Política Arquivo

Foto: Raiane Miranda/Governo do RN

A vereadora Júlia Arruda (PC do B) assumiu a secretaria estadual das Mulheres. O anuncio foi feito no final da tarde dessa segunda-feira (05) pela governadora Fátima Bezerra (PT). Com a saída de Júlia Arruda para assumir o cargo no estado, o primeiro suplente Pedro Gorki irá assumir a cadeira no legislativo.

Foto: Edeilson Morais

O prefeito Emídio Jr esteve reunido com o presidente da Fiern, Amaro Sales para discutir novas formas de implantação da ZPE de Macaíba, nesta segunda-feira (5), na sede da Federação, em Natal. A aprovação do Marco Legal das ZPE, a Medida Provisória (MP), 1.033/2021 no Congresso Nacional (Câmara e Senado) alterou a forma de implantação das áreas em todo o país.

Alguns dos itens modificados pela MP estabelecem que as empresas instaladas possam destinar toda a produção para o mercado interno, inclusive empresas de serviços e que a ZPE ocupe áreas não contínuas, ou seja, possa ser descentralizada. A partir desta alteração, a Prefeitura trabalha junto à Fiern e o Governo do Estado para a efetiva instalação do espaço e geração de empregos no município. No Brasil, apenas a ZPE do Ceará, no Complexo do Pecém, está em pleno funcionamento.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício e de Planejamento, Sócrates Mendonça estiveram presentes na reunião, que também contou com a presença  de Márcia Maia, diretora-presidente da AGN; Edílson Fernandes, diretor operacional da AGN e Silvio Torquato, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte.

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o cenário eleitoral para 2022, com 41,3% das intenções de voto, segundo nova pesquisa eleitoral da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada nesta segunda-feira, 5. Na sequência, aparecem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 26,6%, Ciro Gomes e Sérgio Moro empatados, com 5,9%, e João Dória, com 2,1%.

Brancos, nulos e indecisos somam 16,4% das intenções de voto. Os dados se referem à pesquisa estimulada de intenção de voto dos eleitores – quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos. Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Voto espontâneo:

Lula (27,8%),
Jair Bolsonaro (21,6%)
Ciro Gomes (1,7%)
Sérgio Moro (0,7%)
João Dória (0,7%)
Outros (1,5%)
38,9% dos entrevistados estão indecisos em relação ao voto para presidente em 2022.

Já na coleta espontânea (sem as indicações dos candidatos), Lula soma 27,8% da preferência popular, enquanto Bolsonaro teve 21,6% das citações. O número de indecisos no modelo ficou em 38,9%. Ciro (1,7%), Moro (0,7%) e Doria (0,7%) foram lembrados em menores proporções.

Voto estimulado:

Lula (41,3%)

Jair Bolsonaro (26,6%)

Ciro Gomes (5,9%)

Sérgio Moro (5,9%),

João Dória (2,1%),

Henrique Mandetta (1,8%),

branco/nulo (8,6%) e indeciso (7,8%).

Em caso de 2º turno, o presidente perderia para Lula e Ciro:

2º Turno: Lula x Bolsonaro

Lula (52,6%)
Jair Bolsonaro (33,3%%)

2º Turno: Ciro x Bolsonaro

Ciro (43,2%)
Jair Bolsonaro (33,7%)

O Povo 

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa.   Em discurso, à tribuna, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).  Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos), numa entrevista ao Agora RN, falou sobre o que pensa em relação ao governo federal, de sua participação na CPI do Pandemia e deixou em dúvida se será candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Ele descartou a possibilidade de alianças para concorrer ao cargo, caso seja candidato em 2022. “Se eu for candidato, será pela vontade do povo. Não faria, jamais, aliança com ninguém”.

Matéria na íntegra

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em manifestação protocolada na manhã desta sexta-feira (2), a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a instauração de inquérito para apurar os fatos informados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede/AP), Fabiano Contarato (Rede/ES) e Jorge Kajuru (Pode/GO), em notícia-crime apresentada à Suprema Corte na última segunda-feira (28). No documento, os autores atribuem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) a prática, em tese, da infração penal descrita no artigo 319 do Código Penal. A possibilidade de abertura de inquérito já havia sido mencionada em petição encaminhada ao STF há três dias.

