima foram eleitos com apoio dos mesmos prefeitos, vereadores e deputados. Era difícil uma cidade não está com os dois onde tinham apoio. Nesse ponto Fátima poderá ganhar espaço, pois desde 2015 o Governador vem perdendo aliados de primeira hora, e a situação pode piorar.

Na conjuntura atual, Robinson Faria poderá ter dois adversários fortes e com mandato, o primeiro é o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), e segundo é Fátima Bezerra (PT), que tem mais chances de receber o apoio de ex-aliados de Robinson, pois em 2014 ela teve o apoio desses políticos e a família Alves terá o apoio dos que apoiaram Henrique Eduardo Alves, uma outra parte de políticos que não tem afinidade com Robinson e nem com Fátima.

 

Resultado de imagem para documento unico
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

O presidente Michel Temer sancionou na tarde de hoje (11) a lei que institui a Identificação Civil Nacional (ICN), criada com o objetivo de unificar os cerca de 22 documentos de identificação usados no Brasil e dificultar a falsificação que, anualmente, gera prejuízos de R$ 60 bilhões. De acordo com o relator do projeto, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), apenas passaporte e Carteira Nacional de Habilitação não serão substituídos pelo novo documento.

Além de foto, esse documento terá também um cadastro biométrico que está sendo organizado pela Justiça Eleitoral por meio dos registros feitos para o título de eleitor. “Está sendo estudada também a possibilidade de instalarmos algum aparato tecnológico como chip [para dar mais segurança ao documento]”, disse o deputado.

Segundo o deputado, não será necessária a troca do documento que ainda estiver válido. Entre os vetos ao projeto, está o que garantia a gratuidade da nova identificação. “Foi vetada a gratuidade deste documento, por causa das dificuldades do Brasil de hoje. Mas a lei foi construída sem a necessidade de troca do documento que ainda estiver válido”, acrescentou.

Também foi vetado o artigo que dava à Casa da Moeda a exclusividade para a implantação e fornecimento do documento. “Ela, no entanto, participará do fornecimento. Apenas não será feito de forma exclusiva”, explicou Lopes.

Um dos entusiastas do projeto é o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos. Ele explica que com a nova documentação será possível amenizar os prejuízos causados no país por conta de fraudes por dupla, tripla ou falsidade de identificação. “A tendência é unificar, a partir de mais um número, que englobará os demais referentes aos outros documentos. As pessoas vão entender que este número será o mais confiável para a identificação do cidadão”, disse Afif.

Segundo ele, primeiramente, será feito um cadastro central e, só depois, ao longo do tempo, a unificação do número. “A previsão inicial era de que concluiremos o cadastro entre os anos de 2020 e 2021”, acrescentou o presidente do Sebrae.

Marina Silva em Touros/RN

A Rede Sustentabilidade no Rio Grande do Norte realiza nos próximos dias 12 e 13 de maio a sua segunda Conferência Estadual para debater a conjuntura política, os próximos passos do partido no estado e definir as suas estratégias para as eleições de 2018. Ainda nessa ocasião, também serão escolhidos os novos integrantes do Elo e da Executiva da REDE no estado. A abertura do encontro contará com a participação da coordenadora de Organização da Executiva Nacional da REDE, Heloisa Helena.

O evento acontece no Hotel Maine, que fica no bairro Lagoa Nova, em Natal (RN). A expectativa é de reunir militantes de diversas regiões do Rio Grande do Norte, dentro desse trabalho de fortalecimento e de se mostrar como uma alternativa para atualizar a política do estado, como também do país. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online colocado à disposição pela REDE-RN na internet.

“Será um momento importante para debatermos a conjuntura política e num momento que a REDE se apresenta como uma saída para a profunda crise de representatividade política existente no país”, avaliou o porta-voz estadual da REDE-RN, Freitas Júnior.

A abertura acontece às 18h do dia 12 de maio, com a presença de Heloisa Helena. Ainda nessa programação, ela e o porta-voz estadual da REDE-RN farão um debate sobre a atual conjuntura política do Brasil e também do estado, com a participação dos filiados presentes.

