Política Arquivo

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu entrada na manhã desta quarta-feira (14) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Segundo fontes do Palácio do Planalto, Bolsonaro sentiu dores abdominais durante à noite e passa por exames.

Com ida de Bolsonaro ao HFA, a reunião entre os presidentes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo que aconteceria nesta quarta-feira (14) foi cancelada. O encontro deve ser reagendado. Bolsonaro vem sofrendo com crises de soluções na última semana. Segundo fontes, o presidente passa bem. Também é avaliado a possibilidade da realização de um cirurgia nos próximos meses para retirada de uma hérnia na região abdominal.

CNN Brasil

Plenário do Senado durante reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para o segundo biênio da 56º Legislatura.A eleição ocorre de forma presencial, seguindo as medidas de segurança contra a covid-19, e obedecendo

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defendeu durante entrevista a Marco Villa, o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para disputar a presidência da República nas eleições de 2022. Senador pelo estado de Minas Gerais, Rodrigo Pacheco foi eleito pelo partido Democrata e poderá deixar a sigla para se filiar ao PSD.

Foto: Eduardo Maia

A Comissão Parlamentar de Inquérito que analisa o contrato do Governo do Estado com a Arena das Dunas aprovou, nesta terça-feira (13), o cronograma inicial de trabalhos, nomes de profissionais que vão integrar corpo técnico e nomes dos primeiros convocados, que serão ouvidos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Representantes da Control serão ouvidos no início de agosto.

Contando com a participação dos deputados Tomba Farias (PSDB), Subtenente Eliabe (Solidariedade) e Kleber Rodrigues (PL), que são membros da CPI da Arena das Dunas, e da relatora, deputada Isolda Dantas (PT), o presidente Coronel Azevedo (PSC) abriu os trabalhos levando a votação as sugestões da deputada relatora sobre dois nomes que serão indicados para o corpo técnico de auxílio dos trabalhos da CPI, assim como também deliberaram acerca dos calendário de trabalho até o dia 4 de agosto.

Atendendo a solicitações dos deputados, os membros da CPI da Arena das Dunas terão até o fim do mês de julho somente para análise da documentação colhida até o momento. O período será de recesso dos trabalhos legislativos. Para ajudá-los nesse trabalho, foram indicadas as contratações da advogada Mariana Siqueira, que é professora adjunta da UFRN, doutora em Direito Público pela Universidade de Pernambuco, pesquisadora em Direito Administrativo, e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, e do advogado Sanderson Liênio da Silva Mafra, especialista em Direito Tributário. As indicações foram acatadas pela comissão.

“São profissionais do mais alto gabarito e que vão colaborar muito com os demais assessores da Casa e dos deputados nos trabalhos desta comissão”, disse Isolda Dantas.

Também por sugestão de Isolda Dantas, a CPI da Arena das Dunas vai ouvir, no dia 3 de agosto, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes de Araújo Neto. No dia 4 de agosto, será a vez de ouvirem o auditor de Controle Interno do Estado Marcos José Moura Fagundes, que, assim como Pedro Lopes, participou da elaboração do relatório da Control sobre o contrato entre Arena das Dunas e Governo do Estado. Os técnicos apontaram sobrepreço e possível prejuízo ao erário.

“Todos os nomes foram aprovados à unanimidade e, assim como a deputada Isolda Dantas deixou claro, qualquer parlamentar poderá fazer a indicação de pessoas a serem ouvidas pela CPI, que vai analisar o pedido e decidir se aprova ou não a convocação”, explicou Coronel Azevedo.

As reuniões da CPI da Arena das Dunas estão previstas para ocorrem sempre às terças-feiras, mas só serão retomadas em agosto, com os primeiros depoimentos.

Sucesso de audiência no primeiro semestre deste ano, nesta quinta-feira (15) o “Bate-papo com Mário Victor” voltará a ser realizado. O convidado da edição desta semana é o vice-prefeito de Macaíba, Netinho França (PSB). A live que será transmitida às 20h no Instagram do Macaíba no Ar, pautará a atuação do vice-prefeito nos seis primeiros meses de mandato, além de tratar da 4ª edição do São João do Alfredão.

 

 

 

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Em entrevista ao Panorama 95 desta segunda-feira (12) o presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves confirmou que seu partido vem conversando com o PT, visando uma possível aliança para as próximas eleições no RN.

Para o deputado essa aproximação entre os dois partidos surgiu com as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados onde o PT apoiou o candidato do MDB, deputado Baleia Rossi, enquanto que o presidente Bolsonaro fez campanha para o vencedor Arthur Lira.