Na manifestação desta sexta-feira, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros indica diligências iniciais a serem cumpridas mediante autorização da relatora do caso, ministra Rosa Weber, a quem se destina o documento. As medidas incluem a solicitação de informações à Controladoria-Geral da União, ao Tribunal de Contas da União, à Procuradoria da República no Distrito Federal, e em especial à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia sobre a pendência de procedimentos relativos aos mesmos fatos, e, em caso positivo, o compartilhamento de provas.

Também foi requerida a produção de provas sobre a prática do ato de ofício após o prazo estipulado ou o tempo normal para sua execução, com infração a expressa disposição legal ou sua omissão; a competência dos supostos autores do fato para praticá-lo; a inexistência de discricionariedade quanto à prática ou omissão do ato pelo agente; caracterização de dolo, direto ou eventual, acrescido do intuito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal, além do depoimento dos supostos autores do fato.

No documento foi sugerido prazo de 90 dias para a efetivação das providências apontadas.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre homossexualidade e se declarou gay, pela primeira vez publicamente, no programa Conversa com Bial, da TV Globo, que irá ao ar na madrugada desta sexta-feira (2).

“Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto [Barack] Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, disse Leite, 36.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, explicou o político na entrevista ao apresentador Pedro Bial.

Ele afirmou, porém, que atualmente “nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”.

Leite é um dos cotados pelo PSDB para disputar a Presidência da República nas eleições de 2022. O partido deverá realizar prévias no mesmo de novembro.

A disputa interna contará ainda com o governador de São Paulo, João Doria, com o senador Tasso Jeireissati, e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

O governador gaúcho admite que pode retirar seu nome se houver algum candidato capaz de unificar a chamada terceira via e mostrar competitividade. Nos bastidores, tucanos apostam que ele e Tasso poderão se unir.

Com informações da Folha

Fonte: Portal Grande Ponto

Foto: ALRN

Os deputados estaduais Kelps Lima (Solidariedade) e George Soares (PL) anunciaram na manhã desta quarta-feira (30) os nomes dos parlamentares que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na Assembleia Legislativa. Os membros titulares do colegiado, indicados pela bancada de oposição são os deputados Kelps Lima, Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rego (DEM). E os suplentes, são os deputados Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB) e Tomba Farias (PSDB).

O parlamentar destacou que ficou acordado com o líder do governo, o deputado Francisco do PT, que caberá indicação da presidência da CPI à maior bancada na Assembleia e que caberá à bancada do governo a indicação da relatoria. “O que faremos, tão logo a CPI seja instalada”, ressaltou.

Kelps Lima ainda falou sobre as expectativas em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito. “Esperamos que ocorra dentro da normalidade, com respeito a presunção da inocência e que seja uma investigação séria. Que não seja transformada em circo, nem arma política eleitoral. Se houve desvio ou mau uso de recursos, diante de tantas mortes, essa apuração deve ser feita da forma mais séria possível”.

Na sequência, o deputado George Soares anunciou os nomes indicados pelo bloco governista: os deputados George Soares e Francisco do PT como titulares, e Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT) como suplentes. “As duas indicações que cabem ao nosso bloco”, disse.

Após os anúncios, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) esclareceu que as indicações devem ser oficializadas junto à Assessoria Legislativa da Casa.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 tem o objetivo de investigar gastos do governo durante a pandemia.

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula visita o Rio Grande do Norte no fim de julho. De acordo com o site Metrópoles, Lula irá visitar pelo menos os quatro estados governados pelo PT: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo o site, existe ainda a possibilidade de que outros estados, como Pernambuco, também sejam visitados pelo ex-presidente. Em todos eles, poucas agendas de rua e a maioria de surpresa, sem aviso prévio para evitar aglomeração.

Agora RN

 

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, declarou ao Blog da jornalista Thaisa Galvão nesta terça-feira: “Meu candidato a governador em 2022 é Rogério Marinho”.

O prefeito da capital justificou que o atual ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro tem viabilizado obras no Rio Grande do Norte como a conclusão da barragem Oiticica.

“Ele tem ajudado muito a Natal e tem muitas obras a apresentar”, afirmou Álvaro ao blog.

Questionado sobre seu candidato a senador, Álvaro despistou: “Meu candidato a governador é Rogério”.

Álvaro cumpriu agenda administrativa com Rogério na zona Norte de Natal nesta segunda-feira (28) e os dois almoçaram juntos no restaurante Buongustaio.