Serviço
2ª Conferência Estadual da REDE-RN
Quando: dias 12 e 13 de maio
Horário: a partir das 18h (12 de maio) e das 8h às 18h (13 de maio)
Local: Hotel Maine
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 1791, Lagoa Nova, Natal – RN
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckCeQgGRQKxQQlmCu4v-dTyOBAxpbb9m3O1x2yWkYastgHcw/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

Construção, pavimentação e recuperação de estradas foram providências solicitadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de dezenas de municípios do Estado em 7 regiões distintas, tanto ao Governo do RN como ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

“Os benefícios que solicitamos estão embasados no pedido de moradores dessas cidades, assegurando assim o tráfego de veículos com segurança para quem se desloca diariamente pelas rodovias, bem como para o escoamento da produção da região. As estradas estão em estado crítico de conservação”, justifica o deputado Ezequiel.

Recuperação do trecho rodoviário que interliga a RN-160 A RN-306, em Ceará Mirim, bem como ações de pavimentações em Angicos, Macau, Bom Jesus, Nova Cruz, São José de Campestre, Tangará, Nísia Floresta, Canguaretama, São José de Mipibu e Maxaranguape estão entre as solicitações do deputado.

No setor de estradas estaduais, com os requerimentos encaminhados ao governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário de infraestrutura, Jáder Torres vão ser beneficiados os municípios Lagoa Nova, Cerro Corá, Tenente Laurentino Cruz, Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Caicó, São Vicente, Florânia, e Jucurutu.

Entre os encaminhamentos nesse setor está o estudo de viabilidade técnica para a construção da estrada entre Lagoa Nova e Cerro Corá (RN-087), principal via de ligação entre os dois municípios que está com trecho em péssimas condições de tráfego, totalmente no barro.

Ezequiel Ferreira também solicitou a recuperação de outro trecho da RN-087, que liga os municípios de Florânia e Tenente Laurentino Cruz. “Devido à buraqueira, motoristas têm que reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos aos seus veículos, colocando em risco suas próprias vidas. Os pontos mais críticos estão próximos a cidade de Florânia”, disse Ezequiel Ferreira.

O deputado também requereu o recapeamento asfáltico do trecho da RN-288, ligando os municípios de Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, bem como a iluminação do trevo da RN-088 que liga Lagoa Nova a Tenente Laurentino Cruz e o ponto de parada no município de Lagoa Nova.

Outro trecho importante que está necessitando de recuperação e que foi solicitado pelo deputado Ezequiel ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Walter Fernandes é o da BR-226 entre os municípios de São Vicente e Florânia.

A operação Lava-Jato está desempenhando um papel importante no combate à corrupção e à impunidade no Brasil. O fato de uma pessoa ser investigada ou denunciada, não a condena e muito menos a inocenta a priori. Nossa jovem reconquistada democracia se consolidará na medida em que suas instituições sejam capazes de assegurar o cumprimento da lei igualmente para todos. Não se pode criar o precedente de que existem pessoas que são grandes demais, poderosas demais, importantes demais para serem punidas. Isso diminui a todos nós. Portanto, o depoimento e todo o processo jurídico envolvendo o ex-presidente Lula deve ser visto como parte da normalidade no funcionamento das instituições no Estado de Direito. Todos devemos apoiar o trabalho das instituições, da polícia e da Justiça, independente de preferências ou interesses políticos.

Marina Silva – Porta Voz Nacional da REDE Sustentabilidade

A imagem pode conter: 1 pessoa

Reprodução: Foto do Perfil do Governador

O Governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, vem se destacando no cenário nacional pela forma como vem governando a Paraíba mesmo com a crise econômica.  Além de está pagando em dia a folha de pessoal, o Governo do PSB realizou um ótimo programa de construção de estradas, diferente do Rio Grande do Norte, que faz tapa buracos.

Como citamos acima, Ricardo Coutinho é do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mesmo partido do falecido ex-Governador Eduardo Campos, um dos governantes mais populares de Pernambuco, com altíssima aprovação de governo e que foi reeleito em 2010 com mais de 80% dos votos.

Ricardo Coutinho é a bola da vez no cenário entre os governadores de todo o país. Um bom nome para o pleito de 2018.