Fazendo parte do MDB nacional, desde a eleição da presidência da Câmara o presidente Bolsonaro deu um apoio muito ostensivo a Arthur Lira e afastou o MDB nacional. O PT apoiou Baleia Rossi e de lá pra cá existe uma aproximação e o PT nacional vem conversando com lideranças do Nordeste, nós vamos conversar para ver o que é melhor para o nosso partido no RN”, destacou.

O deputado defende que o MDB saiu muito fortalecido das eleições de 2020 no RN, quando elegeu mais de 30 prefeitos e vices, além de mais de 400 vereadores.

O MDB está aberto a conversar com todos os partidos. Saímos muito fortalecidos das eleições 2020, vamos escutar nossas lideranças e o povo para decidir o que será melhor para o RN”, finalizou.

Com informações de Marcos Dantas

Fonte: Portal Grande Ponto

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Datafolha divulgado neste sábado (10) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que, pela primeira vez, a maioria dos brasileiros defende abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Veja os números:

  • 54% são a favor do processo de impeachment na Câmara dos Deputados
  • 42% são contrários à abertura do processo
  • 4% não sabem

 

Foram ouvidos de forma presencial 2.074 brasileiros maiores de 16 anos, de todas as regiões, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

G1

Foto: Reprodução

O senador Styvenson Valentim (Podemos) compartilhou nas suas redes sociais um momento curioso pelo qual passou no Congresso Nacional. Vice-presidente da Comissão Especial de Enfrentamento ao Covid-19, o parlamentar comandou mais uma reunião do colegiado nesta sexta-feira (09). Porém, o parlamentar potiguar era o único participante do encontro.

As fotos geraram dezenas de comentários nas redes de Styvenson, que não admitiu estar sozinho: “Eu e Deus”. Confira abaixo.

Portal Grande Ponto

 

Entrevista coletiva do ministro Roberto Barroso por videoconferência. Brasília-DF, 26/05/2020Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Tendo em vista as declarações do Presidente da República na data de hoje, 9 de julho de 2021, lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que:

1. Desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude. Nesse sistema, foram eleitos os Presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Como se constata singelamente, o sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder.

2. Especificamente, em relação às Eleições de 2014, o PSDB, partido que disputou o segundo turno das eleições presidenciais, realizou auditoria no sistema de votação e reconheceu a legitimidade dos resultados.

3. A presidência do TSE é exercida por Ministros do Supremo Tribunal Federal. De 2014 para cá, o cargo foi ocupado pelos Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Todos participaram da organização de eleições. A acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos.

4. O Corregedor-Geral Eleitoral já oficiou ao Presidente da República para que apresente as supostas provas de fraude que teriam ocorrido nas eleições de 2018. Não houve resposta.

5. A realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático. Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade.

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. Na pesquisa espontânea, passou de 21% para 26%, enquanto Bolsonaro foi de 17% para 19%. No segundo turno, o ex-presidente tem 58% contra 31%. Na pesquisa anterior, tinha 55% contra 32%.

A pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Foram pesquisados dois cenários, um com o governador de São Paulo, João Doria, como possível candidato do PSDB e outro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como o escolhido.

Veja o resultado da pesquisa estimulada de intenção de voto no 1º turno:

 

CENÁRIO A

 

CENÁRIO B

  • Lula (PT): 46%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 25%
  • Ciro Gomes (PDT): 9%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM): 5%
  • Eduardo Leite (PSDB): 3%
  • Em branco/nulo/nenhum: 10%
  • Não sabe: 2%

 

Foto: João Gilberto / ALRN

O deputado estadual Zé Dias (PSDB) declarou apoio à pré-candidatura do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para o Senado pelo Rio Grande do Norte. Embora o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro não admita disputar o cargo, interlocutores afirmam que essa é a preferência do ministro para as eleições de 2022, mas a decisão também passa pelo presidente da República.

“Meu candidato é Rogério e eu acho o seguinte: atualmente – e digo isso sem nenhuma dúvida – Rogério é o político do Rio Grande do Norte hoje mais competente, com uma experiência muito grande e é um cara articulado, inteligente. O Rio Grande do Norte ganharia e muito com ele no Senado Federal”, disse o parlamentar em entrevista ao jornal Repórter 98, da 98 FM, na noite desta quarta-feira (07).

O deputado ainda classificou o ministro como “um quadro excepcional” e disse que não vota por “populismo”, mas por um “julgamento de valor”.