Portal Grande Ponto

 

Nesta segunda-feira (28), o vereador Jefferson Stanley (MDB) se manifestou contra a ideologia de gênero através de um vídeo publicado em suas redes sociais, no qual crianças falam contra o tema.

Coincidência ou não, o vereador se manifestou sobre o tema no mesmo dia que foi comemorado o Dia Internacional da Comunidade LGBT.

Qual sua opinião sobre a ideologia de gênero? deixe sua opinião em nossas redes sociais.

 

Presidentes de 11 partidos políticos, incluindo legendas aliadas ao governo Jair Bolsonaro, decidiram dar início neste último sábado (26) a um “movimento coletivo” contra a adoção de mecanismos de voto impresso nas eleições brasileiras.

Os líderes partidários defendem que o sistema eleitoral é confiável e que mudar as regras do jogo, a essa altura, poderia gerar incertezas no processo. Nos últimos meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também vem defendendo a lisura do processo.

O encontro foi realizado por videoconferência. Participaram da reunião os presidentes:

  • Ciro Nogueira, do PP;
  • ACM Neto, do DEM;
  • Valdemar Costa Neto, do PL;
  • Marcos Pereira, do Republicanos;
  • Paulo Pereira da Silva, do Solidariedade;
  • Luciano Bivar, do PSL;
  • Roberto Freire, do Cidadania;
  • Baleia Rossi, do MDB;
  • Gilberto Kassab, do PSD;
  • Bruno Araújo, do PSDB;
  • e Luís Tibé, do Avante.

De acordo com o político, a união entre os partidos representa “a defesa da segurança do sistema eleitoral” e é uma ação que não é “contra ninguém”, mas sim “a favor do sistema”.

“Até porque existem partidos que são da base do presidente. Não é uma coisa contra, é a favor do sistema. Esse movimento dificulta muito qualquer mudança na legislação”, afirmou.

G1

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Jean Paul Prates (PT) admitiu pela primeira vez a possibilidade de abrir mão da sua pré-candidatura a reeleição no próximo ano. O petista disse em entrevista ao Novo Notícias que seu projeto para tentar renovar o mandato está posto, mas que está “a disposição do partido”.

“Eu gostaria de ser reconduzido ao Senado por méritos e métricas próprias, mas eu estou à disposição do partido. Se nenhum cenário na política me agradar, eu não tenho problema em ficar fora dela e ajudar os governos. Ajudar Lula e Fátima como eu puder. Não estou preocupado necessariamente com isso. Eu quero trazer alguma contribuição. Se eu não tiver contribuição a fazer, ou for atrapalhar, eu prefiro ficar de fora”, disse Jean Paul.

Ler mais…

Flávio Dino 🇧🇷 on Twitter: "Hoje, às 11h, irei me filiar ao  ⁦@PSBNacional40⁩, em conjunto com o amigo ⁦@MarceloFreixo⁩. Convido a que  acompanhem pelas redes sociais >>… https://t.co/Xrv2Qs6Myd"

O PSB recebeu reforços em seu quadro de filiados. O governador Flávio Dino deixou o PC do B pela sigla, assim como o deputado federal Marcelo Freixo que deixou o PSOL. Ambos mudaram de partido por questão estratégica, principalmente pensando na eleição de 2022.

Flávio Dino deverá disputar o Senado e pretende caminhar ao lado de Lula no Maranhão.

Já Marcelo Freixo, deixou o PSOL com objetivo de ampliar suas alianças no Rio de Janeiro e também apoiar o ex-presidente Lula. Freixo quer disputar o governo estadual.

O PSB atualmente não tem nada definido sobre qual nome apoiar para presidente da República, mas tudo indica que será Lula (PT) ou Ciro Gomes (PDT).

Heitor Gregório | Jacó Jácome definitivamente deputado por decisão do  plenário do TSE

O Agora RN destaca: O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) se posicionou sobre a decisão do ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, de escolher um novo líder da legenda no poder legislativo para liderar a bancada, hoje composta por três parlamentares. Com a ação, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) foi destituído da liderança em favor do deputado Galeno Torquato (PSD), que assume o posto.

Com a movimentação, a oposição caminha para formar maioria na CPI da Covid-19, que deve ser instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima semana, para investigar contratos firmados pelo governo do Estado durante a pandemia causada pela doença do coronavírus. Antes mesmo de começar, a investigação tem instigado debates políticos entre parlamentares.

Matéria na íntegra