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil*

Após cinco horas, terminou há pouco o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro em Curitiba.

Lula respondeu a perguntas de Moro, da assistência de acusação, de procuradores do Ministério Público Federal e fez as alegações finais.

O ex-presidente é acusado de ter recebido propina da empreiteira OAS por meio das reformas de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e de um sítio em Atibaia, no interior do estado.

O depoimento de Lula começou por volta das 14h15. Usando uma gravata com as cores da bandeira do Brasil, o ex-presidente entrou no prédio da Justiça Federal acompanhado de seu advogado Cristiano Zanin. Manifestantes favoráveis e políticos aliados acompanharam Lula até o prédio. Entre os aliados que foram até Curitiba para apoiá-lo, está a ex-presidenta Dilma Rousseff.

O depoimento ocorreu sob forte esquema de segurança na área externa do prédio. Cerca de 3 mil profissionais de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal foram mobilizados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, desse total, cerca de 1,7 mil são policiais militares que atuam em Curitiba.

Durante todo o dia, centenas de policiais militares fizeram um bloqueio em um perímetro de 150 metros ao redor prédio da Justiça Federal. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal cuidaram do isolamento do próprio prédio. Os profissionais também acompanharam os atos a favor e contrários a Lula e fizeram a escolta do carro do ex-presidente.

Manifestantes contra e a favor de Lula realizaram atos em pontos diferentes da capital paranaense. De acordo com o governo estadual, cerca de 6 mil manifestantes que apoiam Lula  foram para Curitiba para acompanhar o interrogatório.  Ao todo, foram 128 ônibus vindos de vários estados do país. Grupos contrários também foram para a cidade, mas a Polícia Militar informou que não recebeu notificações de ônibus fretados.

* Com informações de Danyele Soares, enviada especial a Curitiba

nelter e equador

A segurança pública no Rio Grande do Norte voltou a ser tema na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (10), durante sessão plenária, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) fez pronunciamento lamentando os recentes assaltos registrados nas cidades de Equador e Jucurutu, destacando a necessidade de reforço do efetivo policial nos municípios.

“A prefeita de Equador se reuniu com vereadores e comerciantes locais para discutir a situação e também me ligou fazendo um apelo em favor da chegada de mais policiais na cidade”, disse Nélter.

Brasília - O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Herman Benjamin, e o deputado Vicente Cândido durante audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política, na Câmara dos Deputados (Marcelo Cam

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil – Em audiência pública realizada hoje (10) pela comissão especial que analisa as propostas de reforma política na Câmara, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin defendeu o financiamento público de campanha. Para o ministro, a atual forma de financiamento eleitoral é um dos problemas mais graves do sistema político brasileiro.

Benjamim, que é o relator no TSE do processo que pede a cassação da chapa da campanha Dilma-Temer, avaliou que a solução baseada no financiamento empresarial “se mostrou a mãe do desastre que nós temos hoje”. Ele argumentou que o atual sistema é “perverso” e criou um “submundo de contribuições” que privilegia os doadores em detrimento dos cidadãos, além de colocar a classe política em um “ambiente de clandestinidade”.

O ministro afirmou ainda que o Brasil passa por uma crise na democracia e que não é possível atribuir o problema da corrupção a apenas um partido. “Nós não temos no Brasil um partido político que seja a mãe ou o pai da corrupção. Então, se imputar a um determinado partido político, qualquer que ele seja, como sendo responsável pela crise ética no Brasil hoje, creio que é esquecer o passado de 500 anos do nosso país”, declarou.

Para Benjamin, é preciso reconhecer que a democracia tem um custo alto e, por isso, ele sugeriu que sejam criados mecanismos em que o próprio eleitor participe do financiamento. “Democracia, como direitos humanos e outros grandes temas da cidadania, tem custo. Alguém acredita que se possa fazer eleição, mesmo em condomínio, sem custo? Então, esta é a primeira constatação que temos que fazer. Então, se tem custo, evidentemente alguém vai ter que pagar por isso. E a questão é: quem vai pagar por isso e de que forma?”, questionou o ministro.