Com informações do Grande Ponto

TRF-2 derruba fiança de R$ 1 milhão e manda soltar Pastor Everaldo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A desembargadora Simone Schreiber, nova relatora da Lava Jato no TRF-2, derrubou o pedido de fiança de R$ 1 milhão para liberar Everaldo Dias Pereira, o Pastor Everaldo,  e determinou sua soltura com o uso de tornozeleira eletrônica, registra Bela Megale.

A decisão foi proferida nesta terça, 6, atendendo a pedido do advogado do presidente do PSC, Marcos Crissiuma. A defesa de Everaldo alegou que o valor da fiança era desproporcional. A desembargadora do TRF-2 manteve outras medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de deixar o Rio de Janeiro.

Alvo da Operação Tris in Idem, Pastor Everaldo está preso desde agosto do ano passado. Ele é acusado de integrar o grupo que desviou recursos públicos do governo do Rio de Janeiro na gestão do governador cassado Wilson Witzel.

A defesa do presidente do PSC informou que ele deve deixar a prisão nesta quarta, 7.

O Antagonista 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em sessão temática no Plenário realizada nesta segunda-feira (5) para debater ajustes na legislação eleitoral, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, alertou nesta segunda-feira (5) aos senadores sobre o risco de fraudes e judicialização da eleição de 2022 com a volta do voto impresso. Alguns dos senadores que participaram da sessão apontaram que a aprovação da PEC 135/2019 para exigir a impressão do voto pode trazer insegurança ao processo eleitoral.

Aos senadores, Barroso reforçou que nunca foi registrada qualquer fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do sistema eletrônico de votação há 25 anos. Conforme o texto em discussão na Câmara, a ideia é que as cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas para fins de auditoria. Mas Barroso considera que a medida representa um risco ao processo eleitoral.

— Se o candidato a presidente da República pedir recontagem, nós vamos ter 150 milhões de votos contados manualmente, aquelas mesas apuradoras que faziam o terror da vida brasileira antes das urnas eletrônicas. Vai criar dificuldade administrativa, oferece risco para o sigilo, risco grande de fraude e risco de judicialização, porque a contagem manual vai dar diferença em relação a contagem eletrônica. Até em caixa de banco ou caixa de empresa, no final do dia, você tem que fazer uma reconciliação — disse Barroso.

O ministro ainda apontou o custo da implantação de dispositivos para depósito dos comprovantes de votação e apontou uma contradição: o voto impresso viria das próprias urnas colocadas em suspeição.

— E é um paradoxo: o voto impresso seria imprimido pela mesma urna eletrônica que estaria sob suspeita. Portanto, se fraudar o eletrônico, frauda-se o impresso. De modo que nós vamos gastar R$ 2 bilhões, criar um inferno administrativo para essa licitação com um risco imenso de fraude e, pior, quebra de sigilo. Portanto, o voto impresso não é um mecanismo a mais de auditoria, ele é um risco para o processo eleitoral, porque nós abolimos o contato manual — afirmou.

Em resposta à senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), Barroso admitiu que poucos países no mundo adotam a votação por meio de urna eletrônica, mas afirmou que a urna brasileira é auditável:

— A urna brasileira é auditável dez vezes, é um engano acreditar que o voto impresso seja a única forma de auditoria. O sistema é bem auditável. O voto impresso vai nos criar um problema que é a manipulação dos votos — apontou o ministro.

Contrário ao voto impresso, Marcelo Castro (MDB-PI) apontou que a proposta pode trazer insegurança e intranquilidade.

— Trazer o voto impresso, nós só traríamos insegurança, intranquilidade. Imagine um papelzinho que está dentro de uma urna, impresso aquele voto ali, e você ter que apurar no Brasil inteiro 150 milhões de votos. Isso é impraticáve.Nós vamos montar bancas apuradoras com essas cedulazinhas, e vai escapar para um lado, vai escapar para o outro, vai trazer uma intranquilidade geral — apontou.

Zenaide Maia (Pros-RN) lembrou de fraudes que ocorriam quando o voto era por cédulas de papel.

— Eu acho que esse voto impresso não vai somar nada. Quando eu era já adolescente, quando abriam as urnas, somava um; quando saía o resultado, no cartório eleitoral, saía diferente — recordou.

Para o analista político Cristian Silva, convidado da reunião, o voto impresso não é um problema real.

— O voto impresso não é um problema, não é um problema real. Pelo menos não tem aparecido em denúncias, pesquisas, simulações; não tem aparecido. Pode ser um problema hipotético, político, que está dentro de uma lógica política, de uma campanha política, mas, para o sistema em si, não é – disse Silva.

Agência Senado