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Danyeles Soares – Enviada especial da EBC

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (10) na sede da Justiça Federal em Curitiba, alterou a rotina na capital paranaense. Manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente já estão na cidade, que preparou um esquema especial para garantir a segurança de todos os que pretendem acompanhar o

Manifestantes favoráveis ao ex-presidente Lula participam de atividades em acampamento montado próximo à rodoferroviária da cidade

Danyele Soares/Agência Brasil

depoimento, um dos mais aguardados da Operação Lava Jato. Será a primeira vez que Lula ficará frente a frente com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na primeira instância.

O grupo a favor de Lula está reunido na rodoferroviária da cidade. De acordo com os organizadores, são cerca de 5 mil pessoas, que vieram de vários estados para o “acampamento pela democracia”, como o local ficou conhecido. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 20 ônibus com manifestantes já chegaram a Curitiba, e mais 36 são aguardados nas próximas horas.

Para João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o processo judicial tornou-se um processo político. “Nós, dos movimentos populares, somos frontalmente contra qualquer corrupção, conta toda corrupção. Achamos importantes as investigações da Lava Jato. O que condenamos na Lava Jato é essa promiscuidade […]. Essa clara perseguição ao Lula politizou isso”, disse o líder do MST.

O aposentado João Tomás de Lima saiu de Amparo, em São Paulo, para acompanhar o depoimento. Sindicalista, ele conta que desde 1964 participa de atos populares. “Não tenho medo da luta e acho que essa luta aqui é necessária. Porque é uma injustiça que estão fazendo conosco, o povo trabalhador, e com este país, que é tão grande, tão bonito e tão generoso. E estamos vendo as pessoas no poder destruindo tudo isso.”

Grupo contrário a Lula se reúne do lado de fora do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Danyele Soares/Agência Brasil

Os manifestantes que são contra o ex-presidente Lula estão reunidos do lado de fora do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. Uma das organizadores do ato, Narli Rezende, integrante do Movimento Curitiba contra a Corrupção, diz que objetivo do grupo é “fazer um contraponto com a situação do PT e do vermelho”. “Curitiba, tradicionalmente, é uma cidade verde e amarelo. E, em sua grande maioria, Curitiba é a favor da Lava Jato. Então, não queremos passar uma imagem falsa de que Curitiba é vermelha, de que Lula é muito bem-vindo em Curitiba […] O que irrita a gente é a corrupção, independente do partido. Errou, tem que pagar. Robou, tem que devolver e ser preso”, afirmou Narli.

Para Camila Georg, que saiu do Rio Grande do Norte e foi ao museu, é preciso se mobilizar para que as mudanças aconteçam. “Eu vim porque acho que é um marco na história, como o impeachment do [presidente Fernando] Collor. Sentados em casa, nada vai acontecer. Tenho dois filhos e estou lutando pelo futuro deles. Já votei em Lula, por incrível que pareça, e hoje vejo que foi um erro. Eu quero uma coisa melhor para os meus filhos.”

Bloqueio

Um perímetro de 150 metros ao redor do prédio da Justiça Federal será bloqueado a partir do fim da noite de hoje. Apenas moradores, imprensa credenciada e comerciantes do local poderão passar pela área bloqueada.

Uma das moradoras da região, Aracelis Solarewicz, disse que vive ali há cerca de 20 anos e nunca viu situação semelhante. Mas compreende: “é só um dia. A gente tem que se adaptar, acho que não vai ter impacto nenhum. Por isso, vim antes para não ser pega desprevinida. Eu tenho outras alternativas de sair e não passar pelo bloqueio”, afirmou.

O ex-presidente Lula é acusado de ter recebido propina da empreiteira OAS por meio da reserva e da reforma de um apartamento triplex no Guaruja, litoral de São Paulo.

Queremos a China aqui!

Em Macaíba, não pegou nada bem para o Governo do Estado ter escolhido a cidade de Extremoz para instalar a Chint, empresa chinesa do ramo de painéis solares. Os políticos da antiga Coité estão querendo explicações do Governador Robinson Faria (PSD), pois o município administrado por Fernando Cunha apresenta melhores condições para receber empresas de grande porte.

O desgaste foi tão grande para Robinson Faria que alguns aliados do Prefeito na Câmara não esconderam a insatisfação com o Governador e querem explicações, querem a Chint em Macaíba.

Cada oportunidade é aproveitada

Pegando gancho neste assunto, alguns membros da oposição resolveram criticar o Governo Municipal, o fato da chinesa ir para Extremoz foi uma oportunidade aproveitada. Mas quando o assunto é aliados, a oposição em Macaíba nem sempre podem falar deste assunto, deputados e senadores apoiados pela oposição em Macaíba também não vem dando retorno. Perguntem quando foi que Macaíba recebeu uma emenda de um  parlamentar federal aliado da oposição.

Em Brasília

O Governador Robinson Faria (PSD) está cumprindo agenda em Brasília, deverá entrar em contato com políticos de Macaíba quando voltar. Senão houver explicações convincentes, poderá perder apoio no próximo pleito.

 

Por Rômulo Estânrley

O recente anúncio por parte do Governo do Estado de que a fábrica de placas fotovoltaicas para energia solar, do grupo chinês Chint Eletrics, será instalada no município de Extremoz, provocou uma turbulência na classe política macaibense, deixando os vereadores em polvorosa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gelson Lima da Costa Neto (PSB) foi o primeiro a reagir: apresentou, logo de imediato, um requerimento, dia 8 de maio, para que o governador Robinson Faria (PSD) esclareça os motivos que levaram a opção de instalação da empresa chinesa de energias renováveis em Extremoz, em detrimento de Macaíba, uma vez que originalmente o município havia sido escolhido para receber o empreendimento. O documento foi aprovado por unanimidade.

Segundo Gelson Lima, o anúncio foi uma “surpresa desagradável” não só para os vereadores, mas para toda a Macaíba, uma vez que o projeto geraria 1.300 empregos diretos e indiretos no município. Ele fez um discurso na sessão do último dia 8, externando sua indignação diante da decisão do governador, que sequer teve a consideração de informar da sua mudança de planos.

O pronunciamento de Gelson Lima foi seqüenciado pelos vereadores Rita de Cássia, Netinho França (SD), Socorro Nogueira (PSB), João de Damião (PSB) e Antônio França (PTN). Eles também se mostraram insatisfeitos com a notícia, enfatizando a questão política, uma vez que a maioria dos parlamentares apoiou a eleição de Robinson Faria contra a difícil disputa contra Henrique Alves, em 2014.

Ler mais…

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Da Agência Brasil – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou hoje (8) um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região para pedir a suspensão do processo em que ele é acusado de receber vantagens indevidas da construtora OAS. A defesa alega que não teve tempo hábil de analisar documentos que foram juntados ao processo entre os dias 28 de abril e 2 de maio por meio digital.

“É materialmente impossível analisar toda essa documentação até o dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas”, aponta nota do escritório de advocacia.

Segundo os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, os documentos – referentes a contratos entre a Petrobras e a OAS – eram solicitados desde outubro do ano passado.

“A mídia apresentada perfaz 5,42 gigabytes e foi levada aos autos sem índice e de forma desorganizada. Há cerca de 5 mil documentos (técnicos, negociais e jurídicos) e são estimadas cerca de 100 mil páginas”, aponta a defesa.

Segundo os advogados, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, negou prazo adicional para a análise e também a entrega da outra parte da documentação.

Para a defesa, a negativa “causa inequívoco prejuízo à defesa de Lula”. Eles alegam que a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobras e a OAS. “Somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal.”

Os advogados afirmam ainda que a decisão fere a igualdade de condições para defesa e acusação, tendo em vista que apenas uma das partes tem acesso a documentos relativos a contratos tratados na ação penal. A Petrobras, segundo os advogados, atua como assistente de acusação no processo.

Além de pedir liminarmente a suspensão do processo, a defesa solicita a definição de um prazo “razoável” para a análise dos documentos. Pede ainda a íntegra da documentação que já havia sido requerida.

Procurada pela Agência Brasil, a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atua o juiz Sérgio Moro, informou que não comentaria as críticas feitas à decisão.